Jesus é a Água Viva !



“Minha Alma tem Sede De Deus”

Mas quem lhe pede, Dá-me de beber ?

Deus tem sede?



“Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus: Dá-me de beber.” 

(São João, 4: 6, 7).


Homilia  do 3º Domingo da Quaresma Dia 24/02/08

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Pedro e São Paulo.  – Anápolis – Go

Pe. Augusto

“O deserto é belo porque no meio dele há um poço” (St. Exupéry). Os patriarcas, em suas migrações, armavam uma tenda e cavavam um poço. A história da salvação está pontilhada de poços. Jacó dera esse poço que era uma fonte de vida. Jesus, ao meio dia, senta-se ao lado do poço e pede de beber a uma samaritana. Na Cruz, repetirá: “Tenho sede”. A sede de Deus é dar de beber. Ali, junto àquela água, dá-se um diálogo. Era Deus que abria um novo poço para sua sede. Ali esperou uma mulher meio pagã, símbolo do mundo sedento que não sabe onde encontrar a água. “A água que eu lhe der se tornará fonte que jorra para a vida eterna”, diz Jesus. Esse evangelho é colocado nesse domingo em vista da preparação para a celebração do Batismo, na noite de Páscoa.

Temos 5 domingos:

1ºdomingo: Cristo vence o mal;

2º: Cristo é transfigurado.

3º: Promete a Água Viva.

4º: É a Luz;

5º: É a Vida.

No simbolismo da água, encontramos Cristo que dá a Água Viva no Batismo. Ali, junto ao poço de Jacó, espera pela samaritana. Os samaritanos eram o resultado de uma mistura de judeus e 5 povos e seus deuses (os 5 maridos da mulher). Ela se admira que Ele peça água a uma mulher e, pior, uma samaritana. Jesus é a realização da profecia: “Bebereis com alegria das fontes da salvação” (Is 12,3). Ele lhe faz uma catequese. Jesus que não cede na fé: “A salvação vem dos judeus”. Mas abre os tesouros de Deus a todos: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e Verdade” (Jo 4,23).

A verdade está ali: O Cristo: “Sou eu que estou falando contigo” (Jo 4,26). Os samaritanos crêem em Jesus. Ele é a fonte das Águas da Vida. “Quem beber desta água não terá mais sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (Jo 4,14). As águas do Batismo matam a sede da vida eterna. Crer em Jesus é ser lavado do pecado. O batismo faz germinar uma vida nova em Cristo.Nós temos sede.  A samaritana busca água para sua sede e encontra em Jesus a fonte: Diz ela: “Dá-me desta água”. Dar água é acolher. Ele, pedindo água, pediu para ser acolhido e, ao mesmo tempo, acolhe. A água que Jesus dá é o Espírito, a força que vem de dentro e ‘jorra para a vida eterna’. O Povo no deserto murmura contra Moisés, pois eles não têm água. Preferem voltar ao Egito e ser escravo (Ex 17,3). Moisés bate na rocha e brota água abundante (Ex 17,6). Cristo é a Rocha que dá a água do Espírito. Paulo nos ensina que somos salvos e justificados por Cristo. Essa salvação vem a nós pelas águas do Batismo que sacia nossa sede fundamental: Ter Deus. A sociedade quer fazer-se salvadora de si mesma e não salva. Nós temos uma fonte de água corrente (Água Viva) que jorra do lado aberto de Cristo (Jo 9,34). Esse rio fecunda nossas vidas, a partir do batismo, e jorra em nossas celebrações.

Adorar em Espírito e Verdade

Jesus tem um diálogo religioso com a samaritana que queria saber onde adorar a Deus: em Jerusalém ou no monte Garizim. Jesus responde que os verdadeiros adoradores superarão a religião de templos e irão à adoração em Espírito e Verdade – no Espírito Santo e em Cristo. A mulher vai avisar o povo sobre Jesus. Encontrar Jesus a leva a deixar o balde vazio e levar outros às fontes d’Água Viva. Ela é a primeira missionária que convida a acolher a fé. Conta a experiência que ela própria fez: “Vi um homem… assim, assim; não será ele o Messias?” No tempo quaresmal fazemos uma caminhada batismal. Para nós, em cada Eucaristia, brota um rio de Água Viva na assembléia da Igreja.Leituras: Êxodo 17,3-7; Salmo 94; Romanos 5,1-2.5-8; João 4,5-15.19b-2639ª.40-42.  Ficha nº 686 – Homilia do 3º Domingo da Quaresma (24.02.08)1. Jesus veio assentar-se ao lado do poço e ali pede de beber a uma mulher samaritana. Estabelece um diálogo que atravessa os séculos. Deus tem sede de saciar a sede. Oferece sua água: A água que eu lhe der se tornará uma fonte que jorra para a vida eterna. Tendo em vista o batismo, esse texto mostra que Jesus é a Água Viva. Os samaritanos eram um misto de pagão e judeu. O diálogo vai a uma questão de fundo: Onde adorar a Deus. Jesus diz que em Espírito e Verdade (no Espírito e em Cristo). Jesus se apresenta como fonte da Água Viva. “Quem beber desta água não mais terá sede”. As águas do Batismo matam a sede da vida eterna. Crer em Jesus é ser lavado do pecado e ter uma vida nova.

– 2. Jesus, pedindo água, pede para ser acolhido e acolhe. A água que Jesus dá é o Espírito que jorra dentro de nós. Moisés bateu na rocha e saiu água. Jesus é a rocha que dá a Água do Espírito. A sociedade quer fazer-se salvadora e não salva. Nós temos uma fonte de água corrente que jorra do lado aberto de Cristo. Esse rio fecunda nossas vidas no Batismo e jorra em nossa Eucaristia.

– 3. Onde adorar a Deus?

Em Espírito e Verdade. A samaritana vai avisar o povo sobre Jesus. Encontrar Jesus é deixar o balde vazio e levar outros às fontes da Água Viva. Anuncia a partir de uma experiência pessoal. No tempo quaresmal fazemos uma caminhada batismal. Em cada Eucaristia brota um rio de Água Viva na assembléia da Igreja. Vivendo afogados.  Ser afogado nas águas do Batismo não mata! A reflexão dos próximos domingos é sobre o Batismo. É o processo de batismo por etapas. Esse processo deveria ser feito para os adultos que são batizados. Neste domingo temos o evangelho da samaritana a quem Jesus pede água e oferece a Água Viva. Somos batizados na água: Jesus é a Água Viva. No 4º domingo refletimos sobre Jesus que é a Luz; no 5º, Jesus que é a Vida.

As águas do batismo nos afogam para nos purificar do mal e fazer surgir para a vida nova. Crer em Jesus é como tomar a Água Viva. “Quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede. E a água que eu darei, se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna”.


Afogue-se nessa água que é Jesus, pela fé, e viva para sempre.

III_quaresma_samaritana[1]


Vinde e vede Fruto_Espírito

 

18 Respostas

  1. Creates this change specific go a long way, any person pursued it but?

    Curtir

  2. Hello there We’re so happy I ran across internet web page, I seriously located you by way of error, because i was exploring upon Askjeeve designed for another thing, Regardless We’re below right now and also definitely wish to thank you to get a amazing write-up in addition to a general exhilarating weblog (I should say also love a theme/design), I do not have enough to search the whole thing currently but I include conserved that as well as increased your current Nourishes, then when I’ve got time We’re returning to learn a lot more, Please stick to the nice function.

    Tradução do inglês para português
    Olá há Estamos tão felizes que eu corri em toda página web internet, fiquei seriamente localizado você por meio de erro, porque eu estava explorando sobre Askjeeve projetada para outra coisa, Independentemente Estamos abaixo agora mesmo e também definitivamente gostaria de agradecer-lhe obter uma incrível write-up, além de um weblog geral emocionante (eu diria também adoro um tema / design), eu não tenho o suficiente para procurar a coisa toda, mas eu atualmente incluem conservado que, assim como aumentou o seu Nutre atual, em seguida, quando eu tenho tempo Nós estamos voltando para aprender muito mais, por favor, pau para a função legal.

    Curtir

  3. Amazing site check it out!…

    Found this amazing site which has relation with this one, check it out and tell me what you think!? Please reply asap…

    Tradução do inglês para português

    Encontrei este site maravilhoso que tem relação com este, verificá-la e me diga o que você acha? Por favor responda o mais cedo possível …

    Curtir

  4. Hi ?????§??Chemical great weblog, basically looking spherical a few blogs, looks a fairly excellent system You Are using. My partner and i’m at present making use of Drupal for some regarding my personal internet sites however wanting to alter certainly one of them to any program very much the same to yours as a test operate. One thing particularly you’ll suggest about it?

    Tradução do russo para português
    Oi ?????§?? Chemical grande weblog, basicamente procurando esférica alguns blogs, parece um sistema bastante excelente você está usando. Meu parceiro e eu estou em uso tornar presente de Drupal para alguns sites de internet sobre o meu pessoal no entanto querer alterar certamente um deles para qualquer programa muito semelhante ao seu funcionamento como um teste. Uma coisa em particular que você sugere sobre isso?

    Curtir

  5. Always intriguing to follow a genuine website . We appreciate you the actual publish . Furthermore, independent of the articles , the design of your site is actually nice . Many thanks.

    Tradução do russo para português
    Sempre intrigante para seguir um site genuíno. Agradecemos a você a publicar reais. Além disso, independente dos artigos, o design do seu site é realmente agradável. Muito obrigado.

    Curtir

  6. Fantastic live journal weblog right here.. It’s hard to discover quality composing such as the one you have today. I seriously enjoy people like you! be mindful

    Tradução do russo para português
    Fantastic Live Journal weblog aqui mesmo .. É difícil descobrir a qualidade compor, como o que você tem hoje. Eu realmente desfrutar de pessoas como você! estar atento

    Curtir

  7. It’s actually a great as well as useful bit of information. I will be happy that you just discussed this useful information around. Please keep us updated such as this. Thank you for revealing.

    Tradução do russo para português
    É realmente um grande bem como bit de informação útil. Terei todo o prazer que você acabou discutido esta informação útil ao redor. Por favor, nos manter atualizados como este. Obrigado por revelar.

    Curtir

  8. I can visualize the tough work it must have been essential to investigation for this post”

    Tradução do russo para português
    Posso visualizar o trabalho duro deve ter sido essencial para a investigação para este post “

    Curtir

  9. I needed to set you the small phrase to be able to finally thank you as before just for the gorgeous pointers you’ve led the following. This is really seriously open-handed with individuals as if you to provide readily precisely what many people might have offered on the market for an e-book to create some revenue for themselves, mainly seeing that you could have completed it if you wanted. These remedies too proved helpful to provide a fantastic way to be aware that most people have related interest exactly like my very own to know very much more in terms of this issue. I know there are several easier possibilities at the start for individuals that see your blog.

    Tradução do inglês para português

    Eu precisava definir-lhe a pequena frase para ser capaz de, finalmente, agradecer-lhe como antes apenas para os ponteiros lindo você liderou o seguinte. Isso é realmente sério de mão aberta com os indivíduos como se você para fornecer prontamente precisamente o que muitas pessoas poderiam ter oferecido no mercado para um e-book para criar algumas receitas para si, principalmente vendo que você poderia ter concluído que se você quisesse. Esses remédios também provou ser útil para fornecer uma maneira fantástica de estar ciente de que a maioria das pessoas tem interesse relacionados exatamente como o meu próprio saber muito mais em termos desta questão. Eu sei que existem várias possibilidades mais fáceis no início para os indivíduos que vêem o seu blog.

    Curtir

  10. Thanks, I’ve recently been trying to find details around this kind of subject for a long time and yours is the better I’ve came upon so far. However, think about tha harsh truth? Are you certain in regards to the supply?

    Curtir

  11. o senhor é quem me conduz por onde eu caminho.

    Curtir

  12. […] Oração de São Miguel Arcanjo.Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre, inconfudível e Imutável.Jesus é a Água Viva !Wallpapers – Mensagens de Jesus.Um Milagre Eucarístico que ficou oculto 12 anos!Orações ao […]

    Curtir

  13. […] até ser agora, como disse Jesus à Samaritana, ‘Se soubesses quem é o que te pede, “Dá-me de beber“, certamente me pedirias, tu mesma, e Eu lhe daria a água viva …’. E ela lhe […]

    Curtir

  14. […] Quaresma. « O … em Feliz Páscoa.Os mais procurados e… em Jesus é a Água Viva !Os mais procurados e… em Jesus Misericordioso.Renato galeno Lima em Enchei-vos do […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: