Ministério para as Famílias na RCC.


APRESENTAÇÃO


Ministerio_para_as_familias


1- O QUE É MINISTÉRIO PARA AS FAMÍLIAS?


É o organismo dentro da Renovação Carismática Católica, responsável pela evangelização, acompanhamento e formação das famílias.

Não somos apenas um grupo de pessoas que participa de Grupos de Oração e realiza encontros para evangelização de casais. Queremos ser um trabalho pastoral que leva a vocação do ser família de Deus muito a sério. Nosso olhar está sobre a família como um todo e de qualquer maneira que ela se apresente, oferecendo caminhos para sua santificação para que tenha vida espiritual e social digna.


2- COMO SURGIU?


Surgiu diante da urgência da evangelização do homem em seu contexto na vida social. A família é a primeira célula da sociedade, é o santuário da vida, é onde nasce e cresce a vida humana salva por Jesus na Cruz. É onde o amor floresce e encontra sua mais simples, completa, e profunda forma de se manifestar. É “esperança e alegria” para o homem, como diz João Paulo II. A Família é o bem mais importante da sociedade, e por isso a RCC como movimento que é conduzido pelo Espírito de Deus para a renovação do homem total, não poderia deixar de olhar para a família, que mais do nunca precisa de um nascer de novo, nascer para aquilo que Deus projetou desde o início para ela: “Crescei e multiplicai-vos”. A família conduzida pelo Espírito Santo é a família que formará a civilização do amor que tanto nos falava o Papa Paulo VI.


3- POR QUE FORMAR ESTE MINISTÉRIO EM SEU ESTADO, DIOCESE, CIDADE OU GRUPO DE ORAÇÃO?


Para que, através de um trabalho alinhado à Ofensiva Nacional, possamos trazer a família para dentro do PROJETO DE DEUS. Este desafio envolve desde a restauração completa das famílias já constituídas, com ou sem problemas, orientação a jovens, preparando-os para se tornarem novas sementeiras da verdade e da luz, até a proteção das crianças, para que estas possam desenvolver o potencial do amor de Deus recebido na sua criação.


4- COMO FORMAR ESSE MINISTÉRIO?


NA DIOCESE – Através de um casal coordenador Diocesano do Ministério para as famílias, nomeado pela coordenação Diocesana da Renovação. Este casal manterá contato com os coordenadores de cidades, foraniais, vicariatos, decanatos e se for o caso Paroquiais dando todo apoio e informações necessárias sobre os rumos do Ministério para as Famílias, de acordo com a Ofensiva Nacional da RCC.

NA FORANIA, VICARIATO, DECANATO – Através de um casal escolhido pela coordenação Diocesana do Ministério para as Famílias, em conjunto com os coordenadores Diocesanos da RCC. Este casal ficará responsável pela implantação e pastoreio do Ministério para as famílias na RCC, na forania, decanato, vicariato.

NAS CIDADES / PARÓQUIAS – O coordenador da RCC das Cidades, Foranias, Vicariatos, escolherá um casal para animar ou ser o coordenador Paroquial do Ministério pra as famílias, que fará com que retiros de primeiro anúncio, seminários de vida no espírito e formação com conteúdo dirigido às famílias aconteçam conforme orientação Nacional, Estadual, Diocesana.


5- COMO FAZÊ-LA ACONTECER?


De acordo com a realidade de cada local, em comunhão com o Bispo e com o Pároco. Procurar desenvolver, conforme orientações contidas no projeto nacional para o Ministério para as famílias, atividades específicas dando atenção especial aos cônjuges, jovens vocacionados à vida familiar na sua preparação para o casamento, às crianças, aos viúvos e às famílias incompletas.

Devemos procurar, no que depender de nós, a comunhão com o clero e outros movimentos familiares da igreja para fortalecer o trabalho de pastoral sem, no entanto perder a vocação a que fomos chamados como Renovação Carismática Católica.

Wilson e Marli Rossi Gabriel
Fonte: rccbrasil.org


Ministério para as famílias


 Aprofundamento de Casais


FAMÍLIA



UM PROJETO DE DEUS



Uma resposta

  1. Olá sou o Adir, da Arquidiocese de Niterói e gostaria de partilhar com este Ministério o site do V Congresso dos Católicos em Células
    que acontecerá na Diocese de São José dos Campos nos dias 01, 02 e 03 de Maio com oTema: “Células, comunidades da comunidade”. Será uma oportunidade excelente de conhecer uma metodologia de evangelização que pode levar as nossas comunidades a serem uma grande família de pequenas famílias que se reúnem nos lares para Viver a experiência dos primeiros cristãos quando Jesus era anunciado no Templo e pelas casas. ( cf. At, 5,42)

    Acesse:www.catolicosemceleulas.com.br/congresso
    http://www.paroquiaespiritosanto.com.br
    http://www.comunidadefanuel.com.br

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: