A Figueira sem Frutos.


Imagem apenas ilustrativa.


Ficamos sem entender porque uma árvore grande bonita e frondosa morre de repente sem ter um motivo aparente, na verdade foi o que aconteceu com uma árvore na calçada de minha loja, ao sair antes do feriado ela estava bonita como sempre, mas três dias depois, após o feriado de 21 de Abril ela estava praticamente seca.

Da mesma forma é impossível explicar porque uma árvore frutífera, mesmo bonita e cheia de folhas não produz fruto em sua época certa.

Os agrônomos e engenheiros florestais estudam estes problemas, mas nem todos são explicados com justificativas lógicas. Quando o problema ocorre em um pomar, logo se identifica uma falha no clima ou uma praga e se for uma doença todo o pomar é queimado para que a doença não se espalhe.

Mas, e quando este fato ocorre com uma árvore isoladamente…

O que poderíamos fazer com ela ?

São Marcos nos conta que quando Jesus estava a caminho de Jerusalém, sentiu fome e avistando uma linda figueira se aproximou dela procurando algum fruto para tirar sua fome, mas não encontrou nada além de folhas, disse então Ele; (Mc. 11, 14) “Jamais alguém coma fruto de ti!”.   No dia seguinte ao passarem pelo mesmo lugar, notaram que a figueira estava totalmente seca!



Pergunta:

A figueira morreu por causa da palavra de Cristo ou já estava morta por um motivo oculto por isso não tinha nenhum fruto ?

Jesus contou certa vez que um viticultor plantou uma figueira em sua vinha e quando chegou no tempo certo de colher figos procurou frutos na figueira e não encontrou, assim aconteceu no ano seguinte e no outro subseqüente, até que mandou seu servo cortar aquela árvore e plantar outra em seu lugar, porque esta já tinha comprovado ser estéril, mas o servo agiu com misericórdia para com a planta e pediu ao patrão mais um ano de prazo, neste ano ele iria cuidar com mais carinho da árvore, mudar a terra, adubar, podar e no ano seguinte se ela não produzisse seu fruto no tempo certo, então ele a cortaria e jogaria ao fogo.

No primeiro caso, a planta morreu por si mesma, mas no segundo ela teve mais uma chance de produzir fruto.

A misericórdia do Pai é infinita e Ele está sempre disposto a nos dar mais uma chance, desde que estejamos dispostos a realmente fazer todos os esforços necessários para mudar a nossa situação, caso contrário acabaremos morrendo por nós mesmos.

Uma árvore que não produz fruto é estéril, isto quer dizer que ela não é capaz de gerar outra árvore semelhante a si mesma, neste caso, se ela fosse a única de sua espécie na terra, ao morrer, morreria com ela a sua espécie e toda a sua história se apagaria.

Concluímos assim que: no que depende do Pai celestial Ele sempre está disposto a nos acolher, ajudar, recomeçar, perdoar, curar nossos males, nos dar o alimento necessário para nos fortalecer e somente em ultimo caso depois de constatado que a morte já ocorreu e tudo secou não dando nenhuma esperança de vida, aí sim será cortada e lançada ao fogo, por esse motivo Jesus também contando a parábola do joio e o Trigo deixa bem claro que a colheita é a ultima ação a ser executada, até então Trigo e joio devem conviver e permanecer juntos no mundo e até mesmo dentro da Igreja, sendo que a principal diferença é exatamente esta percebida acima.

O verdadeiro Cristão, aquele que dá a sua vida por Cristo será sempre capaz de produzir o seu fruto, pois estará firme ligado à videira verdadeira que é Cristo e que nos fornece tudo que precisamos para produzir o bom fruto.

O pseudo-cristão, Joio, lobo em pele de ovelha é exatamente aquele que até mesmo estando dentro da Igreja, na verdade esta desligada da Videira verdadeira que é Cristo e tentam se encher de folhas verdes  para encobrir a ausência do essencial que são os bons frutos, fato que ao serem descobertos logo se percebe que na verdade estavam totalmente sem vida em si mesmos pois não se alimentavam da seiva de Cristo e sim de seu próprio orgulho.

11 Respostas

  1. […] A Figueira sem Fruto… em A Árvore sem frutos! […]

    Curtir

  2. […] A Figueira sem Fruto… em A Árvore sem frutos! […]

    Curtir

  3. […] quando falamos da vida espiritual do povo de Deus queremos dizer que a árvore que antes não tinha nenhum fruto (*), agora produzirá muitos e novos frutos de paz, alegria, bondade, amor (*) como jamais o […]

    Curtir

  4. […] Filho não pródigo apesar de servir o seu pai todos os dias não refletia a sua imagem e nem as atitudes dele, tinha ódio e falta de perdão no coração e preferiu ficar de fora da grande festa […]

    Curtir

  5. […] verdadeiros problemas ou daqueles do mundo em geral. É um caminho onde nos devemos deixar moldar, podar, purificar pelo fogo do Espirito. Isto nos leva a apresentar esta palestra usando a imagem da […]

    Curtir

  6. Por favor, como é o nome dessa árvore frutífera que esta na primeira imagem?

    Curtir

    • Ola Mirtes

      Paz de Cristo

      Na verdade eu não tenho certeza com relação ao nome desta arvore, pois a encontrei pesquisando pelo nome de figueira, mas uma pessoa postou um comentário dizendo que esta errada esta informação e como não encontrei outra foto melhor que sirva de ilustração para o post, mantive esta foto mesmo mas como ilustrativa e não como exemplo.

      Continuo procurando uma foto que seja ideal para substituir esta ilustração e caso eu a encontre, substituirei, mas fica a certeza de que esta foto não representa uma figueira daquelas que se fala na Bíblia, pelo menos eu não tenho certeza deste fato, mas com a sua duvida lançada mais uma vez, vou tentar encontrar novamente algo mais significativo.

      Paz de Cristo

      Sizenando

      Curtir

  7. Lendo o texto me deparei com diversas divergencias que nao puder deixar passar, dentre elas:
    Quem estuda mais especificamente problemas em arvores sao engenheiros florestais e nao agrônomos!
    Devido a sua fisiologia vegetal muitas vezes os problemas que uma arvores está sofrendo não sao aparentes aos olhos dos leigos! Muitas coisas interferem no bom funcionamento das plantas entre eles solo, clima, regime de chuvas, alta impermeabilização do solo(comum em meios urbanos), irradiação de luz, vento, deficiencia mineral, pragas e doenças( que as vezes não sao facilmente vistas a olho nu).
    Muitas frutíferas necessitam de poda para frutificarem pois somente ramos novos irao produzir frutos, como a figueira!
    Nao existe a necessidade de queimar um pomar inteiro devido a uma doenca, hoje em dia temos a disposição diversos defensivos e quimicos no mercado, essa pratica só é usada em casos raros e extremos
    E por ultimo: a primeira foto nao é de uma figueira. Muitas imagens na internet nao sao confiaveis.

    Curtir

  8. Padre Robson, eu não entendi porque Jesus ,amaldiçoa a fiqueira que estava frondosa sendo que não era época dela dar fruto e tem misericordia com a outra era considerada estéril.

    Resposta:

    Em primeiro lugar, devo retirar um mal entendido, não sou Padre Robson e falo em nome deste Blog, presentepravoce.

    Caro Edson

    Esta sua pergunta é a mesma pergunta que eu sempre tive e é exatamente o que eu tento responder aqui neste texto acima, mas como você já deve ter lido o texto, vou tentar ser mais específico para você.

    EXISTEM DOIS ERROS EM SUA OBSERVAÇÃO:

    VOCÊ analisa que a figueira estava Frondosa:

    ELA NÃO ESTAVA FRONDOSA E SIM CHEIA DE FOLHAS VERDES.

    Se ela estivesse Frondosa, isto indicaria que os frutos viriam dentro de pouco tempo.
    Mas diz que ela estava cheia de folhas verdes significando que não existia nenhum problema de falta de água ou nutrientes no terreno em que ela estava plantada, no caso do meu texto a observação de “FRONDOSA” é para uma árvore comum que estava na frente de minha loja e que no caso também nem estava frondosa e sim apenas cheia de folhas verdes demonstrando que não havia nenhum problema no terreno e neste caso específico eu acredito que alguém tenha jogado algum tipo de veneno para matar a árvore que ainda era jovem e secou completamente em tres dias, por isso eu faço uma pergunta no meu texto, uma pergunta que induz uma resposta oculta:

    A figueira morreu por causa da palavra de Cristo ou já estava morta por um motivo oculto por isso não tinha nenhum fruto ?

    VEJA BEM, EU JÁ VI MUITAS ÁRVORES MORREREM DE UM MOMENTO PARA O OUTRO, MAS UM DOS SINTOMAS QUE ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA É EXATAMENTE A NÃO PRODUÇÃO DE FRUTOS, AS VEZES AS FOLHAS ATÉ COMEÇAM A CAIR, MAS A FALTA DOS FRUTOS DENUNCIAM A DOENÇA OU A ENFERMIDADE DAS RAÍZES QUE FICAM OCULTAS ANTES QUE AS FOLHAS SEQUEM, SENDO ASSIM A RESPOSTA SUGERIDA É QUE, A ARVORE APESAR DE BONITA POR FORA, NÃO PRODUZIA FRUTOS PORQUE SUAS RAÍZES JÁ ESTAVAM TOTALMENTE PODRES E MORTAS, SENDO ASSIM, MESMO QUE SE ADUBASSE O TERRENO OU TENTASSE LHE REVITALIZAR, NÃO SE CONSEGUIRIA, POIS JÁ ESTAVA MORTA, NO CASO DO SER HUMANO A MORTE VEM POR COMPLETO, MAS NO CASO DOS VEGETAIS ELE VAI MORRENDO AOS POUCOS E O FRUTO É EXATAMENTE A PROVA DE QUE TUDO ESTÁ BEM, QUANDO JESUS DIZ QUE “JAMAIS NINGUÉM COMA FRUTO DE TI” ELE NÃO ESTARIA AMALDIÇOANDO A ARVORE E SIMPLESMENTE PROFETIZANDO O SEU FIM, OU A SUA MORTE, MOSTRANDO QUE ELE CONHECE ATÉ MESMO AQUILO QUE NÃO SE VÊ, PORTANTO ISTO SERVE DE ALERTA PARA NÓS HOMENS, PRECISAMOS VER E ANALISAR OS FRUTOS DE NOSSA FÉ, NÓS OS PRODUZIMOS OU NÃO? SE PRODUZIMOS BONS FRUTOS É PORQUE ESTÁ TUDO BEM, MAS SE NÃO PRODUZIMOS FRUTOS É PORQUE ESTAMOS MORTOS E NESTE CASO É UM AVISO PARA QUE POSSAMOS VER QUAL É O NOSSO PROBLEMA E SOLUCIONÁ-LO.

    ESPERO QUE TENHA ENTENDIDO

    Paz de Cristo, Que Deus lhe abençoe com muitos frutos.

    Sizenando
    Presentepravoce

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.