Não sou Dono da verdade.



CONHECEREIS A VERDADE

E A VERDADE VOS LIBERTARÁ…



Estas são palavras de Jesus, mas no mundo de hoje são muito utilizadas para justificar outras palavras que podemos dizer, não serem verdades absolutas, melhor dizendo, nós hoje preferimos aceitar meias verdades do que uma verdade perfeita, haja visto, que Jesus, mesmo se declarando ser filho de Deus e jamais dando motivo a ninguém para duvidar de suas palavras, acabou sendo crucificado numa cruz, uma típica demonstração de erro na escolha ou simplesmente uma negativa à uma verdade plena.

Há pessoas neste mundo que se consideram possuidoras e detentoras de toda a verdade universal, tornando-se vítimas da maior mentira universal.


Textos retirados da WEB.



Dedos_cruzados


Texto de : Flavio Mendes Bitelman.

A beleza da vida está em evoluir sempre. E, para tanto, é preciso sempre continuar a aprender. Aprender o que quer que seja. Sem se acomodar e abandonar a luta.

Em qualquer função que um profissional desempenhe em uma óptica ou em qualquer outro tipo de negócio, deve sempre se atualizar e, em seguida, ensinar a quem o rodeia. É a velha história de que só se aprende de fato quando se ensina, quando se compartilha o conhecimento. E esse processo tem de ser permanente, quase eterno.

Nesse caminho de ser um eterno professor, é preciso ser também um eterno aprendiz. E para ser aprendiz, é preciso ser humilde e modesto. De nada vale ser dono da verdade. Até porque ninguém é dono da verdade. A verdade, inclusive, também muda com o tempo e com o aprender. Por acaso, você se lembra de quando os donos da verdade diziam que tudo girava em torno da Terra? Com o tempo, se descobriu que não era bem assim. E, até nesse caso, a verdade mudou.

Às vezes, donos da verdade até assustam. Vendem uma segurança que parece maior que a de qualquer outra pessoa. Mas, certamente, são pessoas muito inseguras que vestem o personagem de dono da verdade e usam esse método para amedrontar os outros.

A verdade reside somente na humildade, na simplicidade da vida e no aprender permanente.

O resto é mentira.


Máximas de Fedeli.


Resposta a um Leitor.

Sobre ser o dono da Verdade!

Muito obrigado por sua crítica, — pois é sempre bom ser criticado, porque nos permite examinar nossas posições, e corrigir o que erramos, ou o que não deixamos muito claro. Ademais, devo agradecer sua crítica, porque ela me permite elucidar alguns pontos.

Em primeiro lugar, devo dizer-lhe, — como já o disse muitas vezes neste site, e sempre em minhas aulas, — que minha opinião de nada vale.

E tenha a certeza de que estou cônscio que erro muitas vezes, e todo o dia. E quando tomo conhecimento de que errei, apresso-me a declarar que errei.

Erro tanto em minhas opiniões, que uma aluna minha, da Montfort, brincando comigo, há muitos anos já, me apelidou de “o inacertante”.

Por isso, jamais provei, ou procurei provar, que outros estivessem errados, com base em minhas opiniões.

Minha opinião sobre qualquer tema não interessa, e de nada vale.

Todo católico, na medida em que tem a Fé, possui a Verdade. Nesse sentido, é dono da verdade, que é Cristo. Melhor, a Verdade é nossa dona.

Apresso-me a dizer-lhe, para evitar mal entendidos, que a posse da Verdade católica, não nos faz sabedor de todas as coisas, doutores sabe-tudo, inerrantes e infalíveis.

Assim, como você se confessa católico como eu, creio, então, que eu sou tão dono da verdade, quanto você. Apenas, tanto eu como você, podemos errar ao tentarmos explicar a verdade que temos a graça de possuir, com nossa Fé.

E que eu erro, e que eu existo, nessas duas certezas, creio que eu e você estamos completamente de acordo.   Esperando ter esclarecido a você sobre minha inacertância evidente, assim como de minhas limitações de saber, que são públicas e notórias, me subscrevo atenciosamente, e agradecido,


in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.


Mensageiros do Amor


Pinoquio[1]


NINGUÉM É DONO DA VERDADE.


Não seria uma boa coisa acreditar que somos infalíveis, sentindo-nos tão seguros de nós mesmos a tal ponto de pensar que estou sempre “CERTO”, os outros, sim, é que estão errados.  É assim que se criam os homens obstinados, orgulhosos, fanáticos e teimosos.

Ninguém é dono da verdade.  Ninguém está sempre CERTO!  Por isso, é necessário que façamos uma autocrítica de nossa vaidade, da segurança de que nos orgulhamos.

Nós nos enganamos, tu também te enganas, como eu. nunca devemos nos revelar infalivelmente seguros da certeza.




2 Respostas

  1. Boa Tarde!Eu não sou o dono da verdade etena permanente e absoluta!
    Grato!
    Romel

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.