Descrição – A caneta na Garrafa

Objetivo: Fortalecimento da união de um grupo e experimentar a importância da cooperação na facilitação da conclusão de uma tarefa ou objetivo comum que foi proposto.
Grau de dificuldade: fácil, médio e ou difícil.
Fase do grupo: indiferente ou Liderança.
Dimensão do grupo: entre 8 e 16 participantes;
Duração: aproximadamente 5 minutos;
Materiais necessários: uma caneta, uma garrafa vazia, um rolo de cordão; Cortar o cordão em tamanhos de mais ou menos três metros amarrando-os no centro com uma caneta pendurada com mais ou menos 20 Cm de cordão.
Obs: o tamanho dos cordões e a distância influem diretamente no grau de dificuldade.
Local: Sala ampla.
Variações de dificuldade: Vide mais abaixo, podendo ser aplicadas em conjunto, uma após a outra ou separadamente.
Desenvolvimento: Os participantes fazem um círculo e no meio será colocada uma garrafa vazia. Cada participante segura na ponta de um cordão que estará ligado a uma caneta no centro e aos outros cordões serão distribuídos em outras direções para os colegas do grupo que irão segurar nas outras pontas opostas.
O objetivo do jogo é colocar a caneta dentro da garrafa apenas segurando nas pontas dos cordões, como está exemplificado nas imagens abaixo.
Aplicação 1: Apenas como descontração do grupo, escolher apenas o modelo mais fácil que gastará pouco tempo e não precisará de avaliação.
Aplicação 2: Descobrir e treinar lideranças, escolher os modelos mais difíceis e avaliar o desempenho.
Variações de dificuldade:
Fácil: cada um pega na ponta do cordão podendo falar e coordenar a vontade.
Fácil -: Cada um pega na ponta do cordão, mas não podem falar nada, mantendo silêncio.
Médio: Cada um segura o cordão, podem falar, mas ficam de costas.
Médio: Cada um pode amarrar o cordão na cintura.
Difícil (+): Os Participante seguram os cordões, porém ficam andando em círculo enquanto tentam o equilíbrio.
Difícil: (Teste de Liderança) Cada um segura o cordão, mas estarão de olhos vendados e uma pessoa ficará no comando como líder.
Escalar um ou dois candidatos a Líder,
Detalhe: Para facilitar a liderança o candidato a Líder deve conhecer o nome de todos os liderados vendados, isto pode ser exposto antes aos candidatos ou deixar que eles descubram por si mesmos durante a execução da tarefa.
Neste caso o segundo candidato na tentativa sempre levará a vantagem do aprendizado do primeiro.
Complicando: Objetivo de avaliação da rapidez na percepção e solução de problemas:
Na fase fácil você pode combinar com uma, duas ou três pessoas que estarão em lados diferentes e agindo separadamente sem que as outras pessoas saibam, elas irão sabotar a ação do grupo atrapalhando discretamente o equilíbrio da caneta até serem descobertos, aí sim deixará seguirem livremente sem sabotagem a conclusão da tarefa que é muito fácil.
Exemplificar de modo didático o termo “Batismo”, submersão, imersão molhar e permanecer molhado, para se compreender a ação de Deus dentro do coração do homem através dos Sacramentos do Batismo e da Confirmação.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Filed under: 5584, Agenda, Apresentação, Apresentação, Arrancando Máscaras, CHACARA JESUS CURA, Dinâmicas para Meditação, Diocese de Anápolis, Ecumenismo, Entrevista, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Mensagens, Parábolas e Reflexões, Presente prá você | Tagged: Avaliação, Calma, Caneta, Combinação, Compensação, Cooperação, Descontração, Diversão, Entrosamento, Garrafa, Liderança, Objetivo, Percepção, Pontaria, Problemas, Solução, Trabalho em Grupo |
[…] Dinâmica – A Caneta dentro da garrafa […]
CurtirCurtir
[…] Dinâmica da caneta dentro da garrafa. […]
CurtirCurtir