Se você é um católico fiel ao Magistério da Igreja, você provavelmente já se encontrou com alguns seguidores do arcebispo Marcel Lefebvre que, em 1988, criou o cisma conhecido como a Fraternidade Sacerdotal S. Pio X (FSSPX).
Por Pete Vere , J.C.L. Veja rodapé Post
Tradução: Emerson de Oliveira e Maite Tosta Fonte: The Catholic Legate.
Eles são cheios de devoção para com a Santa Mãe Igreja, extremamente conservadores com respeito à maioria dos assuntos morais que afligem o mundo Ocidental atual, e bastante reverentes diante do Santíssimo Sacramento durante a antiga liturgia latina. Em resumo, na superfície, os partidários do cisma do arcebispo Lefebvre parecem ser católicos devotos.
É fácil simpatizar com este pessoal, já que a maioria deles se uniu à FSSPX depois de se escandalizarem com abusos atuais na doutrina e liturgia em algumas de nossas igrejas católicas na América do Norte. De fato, foi justamente por causa dessas afinidades, como também pela beleza da Missa Tridentina, que eu me vi freqüentando capelas da FSSPX há cerca de oito anos. Na época, como a maioria dos partidários da FSSPX, eu pensava que minha separação de Roma era meramente temporária.
Eu não percebia, porém, que na raiz de todo cisma, como o Código atual da Lei Canônica explica está “a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice ou de comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos.” (Can. 751). Este rompimento de comunhão com a Igreja, como mostra o Catecismo da Igreja católica, “fere a unidade do Corpo de Cristo” (CCC 817). Por isso, no centro de minha jornada de retorno à comunhão completa com Roma, existem muitas questões sobre a unidade da Igreja como uma instituição fundada por Cristo.
O que se segue é uma reflexão prática sobre questões relativas à Tradição Católica que preocupou minha consciência durante minha curta estada no cisma da FSSPX. As respostas para estas perguntas me levaram a concluir que a Tradição Sagrada só pode ser completamente atualizada em comunhão com Roma. Minhas conclusões tiradas em oito anos de experiência pessoal dentro do Movimento Tradicionalista – os últimos cinco após minha reconciliação com Roma. Além disso, durante os últimos dois anos fiz curso de licenciatura em lei canônica da Igreja, estudos que culminaram na publicação de um artigo de pesquisa chamado “Uma história canônica do cisma do arcebispo Lefebvre”. A seguir mostrarei um breve relato do que eu aprendi e como isto me conduziu à minha reconciliação com Roma.
Quem foi o arcebispo Lefebvre?
Em Honra de Dom Marcel-François Lefebvre. click e Leia Mais
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O arcebispo Marcel Lefebvre foi ordenado missionário espiritano e depois se tornou o primeiro Arcebispo de Dakar, África. Neste cargo ele fundou muitas dioceses missionárias na África e, de fato, sob o Papa Pio XII, ele foi designado o legado papal para a África de língua francesa.
Antes de se aposentar em Roma logo após o Segundo Concílio Vaticano, ele também serviu como superior geral dos missionários espiritanos.
Porém, certos problemas começaram a surgir nos seminários franceses durante este tempo, e muitos jovens seminaristas foram desencorajados pela confusão que havia surgido dentro de seu programa de formação. Assim eles se aproximaram do arcebispo Lefebvre em 1970 e o persuadiram a deixar a aposentadoria em Roma. Preocupado com a falta de disciplina que havia em muitos seminários franceses e as muitas fraquezas doutrinais no programa de formação dos seminaristas, em 1969 Lefebvre fundou uma Casa de Estudos que logo evoluiu para um seminário e sua Fraternidade Sacerdotal S. Pio X (FSSPX).
Estas instituições receberam aprovação canônica em uma base experimental perto de Econe, Suíça. Porém, o uso continuado da Missa Tridentina por Lefebvre se tornou um ponto de atrito com o Vaticano. Por volta de 1974, a controvérsia tinha ficado tão aquecida que Lefebvre fez uma famosa declaração dentro do círculo Tradicionalista questionando a validez e ortodoxia do Concílio Vaticano II.
Vendo que esta declaração era problemática, o Papa Paulo VI suprimiu canonicamente a FSSPX e seu seminário em 1975. Ainda assim Lefebvre ignorou a supressão canônica e começou a ilicitamente ordenar seus seminaristas ao sacerdócio, uma ação que levou mais tarde à suspensão de suas faculdades no mesmo ano. Durante os próximos treze anos, Lefebvre continuou a operar ilicitamente e ampliar a FSSPX, enquanto negociações eram realizadas de vez em quando com Roma.
As relações entre Roma e a FSSPX na verdade permaneceram estáticas até 5 de maio de 1988. Neste dia, foi finalmente realizado um acordo entre a FSSPX e Roma, reconciliando a FSSPX com a Igreja. O acordo protocolar foi assinado pelo cardeal Joseph Ratzinger e o arcebispo Lefebvre. Todavia, alguns dias depois, o arcebispo Lefebvre retratou sua assinatura e anunciou sua intenção de consagrar bispos sem a permissão de Roma.
Em 30 de junho de 1988, o arcebispo Lefebvre procedeu com esta intenção em violação da lei canônica, incorrendo em excomunhão automática sob a lei. No dia seguinte, o cardeal Bernadin Gantin, da Congregação dos Bispos, declarou a excomunhão de Lefebvre. Em um motu próprio de 2 de julho de 1988, o Santo Papa João Paulo II também confirmou a excomunhão de Lefebvre por cisma e por ter consagrado bispos, apesar das advertências da Santa Sé para não o fazer.
Infelizmente Lefebvre faleceu em Econe em março de 1991, sem ter se reconciliado formalmente com a Igreja. Hoje, a FSSPX inclui aproximadamente quatrocentos padres em mais de vinte e sete países que representam todos os cinco continentes. A maioria das estimativas coloca o número de partidários do cisma do arcebispo Lefebvre na marca de um milhão.
O texto continua…
Apologética>Ultra-tradicionalismo
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Recentemente foi fundado
O Instituto Bom Pastor
Decreto de Fundação do Instituto do Bom Pastor
Oficialmente nomeados pela Igreja como responsáveis
E difusores da celebração tradicional no Mundo.
Comissão Pontifícia « Ecclesia Dei »
Decreto N° 118/2006
Nosso Senhor Jesus Cristo é realmente o Pastor e bispo de nossas almas; o apóstolo Pedro assim o ensina na sua primeira epístola (I p 2, 25). Sob o mesmo título, exorta os fiéis a seguir as pegadas do Pastor. Esta exortação do apóstolo, evidentemente, deve ser seguida por todos os cristãos. Porém ela incumbe em primeiro lugar aqueles que foram chamados para exercer na Igreja um cargo de pastor, ou seja, aos bispos e seus colaboradores sacerdotes e diáconos, para quem Cristo Bom Pastor, o que dá a vida por suas ovelhas, é o exemplo manifesto da vida e do ministério apostólico.
Em um certo número de dioceses da França, os fiéis ligados às formas litúrgicas precedentes do rito romano carecem de pastores disponíveis para proporcionar aos bispos uma ajuda eficaz no cuidado pastoral destes fiéis.
Recentemente, na arquidiocese de Bordeaux, apareceu um grupo de alguns sacerdotes sob o Patronato do Bom Pastor; os membros deste grupo esforçam-se para ajudar Sua Eminência Reverendíssima Jean-Pierre Cardeal Ricard no trabalho paroquial, a princípio destinados aos fiéis decididos a celebrar a antiga liturgia romana. O próprio Arcebispo, convencido da grande utilidade de tais colaboradores, recebe em sua diocese esta comunidade, confiando-lhe a Igreja de Santo Eloi, situada em sua cidade episcopal, com o encargo pastoral destes fiéis.
E como este novo Instituto quer oferecer também a outros bispos que assim o desejem seu serviço pastoral, esta comunidade, nas circunstâncias particulares do tempo presente, humildemente solicitou ajuda e sustento à Sede Apostólica.
Tendo considerado bem todos estes elementos, a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, recebendo com beneplácito esta petição e com a ajuda do socorro divino, em virtude das faculdades que lhe foram atribuídas pelo Soberano Pontífice Bento XVI, depois de ter informado o Prefeito da Sagrada Congregação para os institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, institui como sociedade de vida apostólica de direito pontifício, na cidade de Bordeaux e mais precisamente na igreja de Santo Eloi:
O Instituto do Bom Pastor
Assim, a Comissão aprova por 5 anos, ad experimentum, as constituições do dito instituto tais como se encontram no texto posto anexo a este decreto.
Confere aos membros deste instituto o direito de celebrar a sagrada liturgia utilizando, como seu rito próprio, os livros litúrgicos em vigor em 1962, a saber: o missal romano, o ritual romano e o pontifical romano para conceder as ordens, e também o direito de recitar o ofício divino segundo o breviário romano editado no mesmo ano.
Por último, ela nomeia o Reverendo Padre Philippe Laguérie como primeiro superior deste Instituto.
Não havendo nada em contrário que constitua obstáculo.
Na Sede da Pontifica Comissão “Ecclesia Dei”, na festa da Natividade da Virgem Maria, em 8 de setembro de 2006.
Darío Cardeal Castrilon Hoyos,
Presidente
Camille Perl
Secretário.
Fonte: http://www.ibp-la.org/ibp/?ss=decreto&l=pt
Pete Vere é um advogado canônico , um autor, e um comentador político e social do Norte de Ontário, Canadá. onde ele estudou francês em escolas católicas. Ele é uma reversão da FSSPX advindo do cisma de Dom Lefebvre, um dos mais jovens advogados canônico da América do Norte, e um doutorado com a Faculdade de Direito Canônico na Universidade Saint Paul. Tal como um escritor católico, apologista e canonista, Seu trabalho tem aparecido em inúmeras publicações católicas, incluindo livros como: “Surpreendido pela Verdade” 3. Ele é o co-autor de “Surpreendido pelo Direito Canônico” 150 Perguntas Sobre o Catolicismo, Peça Direito Canônico e “Mais Católico do que o Papa“. Além disso, ele está atualmente desenvolvendo um curso de direito canónico à Distância e na niversidade Católica. Pete Vere é casado com uma colega de colégio sweetheart Sonya, e têm dois filhos (mas estão esperando que Deus lhes envie outros!) Quando não esta engajado no direito canónico ou apologética, Pete e
Sonya são voluntários com o decreto de “Alhambra Internacional” – uma organização Fraternidade Católica dedicada a auxiliar os deficientes mentais. Sonya ama este trabalho, pois lhe permite passar mais tempo de qualidade com Pete longe do computador, Pete também gosta deste trabalho, pois o ajuda ser um bom e autentico Catolico firme na fé!
Artigo original publicado em:
http://www.envoymagazine.com/envoyencore/AuthorBio.asp?Author=Pete%20Vere&Action=Bio
leiam:
Papa Bento XVI fala aos Bispos de todo Mundo.
Filed under: 5584, A Respeito do Bispo da Diocese de Anápolis., Agenda, Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Canção Nova, Communauté Catholique Nouvelle Alliance, Concílio Vaticano II, Documentário, Dom Marcel Lefebvre, Ecumenismo, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Heresias, Historia, Jesus, Mais Católico do que o Papa., O Dono da verdade., Orlando Fedeli, Orlando Fedeli em Aracaju, Orlando Fedeli em Salvador, Palavra do Papa, Presente prá você, Protesto, Renovação Carismática Católica, Testemunho, Tridentino | Tagged: Assédio sexual, Cardeal Castrilon Hoyos, Cisma, Concílio Vaticano II, Dom Marcel Lefebvre, França, FSSPX, IBP, Igreja Católica, Instituto Bom Pastor, Magistério, Orlando Fedeli, Radicais Tradicionalistas, Rito Tridentino, S. Pio V, S. Pio X, Tradição, Tradição e Tradicionalistas, Tradicionalismo |
Caro Sizenando,
Desculpe pela troca de vosso nome. Mas em suas resposta como mensionou são apenas opiniões….
Contra opiniões não temos como argumentar, pois cada um tem a sua.
E se até hoje a igreja nunca declarou a FSSPX cismática por que esse “Pete” declara.
Sobre o concílio é só olhar os frutos…. Compare a Igreja antes e depois do CVII.
E não é verdade que a FSSPX não aceita o Papa, o Pe Calderon acabou de lançar um livro sobre este tema para tirar estas conclusões de sedevacantistas.
A minha unica intenção e que se tenha cuidado com que diz. Não tome como verdade algo que não seja.
Salve Maria, Mãe de Nosso Senhor!
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Caro Leonardo,
Gostaria de poder tirar algumas dúvidas pois acabo de ter contato com o seu blog e me pareceu que aqui é publicado informações que não condizem com a realidade.
Por isso peço explicações para compreender melhor.
Você diz a seguinte frase: “arcebispo Marcel Lefebvre que, em 1988, criou o cisma conhecido como a Fraternidade Sacerdotal S. Pio X (FSSPX)”
Eu gostaria de saber se existe algum documento da Igreja onde atesta a informação da FSSPX ser cismática. Pelo que sei o Cardeal Hoyos, o mesmo que você faz citação acima, deu uma declaração dizendo: “A FSSPX não está fora da Igreja, mas em comunhão imperfeita.”
E sobre o leventamento das excomunhões dos 4 bispos, mesmo Cardeal afirmou: Cardeal Hoyos: “não lhes excomungaram por motivos de doutrina”
Você afirma que D. Lefebvre foi excomungado, gostaria de saber onde tirou esta informação.
E por fim depois dos seus 8 anos na FSSPX você declara:
“e claramente entendi que a Igreja Católica não é esta que Marcel Lefebvre prega ou ensina e sim a Igreja que ele sempre detestou e falou mal sua vida toda depois do Vaticano II” – Teria alguma citação de D. Lefebvre para provar o que esta falando?
A FSSPX nunca publicou nenhuma posição se não fosse baseadas em documentos pontífices anteriores ao concílio do Vaticano II pois este concílio é apenas um concílio “pastoral” e não doutrinário.
Gostaria que enviasse uma resposta pois tudo que dissemos tem que estar de acordo com a verdade, pois se não estiver se torna difamações, calúnias e seremos cobrados pelas calunias que fizemos. Quem diz isso é São Tomaz de Aquino.
Salve Maria, a Mãe de Nosso Senhor.
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RESPOSTA EM WORLD.DOC – CLIQUE E BAIXE OU LEIA ABAIXO
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VAI ARRUMAR O QUE FAZER VAGABUNDO DEIXA DE FALR DOS OUTROS E TE PREOCUPA COM A TUA SALVAÇÃO AQUELE QUE AMA A dEUS MAS NÃO REFREIA SUA LINGUA vAI REPOUZAR NO ESPIRITO VAI OU VAI ARRUMAR UMA MULHER ISSO É FALTA DE MULHER
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Resposta
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Caro Leonardo
É um Prazer para mim responder mais este comentário seu, bem se vê que você não tem muito o que fazer e quando dá conselhos a outras pessoas, não executa estes conselhos em suas próprias palavras em ofensa a outras pessoas, não demonstrando nenhum tipo de amor ou aceitação da opinião alheia.
Na verdade, eu estava bem feliz em minha renovação particular, quando os seguidores de Dom Marcel Lefebvre resolveram perturbar o meu Bispo aqui em minha cidade e juntamente com ele me arrastaram para este debate. Não tinha conhecimento de nada disso a pouco tempo atrás, mas tive que estudar para saber em que terreno eu estava pisando, e claramente entendi que a Igreja Católica não é esta que Marcel Lefebvre prega ou ensina e sim a Igreja que ele sempre detestou e falou mal sua vida toda depois do Vaticano II.
Bem sei seus pensamentos e sua maneira de agir, porque por muitos anos o nosso Bispo era seu seguidor e impunha sua doutrina nesta cidade, porém seus padres que foram formados no Cisma e na desobediência se incubiram de ingolir sua autoridade e retirá-lo do cargo um pouco mais cêdo, ficamos assim livres do autoritarismo de Dom Marcel Lefebvre e sua doutrina não Católica.
Seus conselhos realmente são interessantes, “Arrumar uma mulher”, o que quer dizer isto, Já sou casado, tenho esposa e filhos, o autor deste Post também é casado no Canadá e é um Juiz de direito Canónico, conhecendo muito bem o que o Magistperio ensina, foi justamente por este motivo que ele abandonou a FSSPX, porque são desobedientes e não agem de acordo com a verdade e o Magistério da Igreja, já você creio que não deve estar muito satisfeito com sua falta relacionamento humano, principalmente em si tratando do relacionamento com o sexo oposto, uma vez que, pelo que eu conheço de algumas pessoas pensam como você, consideram a mulher como o maior pecado do mundo.
Por outro lado, a solução para seus problemas, seria mesmo ir para um seminário, porque lá você iria aprender a nova FSSPX, porque agora já estão na tendência de obedecer ao Papa verdadeiro e aceitar o CV II ou amargar o seu fim definitivo.
In Corde Jesus, Semper.
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