Catequese, caminho para o discípulado.

Este é o 6º tema da Semana da Família:

Catequese, caminho para o discipulado.

Duas palavras se destacam no titulo acima:

Catequese e Discipulado.

Sermao_da_Montanha[1]

Nós já estamos acostumados a ouvir a palavra Discípulo, Sabemos que Jesus teve doze Discípulos incluindo um que o traiu entregando-o a morte.

Mas, o que é ser Discípulo ?

Hoje nós temos escolas e faculdades onde aprendemos tudo que precisamos saber para viver melhor e se quisermos saber um pouco mais sobre qualquer assunto, basta fazer um curso de especialização, se alguém quiser saber um pouco mais sobre Deus, precisaria fazer um curso de teologia.   Em cada um destes casos, teríamos um professor especializado em cada assunto em particular para nos ensinar aquilo que ele sabe e tem como testemunhar a veracidade da teoria que está sendo ensinada.

A escola tem causado um grande avanço na humanidade, que quanto mais sabe, mais aprende e acabamos armazenando todo o nosso conhecimento em livros que se tornam de fácil acesso a outras pessoas no futuro, sendo que a internet tem facilitado ainda mais esta memória conjunta e armazenado todo o conhecimento da humanidade.

Mas nem sempre foi assim, a Família sempre foi e será o primeiro lugar onde aprendemos os princípios fundamentais de nossa vida, seja simples conhecimentos de uso diário ou profundos conhecimentos de sabedoria e também os conhecimentos relacionados à nossa religião e nosso relacionamento com Deus. Basicamente podemos dizer que somos Discípulos e Catequistas em nossa própria casa também, já que é em nosso lar que devemos ensinar e viver o evangelho em primeiro lugar.

Na época de Jesus se quiséssemos aprender alguma coisa mais específica e principalmente algo mais espiritual, deveríamos procurar uma pessoa com o conhecimento, experiência e sabedoria para ensinar este conteúdo.  Estas pessoas eram chamadas Mestres e seus alunos eram os Discípulos.   Portanto Jesus era tido como um professor e simplesmente ensinava aqueles Discípulos uma nova maneira de ser e viver. Primeiramente foram atraídos pela sua sabedoria, depois pelos seus milagres e depois porque realmente reconheceram que Ele era mais do que um simples homem ou apenas mais um profeta peregrino e sem ter um teto onde reclinar a cabeça.

Reconheceram que Ele era o Filho de Deus, o Messias prometido pelo Pai.

E por isso repetimos nós também as palavras de São Pedro:

“A quem iremos nós, só tu tens as palavras da vida eterna…”

(São João 6,68) [Leia mais…] – Biblia Católica On Line

Neste Momento São Pedro faz uma escolha em nome de todos os outros discípulos e também representa a cada um de nós hoje que fomos Batizados, já que nenhum deles se afastou de Jesus naquele momento e todos assumiram aprender tudo o que Jesus  lhes propunha, também aceitaram o compromisso de ensinar tudo o que aprenderam para as outras pessoas que viviam espalhadas por todo o mundo.

De Discípulos se tornariam Mestres e testemunhos de tudo que Jesus realizou. Entre as últimas palavras de Jesus se encontra a famosa frase que resume todo este texto acima:

“E Jesus disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura…”

(São Marcos 16,15) – [Leia mais…] – Biblia Católica On Line.

Ide_ao_Mundo.

Catequese, nada mais é do que colocar em prática esta palavra de Jesus e ensinar tudo aquilo que Ele nos ensinou, logicamente a nossa Catequese hoje está esquematizada em forma didática para ser dirigida a crianças e também a adultos.

Se pensarmos bem, estes ensinamentos se desdobram e explicam outros textos do antigo testamento que já ensinavam as palavras de Deus antes da chegada de Jesus e ainda continuam com o Ministério do Espírito Santo Paráclito que o Pai enviou para estar sempre conosco.

A Catequese que recebemos nos torna Discípulos que se tornam novos Catequistas para formar novos Discípulos e assim a Palavra de Jesus chegou até nós hoje e chegará até os confins da terra.

Os Discípulos ultimamente se contentaram apenas com este título e se esqueceram que já estão formados e devem agora catequizar aos outros que não conhecem a Jesus, relembramos a poucos dias o Bom Pastor, quando Jesus chora ao ver as multidões sabendo que eram ovelhas sem Pastor, um rebanho correndo os perigos do mundo sem ter quem lhes ensine a verdade e conduza aos caminhos de Deus.

Nós somos estes Catequistas, nós somos estes Pastores, nós somos estes Mestres que deveriam ensinar a verdade ao mundo para que ele se salve, mas muitos de nós preferimos ficar de braços cruzados esperando sei lá o que.

O mundo precisa de Jesus já, hoje e agora, devemos assumir o nosso compromisso de verdadeiros Cristãos e Catequizar todos aqueles que estão à nossa volta.

Catequizar é formar Discípulos a viverem assim como Jesus viveu, não como eu sou, mas como Jesus foi, é e sempre será.

Ps: Acho que nem preciso salientar de que a Igreja precisa de pessoas dedicadas e disponíveis para ensinar esta verdade às nossas crianças, que precisam conhecer a verdade antes que o mundo lhes ensine a mentira.


http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/cristo-maravilha.jpg

http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/jesus-te-ama.jpg http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/eucaristia.jpg

.

2 Respostas

  1. por favor, preciso de esclarecimentos ou algum artigo sobre o tema : “Família, espaço do encontro”. Trabalharei este tema em minha paróquia, necessito de mais informações com urgência.
    Desde já agradeço a disponibilidade de vocês.
    Paz e bem!
    Luciana

    Resposta:

    Estou neste exato momento escrevendo um texto sobre este primeiro assunto, é só uma meditação a respeito do tema, que já li e na verdade é muito vasto, creio que entre todos é o que se poderia falar bem mais, já tenho dois temas disponíveis que entram um pouco na meditação deste assuno, estão indicados aqui no link abaixo:

    Vinho, muito vinho, O primeiro Milagre de Jesus foi totalmente dedicado ao Matrimônio.

    mas em breve, ainda hoje colocarei outro texto sobre o assunto.

    Paz de jesus.

    Curtir

  2. Estava procurando maiores esclarecimentos sobre esse tema para preparar o encontro da semana da família, fico muito satisfeita em ter encontrado aqui mais esclarecimentos. Também me pergunto, o que estamos fazendo que a catequese anda tão sem motivação tanto por parte de catequistas, quanto dos catequisandos? Somos nós (pais e mães) que nao estamos catequisando efetivamente?

    Obrigado:

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.