O Espírito Santo Repousa sobre Mim.


É ou não presunção ter coragem de

Proclamar a frase acima no título?



Jesus ficou de pé na Sinagoga na presença de uma multidão de Judeus e proclamou estas palavras, naqueles dias, se falar do Espírito de Deus presente em sua vida seria até considerado uma blasfêmia, mas a respeito de Jesus este fato foi testemunhado por muitas pessoas que presenciaram o seu Batismo nas águas do Rio Jordão.



(São João 1,33)

Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo.


(São Lucas 4,18)

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, […] 21. Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.


Porém, podemos dizer que esta ousadia não passou em branco e muitos Judeus começaram a perseguir Jesus pelo simples fato de que Ele pudesse realmente ser mesmo uma pessoa agraciada por Deus Pai, tanto é verdade que uma das acusações que levaram Jesus a morrer na cruz se tratava exatamente do fato de Jesus ser Filho de Deus, foi até um detalhe que os judeus tentaram modificar na inscrição feita por Pilatus que Dizia:


Jesus de Nazaré, Rei dos judeus.



O que traz espanto tanto para os Judeus como para os pagãos é exatamente o fato de que a placa escrita por Pilatos afirmava com certeza e sem sombra de duvida de que Realmente Jesus é o filho de Deus e verdadeiro herdeiro do trono de Israel, esta verdade foi confirmada e comprovada por todos aqueles que presenciaram os últimos momentos de Jesus na cruz.

João Batista disse: Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus. (São João 1,34)

Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo.

(São João 11,27)

Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! (São Mateus 16,16)

O centurião e seus homens que montavam guarda a Jesus, diante do estremecimento da terra e de tudo o que se passava, disseram entre si, possuídos de grande temor: Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus!

(São Mateus 27,54)


Sendo assim, é fato comprovado de que O Espírito Santo de Deus repousou sobre Jesus que era e continua sendo o Filho de Deus que deveria vir ao mundo cumprir todas as promessas do Pai feita pelos profetas do antigo testamento, mas a verdade é que Ele era o único Filho de Deus e uma de suas missões nesta terra era exatamente a adoção de uma multidão de Filhos para Deus, o interessante era que até então ninguém era filho de Deus a não ser Jesus, mas a sua morte nos deu o poder de nos tornarmos Filhos de Deus.

(São João 1,12)

Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus,

(Romanos 8,14 – 16)

Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.  15 – Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! 16 – O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. 17 – E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.



Não resta duvida, assim como afirma São Paulo de que somos Filhos de Deus e que pelos méritos da morte de Jesus na cruz recebemos o Espírito da Promessa que nos torna assim como Jesus “FILHO DE DEUS” e que assim como Ele também nos tornamos Herdeiros das riquezas de Deus, não apenas na vida futura mas também nesta vida podemos usufruir das graças Divinas.

(Romanos 8,29)

Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos.

A parábola do Filho Pródigo é uma prefiguração desta verdade, onde o Pai representa nosso Deus criador e os Filhos representam cada um de nós com nossas diferentes atitudes perante Deus, veja porém que em ambos os casos, tanto o filho pecador perdoado e o filho fiel e trabalhador recebem uma mensagem clara de que “TUDO QUE É DO PAI LHES PERTENCE”  e ainda mostra que estas graças são infinitas e indepreciáveis.

Após todas estas constatações, voltaremos à nossa primeira pergunta:

É ou não é presunção ter coragem de proclamar a frase: “O Espírito Santo Repousa sobre Mim!”?

É Lícito a nós pobres humanos mortais nos reconhecer como filhos de Deus ?

Seria verdade a proclamação de que o Espírito Santo de Deus Repousa sobre Mim ?

Bastaria dizer que: Segundo as promessas do antigo testamento (Jeremias, 31,31) (Ezequiel 36,26) e as confirmações de Jesus em (São João 14 e 16) o Espírito de Deus foi derramado sobre os homens que aceitaram as palavras de Jesus, fato narrado por São Lucas em (Atos 2,…) e que também seria derramado em todos aqueles que fossem Batizados no futuro porque a promessa é para todos nós (Atos 2, 39), sendo assim, proclamar esta frase nada mais é do que repetir tudo que está escrito na palavra de Deus, a menos que você não acredita nas palavras de Jesus ou que você ainda não foi Batizado na água e no Espírito de Deus!

Será que isto ainda é possível ?

Atos dos Apóstolos, 19, 1 a seguir:


1. Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as províncias superiores e chegou a Éfeso, onde achou alguns discípulos e indagou deles:

 2. Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo!

 3. Então em que batismo fostes batizados?, perguntou Paulo. Disseram: No batismo de João.

 4. Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus.

 5. Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.

 6. E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam.

Nossos amigos acima neste pequeno texto haviam abraçado a fé em Jesus e foram Batizados na água como o Batismo de remissão dos pecados, mas não receberam o Espírito Santo da Promessa e nem sequer ouviram falar que existia um Espírito Santo, quiçá uma Promessa, isto mostra que muitos não conhecem toda a verdade sobre sua fé e por isso vivem apenas aquilo que aprenderam, mas isto não anula o fato de que Deus nos prometeu e cumpriu a promessa de colocar em nós seu Espírito Santo, quem sabe, a partir de agora você também possa proclamar com toda a alegria de seu coração que este espírito Santo de Deus também repousou sobre ti no dia de seu batismo e que permanece em seu Coração consolidado e enraizado na fé de Cristo.



Proclame você também a partir de agora …


O Espírito de Deus Repousa sobre mim…




https://presentepravoce.files.wordpress.com/2008/03/presente-verm.jpg?w=130&h=120

 


Deixar um Comentério aqui.