Um Oceano de plástico.

.A poluição já chegou a índeces alarmantes.

Prestem atenção nestes dados,

são de arrepiar…!!!

Um Oceano de plástico

Durabilidade, estabilidade e resistência à desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.

Foto do vórtex

No oceano Pácífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de
1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico.
Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

Ocean Plastic

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.



Tartaruga deformada por aro plástico

A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. ‘Como foi possível fazermos isso?’ –
‘Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo’.
Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de

Curtis Ebbesmeyer, em
algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia
alimentar marinha.

Todas a peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave

Segundo PNUMA, o programa das Nações Unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas
todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.
Fontes:

Ver essas coisas sempre servem para que nós repensemos nossos valores e pricipalmente nosso papel frente ao meio ambiente, ou o ambiente em que vivemos.

Antes de Reciclar, reduza!
.

Reboliço sobre previsões do Fim dos dias.

PRESENVE O SEU PLANETA



ELE É A SUA CASA

2 Respostas

  1. Todos nós, que lemos reportagens deste tipo de total abodono a natureza ficamos indignados e apreensivo com o nosso futuro aqui na terra.O que será de nossos filhos e netos?Essa pergunda infelizmente se não ouver uma itervenção URGENTE o final nós já sabemos.Se a humanidade como um todo não lutar para combater esse crime ambiental,que começa em nossas casas e chega a lugares como esse que nos estamos vendo no estomago de um animal, um dia pode parar dentro do estomago da humanidade.

    Curtir

    • Resposta:

      Infelizmente hoje o mundo é dominado e governado por sistemas multinacionais onde a cabeça e o coração é composto por um sistema dominante e não por pessoas que vivem e sentem.

      Uma empresa multinacional não faz o que seu presidente propõe, caso ele queira quebrar a regra será substituído, no sistema governamental é a mesma coisa e as pessoas se tornaram escravas e dominadas pelo sistema, portanto para se fazer alguma coisa que beneficie o planeta a curto prazo e salvem o futuro é preciso derrotar o sistema, só que infelizmente existem muitos passageiros a bordo de cada sistema e será inevitável crises, afinal um sistema como este é comparável a um Titanic em alta velocidade em alto mar, ele é poderoso e implacável, pode ser derrotado, mas inevitávelmente muitas pessoas padecerão o efeito de um obstáculo colocado bruscamente em sua frente, como todo Titanic a maleabilidade de um sistema que navega no mundo hoje é muito limitado e não consegue parar ou mudar de curso em pouco espaço de tempo ou em poucos metros percorridos.

      A verdade é que qualquer mudança hoje neste sistema só começará a dar resultados daqui a muitos anos e a situação que vemos hoje parecerá que está piorando e etc.

      É por isso que é urgente e para ontem efetuarem mudanças no pensamento das pessoas que foram induzidas ao consumismo de coisas descartáveis e poluentes pelas grandes multinacionais que hoje dominam o comêrcio mundial.

      Quando que as pessoas comprarão alguma coisa mais cara que não seja descartável, preferirá comprar sempre aquilo que é barato, se usa hoje e joga fora amanhã, só que este lixo continuará poluíndo o planeta por no minimo 500 anos, faça a conta do acúmulo de todo lixo que você já produziu, tod ele ainda existe e já é equivalente à uma montanha, só que haverá um momento onde já não existirá espaço na terra para jogar fora todo este lixo descartável, então ficará muito caro para aqueles que ainda estiverem por aqui o custo para a reciclágem e aproveitamento de tudo isso. O Japão hoje já está pagando bem caro para reciclar as garrafas PET e desenterrar o lixo eletrônico que foi enterrado e não reaproveitado, este será o nosso futuro, quem fabrica um aparelho terá que reaproveitar o material que foi usado no aparelho velho, nada poderá ser simplesmente enterrado em um lixão, a não ser que seja coisas biodegradáveis e que não poluam o ambiente.

      Sizenando

      Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: