Eu Não disse Sim a Jesus !

Um jovem tinha tudo para ser mais um daqueles que um dia seriam conhecidos como apóstolos e colunas da Igreja, mas a ultima vez que o vimos foi quando se afastava de Jesus demonstrando um olhar muito triste.

Gravuras do Evangelho o novo testamento 244 Cristo e o Jovem Rico

Isto é Vocação ?

Hoje, 02/08/08 a homilia de Pe. Augusto no final do encontro de jovens, me fez lembrar do jovem rico, para quem não conhece esta história, podemos dizer que o jovem rico foi um daqueles que Jesus chamou, mas que não disseram Sim a Jesus.

A história nos diz que ele era um jovem muito religioso e fiel a todos os mandamentos da lei, ou seja era uma pessoa integra e correta, no entanto não disse Sim a Jesus.    Isto quer dizer então que ele não foi salvo e era na verdade um pecador ?    Não, não podemos afirmar isto, mas podemos dizer que ele perdeu a melhor parte, que afinal de contas, sempre foi estar ao lado de Jesus.    A história de Marta e Maria retrata bem este fato, quem em nossos dias atuais não quereria trocar pelo menos duas palavras com o mestre, bastaria dizer que Jesus estaria em tal lugar a tal hora para que este local ficasse abarrotado de gente, era assim que acontecia quando Jesus realizava seus prodígios no passado e continua assim quando Ele realiza milagres em nosso meio.

Pe. Augusto nos contava que, quando ainda era seminarista, ele era o motorista da Kombi que levava os outros seminaristas para o local das aulas, e que esta Kombi não estava muito boa, um certo dia o kombi quebrou e ele ficou na beira do caminho com o carro enquanto que os outros seguiram seu destino.    Enquanto aguardava o socorro, chegou um homem aparentando muito doente e fraco e lhe disse:

– Oi Seu Padre.

– Eu Não sou Padre, sou apenas um seminarista.

-Tudo bem seu Padre, mas eu preciso que o Sr. me arrume um dinheiro prá…

-Mas eu já lhe disse, que não sou Padre, sou um seminarista e não tenho dinheiro algum, estou apenas aguardando socorro para a kombi que se quebrou.

Mas o homem tratou de continuar explicando sua necessidade.

-Pois, é, eu preciso de um dinheiro para pagar a prestação do meu plano funerário, que está atrasado, na verdade eu preciso de mais dinheiro para comprar remédio para me tratar da AID’S, mas se pagar o plano funerário já esta bom.

O Seminarista dialogando com ele, tentou compreender o problema daquele homem.

No que ele lhe disse:

– Quando eu tinha mais ou menos a sua idade, quando ainda participava de grupos de jovens na Igreja, um  dia eu senti o chamado de Jesus bem forte em meu coração para um comprometimento maior e mais sério com Ele, no entanto, eu tinha um sonho de ser caminhoneiro e acabei optando por seguir este meu sonho.   Cresci e me tornei um motorista que vivia na estrada, sem compromissos fixos com a Igreja, isto me afastou de Jesus e a estrada me aproximou de situações inesperadas que me levaram a me envolver com o pecado.   Diversas Mulheres, prostituição, bebida, drogas e etc.     O pecado já era comum em minha vida e eu nem percebia o que estava acontecendo comigo, até que  um certo dia descobri que estava com AID’s, então perdi a saúde, a alegria, o emprego e a minha vida agora é apenas uma contagem regressiva, por isso, como eu não tenho mais nenhuma esperança nesta vida que ainda me resta, preciso pelo menos manter o meu carnê em dia, para garantir que eu seja enterrado com dignidade.

-Esta história realmente foi uma surpresa para o seminarista, que tanto sofreu para estar ali tentando seguir seu caminho até o sacerdócio.

Por mais difícil que pareça para um Jovem dizer sim a Jesus, afinal de contas serão muitos sonhos a serem abandonados para que este novo sonho seja realizado plenamente, mesmo assim dizer Sim não seria uma opção tão ruim ou até talvez seja a melhor opção.

Na verdade era isto que este homem estava dizendo ao afirmar que sua escolha não fora afinal de contas uma opção acertada, e que, quem sabe, se ele tivesse ouvido a Jesus naquele dia, hoje pelo menos ainda estaria vivo e com uma boa esperança de vida eterna.

Quando o chamado de Jesus é verdadeiro, não há como fugir, não há como fingir que não escutou e mesmo que você diga não, seu coração sempre baterá mais forte quando se lembrar daquele momento decisivo.

Como se chamava mesmo o Jovem rico ?

Porque será que ninguém sabe o seu nome ?

Se ele tivesse aceitado o chamado de Jesus, certamente seu nome estaria escrito na Biília, quem sabe até sendo o autor de um dos evangelhos.

Esta mesma voz de Cristo ainda hoje ressoa em nossos ouvidos:

Ordenação em Roma, no Centro de Estudos Superiores da Legião de Cristo, pelo Cardeal Rivera, da Cidade do México. http://blog.veritatis.com.br/2007_03_01_archive.html

Quanto a Você, deixe tudo, venha e siga-me…

Vocação na verdade é assumir uma decisão de seguir a Jesus e viver a sua vida e não mais a minha, esta decisão não implica que eu me torne um Sacerdote ou uma Freira, nem mesmo um monge enclausurado no alto de uma montanha.   Dizer Sim a Jesus implica em deixar que Ele conduza a sua vida, de forma que ela gere mais vida e mais amor para aqueles que morrem no desespero porque não encontram mais sentido em suas vidas medíocres.

Da mesma forma que Deus precisa de Sacerdotes como pastores para as ovelhas de seu rebanho, ele também precisa de ovelhas que gerem outras ovelhas, afinal de contas por melhor que seja o Pastor e salve suas ovelhas retirando-as da boca do leão feroz “Como fez o Rei Davi” ele jamais poderá gerar ovelhinhas para o seu rebanho, por isso um bom cristão deve gerar outros bons Cristãos que caminham e vivam na presença de Jesus e não gerar lobos e leões que vivam à espreita nos caminhos escuros deste mundo prontos para devorar as ovelhinhas perdidas.

É nisto que se resume o nosso Sim a Jesus, um sim perfeitamente plausível, que na verdade nada mais é do que um Não ao pecado que nos afasta de Deus nos levando a morte eterna.

O Seminarista continuou seu caminho e hoje é um Sacerdote que nos ajuda a seguir nossos caminhos na presença de Deus dizendo Não a todo pecado que nos afasta da fonte da agua viva que é Jesus.

Quer Saber Mais sobre Vocação? Click aqui.




3 Respostas

  1. […] pessoa que não é de Deus, ela não quer nem saber, não quer nada com Deus e ela não vai atrás de Jesus quando Ele chama. Mas aquela ovelhinha que pertence a Deus e está ouvindo a palavra de […]

    Curtir

  2. Ah! Você é de BH?
    Procuro pessoas para montar um grupo de estudos da história e doutrina da Igreja…Eu também sou daqui!
    Abs
    =======
    Resposta
    =======

    Olá Rodrigo
    Seja Bem vindo
    Tenho um Irmão em BH e outro em Ipatinga,
    Mas sou de Anápolis, voce que visitou o blog “LuteroFedeli”, deve ter visto a polêmica referente a uma visita indesejada daquele Sr. em nossa diocese.
    Ele que não é Bispo e nem Padre, muito menos obedece ao Papa, se acha o dono da verdade e divulga em seu site críticas na forma dos bispos coordenarem suas dioceses, e depois tem a ousadia de marcar uma aula dentro desta diocese sem nem ao menos comunicar o Bispo local da sua presensa, depois ainda reclama porque o Bispo comunica que sabia de sua presença na cidade.

    Ele coloca no programa de suas aulas o seguinte.

    Sobre o Vaticano II.
    Deveria colocar:
    Sou contra o Vaticano II.

    Mas falar a verdade não é o seu forte, prefere sempre ficar com as meias verdades que sempre sugerem alguma coisa falsa, não satisfeito o nobre Professor divulgou um e_mail de nosso bispo, só para ter o prazer de usar o seu nome como Judas em dia de sabado de aleluia.

    Breve falaremos mais sobre isso.

    Foi um Prazer.

    Curtir

  3. Olá colega!
    Acho que, a partir do post sobre os 30 anos da morte de Paulo VI, deu pra perceber qual a minha posição: fico com a Igreja Católica Apostólica Romana. Tenho asco dos extremismos, e por isso estou com ela. Sou um defensor da hermenêutica da continuidade do Vaticano II, muito diferente de Lefebvre, Fedeli e a “esquerda católica” radical. Espero contar com sua presença pelo blog e ajudar também divulgá-lo, já que , como viu, é um trabalho de apostolado na rede.
    Abraço e pax!
    Rodrigo

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: