Ruah ! O Vento do Espírito.

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

“A vida no Espírito, a vida em renovação, é ‘uma forma de vida’ vivida na inspiração e moção do Espírito.”

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos:  Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém”.

 

RUAH - VENTO DO ESPÍRITO

O Espírito Santo é nomeado explicitamente na fórmula trinitária, onde ele é a terceira Pessoa, Ele vem a nós pelo sinal da cruz de Cristo.

 

“Em nome do Pai, do Filho

e do Espírito Santo. Amém,”

“Precisamos conhecer a pessoa do Espírito Santo e a sua presença vivificante na nossa vida. Não é fácil! Com efeito, a variedade de imagens que encontramos na Escritura relativas ao Espírito Santo – vento, fogo, sopro – são sinal da nossa dificuldade em exprimir uma noção articulada sobre Ele. E todavia sabemos que é o Espírito Santo, silencioso e invisível, quem proporciona orientação e definição ao  nosso testemunho sobre Jesus Cristo” (Papa Bento XVI – Sidney, Austrália, 2008).

A palavra hebraica usada para significar o Espírito Santo, traduzida para o grego (pneuma) e para o latim (spiritus), é Ruah. Refere-se ao fenômeno físico do ar sempre em movimento. “Os hebreus consideravam o Ruah como o princípio vital do homeme, pois onde existe Ruah, lá existe a vida”.

O Espírito Santo “é a expressão pessoal do amor infinito de Deus. Plenitude de amor com que se amam o Pai e o filho. É a fonte de amor.” O espírito nos leva a descobrir a imagem de Deus como Pai. É  o poder da Trindade. É uma pessoa real que sente, percebe, responde, ama, se ofende, fala.

O Espírito Santo procede do Pai e do Filho por Expiração de amor (é fruto do amor com que Eles Se amam mutuamente Um ao Outro). É o amor em Pessoa. O espírito Santo Se dá a todos nós: “Se conhecêsseis o Dom de Deus e Quem é Aquele que te pede de beber, tu é que Lhe terias pedido de beber e ele ter-te-ia dado uma água viva” (Jô 4,10).

“Quando recebemos em nós as três Pessoas Divinas, o Espírito é-nos dado com a missão de preparar devidamente os nossos corações para uma perfeita compreensão da obra visível da nossa Redenção, levada a cabo por Jesus Cristo.”

“Quem poderá satisfazer o desejo humano essencial de ser alguém, viver imerso na comunhão, ser edificado, ser guiado para a verdade? O Espírito Santo… Esta é a sua função: levar a termo a obra de Cristo. Enriquecidos pelos dons do Espírito, vós tendes a força de ultrapassar as visões parciais, a utopia vã, a precariedade fugaz e oferecer a coerência e a certeza do testemunho cristão.  O Espírito mantém a Igreja unida ao seu Senhor e fiel à Tradição apostólica. É o inspirador das Sagradas Escrituras e guia o povo de Deus para a plenitude da verdade (cf. Jo 16, 13). Por estes variados modos, o Espírito é o «dador de vida» que nos conduz mesmo até ao coração de Deus. Assim, quanto mais consentirmos ao Espírito Santo que nos guie, tanto maior será a nossa configuração a Cristo e mais profunda a nossa imersão na vida de Deus uno e trino. Por isso, o Espírito Santo atrai-nos delicada mas resolutamente para aquilo que é real, duradouro, verdadeiro. É o Espírito que nos reconduz à comunhão com a Trindade Santíssima. Agostinho interroga-se: é o amor ou o Espírito que garante o dom duradouro? E a conclusão a que chega é esta: «O Espírito Santo faz-nos habitar em Deus e Deus em nós; mas é o amor que causa tudo isto. Portanto, o Espírito é Deus enquanto amor» (De Trinitate, 15, 17, 31). É uma explicação magnífica: Deus compartilha-Se como amor no Espírito Santo. Que mais poderemos saber partindo desta intuição? O amor é o sinal da presença do Espírito Santo. O Espírito é «o dom de Deus» (Jo 4, 10) – a fonte interior (cf. Jo 4, 14) – que sacia verdadeiramente a nossa sede mais profunda e nos conduz ao Pai. O Espírito Santo é Deus que eternamente Se dá; como uma nascente perene, Ele oferece-Se precisamente a Si mesmo” (discurso do Papa Bento XVI aos jovens, em Sidney, Austrália).

Santo Irineu nos diz que o Espírito Santo é: “a nossa própria comunhão com Cristo.”

O Espírito Santo, nos faz homens e mulheres novos como fez com Francisco de Assis, Teresa de Ávila, Terezinha de Jesus, João de Deus, Camilo de Lellis, Bento, Inácio e tantos outros. Ele nos transforma e nos torna discípulos verdadeiros de Jesus Cristo. Pessoas com coragem de assumir e testemunhar sua fé com um renovado ardor missionário.

O Espírito Santo continua presente na Igreja para ensinar e recordar (Jô 14,26), para conduzir à verdade plena (Jô 16, 13), para anunciar as coisas futuras (Jô 16, 13-15), para testemunhar (Jo 15,26) e para argüir a respeito do pecado (Jo 15,26). Portanto, é o Espírito Santo que irá irradiar a verdade de Cristo no coração de sua igreja e no coração de todas as pessoas até a consumação dos tempos (Jô 16, 13).

” Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo”. (At 1,8)

.

Vinde Espírito Santo,

derrame sobre nós a Tua Luz.

Mostre-nos a verdade.

Ilumine os nossos caminhos.

Vinde, Espírito Santo,

bondade infinita, bondade sem igual.

Vinde, Espírito Santo,

mostre-nos os projetos do Pai.

Vinde, Espírito Santo,

caminho de salvação,

pelo qual nós possamos ser

alimentados, consolados,

fortalecidos, encorajados a

nos entregar

inteiramente a vós,

percorrendo um caminho

de luz, durante todo este Seminário.

Modele-nos, transforme-nos,

para que

possamos amar de verdade,

experimentar Cristo,

encontrar a verdadeira paz e

testemunhar, com a vida,

que Jesus é o Senhor.

Amém

Semeando a cultura de Pentecostes





3 Respostas

  1. Olça, gente boa,amo de paixao o Espirito santo,sou catequista a 18 anos,e mais ainda pude amar quando joao PauloII ficou doente e morreu,a ação do E.S.foi tao forte que eu adotei ele e J.Paulo IIcomo meus protetores. Logo em seguida meu filho ficou doente e estava sem cura, onde me ajoelhei e pedi a intercessão deles em minha vida naquele desespero de mae,e o Kleber ficou curado ,Graças a Deus e a eles este testemunho preciso mandar p o Vaticano mas nao sei como,e outros casos tbm de amigos e eu continuo rezando ,pedindo e recebendo graças…gente nao me deixem na mao uma eterna devota obrigada

    Curtir

  2. Senhor,
    Dai-me força para superar todos os problemas que estão acontecendo na minha vida…Conceda-me a sua graça ò Deus todo poderoso. Amem!

    Curtir

  3. Senhor

    Derrama sobre a minha vida, a sua graça e o seu Poder.

    Faça em minha vida um novo Pentecostes

    AMEM

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: