O Repouso no Espírito!



Dom Alberto Taveira, Fala sobre o Repouso no Espírito Santo, seu uso e cuidados relevantes a serem tomados quando ele acontecer em nosso meio.


Dom Alberto Taveira

Monsenhor Jonas Abib, Dom Alberto Taveira e Dom Odilo Pedro Scherer durante a celebração do reconhecimento Pontifício. http://comunidade.cancaonova.com/missa/


(Salmos 61,2)

Só em Deus repousa minha alma,

Só dele me vem a salvação.



4 Repouso no Espírito: O Documento 53, no número 65, aborda o tema e diz a respeito: “Em Assembléia, grupos de oração, retiros e outros reuniões evite-se a prática do assim chamado ‘repouso no Espírito’. Essa prática exige maior aprofundamento, estudo e discernimento”.

a) O Cardeal Suenens, que escreveu muito sobre a RCC e a apoiou, foi muito cauteloso em relação à prática do repouso no Espírito, recomendando reserva.

b) Pe. Robert De Grandis (?) foi quem muito a divulgou aqui pelo Brasil e tem um livro sobre o assunto.

(Testemunho de Padre Eugênio)

c) Pe. Antonello, da Arquidiocese de S. Paulo, pratica-o com bastante freqüência e também escreveu sobre o assunto.

d) Não há fundamentação bíblica consistente sobre ele, embora sua prática remonte aos grupos qualificados de entusiastas, especialmente nos grupos de reavivamento nos Estados Unidos entre os séculos XVII e XIX.

e) “O Espírito Santo, ao confiar à Igreja-Comunhão os diversos ministérios, enriquece-a com outros dons especiais, chamados carismas. Podem assumir as mais variadas formas, tanto como expressão da liberdade absoluta do Espírito que os distribui, como em resposta às múltiplas exigências da história da Igreja” . Em muitas ocasiões – especialmente quando praticado em atendimentos pessoais, em clima de oração –, de modo especial em atendimentos de oração por cura interior, essas manifestações se revelam perceptivelmente legítimas, sem componentes de perfil patológico, gerando em quem a experimenta profunda paz e bem estar, com conseqüente reavivamento ou novo compromisso, com os compromissos relativos à fé. Pe. Isaac Isaias Valle, por exemplo, de Porto Feliz, na Arquidiocese de Sorocaba, sacerdote muito estudioso e preparado doutrinariamente, atende as pessoas utilizando-se dessa prática.

f) Em muitas ocasiões – especialmente em grandes encontros – há um visível descontrole emocional da parte de muitos nos quais se manifesta tal fenômeno, chegando-se mesmo a identificáveis casos de histeria, seja por desequilíbrio de cunho psicológico. Como diz João Paulo II, “na verdade, a ação do Espírito Santo, que sopra onde quer, nem sempre é fácil de se descobrir e de se aceitar. Sabemos que Deus atua em todos os fiéis cristãos e estamos conscientes dos benefícios que provém dos carismas, tanto para os indivíduos como para toda a comunidade cristã. Todavia, também temos consciência da força do pecado e as confusões na vida dos fiéis e da comunidade.”

g) Assim, não é oportuno incentivar tal prática. Mas há vezes em que, sem que ninguém estimule, ocorre tal manifestação. Então, surge a oportunidade para cumprir o que determina o Documento 53, buscando aprofundar o entendimento sobre a matéria, pela observação com um estudo do caso, até perguntando à pessoa como é que ela está se sentindo, se aquilo lhe gerou paz, se o seu é um histórico sem comprometimentos outros, etc, para chegar a um discernimento sobre as características que possam nos ajudar a identificar a legitimidade do repouso.

Eugênio Jorge – SÓ POR TI JESUS



“SÓ POR TI JESUS”


Maria do Rosário – Só em Deus


“SÓ EM DEUS”


Fonte: Formações – Blog Canção Nova

Dom Alberto Taveira, (?)

Arcebispo de Palmas – To

Conselheiro da RCC – Nacional


Repouso_no_Espírito_2

APAGAR

11 Respostas

  1. […] Leia mais sobre Repouso no Espírito neste Blog: Click Aqui […]

    Curtir

  2. eu entrei nos combatentes na fé resentimente e em uma pregação eu entrei em repouso mas wu tenho uma amiga q ela sempre fala q quando nos caimos é pq é alguma coisa ruim q vc tem mas eu falo para ela q eu já fui liberta de td e ñ sei como explicar para ela q foi apenas um repouso em cristo.

    Curtir

    • Olá Gerinaria

      Peça para que ela leia estes comentários e ela poderá ver que é muito normal que pessoas repousem sem ter um problema específico, pois repouso é repouso e não desmaio ou dominação.

      Paz de Cristo

      Curtir

  3. gostaria de perguntar fiz o repouso no espirito santo ontem no meu grupo de oração mais desde ano passado tenho enfrentado pensamentos contra ele e hoje também tá vindo uma pessoa que repousa no espirito santo tem maus pensamentos contra ele estou preocupado !

    Curtir

    • Olá Andre

      Paz de Jesus.

      Só o que você precisa fazer é esclarecer todas as duvidas que essa pessoa tiver, pois as pessoas só criam caso quando não conhecem e não tem quem saiba explicar tudo o que é preciso.

      Por exemplo, uma vez demos um encontro em uma cidade do interior e foi nos recomendado não fazer repouso no espírito, pois as pessoas no local teriam bastante resistência devido a problemas anteriores. Tudo bem, eu disse, não tem problema, pois nosso encontro é de casais e neste tipo de encontro não promovemos repouso a menos que ele aconteça por si mesmo.

      O encontro começou e dava pra sentir a resistência das pessoas, pois eram já pessoas engajadas na comunidade e participantes de diversos movimentos, mas nosso encontro tinha por objetivo exatamente o contrário, que era de unir esses movimentos e não de exaltar a RCC, muito menos de expor pontos polêmicos, se bem que nosso assunto era mesmo um seminário de vida no Espírito.

      Depois da efusão, já no ensino final, estávamos todos de mãos dadas enquanto eu fazia as ultimas considerações quando uma senhora começou a dar sinal de repouso, como eu estava na frente e não estava ministrando nenhum repouso, me antecipei e pedi as pessoas em volta dela que a colocassem sentada, mas ela não se sentou e repousou no chão mesmo. tratei como algo normal e prossegui meu ensino enquanto ela continuava repousando sem fazer nenhum alarde, não aconteceu nada, ninguém estranhou, ninguém apelou e ainda explicamos o que tinha acontecido com ela sem entrar em detalhes, ou seja, não ficaram duvidas e ficou bem claro que não incentivamos o acontecimento e sim aconteceu por pura vontade de Deus e quem somos nós para impedir que Deus venha agir em nosso meio de uma forma ou de outra, o que nós precisamos fazer é estar inteirado do assunto para poder explicar quando for necessário, caso contrário é melhor que se evite provocar repouso para que não aja confusão, pois a confusão está quando não sabemos justificar e explicar o que está acontecendo.

      Sendo assim, se uma pessoa já repousou no espírito, porque ela estaria confusa?

      O que lhe falta é apenas uma explicação e um acolhimento para que ele esteja tranquilo de que isto se trata de uma manifestação de Deus e não nossa e neste caso não podemos evitar e sim apenas aproveitar das suas graças.

      Qualquer duvida é só escrever.

      Paz de Cristo

      Sizenando

      Curtir

  4. EU QUERO PEDIR ORAÇÃO PARA OS MEUS PROBLEMAS PSICOLÓGICOS QUE EU NÃO ESTOU BEM ESTOU COM PENSAMENTOS NEGATIVOS, QUE ME DESTRÓI E ME DESESTRUTURA, EU NÃO CONSIGO MAIS TRABALHAR FAZ VARIOS ANOS….

    OBRIGADO

    REINALDO

    Curtir

  5. […] analisar os fatos cuidadosamente de acordo com a palavra de Deus e o Magistério oficial da Igreja Católica. […]

    Curtir

  6. Um comentário honesto e sem a manipulação carismática:

    Interessante a serenidade do presidente da Una Voce, em contraste com a ‘euforia’ dos fundadores da CN, Luzia, Cleto e Mons. Jonas Abib. Interessante como o Santo Padre, na foto, ouve atentamente o presidente da Una Voce. E o contraste enquanto Mons. Jonas tentava chamar a atenção de Bento XVI para si, ganhando um ‘ahn’ desinteressado…
    Jorge Luis

    Novembro 7, 2009 em 6:35 pm

    Onde se encontra o comentário:

    http://fratresinunum.com/2009/11/06/%e2%80%98una-voce%e2%80%99-junto-ao-papa/

    Curtir

    • Só espero que este não seja mais um traídor anti-semita que não acredita que existiu um holocausto, por falar nisso recei um vídeo com muitas fotos bem “MARAVILHOSAS” Que comprovam que o Nazismo matou mesmo um monte de judeus inocentes, filhos de sua própria terra e lhes roubou tudo que possuiam.

      Bento XVI tem que se preocupar mesmo muito com erstes traidores e olhar para eles cara a cara e perceber o quanto são falsos, quanto ao Padre Jonas, é mesmo já tão comum a RCC no seio da Igreja que o nosso maior expoente tenha sido tartado pelo Papa como um mero leigo, agora quanto ao transtorno que os tradicionalistas causam a Igreja, até mesmo a considerando como uma sequestradora de filhos alheios, por falar nisto, voccê duvida que o papa seja o nosso verdadeiro Papa ? então porque colocou aquele texto aqui que o chama de um farsante ? é esta farsa que vejo nesta foto, não na seriedade do papa Bento XVI e sim na farsa dos tradicionalistas que querem dar um golpe de estado e roubar a cadeira do Papa, poorque já se declararam como verdadeira Igreja e o Papa é o “Falso e está totalmente enganado”, não é isto que aquele texto que você postou aqui está dizendo ?

      Você é um farsante e ainda tem coragem de escrever aqui, tenha vergonha na cara Renato !

      Curtir

  7. É isso aqui que vocês carismáticos chamam de catolicismo?!!!

    http://www.flickr.com/photos/programarevolucaojesus/

    Quem quer amor de verdade, quer ….
    Ana Maria Nunes

    padre clovis na lama(no exato lugar de padre moderno)

    não entendo o porquê vendar os olhos, a doutrinação que recebem já faz isso automaticamente

    Se você ainda não fez sua inscrição tá por fora!( fora da heresia, ainda bem) Suas férias de janeiro serão revolucionadas aqui na Canção Nova!(certamente, tornando-se um propagador da sucursal protestante) Cinco dias de muita aventura, experiência com Deus(propaganda enganosa) e novas amizades te esperam!(quem encontra um amigo, encontra um tesouro,mas não é o caso!) De 13 a 17 de janeiro, aqui na sede da Canção Nova-Cachoeira Paulista, acontecerá o Acampamento Revolução Jesus. Muita lama(isso é verdade, vamos ser justos!!), superação de obstáculos e shows estão sendo programados!(só rindo).

    Muita atenção:

    Dom Altieri celebrando a missa na mata com a galera , Dom Alberto Taveira e Padres da Canção Nova garantem nosso encontro pessoal com Jesus. E quem curte um bom pop rock encontra lugar aqui.

    Tamu pasmos, galera alucinada!

    Veja

    O programa tem raízes numa palestra do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, com o tema “Revolução Jesus”

    padre jonas? não ostentam mais o título de monsenhor? Seria o peso da responsa galera?!

    Veja

    http://sucessaoaapostolica.blogspot.com/2009/11/quem-quer-amor-de-verdade-quer.html

    Tome vegonha na cara Sizenando!

    RESPOSTA:

    DE QUE ESTE MALUCO ESTÁ FALANDO ?

    DE UM ASSUNTO TOTALMENTE ALHEIO A ESTE BLOG !
    ESTÁ FALANDO DE UM ENCONTRO LÁ NA CANÇÃO NOVA EM SÃO PAULO
    EU MORO EM ANÁPOLIS – GOIÁS E NUNCA FUI NA CANÇÃO NOVA !
    NINGUÉM ME CONHECE POR LÁ E EU NÃO TENHO NADA A VER COM OS ENCONTROS QUE ELES PROGRAMAM E EXECUTAM, SE BEM QUE EU CONCORDO COM TODOS ELES.

    O QUE EU TENHO A VER COM ESTE ACAMPAMENTO ?

    VEJA SOBRE O QUE ELE ESTÁ FALANDO:

    O que é Revolução Jesus?

    ok-assinatura.jpg

    Em uma linguagem bem bacana super jovem mostramos como é possível ser Santo sem deixar de ser Jovem.

    Convivendo com a gente, os jovens vão se descobrir revolucionários. Acreditamos que o amor é a força mais poderosa que existe. Quem quer amor de verdade, quer ‘Revolução Jesus”. É a revolução do amor, não uma mera utopia ideológico-partidária, que pode de fato mudar o mundo! O programa tem raízes numa palestra do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, com o tema “Revolução Jesus”, em seus primeiros encontros com jovens, na década de 70.

    E hoje é mais que um program de TV, é uma missão onde temos encontros próprios para jovens bem como acampamentos profundamente dinâmicos e de encontro com Deus!

    Quarta-feira as 11h da noite ( ao vivo) e Domingo 5h da tarde ( reprise)

    É UMA ACAMPAMENTO DE FÉRIA PARA JOVENS EM JANEIRO PRÓXIMO E QUE NESTE CASO VOCÊ TAMBÉM É UM CONVIDAO.

    Se você ainda não fez sua inscrição tá por fora!
    Suas férias de janeiro serão revolucionadas aqui na Canção Nova!
    Cinco dias de muita aventura, experiência com Deus
    e novas amizades te esperam!
    De 13 a 17 de janeiro, aqui na sede da Canção Nova-Cachoeira Paulista, acontecerá o Acampamento Revolução Jesus. Muita lama
    superação de obstáculos e shows estão sendo programados!

    Curtir

  8. O homem que tinha duas mães.

    Por Marcela A. de Castro etc. […] … […]

    ………………………………………..

    Caro Renato

    Salve Maria

    Mais uma vez apaguei o texto copiado aqui

    http://fratresinunum.com/2009/11/07/o-homem-que-tinha-duas-maes/

    Este texto é uma vergonha lastimável.

    Você deveria ter vergonha por ter tido a coragem de “SUPOR” em sua ousadia humana que este texto pelo menos diga o que realmente queria dizer.

    Já que é uma parábola, evidentemente não Divina, mas articulada com a sabedoria do inimigo, pois denota evidentemente “DIVISÂO” e divisão não é a vontade de Deus, aja visto a atitude de acolhimento do Papa Bento XVI de uma Igreja Protestante inteirinha “IGREJA ANGLICANA”, eu nem diria que isto seria um ato de “ECUMENISMO”, mas simplesmente um ato de AMOR de um PAI que acolhe seu filho pródigo que retorna para casa, e em breve os outros virão.

    Mas caso, você como filho mais velho e “ORGULHOSO”, de ser o que é, fiél e verdadeiro desde criança, não será capaz de perdoar seu irmão pródigo, além de continuar odiando demosnstrando evidentemente uma não característica de “FILHO DE DEUS”.

    LAMENTO, suas acusações à sua verdadeira MÃE Igreja Católica, mas pelo visto, mediante o que diz a estória inventada, ou melhor, adaptada, você já considra sua verdadeira “MÃE” aquela que se estabeleceu em Econe e é dirigida por um homem morto e excomungado chamado Dom Marcel Lefebvre.

    Vejo que o nome de sua TIA não é Prudencia, mas é “IMPRUDÊNCIA”, OU SERIA MESMO “DESOBEDIÊNCIA”, sei lá, não conheço e nem pretendo conhecer a sua família, por isso não sei distinguir o nome de cada uma delas.

    Imagine só mais de um BILHÃO de filhos roubados em um hospital, imagine também, quanta mentira foi contata em cima de uma mãe desconhecida, se pelo menos fosse verdade o que se diz, mas é tudo falsidade, a começar por você que escreve por toda parte inverdades a meu respeito.

    Você é um mentiroso consagrado, porque além de não se importar com a minha verdade, ainda divulga mentiras a meu respeito e agora vem vender seu peixe como se fosse verdade absoluta, você não tem a menor moral, para anunciar nada como se fosse verdade, em primeiro lugar, deveria limpar a sua sujeira e pedir perdão a quem você prejudicou, mesmo que fosse o seu maior inimigo, caso contrário, toda palavra que for proveniente de você, será sempre encarada a primeiro plano como uma grande mentira.

    SE BEM QUE NESTE CASO, INDEPENDENTEMENTE DO QUE VOCÊ ACHA, ESTE TEXTO É LAMENTÁVEL PORQUE ESTÁ JOGANDO AREIA EM CIMA DO TRABALHO DE NOSSO PAPA BENTO XVI, QUE ELE EXECUTA COM TANTO AFINCO, PORQUE SABE QUE ESTA É A VONTADE DE DEUS E NÃO A DE UM GRUPO MINORITÁRIO E ORGULHOSO DE HOMNES QUE SÓ PENSAM NO SEU PRÓPRIO UMBIGO.

    Senhor, Perdoa-lhes porque não sabem o que fazem,,,

    JESUS AINDA É CAPAZ DE TI AMAR.

    Sizenando

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: