EXPLICANDO O ACONTECIMENTO DE UMA FORMA MAIS DINÂMICA.
A palavra Batizar significa mergulhar.
A palavra Efusão significa Derramar.
Em ambos os casos configura-se a ação do Espírito Santo na pessoa como se fosse uma água viva que molha todo o corpo conforme a simbologia usada por Jesus em (São João 7,38).
“Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva. (Zc 14,8; Is 58,11).
O Batismo recebido por Jesus das mãos de São João Batista era um mergulho nas águas do Rio Jordão que molhava todo o corpo, a pessoa deveria ficar totalmente submersa por alguns instantes representando assim uma morte e um reviver imediato ao sair da água. Uma morte para o pecado do homem velho e o renascimento de um novo homem comprometido com a santidade.
A Igreja Católica hoje usa o método da “EFUSÃO” para o Sacramento do Batismo. Ou seja, usa um derramamento de água sobre a fronte da pessoa, principalmente pelo fato de estarmos Batizando crianças que correriam riscos desnecessários ao serem mergulhadas em um rio como Jesus foi. Também foi desta forma que Deus cumpriu a sua promessa em Pentecostes. Ele derramou chamas de fogo que repousaram sobre cada um dos apóstolos que estavam presentes no Cenáculo, assim também usamos apenas um derramamento para efetuar o Batismo e para se referir ao Batismo no Espírito que foi na verdade um derramamento e não um mergulho propriamente dito.
De uma forma ou de outra o que importa mesmo é receber a água viva do Batismo como algo que nos molhando ou nos encharcando provoca um mesmo efeito espiritual tirando de nós toda sujeira da alma e do espírito como a equivalência de um banho e uma limpeza de tudo que poderia impedir a ação de Deus em nossas vidas, inclusive e principalmente o pecado que não é uma sujeira que está grudada na pele exterior do corpo e sim uma sujeira que gruda na nossa alma, sendo que o lavar desta água externa é apenas um reflexo da verdadeira “ÁGUA VIVA” que jorra internamente no ser humano dentro de seu coração lavando-o de toda sujeira do pecado.
A Efusão externa é visivelmente apenas um derramamento de água sobre a pessoa, mas a efusão interna é um derramamento espiritual que impregna toda sua alma de uma forma equivalente ao molhar do corpo externo.
A Palavra de Deus vai muito além de uma ação visível e exterior no corpo humano, pois Deus declara na profecia que vai penetrar e introduzir seu Espírito dentro de nossos corações. Ele diz que “TODOS” o conhecerão porque este Espírito que nos penetra irá nos revelar a pessoa de CRISTO nos levando ao conhecimento do Deus verdadeiro. Este “CONHECIMENTO DO SENHOR”, não se trata de “SABEDORIA humana”, história ou conteúdo de memórias e dados de aprendizado, mas se trata de uma “INTIMIDADE PESSOAL”, Você tem muitos amigos e sempre terá um amigo que é mais chegado no qual você confia de forma a ser capaz de partilhar os seus segredos mais íntimos. Se perguntamos o “POR QUE?” que somos capazes de partilhar segredos com nosso melhor amigo e não somos capazes de contar nada sobre nós à uma pessoa desconhecida a resposta será simplesmente porque “CONFIAMOS NELE” e confiamos porque conhecemos. Assim também acontece com o conhecimento do Senhor expresso na profecia de (Jeremias 31) “Porque todos me conhecerão…”, nada mais é que uma apresentação de Jesus à pessoa que recebe o Espírito Santo, assim, aquele Jesus que parecia tão distante de nós de repente num piscar de olhos se torna o nosso melhor amigo ao qual seremos capazes de “CONFIAR” ao ponto de lhe contar os nossos maiores segredos e depositar até mesmo as nossas vidas em suas mãos como São Pedro foi capaz de se lançar-se ao mar e caminhar em direção a Cristo. Quando “CONHECEMOS” E “CONFIAMOS” em alguém a este ponto somos capazes de abrir as portas de nossa casa para que Ele entre, não só a porta da sala de visitas, mas também aquela porta que vive trancada do porão onde você esconde todas as suas coisas velhas e tranqueiras inúteis e os segredos que você esconde de todas as visitas “DESCONHECIDAS”.
Muitas vezes chamamos este acontecimento de uma “EXPERIÊNCIA PESSOAL COM JESUS”, ou seja, você “CONHECEU JESUS PESSOALMENTE” a ponto de lhe confiar todos os seus segredos e abrir-lhe todas as portas de sua casa, quem não “CONHECEU E NÃO CONFIA EM JESUS A ESTE PONTO” não sabe o que é verdadeiramente uma “EFUSÃO NO ESPÍRITO” e por isso dizemos que todos precisam ter esta experiência pessoal com Jesus, PORQUE ELA É PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.
Em uma outra Profecia Deus nos diz que:
“A Terra se encherá do conhecimento do Senhor assim como as águas cobrem o fundo do mar…” (Isaías 11,9) e (Habacuc, 2,14)
O Sentido e tradução desta Profecia é que o Pai declara que seu Amor é tão imenso que será capaz de abraçar a todos os homens de uma só vez e fazer com que eles permaneçam sobre suas asas como a galinha acolhe todos os seus pintinhos para protegê-los do mal. Este amor é o Espírito Santo Derramado sobre nós “a Igreja viva”, “INFUNDIDO” sobre nós o que abrange todo nosso ser como se estivéssemos totalmente mergulhados neste “MAR” DE água viva e não apenas um rio ou um copo d’água que nos molha, pois as águas vivas que o Pai derrama sobre nós são comparadas ao oceano que ocupa todo o planeta (Como o dilúvio de Noé) e o mais importante disso é que no fundo do mar permaneceremos sempre cheios deste Espírito. Eternamente e não apenas nos molhando agora e nos secando logo em seguida com uma toalha.
Existe um ditado popular que diz:
“Quem sai na chuva é porque quer se molhar…”
Também é correto afirmar o contrário:
“Quem não quer se molhar não deve sair na chuva e nem mergulhar em uma piscina…”
Queremos dizer que em comparação com a chuva que cai do céu, a GRAÇA do ESPÍRITO SANTO também está caindo como jamais caiu antes nesta terra. Assim como o Espírito Santo foi derramado sobre os Apóstolos em Pentecostes assim também Ele está sendo derramado sobre todos nós hoje, a unica diferença é que os Apóstolos foram para a chuva para se molhar e não levaram nenhum guarda chuva porque queriam ficar totalmente encharcados do Espírito Santo, olharam para o céu e pediram com o peito aberto:
“Senhor Envia tua chuva agora, tua chuva de graças e a chuva da água viva do Teu Espírito…”
“Eu quero saciar a minha sede de Ti Senhor…”
“Senhor, Envia teu Espírito agora…”
“Senhor, cumpra tua promessa em meu coração…”
“Senhor, eu quero estar cheio do teu Espírito…”
“Senhor, eu quero te conhecer, crer e confiar em ti de todo meu coração…”
“Senhor, eu abro as portas da minha casa e do meu coração para que você possa entrar e fazer a tua morada em meu ser…”
Nós estamos acostumados a sair de casa e olhar para o céu, se estiver nublado já é o suficiente para levarmos o guarda chuva para não correr o risco de nos molharmos. Conheço muitas pessoas que fazem o mesmo quando vão ao encontro de Jesus assim como Nicodemos, sim muitas pessoas resistem a participar de um encontro fechado e quando vão chegam lá bem protegidas com medo de se molhar e o nosso trabalho mais difícil é mesmo quebrar esta proteção para que eles molhem pelo menos um pouquinho.
“Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á.” (S. Mateus, 7,8)
Não pedimos e por isso não recebemos, não aguardamos e por isso não experimentamos, não cremos e por isso não vemos a glória de Deus brilhar como Moisés viu.
É correto dizer que para não cair em pecado, basta se afastar das tentações e também é correto dizer que se nos afastarmos de Deus e não tivermos a coragem de rasgar os nossos corações e entrar nesta chuva de peito aberto certamente iremos permanecer bem enxutos, porém totalmente vazios da graça de Deus.
É preciso que tenhamos a coragem de fazer o mesmo que os Apóstolos fizeram:
Permaneceram em Jerusalém até que Jesus cumpriu a Promessa de enviar seu Espírito Santo, caso contrário jamais receberemos esta água viva em nossos corações e jamais conheceremos o Senhor como Ele realmente É.
Este texto foi desdobrado em duas Dinâmicas que estão em outros Post’s distintos e relacionados com o entendimento deste texto.
![]() |
Dinâmica dastrês garrafas. |
![]() |
Dinâmica:A Transformaçãodo Homem interior. |
Filed under: 5584, Agenda, Amor de Deus, Apresentação, Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Batismo no Espírito, Batismo no Espírito Santo, Canção Nova, CHACARA JESUS CURA, Cristo, Dons do Espírito Santo., Efusão, Efusão no Espírito, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Igreja Católica, Igreja Missionária, INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, Jesus, O Século do Espírito Santo, Oração, Paráclito, Pentecostes, Presente prá você, Promessas, RCC, Reinflamando a Chama, Renovação Carismática Católica, Súplicas, Seminário de Vida no Espírito, Tradição Católica, Vem Espírito Santo, Viver a Nova efusão do Espírito Santo. | Tagged: A Present for You., A Primavera da Igreja., A PROMESSA DA NOVA ALIANÇA, A Promessa do Pai., Alainça, Aliança com Deus, Apostolado, Aprofundamento, Batismo, Batismo de Jesus, Batismo do Senhor, Batismo no Espírito, Batismo no Espírito Santo, Canção Nova, Carisma, Católico, CCNA, Charisma, Charismatic, Chocolate, colheita, Comunidade, Comunidade Católica Nova Aliança, Crisma, Cristo, cura, Dom de Linguas, Dom do Espírito Santo, Dom Taveira, Dons, Dons do Espírito Santo., Dons Espirituais, Efusão, Efusão mo Espírito, Efusão no Espírito, Enchei-vos do Espírito Santo, Espírito, Espírito Santo, Evangelização, Facebook, Fruto do Espírito, frutos, Futos do Concílio Vaticano II, Graça, Holly Spirit, Igreja Católica, Iluminar, INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, Jesus, João Batista, Kairós, Luz, Marcio Mendes, Messias, Missão, Missionários, Nascer de Novo, NASCIDO DO ESPIRITO, Natal, Nova Aliança, Novena, Novo Pentecostes, O Cristo, O Dom de Linguas, O Espírito Repousará sobre Ti..., O Espírito Santo Reposará sobre Ti., O Espírito Santo Repousará Sobre Ti ..., O Século do Espírito Santo, Oração, Orações, Orações ao Espírito Santo, Os Frutos do Espírito Santo, Palestra, Papa, Papa Francisco, Paráclito, Pascoa, Paz, Pentecostalismo, Pentecostes, Pomba, Presente prá você, Profecia, Promessa, Promessas, RCC, Renascimento, Renovação, Rezar o Terço, Sacramento, Sacramentos, Saint Espirit of God, Súplicas, Sementes do Espírito, Seminário de Vida no Espírito, Shalon, Spirit, SVE I, Trindade, Vaticano, Vem Espírito Santo, Vida Espiritual, Vida no Espírito, Vida Nova., Vida Nova. A Nova Aliança, Viver a Nova efusão do Espírito Santo., Viver a Nova efusão do Espírito Santo. A Present for You. |
[…] Efusão significa um novo Derramamento do Espírito. | Enchei-vos do […]
CurtirCurtir
[…] que acontece é que há uma diferença entre esta Infusão do Espírito e a Efusão do Espírito. Pelos sacramentos é-nos garantida a graça do Espírito. Mas o Espírito é livre e não opera […]
CurtirCurtir
[…] é novidade se falar sobre o Espírito Santo de Deus, se houve muito falar também sobre Batismo e Efusão no Espírito Santo e para aqueles frequentam uma Igreja cheia do Espírito Santo é normal e cotidiano ver as […]
CurtirCurtir
[…] Efusão significa um novo Derramamento do Espírito. […]
CurtirCurtir
[…] Efusão significa um novo Derramamento do Espírito. […]
CurtirCurtir
[…] Efusão significa um novo Derramamento do Espírito. […]
CurtirCurtir