Temas para palestras de Encontro para Casais.


Encontro de casais com Cristo ECC


O Plano de Deus


O Testemunho do Plano de Deus


HARMONIA CONJUGAL


Diálogo com os Filhos


Fé nos Revezes da Vida


O Sentido da Vida


Oração_conjugal

ORAÇÃO  CONJUGAL


ORAÇÃO  – Diversos temas


Oracao_dos_casais

Oração dos casais.

Texto para meditação ou Lembrancinha de encontro


O_casal_Cristão_no_mundo_de_hoje

O Casal Cristão no Mundo de Hoje


A Vivência do

Sacramento  do Matrimônio.


Fazei_o_que_Ele_disser

Nossa Senhora na Vida da Família.

“Fazei tudo que Ele vos disser”


Temas de Reflexão

Sobre Maria.

DIVERSOS


Iporá_Casais_120820 (33)

SUGESTÃO DE PROGRAMAÇÃO PARA ENCONTRO DE CASAIS 3 DIAS OU UM DIA APENAS.


Quebra_gelo_dinamica

DINÂMICAS  QUEBRA GELO – CASAIS



Dinâmicas de interação em Grupos

DINÂMICAS  DE ENTROSAMENTO  CASAIS


Wallpaper’s da Sagrada Família

Imagem para papel de parede ou Lembrancinha de encontro



Outras indicações para reflexão e dinâmica


Dinâmicas para Meditação.

Aplicação em Palestras


Parábolas & Reflexões


sgdafamilia2[1]

Wallpaper’s e papel de parede da

Sagrada Família.


Palestras_para_encontro_de_casais Semana_da_Familia Família_Rezando_3

ECC_Encontro_de_casais-_com_Cristo_Catolico

OUTROS TEMAS COMPLEMENTARES


Casa_sobre_a_rocha

Construindo uma

Casa Sobre a Rocha


Família_Conduzida_3

A Família Conduzida

pelo Espírito Santo.


Família_projeto_de_Deus

Família,

Projeto de Deus.


Eu e minha Casa Serviremos ao Senhor.

 Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor

Josué 24,15b


Creia_no_Senhor_Jesus_e_seras_Salvo_Tu_e_Tua_Casa_3

 Crê no Senhor Jesus

e serás salvo, tu e tua família.

(casa). (Atos 16, 31)


Paraíso_Adão_Eva_Eden

A Família Segundo a Bíblia.

A formação da Família segundo a vontade do Pai.


Espiritualidade_Cristã_familia

A Espiritualidade cristã na Família.

Uma relação de vários pontos a serem observados para uma boa espiritualidade familiar.


Familias_restauradas

Família Restaurada. – Palestra de Padre Léo.

Uma das melhores palestras de Padre Léo sobre a  família

que leva o tema de seu livro.


Iporá_Casais_120820 (33)

SUGESTÃO DE PROGRAMAÇÃO PARA ENCONTRO DE CASAIS 3 DIAS OU UM DIA APENAS.


41 Respostas

  1. Olá bom dia!
    Sou de Tarauacá Acre e faço parte do ECC de minha comunidade. neste ano vamos trabalhar na vivencia do ECC e Meu esposo e eu ficamos responsável por falar da corresponsabilidade uma palestra curta de apenas 15 minutos, mas não tenho muita experiencia em palestrar. Alguem pode me dá uma ajuda sobre o tema ficaria muito grata. Álida Nair.
    Email: alidanair@gmail.com

    Curtir

  2. Penso que quando alguma pessoa divulga o ECC em rede esta pessoa não entendeu o espírito do ECC e ou esta querendo se promover! Infelizmente estas pessoas que divulgam esta retirando de outros a beleza da descoberta. Pois se uma pessoa é convidada a participar e já se tem na internet tudo o que acontecerá no encontro qual a beleza. A divulgação do evangelho pode ser feita sem publicar os encantos da beleza que é o ECC. Que pena que muitos não entenderam. A ideia do documento nacional e a beleza que é o ECC em sua integra e em sua simplicidade. Sem internet, sem palestras em mídia e sim testemunho de vida de Deus em nossas vidas. Esta é a essência do ECC e que pena que determinadas pessoas para se promoverem esquecem do respeito aos outros. Que o Espírito Santo toque nos corações destes.

    Curtir

    • Caro Irmão Lucio

      Paz de Cristo

      Você deve estar entendendo errado o que o ECC diz quando sugere as pessoas não divulgar o que é o ECC em sua integra.
      ,
      O que a coordenação diz é para não divulgar as dinâmicas que fazem parte de um encontro como um todo, já a palavra de Deus é uma obrigação dada por Jesus à todos aqueles que o seguem.

      “Ide e pregai a todos a palavra de Deus” (Marcos 16,17)
      “Aquilo que se diz ao ouvido, deve ser publicado em cima dos telhados”
      “Não se acende uma lâmpada para ser colocada debaixo da cama e sim em um lugar que , sua luz ilumine a toda a casa” etc.

      Ou seja, pregar e divulgar o evangelho é uma ordem direta de Jesus e ninguém pode dizer o oposto que Ele.

      A Coordenação do ECC e nem a coordenação de nenhum outro movimento pode ou deve proibir, impedir ou sugerir que qualquer pessoa divulgue na internet ou em qualquer outro lugar qualquer coisa que se refere à palavra de Deus, uma vez que estes textos que aqui estão divulgados jamais pertenceram ao ECC, ou se preferir, nenhuma palavra de Deus pertence a nenhum grupo em particular e neste caso o ECC não pode gerir ou interferir sobre a divulgação desta palavra de Deus.

      Os textos que estão disponíveis aqui são utilizados por diversos tipos de encontro que não se resumem ao ECC e em todos os encontros usamos os mesmos textos, o que difere é a forma que o conteudo será exposto e as dinâmicas de cada encontro são completamente diferentes, porém a palavra a ser pregada e ensinada será sempre a mesma, pois esta palavra não pertence ao movimento em si e sim o movimento é uma organização que viza obedecer a ordem direta de Jesus que é divulgar e ensinar a palavra de Deus.

      O nosso objetivo aqui não é divulgar e revelar o que o ECC faz em seu encointro, tanto porque não divulgamos em nenhum momento que estes textos pertencem ou serão pregados em um ECC, se você encontrou estes textos é porque você já os conhece ou estava procurando por eles, isto implica em dizer que: “Quem não fez o ECC jamais encontrará estes textos e se encontrar não saberá que serão pregados dentro deste encontro específico, sendo assim a palavra de Deus está sendo divulgada, porém o ECC continua permanecendo em segredo.

      Paz de Cristo

      Jesus te ama

      Sizenando

      Curtir

  3. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  4. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  5. To precisando muito da ajuda pra montar a palestra “NOSSA SENHORA NA VIDA DA FAMILIA” Se alguém tiver algum conteúdo e puder me enviar eu agradeço. Nosso encontro ja neste final do mês. meu email e: arilsonluiz@hotmail.com
    SALVE MARIA!!!

    Curtir

  6. Iniciamos este ano como Casal Diocesano e gostaríamos de ficar recebendo essas informações é possível?

    Curtir

  7. Sou novo no ECC , e concordo com tudo o que voce disse , ECC não é maçonaria e a Igreja de Cristo não tem segredos, o sigilo que tanto se fala no ECC se refere aos testemunhos pessoais, nos quais as vezes pessoas abrem depoimentos pessoais íntimos que não devem ser espalhados ao publico, Mas a mensagem Cristã esta deve ser sempre pregada. afinal o ECC não prega um evangelho diferente do de Nosso Senhor Jesus Cristo, do Catecismo da igreja católica, dos documentos da Igreja, enfim nada que justifique este sigilo absoluto. Além do que não é a surpresa do que vai acontecer, as cerimônias, as lembrancinhas etc etc que irão converter ou não uma pessoa, mas sim sermos capazes de transmitir a mensagem de Cristo para as pessoas. Não podemos ver o ECC como uma novela que irá trabalhar as emoções das pessoas, deixá-las felizes, emocionadas, chorar etc etc etc, se ao final a mensagem de Cristo não for transmitida. E uma coisa a ser pensada no ECC 1 Etapa é o encontro se chama encontro de casais com Cristo, mas na minha opinião se fala de muitos assuntos, mas Cristo e os evangelhos, são personagens pouco lembrados nos encontros. Assisti a algumas palestras nos quais se percebia claramente que as pessoas não conheciam a Bíblia, não conheciam o evangelho, e muito menos o catecismo da igreja católica. Sem a presença forte de Cristo no encontro o mesmo deixa de ser um Encontro com Cristo e passa a ser apenas um encontro de casais.

    Curtir

    • Caro Amigo Luiz Carlos

      Você pode até ser novo no ECC, mas percebe-se que você já tem uma caminhada na Igreja independentemente deste movimento que tem por finalidade específica atrair justamente aqueles que apesar de serem Católicos, casados na Igreja não participam ativamente da comunidade.

      Por isso o objetivo primordial do ECC é antes de mais nada formar células a partir do primeiro encontro com o objetivo de que os casais perseverem e estudem um pouco mais nos círculos de estudo nas casas que se segue após o encontro, muitos destes grupos não perseveram, mas muitos outros cumprem a proposta do ECC e os casais continuam na caminhada.

      A proposta do encontro é colocar os novatos para trabalhar a qualquer custo e por isso se coloca palestra na mão de pessoas que não tem nenhuma caminhada e nenhum testemunho de vida, muitas vezes eles não conseguem fazer a palestra, não comparecem no encontro na data prevista por que não conseguem preparar o tema e não encontram ajuda na equipe que deveria ser o suporte, por isso, muitas pessoas procuram os temas na internet e até acham textos parecidos que não suprem o que o encontro requer, outras vezes leem textos evangélicos que acabam falando coisas incorretas.

      Fornecemos estes temas, não apenas para o ECC, pois os temas são usados em qualquer encontro de casais independentemente de ser ECC, podendo-se variar apenas a forma e andamento do encontro em si, pois o ECC tem um formato bem definido e específico que outros encontros não seguem devido ao tempo disponível e necessidade da comunidade que se reúne.
      minho a seguir
      Muitas pessoas acham que é errado fornecer os temas, mas como você disse, muitas pessoas não tem conhecimento suficiente para elaborar um texto, porém quando se tem um texto base, podemos pelo menos ter uma luz e um caminho a seguir.

      Paz de Cristo

      Sizenando

      Curtir

  8. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  9. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  10. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  11. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  12. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  13. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  14. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  15. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  16. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  17. […] Temas para palestras de Encontro para Casais. […]

    Curtir

  18. […] Temas para palestras do ECC 1ª etapa. | Enchei-vos do Espírito Santo de Deus …, on 08/07/2014 at 01:26 said: […]

    Curtir

  19. […] Testemunho do Plano… em Temas para palestras do ECC 1ª… […]

    Curtir

  20. […] Temas para palestras do ECC 1ª etapa. | Enchei-vos do Espírito Santo de Deus …, on 08/07/2014 at 01:26 said: […]

    Curtir

  21. […] Temas para palestras do ECC 1ª etapa. | Enchei-vos do Espírito Santo de Deus …, on 08/07/2014 at 01:26 said: […]

    Curtir

  22. […] Aquele que vem a mim não terá fome. Temas para palestras do ECC 1ª etapa. […]

    Curtir

  23. […] Temas para palestras do ECC 1ª etapa. | Enchei-vos do Espírito Santo de Deus …, on 04/09/2014 at 17:55 said: […]

    Curtir

  24. […] Tenho recebido diversos comentários e e_mail’s pedindo texto para este tema do encontro de Casais com cristo Primeira etapa. Temos neste Blog um texto completo sobre “O Plano de Deus” e que por sinal é um dos mais procurados, no entanto continuo recebendo pedidos sobre o segundo tema “Testemunho do Plano de Deus”. […]

    Curtir

  25. boa tarde .O site é ótimo, porem em se tratando de ECC, vejo que está se perdendo o sigilo que deve ter.

    Curtir

    • Cara Rose

      Paz de Cristo

      Em relação ao sigilo, creio que este post não quebra nenhum sigilo, pois somente chegam até esta pagina aqueles que procuram por ela especificamente porque precisam de uma ajuda para preparar o tema e levá-lo aos participantes de um encontro, sendo assim, esta pessoa que chega até esta pagina, só chegou até aqui porque já passou pelo ECC e está agora em missão.

      Suponhamos que uma pessoa qualquer que não participou do encontro e chegue até esta pagina, não saberá do que ela se trata e portanto não estaremos quebrando nenhum sigilo, no entanto posso lhe garantir que aquelas pessoas que irão participar de um encontro seja lá onde for jamais cairão nesta pagina, porque não estarão procurando por ela e nem pelo assunto que ela trata, já que uma pagina na internet pode estar disponível a todo aquele que a buscar, porém não está visível como uma propaganda de TV aparecendo na casa daqueles que não se interessam por ela, logo nenhum dos candidatos a passar por um futuro encontro de casais não estará sabendo de nada do que está escrito aqui e será totalmente novidade para ele quando alguém apresentar o texto que aqui esta escrito, além de que, por mais que estejamos disponibilizando um texto básico aqui, cada palestrante irá transmitir algo totalmente diferente do que aquilo que está aqui disponível.

      Todos os dias recebemos pedidos de pessoas que procuram por estes textos, mesmo que eles já estejam aqui disponibilizados não são capazes d encontrá-los, mas em todos os casos, estas pessoas já são participantes do ECC e não estaremos quebrando nenhum sigilo e sim compartilhando e acrescentando conteúdo ao que todos já participam e convivem diariamente.

      Obrigado pelo comentário

      Paz de Cristo

      Curtir

      • Acredito que ambos estejam completamente errados, pois as palestras do ECC “Verdadeiro” na sua primeira etapa, em sua maoiria são testemunhos pessoas dos casais que se disponhem a ajudar no encontro e principalmente se disponhem a partilhar de momentos pessoais de suas vidas, portanto amigos compartilhar alguma palestra do ECC de primeira etapa estão errados, e lago impossivel de se descrrever, aos que se dispoem a realizar o depoimento no encontro, tem sim que se preparar a forma que irão conduzir o seu depoimento, e não fazer um estudo ou uma pesquisa sobre o assunto.

        Lamentamos muito que muita gente não consegue entender o ECC em sua alma e seus metodos de evangelização.

        Curtir

      • Caros Irmãos

        Bem sabemos que o ECC 1ª etapa não se compõe de apenas testemunhos pessoais e sim é um composto de dinâmicas, discussão de grupos, testemunhos, orações, Liturgia da Palavra e apresentação de temas alicerçados na palavra de Deus e nos documentos da Igreja sobre Família.
        Seu principal objetivo, mesmo que não seja exposto aos participantes é a formação de comunidades básicas alicerçadas na amizade entre as famílias que em comum formam a comunidade eclesial que é a Igreja, a boa formação dos casais no ECC reflete diretamente em uma melhor vivência comunitária e no fortalecimento paroquial particular.
        Existe sim um pedido de sigilo relacionado ao andamento do encontro, principalmente em se tratando das dinâmicas e forma de se conduzir o encontro, porém em si tratando de ensino relacionado à catequese, Documentos da Igreja e palavra de Deus este pedido de segredo perde completamente seu efeito, pois a posição da Igreja é a mesma de Cristo. O Evangelho deve ser anunciado a toda criatura e sem segredos, reservas ou preconceitos, pois é exatamente o motivo pelo qual Jesus foi enviado ao mundo, tirar a Salvação exclusiva que era privilégio de um povo orgulhoso e pecador e que apesar de serem herdeiros de todos os Dons de Deus foram capazes de matar o seu Messias Salvador e entregar esta Salvação a todo e qualquer ser humano que acreditasse em sua palavra anunciada e fosse capaz de se aderir a esta Fé. Assim, portanto a missão de cada Cristão em primeiro lugar é a de ser um anunciador deste mesmo evangelho e gerar outros filhos para Deus. Guardar e reservar esta palavra em segredo será semelhante ao servo da parábola dos talentos que recebeu apenas uma moeda de ouro. Você se lembra o que este servo fez com a sua moeda? Sim, foi isso mesmo, ele a guardou e enterrou a moeda para que ela não se perdesse, mas os outros negociaram e multiplicaram os talentos que receberam do seu Senhor e por isso receberam ainda mais talentos como recompensa.
        Veja outros textos que dizem a mesma coisa como:
        (S. Mateus 10 26) Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber. 27. O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados.
        Enfim, devemos seguir o grande mandamento que Cristo deixou aos seus Discípulos:
        (S. Marcos 15 16) “Ide e evangelizai a toda Criatura”
        Mediante esta parábola e estes textos podemos concluir que:
        A nossa missão é evangelizar, se hoje existem muitos movimentos na Igreja Católica e muitos encontros ligados a diversas pastorais é porque todos nós estamos imbuídos de um único objetivo: que é o de evangelizar a todos e de todas as formas possíveis, podemos dizer que o ECC é apenas uma destas formas que encontramos para apresentar o mesmo evangelho de sempre, logo o maior segredo do ECC é que não existe nada de novo ali e sim apenas é apenas um papel de presente novo que embrulha o mesmo velho presente de sempre, que pode ser novidade para muitas pessoas que não conhecem o verdadeiro evangelho, mas é o mesmo evangelho que sempre foi e é anunciado pela Igreja de Deus na terra.
        O método usado pelo ECC é muito cruel para com os palestrantes, pois bem sabemos que um bom palestrante não se forma da noite para o dia, também sabemos que anunciar o evangelho é um chamado de Deus, não podemos nos esquecer de que só podemos oferecer aquilo que temos, pois ninguém pode dar aquilo que não tem. Para se dar uma boa palestra é preciso conhecer o tema, preparar o tema, ser uma pessoa que transmite bem através da palavra e nós que saímos por ai para evangelizar e pregar em encontros sabemos que não são todas as pessoas que possuem este dom e isto reflete diretamente no aproveitamento de cada encontro, pois muitos são aqueles que saem de um encontro pior do que quando entraram, isto quando não fogem antes do término do encontro porque as pessoas que apresentam os temas demonstram não saber nada do que estão falando e a culpa não são destas pessoas e sim daqueles que as jogam nesta fogueira sem prestar nenhuma assistência a respeito do que deve ser feito, isto eu digo porque respondo pelo menos uma vez por semana a duvidas referentes aos temas do ECC para pessoas que não tem a mínima idéia do que fazer ou falar na sala de palestras. Que tipo de encontro queremos oferecer para os casais? Se podemos, devemos oferecer o melhor encontro possível e jamais nos contentar em nos limitar por baixo, pelo pior que se pode oferecer. A procura por esses temas do ECC são enormes e os agradecimentos refletem a necessidade de cada um, lembre-se que estamos falando de todo o Brasil onde existem localidades totalmente despreparadas e não apenas de uma Paróquia que já esteja com sua organização perfeita e num grau elevado de conhecimento e prática, se eu me referisse à minha paróquia poderia dizer que esta oferta seria totalmente desnecessária porque aqui nossos palestrantes são requisitados para irem em outras paróquias e até outras cidades maiores apresentar esses temas. Nosso objetivo não é oferecer ajuda a quem não precisa dela e sim dar subsídios àqueles que nada sabem e que neste caso é a grande maioria.

        Algumas pessoas reclamaram que estaria eu quebrando as regras de um encontro particular que seria baseado em sigilo absoluto, já que meus argumentos não convenceram ninguém decidi então retirar todas as referências deste encontro “particular” para que se mantenha o sigilo, os temas, no entanto permanecerão disponíveis, pois não se tratam de propriedade de nenhum encontro particular já que são ministrados os mesmos temas em outros encontros de casais que não exijam o mesmo sigilo assim não estaremos quebrando nenhuma regra e mesmo assim atender aqueles que necessitarem de algum subsídio para apresentar o tema.

        Que Deus nos abençoe.

        Paz de Cristo a todos.
        Sizenando

        Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: