Vem Espírito Santo, Vem !!!


VINDE SANTO ESPÍRITO CRIADOR.




O Espírito Santo é a alma da Igreja e principalmente desta renovação e deste rejuvenescimento. Comecemos nossos dias dizendo, com o primeiro verso do hino em sua honra: “Veni, creator Spiritus”: Vem, Espírito criador, renova em minha vida o prodígio da primeira criação, sopra sobre o vazio as trevas e o caos do meu coração, e guia-me para a realização plena do “plano inteligente” de Deus sobre minha vida.

Raniero Cantalamessa:O Espírito Santo, na criação e na transformação do cosmo

2009-03-13- Quaresma 2008 na Casa Pontifícia – Na Presença do Papa Bento XVI



Veni Creator Spiritus

Hino “Veni Creator”,

ao Espírito Santo

Veja a letra completa



Este é um Hino cantado na Igreja nas mais sublimes cerimônias, foi composto no Século IX e é o mais conhecido por toda a Igreja, existem varias versões  em Gregoriano, este hino é claramente uma Invocação, um convite e um chamado ao Espírito Santo Criador, para que venha sobre nós, assim como em Pentecostes.

Mediante um hino como este cantado por toda a Igreja e sem nenhuma restrição é de se estranhar porque aqueles que o cantam não queiram que realmente aconteça o que estão cantando.

É muito comum ouvirmos aquela frase que diz:

“Quem canta, Reza duas vezes…”, afinal de contas um canto ou uma oração é uma comunicação e não apenas palavras soltas ao vento sem sentido, se pedimos que o Espírito Santo venha, devemos então nos preparar e esperar por Ele como os Apóstolos esperaram no Cenáculo o primeiro Pentecostes.

No antigo testamento não existia a possibilidade de que este Espírito fosse convocado ou chamado pelos homens para que entrasse em seu coração, porém Deus concedia este benefício a algumas pessoas com o intuito de usa-las como guias dos demais, como por exemplo os profetas, Moisés, Saul e o Rei Davi que foi especificado esta ação do Espírito Santo em suas vidas.


(I Samuel 11,6) – Ouvindo isso, o Espírito do Senhor apoderou-se de Saul, e ele encolerizou-se.




(I Samuel 16,13) – Samuel tomou o corno de óleo e ungiu-o no meio dos seus irmãos. E, a partir daquele momento, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. Samuel, porém, retomou o caminho de Ramá.

Este benefício no entanto não estava ao alcance de qualquer um e nem se cogitava a ideia de que alguém pudesse querer ou desejar ter esta graça, na verdade esta é a ideia que permanece formada em nós devida a leitura do velho testamento, afinal as histórias do velho testamento ficaram muito mais difundidas em nossas vidas desde criança através de desenhos e historias bíblicas dos personagens Bíblicos que viviam na antiga aliança e que portando viviam sob estas regras aqui apresentadas para o Judaísmo e não para o Cristianismo.

Para o Novo Testamento e para a Nova e Eterna Aliança Deus promete algo diferente dizendo:

(Hebreus 8,7) – Porque, se a primeira aliança tivesse sido sem defeito, certamente não haveria lugar para outra.

10.Mas esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel depois daqueles dias: imprimirei as minhas leis no seu espírito e as gravarei no seu coração. Eu serei seu Deus, e eles serão meu povo. 11.Ninguém mais terá que ensinar a seu concidadão, ninguém a seu irmão, dizendo: “Conhece o Senhor”, porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior.

(Jeremias 31, 31.) – Dias hão de vir – oráculo do Senhor – em que firmarei nova aliança com as casas de Israel e de Judá. 32. Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles. 33. Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel – oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo. 34. Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos – oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.

(Ezequiel 36,27)– 25. Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. 26. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. 27. Dentro de vós meterei meu Espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos.

Além destas promessas ainda existem outras principalmente a de Joel cap 3 que São Pedro se refere a Ela no dia de Pentecostes justificando aquele acontecimento e ao mesmo tempo ligando-o a todo o futuro da Igreja a partir daquele momento.

A Igreja começou em Pentecostes, ela deu seu primeiro passo no momento que São Pedro Ficou de Pé naquela multidão e começou a Pregar, e conta que o resultado foi uma conversão de cinco mil homens em uma só pregação, o que se pergunta é quando foi que nós nos afastamos deste Pentecostes, já que hoje encontramos tantas pessoas negando a existência sequer deste Pentecostes e proclamando que foram os protestantes que o inventaram recentemente no início do século XX.

Em (Gálatas 3, 1 a 3) –  1.Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou a vós, ante cujos olhos foi apresentada a imagem de Jesus Cristo crucificado? 2.Apenas isto quero saber de vós: recebestes o Espírito pelas práticas da lei ou pela aceitação da fé? 3.Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne? 4. Ter feito tais experiências em vão! Se é que foi em vão! …


Já naquele tempo se observava a tendência dos homens a se afastarem da dependência do Espírito Santo (João 14) e se aperfeiçoarem apenas na sabedoria humana baseada em suas experiências humanas e abandonando por completo a Espiritualidade, São Paulo escreve aos Gálatas esta carta exatamente porque os Cristãos estavam voltando ao Judaísmo e abandonando o Cristianismo.

Durante todos estes anos que se passaram, foi se criando estas barreiras e impedimentos para que nós nos aproximássemos do Espírito Santo, sendo que no princípio aconteceu exatamente o contrário, porque foi exatamente quando nos aproximamos dele e o esperamos que viesse em Jerusalém no dia de Pentecostes.

Jesus mandou que seus discípulos permanecessem em Jerusalém e aguardassem o cumprimento da Promessa, não consta, porém que tenham chamado ou invocado o Espírito Santo naquele dia, consta somente que estavam preparados, esperando, jejuando e orando nesta intenção, mas não consta o conteúdo destas orações que poderiam ser claramente, “Senhor cumpra suas promessas em nossas vidas e etc…” afinal era isso que esperavam.



Atos 1, 4. …ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; 5. porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. 6. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? 7. Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, 8. mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo.


Estas palavras de Jesus se realizaram no dia de Pentecostes (Atos 2), 50 dias após Jesus ter ressuscitado dos mortos e como está escrito houve mais de 10.000 testemunhas oculares, porque Jerusalém estava repleta de visitantes naquele dia, dizem estimativas que na Páscoa e Pentecostes afluíam mais de 1 milhão de Judeus ao templo em Jerusalém para cumprirem seus preceitos Religiosos, por isso Deus escolheu o dia em que seu Povo estava todo reunido no mesmo lugar para espalhar a notícia de uma vez só para todos os cantos da terra.

Alguns dias depois São Lucas relata um fato curioso e um tanto quanto estranho.  Hoje o Sacramento da Crisma está praticamente fundamentado em parte em cima destes versículos que se seguem.

Atos 4, 29. Agora, pois, Senhor, olhai para as suas ameaças e concedei aos vossos servos que com todo o desassombro anunciem a vossa palavra. 30.  Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios pelo nome de Jesus, vosso santo servo! 31. Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciaram com intrepidez a palavra de Deus.

Este fato aconteceu cerca de dez dias após o Pentecostes e a palavra afirma claramente que Eles oraram pedindo o Espírito Santo e o resultado foi que  todos ficaram cheios do Espírito Santo novamente, mediante tal afirmação vem fica uma pergunta a ser respondida:  Se ficaram cheios lá em (Atos 2),por que haveria necessidade de pedirem novamente aqui em Atos 4, 29 ?

A resposta é simples, é porque nosso pecado e as lutas do dia a dia nos esvaziam do Espírito Santo, não que o extinga por completo imediatamente, mas vai enfraquecendo aos poucos e é como a nossa alimentação diária, precisamos repor as nossas forças para continuar a nossa caminhada.

Por isso a Igreja jamais deixou de pedir, invocar e implorar a presença do Espírito Santo de Deus em nosso meio, porque necessitamos d’Ele assim como a corça necessita das águas refrescastes, assim como o sedento no deserto deseja saciar a sua sede, e a verdade é que quanto mais nos enchemos d’Ele mais sentimos a vontade de permanecer em sua presença para sempre.

Texto completo em World.Doc.



Em PPS/PPT – Power Point

As mais conhecidas Orações e

Invocações do Divino Espírito Santo.







3 Respostas

  1. eu adorei esse site me fez refleti que eu tenho que volatr para casar de deus mais não sei que acontece comigo parece que tem sempre uma coisa que me puxa para tras. mais vou conseguir
    bjs
    att: luna santos

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.