Papa Francisco Responde sobre a RCC.


Em entrevista dentro do avião no retorno para Roma, Papa Francisco respondeu e esclareceu diversas questões pendentes aos repórteres, uma delas foi sobre a aceitação da Renovação Carismática Católica e neste caso ele mesmo esclareceu que sua primeira opinião antes de conhecer o movimento não foi nada boa, mas ao observar seu crescimento e amadurecimento hoje ele não só aceita como reconhece que é um instrumento essencial na renovação de toda a Igreja.


papa_da_entrevista_voo_brasil

Papa Francisco Fala sobre a RCC.


Texto Parcial da Entrevista:

A Igreja no Brasil está perdendo fiéis. A Renovação Carismática é uma possibilidade para evitar que eles sigam para as igrejas pentecostais?

Papa Francisco – É verdade, as estatísticas mostram. Falamos sobre isso ontem com os bispos brasileiros. E isso é um problema que incomoda os bispos brasileiros. Eu vou dizer uma coisa: nos anos 1970, início dos 1980, eu não podia nem vê-los. Uma vez, falando sobre eles, disse a seguinte frase: eles confundem uma celebração musical com uma escola de samba. Eu me arrependi. Vi que os movimentos bem assessorados trilharam um bom caminho. Agora, vejo que esse movimento faz muito bem à Igreja em geral. Em Buenos Aires, eu fazia uma missa com eles uma vez por ano, na catedral. Vi o bem que eles faziam. Neste momento da Igreja, creio que os movimentos são necessários. Esses movimentos são uma graça para a Igreja. A Renovação Carismática não serve apenas para evitar que alguns sigam os pentecostais. Eles são importantes para a própria Igreja, a Igreja que se renova.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2013/07/29/entrevista-com-o-papa-francisco-quem-sou-eu-para-julgar-os-gays/


941342_471701519587558_1461845518_n[1]

9 Respostas

  1. Olá eu gostei muito pois procurava entender a verdade sobre bater e naot bater palmas na santa missa eu não bato acho um sacrilégio com Jesus pois está todo dia sendo ilmolado no santo altar ,creio que são poucos que não batem palma ,aqueles que batem ficam meio achando que não estou feliz na missa mais eu estou concentrada ,em tudo e peço perdão para jesus por tanto pecado cometido só suplico perdão e falo com Jesus no momento da consagração momento especial com Jesus.

    Curtir

    • Olá Marli
      Que A Paz de Cristo esteja em seu coração.

      Existem dois pontos de vista em que se deve olhar para a Santa Missa, assim como quando se olha para uma moeda, mesmo que você veja apenas o valor, sabe que do outro lado está a cara daquele que garante o valor da moeda, seja a cara do Rei ou o simbolo do Banco central do país e se costuma sempre tirar a sorte ou escolha entre dois lados jogando uma moeda para cima para ver se cai no chão com a cara ou a coroa para cima, sendo que se houvesse apenas um lado na moeda ou se os dois lados fosse iguais este tipo de brincadeira não teria sentido algum. Pois bem, em se tratando da Santa Missa todos declaram em alta e viva voz que estamos “ANUNCIANDO A MORTE DE JESUS E AO MESMO TEMPO PROCLAMANDO A SUA RESSURREIÇÃO”, Observe que a Morte vem em primeiro lugar e que a proclamação da Vitória da vida sobre a morte vem depois, antes e depois e pelo que sei o nosso momento presente é o depois da morte. Na Santa Missa comungamos o corpo vivo de Cristo e não o corpo de um defunto, relembramos sim a morte de Cristo, mas vivemos a ressurreição, a morte faz parte da nossa Salvação que pagou o preço do nosso pecado na cruz, mas é a ressurreição que nos garante uma nova vida sem a condenação do pecado. É bem Verdade que todos ficam tristes em um velório, enquanto o defunto ainda está presente e se chora a sua morte toda vez que se lembra deste dia, porém o que a Santa Missa celebra com alegria e sem choro é o DOMINGO da páscoa onde recebemos a notícia de que aquele Jesus que estava morto e dependurado na cruz e que foi sepultado não está mais naquele tumulo, não esta mais naquela cruz e por fim não está morto e sim VIVO, logo não existe nenhum constrangimento para nós em sorrir, se alegrar ou bater palmas já que foi o mesmo Jesus quem disse que haveríamos de nos entristecer, mas que esta tristeza seria momentânea e que a alegria de sua volta à vida seria eterna, veja bem a comparação do Próprio Cristo. tristeza momentânea e ALEGRIA ETERNA, se não acredita no que eu digo leia lá em São João Cap 14, 15 e 16.

      Não existe nenhum Sacrilégio e nenhuma ofensa ao defunto, isto porque Jesus não está morto e apesar de anunciarmos que Jesus morreu a Principal notícia não é bem esta e sim a de que ELE ESTÁ VIVO e está aí do seu lado, isto tanto é verdade que se Jesus estivesse morrido mesmo e estivesse permanecido no tumulo e todos os discípulos estivessem trancados naquele templo chorando a morte de Jesus creio eu que jamais ninguém teria proclamado por todo o mundo que JESUS estava vivo apesar ter ter sido crucificado e enterrado no tumulo com uma enorme pedra por cima de tudo. E Assim você nem sequer saberia que um dia existiu um tal de Jesus que morreu numa cruz, porque toda a história teria morrido também junto com ele. Por outro lado, se você conhece Jesus é porque alguém acreditou que não precisávamos ficar lamentando aquele triste fim de Jesus, porque não foi um fim e sim apenas um COMEÇO, porque está é a mensagem que se faz ouvir com alegria e não com tristeza em todos os cantos do mundo. JESUS ESTÁ VIVO ! Aleluia! Aleluia!

      Amem!

      Sizenando

      Curtir

  2. Santo Padre a Renovaçao Carismatica e uma bençao para a igreja concordo com a sua senhoria primeiro conhecer depois falar mas o Senhor e uma bençao e conhece amo muito a ti Santo padre.

    Curtir

  3. […] Papa Francisco Responde sobre a RCC. […]

    Curtir

  4. Papa Francisco – É verdade, as estatísticas mostram. Falamos sobre isso ontem com os bispos brasileiros. E isso é um problema que incomoda os bispos brasileiros. Eu vou dizer uma coisa: nos anos 1970, início dos 1980, eu não podia nem vê-los. Uma vez, falando sobre eles, disse a seguinte frase: eles confundem uma celebração musical com uma escola de samba. Eu me arrependi. Vi que os movimentos bem assessorados trilharam um bom caminho. Agora, vejo que esse movimento faz muito bem à Igreja em geral. Em Buenos Aires, eu fazia uma missa com eles uma vez por ano, na catedral. Vi o bem que eles faziam. Neste momento da Igreja, creio que os movimentos são necessários. Esses movimentos são uma graça para a Igreja. A Renovação Carismática não serve apenas para evitar que alguns sigam os pentecostais. Eles são importantes para a própria Igreja, a Igreja que se renova.

    Curtir

  5. Sou Jose luiz ,da RCC legião de maria ,acompanho Padre M.rossi no Agape e Kairos ,tive um AVC,estou em recuperação,sou pesquisador cientifico aposentado da EMBRAPA….peço orações ..Amém Aleluia Glorias ……forte ágape…

    Curtir

    • Caro Irmão José

      Que Deus possa restabelecer a sua saúde o mais breve possível.

      Jesus te ama.

      Sizenando

      Curtir

      • teresa e gosto muito da rcc esot aprendendo muito principalmente ser obediente a nossa igreja. deus lhe pague

        Curtir

Deixar um Comentério aqui.