Arcebispo pede que os fiéis não batam palmas na missa!


Isto é verdade?

O arcebispo proibiu mesmo que se batesse palmas na Santa Missa?


Vejamos o texto original:


(AsiaNews) O prelado pede aos católicos que se abstenham de “aplausos inapropriados durante a missa”, lembrando que a Eucaristia é “um memorial do Calvário”. Se isso não for cortado o mais rápido possível, declara o bispo Villegas, o aplauso “pode ​​nos roubar o verdadeiro significado da liturgia e adoração cristã” .



E ele pergunta: “Alguém teria aplaudido enquanto Cristo subisse ao Calvário? Será que a Mãe Santíssima ou João, o favorito dela, teriam feito isso?


Claro!

Não existe novidade neste texto, é o mesmo que já foi divulgado anteriormente usando o nome do Papa Bento XVI.

O motivo também se trata do mesmo.

Ele se refere a APLAUSOS DURANTE a Santa Missa ou após apresentações ou pregações, isto porque, “TALVEZ” o povo esteja abusando deste dispositivo e atrapalhando a concentração no objetivo maior que é a Celebração em si, como não conhecemos o verdadeiro motivo LOCAL pelo qual o Arcebispo se motivou a fazer tal advertência, podemos dizer que, na verdade não se trata de “PALMAS” E SIM DE APLAUSOS que são duas coisas bem diferentes, mas os tradicionalistas usam a tradução errada propositalmente como “PALMAS” NO SENTIDO GENÉRICO para que fique subentendido que se trata de qualquer tipo de Palmas e não somente aplausos como o que teria sido a motivação do texto original.


A VERDADE É QUE SE TRATA DE UMA

MENTIRA DESLAVADA.


A Santa Igreja ou a Santa Sé, nem mesmo o Papa Francisco ou nenhum outro Papa anterior emitiu um documento que proibisse ou impedisse que se usasse palmas ou até mesmo aplausos durante uma celebração litúrgica, apenas se instrui que a usem de maneira moderada e em seu devido lugar.

Já que estamos iniciando mais uma quaresma, que fique bem claro que é de comum acordo que durante a quaresma não se usa nenhum tipo de APLAUSO e nem mesmo PALMAS durante uma celebração Litúrgica, porque é um tempo de PENITÊNCIA.

Gostaria de salientar que:  Se os tradicionalistas de plantão que emitem opiniões e ordens papais e as divulgam pela internet com o intuito de abafar o avanço do movimento de Renovação Carismática na Igreja, digo-lhes que estão perdendo o seu tempo.   Porque não são as palmas que motivam o movimento Carismático e sim é o próprio ESPÍRITO SANTO DE DEUS QUE NOS MOVE E QUER UMA RENOVAÇÃO PLENA NA SUA IGREJA antes que venham os dias do fim “Atos, 2,20”. e as palmas são apenas uma mera demonstração de nossa alegria de viver uma vida nova em Cristo.


As opiniões entre o clero se divergem a este respeito, há quem aceite as palmas e há quem as deteste.    Os leigos ficam cada vez mais confusos a este respeito, eu porém digo o seguinte, repetindo as palavras de “GAMALIEL”.

“38. Agora, pois, eu vos aconselho: não vos metais com estes homens. Deixai-os! Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá; 39. mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus”. Aceitaram o seu conselho.”  Atos dos Apóstolos, 5, 38-39

Ou ainda usando as palavras de Jesus quando a população de Jerusalém o aclamou na descida do monte das Oliveiras:

“37. Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. 38. E dizia: “Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus!”. 39. Nesse momento, alguns fariseus interpelaram a Jesus no meio da multidão: “Mestre, repreende os teus discípulos”. 40. Ele respondeu:

“Digo-vos: se estes se calarem, clamarão as pedras!”.”          São Lucas, 19,37-40

Para evitar discórdias e discussões eu digo a cada um que siga as instruções de seu Bispo Diocesano e o Sacerdote de sua Paróquia e não daqueles que se declaram doutores de Liturgia na internet.   Mesmo que as opiniões sejam diferentes tanto contra ou a favor das palmas e na medida do possível lute sempre para que a verdade prevaleça, já que o demônio usa das artimanhas da MENTIRA e do engano para iludir os fiéis até mesmo nas coisas mais simples e sem importância COMO ESTA QUESTÃO sobre o uso de palmas.

A Igreja não MENTE e faz parte de toda celebração Litúrgica Católica uma profunda meditação sobre os momentos do CALVÁRIO onde ninguém entre os seguidores de Cristo manifestou qualquer tipo de alegria, porém logo após o Rito da consagração se finaliza com a seguinte frase:


Pres.: Eis o mistério da Fé
Todos.: Anunciamos, Senhor a vossa morte
E proclamamos a vossa ressurreição.
Vinde, Senhor Jesus! Vinde, Senhor Jesus!


PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO:


Eu perguntaria o seguinte:

Qual a diferença que existe entre anunciar e PROCLAMAR?

Por que não PROCLAMAR a MORTE e anunciar a Ressurreição?

Quem dentre os filhos de Deus não estaria alegre com a Ressurreição de Cristo?

Qual destes dois fatos deixa o inimigo mais feliz?

Qual destes dois fatos deixam os Cristão mais alegres?

Quem não bateria PALMAS e APLAUDIRIA a chegada de Jesus como o povo simples de Jerusalém?

Quem não abriria a porta de sua casa para que Jesus entrasse como o pecador Zaqueu fez?

Quem não se alegraria com a notícia de que aquele Jesus que morreu na Cruz e que era a nossa esperança de Salvação na verdade não permaneceu morto mas está vivo ao nosso lado assim como os Discípulos de Emaus?

Jesus Disse:

“20. Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria. 21. Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo. 22. Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.”
São João, 16,20-22 – Bíblia Católica Online

Jesus quer. Sempre quis a nossa alegria, portanto não se deve jamais coibir as manifestações de alegria impondo apenas atitudes de tristeza, uma vez que a condição de morte foi transitória e já passou enquanto que a condição de vida de Jesus é PERMANENTE e todo aquele que sente esta presença de Jesus em seu coração será perfeitamente normal que manifeste esta alegria publicamente, pois esta é a vontade de Deus para todos nós seus filhos amados.

Não se esqueça que os verdadeiros responsáveis pela morte de Jesus não foram os pecadores do mundo e nem os Romanos que o pregaram na cruz e sim os traidores do evangelho como Judas e aqueles que o pagaram por esta traição pregando que assim estariam defendendo a tradição judaica e a verdade Divina quando na verdade defendiam sim as suas posições políticas na sociedade e na hierarquia da religião judaica.

A Bíblia não faz menção a nenhum aplauso ou palmas no CALVÁRIO e nem qualquer outro tipo de manifestação de alegria por parte dos fariseus e nem dos soldados Romanos a não ser insultos e injurias contra Jesus na Cruz, logo é incorreto dizer que os Algozes aplaudiram ou bateram palmas durante a crucificação de Cristo, pois apesar de matarem Jesus por interesse próprio e se beneficiarem com isso não trouxe alegria a ninguém nesta terra, nem mesmo ao pior dos pecadores.

A Morte de Jesus foi um fato transitório que durou apenas 39 horas enquanto a Ressurreição de Jesus é um fato permanente e eterno, seu corpo humano morreu sim naquela cruz, porém não se esqueça que o Verdadeiro filho de Deus “JESUS” que é Deus desde o princípio não morre, não morreu e não morrerá eternamente porque Ele é “DEUS” e Deus é eterno.  Hoje celebramos sim não a derrota de Jesus na cruz morto pelo pecado de todos nós, mas a vitória de Cristo sobre a morte e a sua Ressurreição que nos garante a VIDA eterna junto com Ele para sempre ao lado do Pai.   Este sim é o verdadeiro motivo de nossa CELEBRAÇÃO, já que sem a Ressurreição e sem o Pentecostes não existiria Igreja e nem mesmo Santa Missa nesta terra.


Aqui temos divulgado no Youtube uma opinião genérica e simplificada já que os documentos do Vaticano II abrem margem para a Inculturação local do Rito Litúrgico sem especificar para cada país ou língua o que se pode ou não fazer, já que para isso existe o Episcopado local que é dotado de autoridade na Igreja para definir tais procedimentos.



22.831



5 Respostas

  1. FORA RCC, RAÇA DE HEREGES. VIBORAS, SEPULCROS CAIADOS.

    Curtir

    • Vejam só o tipo de resposta e comentário enviado por um tradicionalista!
      Vejam que, para eles não existem opção e nem ponderação. Tentam enfiar goela abaixo ensinamentos advindos de Dom Marcel Lefebvre, que por sinal, como Católico nem serve de exemplo, pois foi excomungado por insubordinação e desobediência cismática.
      Seus ensinamentos não levam em consideração os documentos emitidos pela Igreja após o Concílio Vaticano II e consideram os avanços da nova evangelização como obra do diabo enquanto que todas as dioceses que ainda permanecem seguindo as antigas tradições que foram descontinuadas por serem inapropriadas para nosso século diminuem cada dia mais e igrejas enormes na antiga Europa que no passado estavam lotadas e geravam muitas vocações hoje não são mais frequentadas e o numero de leigos tanto quanto o de vocações estão praticamente ZERO em comparação com a Igreja no Brasil e em nossa Diocese principalmente cresce a olhos vistos. Hoje, por exemplo, só a nossa Diocese detêm o numero de 10% das ordenações no Brasil, se isto não é fruto de uma boa pastoral, não sei o que seria.
      Que tais tradicionalistas tão Católicos e Santos mostrem que estão com a razão gerando mais vocações, e eu garanto que não será necessário um exército de palpiteiros colocando comentários nos blogs na internet. Que Deus vos abençoe.

      Curtir

    • Não sei porque o outro comentário seu não apareceu aqui, antes de responder vou procurar no Span…

      Curtir

  2. Certíssimo o Arcebispo. Missa é contemplação, silêncio, oração e comunhão. As heresias da RCC já passaram dos limites. Infelizmente o relativismo junto com os modernistas de plantão, fazem de tudo para imprimir a vontade de Gramsci dentro da Igreja. Na instituição da Eucaristia (Santa Ceia) e no Calvário, por parte de apóstolos, de Maria e João Evangelista não houve palmas. É impossível chupar cana e assoviar. Jesus instituiu a Santa Missa e o inimigo jogou dentro da Santa Madre Igreja as palmas para distrair os “bem intencionados”. Cada vez mais eu me espanto com as falácias retóricas hipócritas daqueles que se dizem Católicos mas querem uma Igreja que acolha tudo do mundo. Desculpas mil a RCC encontra. Raça de víboras, sepulcros caiados. Uma hora o ioiô ser a separado do trigo. Fora hereges! Viva a verdadeira Santa Madre Igreja!

    Curtir

    • Salve Maria

      Caro Amigo, Que Deus lhe abençoe, vejo que és um Católico muito fervoroso e ama a Santa Igreja e desta forma é claro é é capaz de executar tudo segundo a vontade de Jesus.

      Jesus enviou os seus Discípulos de dois a dois para evangelizar a todos que se encontrassem pelo caminho e se alguém recusasse a sua palavra que assim sacudissem o pó de suas sandálias contra eles, mas que nem por isso deveriam desistir da sua missão de evangelizar. Mais tarde, esta missão de Jesus se estendeu a evangelizar a todos os homens até os confins da terra e não apenas àqueles que comungavam da mesma religião “JUDAÍSMO” e assim a nossa missão é evangelizar a todos e não apenas aqueles que estão em nossa própria casa e que já são evangelizados, não basta manter centenas de Católicos na Igreja, mas precisamos alcançar a todos aqueles que nunca ouviram falar de Jesus. Quando um pescador sai para sua missão de pescar, ele usa de diversos instrumentos para alcançar o seu objetivo; Se ele deseja pegar apenas um peixe objetivamente menos ou mair ele se utilizará de um azol do tamanho adequado e com a isca escolhida, se ele deseja apanhar um pouco mais de peixes de uma só vez sem escolher o tamanho, ele se utilizará de uma tarrafa e se por acaso seu objetivo é pescar 144 tipos de peixes e tamanhos diferentes ele fará exatamente o que Jesus mandou, jogará a rede naquele lugar que Jesus mandou, pois certamente lá onde ele achava que tinha peixe, não tinha mais peixe não e agora só nos resta seguir a vontade de Jesus.

      Sei que você não concorda com os métodos da RCC, então fique satisfeito com o seu peixe que nós iremos continuar lançando as nossas redes neste vasto mar até que a profecia se cumpra e todo homem, mulher, criança, escravo, livre, branco ou preto, santo ou pecador ouça falar do nome de Jesus e tenha a opção de escolher segui-lo ou se perder por aí.

      Veja que esta opção também cabe ao jovem rico que jamais tinha cometido pecado algum e em toda sua vida já havia cumprido toda a lei. Apenas uma coisa de falta amigo, deixa tudo e vem me Seguir, disse-lhe Jesus.

      Que Deus lhe abençoe
      Jesus te Ama
      Salve Maria

      Sizenando/presentepravoce

      Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: