Kairós, O Tempo de Deus!



“KAIRÒS”, ultimamente esta sendo bastante divulgado esta palavra nos meios evangélicos e Católicos, isto porque a expectativa da segunda volta de Cristo é iminente.

“Quando Jesus Voltará e até quando devo me decidir?”

Esta é uma pergunta clássica que está na mente de muitas pessoas hoje em dia e que também foi feita pelos Discípulos de Jesus quando Ele se elevava ao céu e que talvez muitos a consideram como não respondida satisfatoriamente mantendo assim uma duvida permanente, mas que na verdade serviu para nos manter pelo menos num estado de atenção e vigilância constante.

Jesus respondeu da seguinte forma:

“Então o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?” (Atos 1,6)

“Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,…”(Atos 1,7) sendo que em outra oportunidade foi dito que o Dia do Senhor viria como um ladrão e surpreenderia a muitos,(I Tessalonicenses 5, 2) e (Apocalipse 16, 15), todas estas palavras tem o objetivo de nos manter sempre alertas e vigilantes para não sermos surpreendidos pelo tempo inoportuno, por isso a urgência em compreendermos o significado do verdadeiro “Kairós” “O Tempo oportuno de Deus”, o dia, o momento, o instante da sua Salvação.




Qual o significado da palavra Kairós?


Kairos_segundo




Kairós_pr3


Professor Felipe Aquino  –  03/05/2009

O termo Kairós refere-se tanto a uma personagem da mitologia, quanto uma antiga noção grega para referir-se a um aspecto qualitativo do tempo. A palavra Kairós, em grego, significa o momento certo. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento que deixa uma impressão forte e única para toda a vida (WEBSTER, 1993).

Na mitologia grega, Kairós é um atleta de características obscuras, que não se expressa por uma imagem uniforme, estática, mas por uma idéia de movimento. Metaforicamente, ele descreve uma noção peculiar de tempo, uma qualidade complementar em relação à noção de temporalidade representada por Cronos.

Kairós refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Kairós simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.

Mas Kairós não reflete o passado, ou antecede o futuro. Kairós é o melhor instante no presente. Ele representa um tempo não absoluto, contínuo ou linear, ao contrário do que propõe a concepção newtoniana refletida no tempo cronológico, socialmente estabelecido (ZERUBAVEL, 1982).

A dimensão de experiência temporal representada por Kairós instala-se em consonância à totalidade dos elementos individuais envolvidos e à dinâmica de suas relações.


Chronos_tempo_passa


Conhecendo um pouco mais de Mitologia para compreendermos melhor o que a Igreja diz sobre o atual Kairós:


Chronos_deus_tempo_Mit_grega


Chronos era um titã que se tornou senhor do céu após destronar seu pai (Urano), e a partir desse acontecimento os titãs passaram a governar o mundo. O mito do Chronos ilustra temas como envelhecimento, mudança entre outros elementos relacionados ao tempo, Chronos personificava o senhor do tempo, aquele que tudo devora “Chronos devora ao mesmo tempo que gera”, essa é uma alusão ao mito que ele devorava todos os filhos assim que deixavam o ventre sagrado da mãe, De acordo com a mitologia ele temia uma profecia segundo a qual seria tirado do poder por um de seus filhos pois não queria que ninguém lhe sucedesse, além dos próprios filhos devorava os seres e o destino, Chronos deu origem a palavra cronômetro do nosso relógio que regulamenta o nosso tempo.

kairos_mitologia_grega

Kairós por sua vez representava o oposto, era descrito como um jovem que não se preocupava com o relógio, calendário e o tempo cronológico.

Kairós era representado por um jovem que sempre estava nu, de asas nos ombros e nos tornozelos, tinha mechas de cabelo caindo sobre a testa, mas a sua nuca é calva. Isso representa o caráter instantâneo de sua apreensão: ele só pode ser pego (agarrado pelos cabelos) em sua passagem por nós e, uma vez tendo passado, é impossível alcança-lo (não tem cabelos na nuca por onde possa ser puxado de volta), Kairós tem numa das mãos uma balança. A balança é símbolo do equilíbrio e da justiça: Kairós, embora veloz, não ultrapassa a medida.

Vimos que bem antes do cristianismo a ideia de tempo (Kairós e Chronos) era utilizada pelos filósofos gregos, a começar por Hesíodo (+ ou – 750 e 650 a.C) – poeta e um dos pais da cultura grega.

Aqui fica clara a ideia de tempo no entendimento baseado na cultura grega que era uma forma comum de passar o conhecimento para que o povo a qual estivesse destinado conseguisse entender.

Definições:

Kairós – “Tempo”, especialmente um “ponto no tempo”, “momento”, “tempo oportuno”, “oportunidade favorável”, “ponto justo”, “medida certa”, “lugar apropriado”, “aquilo que é conveniente apropriado ou decisivo”.

Na teologia passou a ser usado para descrever a forma qualitativa do tempo ou “o tempo de Deus”, o tempo que não pode ser medido, é o tempo da oportunidade, livre do peso das cargas que se passam e da ansiedade das coisas que acontecem antes do tempo, ele se manifesta sempre no presente, instante após instante; Kairós marca os momentos que se tornam inesquecíveis, ainda que tenham sido breves, os gregos acreditavam que com o Kairós poderiam enfrentar o cruel e tirano Chronos. Quando se fala em Kairós se quer indicar que alguma coisa aconteceu tornando possíveis ou impossíveis certas coisas.

Chronos – “Tempo”, “período de tempo”, “espaço de tempo, longo ou breve”. Chronos serve inicialmente para a designação formal de um espaço de tempo, ou ponto de tempo, refere-se ao tempo cronológico ou sequencial que pode ser medido. Ele controlava o tempo desde o nascimento até a morte, um pensamento Grego era que Chrono representava o tempo que faltava para a morte, uma vez que era impossível fugir do mesmo, todos seriam mais cedo ou mais tarde vencidos (devorados).


Agora_tempo_oportuno


Kairós: O Momento Oportuno:


“NÃO DEIXE PARA AMANHÃ AQUILO QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE, NÃO DEIXE PARA DAQUI A POUCO AQUILO QUE VOCÊ PODE FAZER AGORA”


O Momento oportuno sempre virá no tempo “PRESENTE”, nunca no futuro e nunca no passado, pois Deus oferece a sua Salvação agora para você e precisa saber a sua resposta agora mesmo, lembra-se da proposta de Jesus feita a Nicodemos e ao jovem rico? Ambos foram embora sem dar sua resposta ao Mestre, porém a resposta de Pedro, João, Tiago, Andre, Mateus e muitos outros foram imediatas e por isso conheceram e presenciaram os momentos mais sublimes de Jesus nesta terra.  

Sabendo hoje quem foi Jesus e tudo que Ele realizou, muitos diriam a seguinte frase, “Eu Jamais deixaria passar esta oportunidade sem ter dito o meu sim a Jesus!”, porém todos nós sabemos que ainda hoje o Mestre continua nos chamando e fazendo sua proposta para segui-lo e temos uma certeza absoluta de que nenhum daqueles homens no passado se arrependeram de doar suas vidas ao Senhor em troca de sua Salvação, porém a maioria de nós continuamos agindo como Nicodemos e o jovem rico desperdiçando o MOMENTO OPORTUNO DE NOSSA SALVAÇÃO.

Kairós é portanto mais do que uma palavra, mais do que um tempo, mais do que um instante, mais do que um segundo que falta para darmos a principal decisão de nossas vidas.  Kairós é o melhor e mais importante convite que jamais recebemos neste mundo, mas Deus estende agora seus braços de Misericórdia a você e te convida a segui-lo, saiba que nada nesta vida pode superar o que somente Ele tem a te oferecer, saiba que a felicidade e a tristeza neste mundo são apenas momentos que passam no tempo, mas a oferta de Jesus ultrapassa a cronologia do tempo e torna eterno os melhores momentos de nossa vida.

Faça agora a sua opção!

Escolher entre um mundo material que passa e termina e uma realidade espiritual eterna sem as limitações materiais não deveria ser assim tão difícil, no entanto a nossa condição material momentânea nos impede de perceber o mundo espiritual que nos cerca.

(São João 3,12) Se vos tenho falado das coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?


Salvaçao_do_Bom_Ladrao



Seminário de Vida no Espirito bRAÇOS DO pAI

Seminário de Vida no Espirito seminario[1]



Uma Experiência com deus e com DEUS!


manzana[1]

Experimente você Mesmo!


13 Respostas

  1. […] KAIRÓS: É o tempo determinado, nem antes e nem depois, o tempo, a hora, o minuto e o segundo certo para a ação de Deus, podemos dizer que não seria antes e nem depois, pois é o exato momento reservado por Deus. […]

    Curtir

  2. […] KAIRÓS: É o tempo determinado, nem antes e nem depois, o tempo, a hora, o minuto e o segundo certo para a ação de Deus, podemos dizer que não seria antes e nem depois, pois é o exato momento reservado por Deus. […]

    Curtir

  3. […] Salvação no Tempo de… em Kairós, O Tempo de Deus! […]

    Curtir

  4. […] KAIRÓS: É o tempo determinado, nem antes e nem depois, o tempo, a hora, o minuto e o segundo certo para a ação de Deus, podemos dizer que não seria antes e nem depois, pois é o exato momento reservado por Deus. […]

    Curtir

  5. […] pois ela só pode ser conjugada ou entendida no tempo “PRESENTE”, o “KAIRÓS”, agora “IT’S […]

    Curtir

  6. […] corações antes que venha o grande e temível dia da volta de Jesus Cristo à Terra, sendo assim, podemos dizer que esse dia se aproxima e que em breve estaremos participando deste grande DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTOS SOBRE TODOS […]

    Curtir

  7. […] a chegada do Espírito Santo, inicia-se o tempo da Igreja o “Kairós“, pois a missão de Cristo continua se realizando na ação dos apóstolos na história da […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: