Missões, um Projeto de evangelização.



O Projeto das Missões redução-jesuítico guarani, que visava evangelizar e catequizar os índios da Bacia do rio Prata no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguay, foi um projeto que deu certo e funcionou por mais de 150 anos até que o imperialismo interferiu no crescimento da nova civilização, que até então se formava no centro da América Latina, que já tem por si só, a fama de berço de diversas outras civilizações pre-colombianas, que aqui nasceram e cresceram, mas com a chegada da colonização espanhola praticamente desapareceram do mapa.

Resumo do Resultado das missões no Brasil

E Região da Bacia do Rio Prata.

Texto original Parcial hospedado em:http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/missoes.shtml

Missões: as raízes ocultas da América

Por André Campos e Redação Mochila Brasil

….Numa região entrecortada pelos rios Paraná e Uruguai, que inclui territórios do Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai e Uruguai, escondem-se os vestígios de um dos mais importantes – e desconhecidos – capítulos da história da América Latina. Um capítulo que começou em 1603, quando os padres jesuítas, a serviço de um amplo projeto de conversão espiritual dos povos indígenas da Bacia do Prata, fundaram a primeira redução-jesuítico guarani da região. Lá viveram milhares de índios guaranis catequizados, num sistema de cooperação social que combinava o solidarismo e a reciprocidade da cultura guarani às inovações técnicas trazidas da Europa (como a escrita, a imprensa e a metalurgia).

…..O desenvolvimento e a expansão do projeto levaram à formação de 30 povoados do gênero na região. Durante 150 anos, eles formaram uma sociedade interligada que chegou a abrigar mais de 100 mil pessoas, entre guaranis e jesuítas, e que desenvolveu uma arquitetura, um planejamento urbano e um modo de vida considerados únicos em toda a história da humanidade. Disputas pelo controle desse território, envolvendo as coroas portuguesa e espanhola, determinaram a decadência e a gradual dissolução das Missões jesuítico-guarani. Nos locais onde elas floresceram restam hoje apenas as ruínas de uma sociedade dizimada através da força colonialista e do derramamento de sangue indígena.

……Em 1983, as ruínas remanescentes das Missões foram declaradas Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco, formando hoje a base do chamado Circuito Internacional das Missões. Além das belezas arquitetônicas restantes, a região oferece ao viajante museus com a arte sacra produzida pelos guaranis evangelizados, muita informação histórica, belos rios e lindas paisagens modeladas pelo clima temperado. Ela também proporciona o contato com um povo e uma cultura única em todo o continente, formados a partir de uma combinação absolutamente singular entre os costumes do homem branco e dos povos guaranis.

QUER SABER MAIS CLICK AQUI NO UOL.


Missões no Brasil. COMO UMA BOMBA


Deixar um Comentério aqui.