Frase do Santo Padre João Paulo II.
FAMÍLIA E FUTURO DA HUMANIDADE
“O futuro da humanidade passa pela família” – afirma João Paulo II no documento sinodal que recolhe as intervenções dos representantes dos bispos católicos de todo o mundo reunidos em assembleia para “fazer o ponto da situação” a esta instituição conatural ao ser humano e configurada de modos diferenciados pelas culturas.
A família está ao serviço da pessoa e insere-se na sociedade com a qual mantém um relacionamento constante, recebendo e dando impulsos positivos e negativos. O que acontece nesta repercute-se necessariamente naquela e manifesta-se no tipo de pessoa que se pretende alcançar.
Esta perspectiva humanista serve-me de referência para dar o meu testemunho sobre a crise da instituição familiar, as políticas em curso para nivelar legalmente o que é diferente, a movimentação feita por vozes discordantes que pretendem criar uma opinião pública favorável e o silenciamento de outras que se lhe opõem.
Nasci e vivi numa família em que predominavam relações de amor fiel e generoso, de cooperação solidária, de atenção preferencial a quem estava necessitado e era frágil, de abertura ao futuro de cada um como o bem maior de todos nós. A fé cristã de meus Pais e, depois, dos meus irmãos mais velhos robustecia esta rede de suporte e entreajuda. A confiança constituía o ambiente em que fui crescendo e ganhando a sensatez indispensável a um equilíbrio saudável.
Como as dificuldades eram muitas, foi necessário exercitar outras capacidades virtuosas como a fortaleza, a prudência, a sobriedade, a temperança. Estas capacidades constituem o alicerce do amor, fruto de quem ama e é amado, sem esperar outra recompensa. Embora inclua a justiça, sempre necessária para viver o que é justo entre as partes, supera-a qualitativamente pois tende a expressar “o nós” que surge da comunhão entre elas e do respeito pelas suas diferenças.
O “húmus” da casa materna encontrou um fortificante na escola. A escassez de meios foi superada pela dedicação e competência das professoras e pelo companheirismo dos colegas. Também a paróquia com os seus serviços, sobretudo o da catequese e o da missa dominical, marcou indelevelmente o meu modo de ser e de agir. Como cidadão e como cristão, ou melhor como cidadão crente em Jesus Cristo e no seu dinamismo de amor pela felicidade integral de toda a humanidade.
A família surge claramente como o serviço por excelência à pessoa humana, a comunidade de amor e de vida, alicerçada no núcleo matrimonial heterossexual, inserida na sociedade à maneira de “célula” no organismo vivo, aberta a outros espaços culturais e religiosos. Estou convencido que a sociedade só ganha com uma equilibrada relação com a família e que os adjectivos “tradicional” ou “convencional” empobrecem a riqueza do sentido que esta comporta enquanto comunidade.
Outras formas de organizar a vida, de estruturar os afectos, de regular juridicamente as relações entre parceiros do mesmo sexo ou de configurar socialmente a sua identidade e o seu estatuto hão-de ser designadas de modo adequado à sua situação que é necessariamente diferente da família, tal como a compreendo e a valorizo.
Estou convencido que o futuro pertencerá a quem souber “gerir” bem a realidade “família” e dar razões sérias para a sua constituição e vitalidade.
Georgino Rocha
Editado por Fernando Martins – Pela Positiva Portugal – Etiqueta – Família
Filed under: 5584, A Respeito do Bispo da Diocese de Anápolis., Agenda, Amor de Deus, Apresentação, Arrancando Máscaras, Canção Nova, Concílio Vaticano II, Contra o Aborto, Diocese de Anápolis, Documentário, Entrevista, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Igreja Missionária, Jesus, Jesus Cura, Mensagens, Noticias, Palavra do Papa, Parábolas e Reflexões, Presente prá você, Semana da família, Tradição Católica | Tagged: Aborto, Anticoncepcionais, Aposentadoria, Canada, Carmadélio, Colápso, Cristianismo, Eatados Unidos, Envelhecimento, Europa, Eutanásia, FAMÍLIA, Fertilidade, Filhos, Futuro, Humanidade, Idosos, Igreja, Igreja Doméstica, João Pulo II, JP II, Natalidade, Papa, Previdência, Procriação, Sociedade, Taxa de Fertilidade, Taxa de Natalidade, Velhos |
[…] O futuro da humanidade passa pela família. […]
CurtirCurtir
[…] JOÃO PAULO II NA CARTA AS FAMÍLIAS […]
CurtirCurtir
[…] A Igreja por sua parte sabe que o futuro da humanidade e da própria Igreja passa através da família. […]
CurtirCurtir