DINÂMICA PARA FALAR SOBRE O ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é a luz do Senhor
Vamos celebrar a Festa de Pentecostes. E falar sobre o Espírito Santo para as pessoas que ainda não têm maturidade na fé é sempre difícil, uma vez que é algo que se sente, não que se vê. Reconhecer a ação do Espírito Santo é uma experiência sensitiva, espiritual, para a qual as palavras são insuficientes.
Mas, podemos aplicar uma dinâmica que ajude os catequizandos a compreenderem de que forma o Espírito Santo age no coração das pessoas.
|
|
1. Material necessário:
Uma vela
(pode ser uma velinha votiva)
Um pratinho
(para colocar a vela)
Um tubo redondo com 10 a 12 cm de diâmetro e 20 cm de altura, aberto nas duas pontas (pode ser um pedaço – 20 cm – de cano de água de 4 polegadas)
Um pedaço de cartão grosso ou madeira, maior que a boca do tubo.
No dia do Encontro:
Preparar o local de modo que as cadeiras fiquem em círculo, em volta de uma mesa. Depois da acolhida e da oração inicial, fazer a leitura do Evangelho de João 20, 19-22. Pedir aos catequizandos que reflitam sobre o que Jesus faz. Jesus soprou o Espírito Santo sobre os apóstolos e os enviou ao mundo para que? Essa ordem de Jesus foi apenas para aqueles que lá estavam? O Espírito Santo foi dado somente a eles? Mostrar que todos recebem o Espírito Santo pelo Batismo e pela Crisma.
Questionar: Se todos recebem o Espírito Santo, por que há pessoas que não vivem conforme o Espírito.
Dinâmica:
- Pedir a atenção de todos e mostrar a vela que está sobre a mesa. Dizer que essa vela acesa simboliza o Espírito Santo no coração das pessoas. Acender a vela e pedir que um de cada vez se aproxime e coloque a mão próxima da vela. Depois que todos fizeram a experiência, perguntar o que sentiram: calor, ardência. Comparar isso com o que sente aquele que tem o Espírito no coração e também o que sentem as outras pessoas que se aproximam deste, pois quem tem o Espírito no coração é acolhedor e solidário.
- Colocar a vela debaixo do tubo deixando a ponta de cima aberta. Pedir que um de cada vez se aproxime, encoste a mão no tubo, chegando próximo e olhando dentro. Depois que todos fizeram isso, perguntar se a vela ainda está acesa, se eles estão vendo ou se sentiram o calor da vela. Mostrar que a barreira que foi colocada impediu que a chama fosse vista ou seu calor fosse sentido. Comparar com aqueles que tendo o Espírito no coração, apesar de nutri-lo com orações (continuar ligado a Deus) não se abrem para as outras pessoas, mantendo o coração fechado. Mostrar que apesar da chama não se apagar, ela já não é mais tão forte, está fraca, sem calor.
- Tampar a parte de cima do tubo por alguns instantes, até que o ar que havia dentro dele seja consumido e a vela se apague. Enquanto isso questionar o que acontece com as pessoas que receberam o Espírito Santo, mas não manteve nem mesmo o contato com Deus. Destampar e deixar que cada um possa verificar que a vela se apagou. Comparar com as pessoas que se afastam de Deus e por isso não alimentam o Espírito que está no seu coração.
Explicar que o Espírito não foi embora, está lá, mas já não consegue aquecer o coração dessas pessoas. No entanto, se elas se aproximarem de Deus e das outras pessoas que estão repletas do Espírito, essa chama vai se acender novamente.
Conclusão:
Ler o texto do Pentecostes, Ato dos Apóstolos 2, 1-6, e mostrar que aqueles que recebem o Espírito Santo de Jesus devem ir ao mundo, às outras pessoas e dar testemunho do seu amor.
|
|
|
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Filed under: 5584, Agenda, Amor de Deus, Apresentação, Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Batismo no Espírito, Batismo no Espírito Santo, Canção Nova, Concílio Vaticano II, Cristo, Deus, Dinâmicas para Meditação, Dons do Espírito Santo., Efusão, Efusão no Espírito, Espírito Santo, Facebook, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Igreja Católica, INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, Jesus, Mensagens, Novena, Orações ao Espírito Santo, Papel de Parede, Parábolas e Reflexões, Pentecostes, Presente prá você, Presentepravoce, Promessas, Reinflamando a Chama, Tradição Católica, Vem Espírito Santo, Viver a Nova efusão do Espírito Santo. | Tagged: A Nova Aliança, A Present for You., A Primavera da Igreja., A PROMESSA DA NOVA ALIANÇA, Balão, Batismo, Batismo de Jesus, Batismo do Senhor, Batismo no Espírito Santo, Católico, Catequese, Crisma, Dinâmica, Dinâmicas, Dom, Dom do Espírito Santo, Dons, Dons do Espírito Santo., Dons Espirituais, Efusão, Efusão no Espírito, Enchei-vos do Espírito Santo, Espírito, Espírito Santo, Espiritualidade, Evangelização, Fruto do Espírito, frutos, Futos do Concílio Vaticano II, Graça, Nascer de Novo, NASCIDO DO ESPIRITO, Nova Aliança, O Espírito Repousará sobre Ti..., O Espírito Santo Reposará sobre Ti., O Espírito Santo Repousará Sobre Ti ..., Os Frutos do Espírito Santo, Parakçitus, Pentecostalismo, Pentecostes, Pneuma, Pomba, Presente prá você, Renascimento, Renovação, Ruah, Sacramentos, Sementes do Espírito, Seminário de Vida no Espírito, Sopro, Templo do Espírito, Vento, Vida Espiritual, Vida no Espírito, Vida Nova., Viver a Nova efusão do Espírito Santo. |
[…] A LUZ DO ESPÍRITO SANTO […]
CurtirCurtir
Me ajudou muito 😚
-Grata
CurtirCurtir
amei essa dinamica vou fazer com a minha cattequese aki,,,<3
CurtirCurtir
[…] Dinâmica – Ver a Luz e sentir o Calor da chama do Espírito Santo. […]
CurtirCurtir
[…] Dinâmica – Ver a Luz e sentir o Calor da chama do Espírito Santo. […]
CurtirCurtir