Dinâmica da Pipoca sem Sal.


(Dinâmica Da Pipoca sem Sal)


(Dinâmica Da Pipoca sem Sal)


(Opcional 1) *

O casal palestrante distribuiu pipoca a todos os participantes antes do início da palestra e espera que experimentem, se não o fizerem naturalmente, deve induzi-los a experimentarem.

Obs. impostante:  A pipoca distribuída tem que estar completamente sem sal e se possível estourada no dia anterior para ficar chocha, mucha… “Não Crocante !”.

A questão era esperar uma reclamação do publico, mas se os participantes não reclamarem deve-se consultá-los se estão “GOSTANDO”, se mesmo assim não disserem nada, insista até achar alguém que tenha coragem de reclamar, certamente haverá risos na plateia…. que gera descontração….

– (O QUE HÁ DE ERRADO COM ESTA PIPOCA?)

No que todos responderão:

–        (ESTÁ SEM SAL !)

Você pode ainda induzir uma resposta de grupo que todos concordam que a pipoca está horrível… 

Quanto mais ruim estiver a pipoca, melhor será a introdução do seu tema.

2 VARIANTE (SALGADA) – Pode ser distribuída uma pipoca BEM SALGADA feita no dia anterior, pois além de salgada ela absorve umidade e deixa de ser Crocante ficando (CHOCHA), neste caso além de salgada fica também chocha e será rejeitada pelos participantes.   A VARIANTE NESTE CASO pode ser, pipoca salgada demais e pipoca totalmente sem sal, distribuída aleatoriamente entre eles, para ouvir os dois tipos de reclamação – TÁ SALGADA…  TÁ SEM SAL…  TÁ MUCHA… TÁ CHOCHA… TÁ HORRÍVEL…  e assim se desenvolve o tema do tempero na dose certa, nem muito e nem pouco, mas o suficiente para ficar saboroso e agradável.

Onde pode se perguntar:

– (PORQUE NINGUÉM ESTÁ COMENDO?)  

Pode se oferecer também pipocas misturadas, para alguns dê a do dia anterior e para outros dê uma porção feita mais recentemente e com sal NA PROPORÇÃO CORRETA, só para perguntar a diferença.

Feito isto, pode-se entrar no texto do evangelho a seguir “Vós sois o Sal da Terra”, a experiência demonstra a necessidade de se haver um tempero CRISTÃO no mundo de hoje e que este tempero somos nós.

Relacionar o gosto da pipoca sem sal e fria com a vida do cristão e a leitura bíblica “Sal da terra, luz do mundo “.

O Cristão que não faz a diferença no mundo; que não evangeliza com palavras e testemunho de vida é como esta pipoca fria, chocha e sem sal.

O cristão tem um gosto, ele tempera o mundo.

(A família verdadeiramente cristã é capaz de mudar o mundo em que vivemos da água para o vinho).

      Atualizado em 10/05/2012


Casal_Cristao



Outras Dinâmicas

para meditação em grupo


Parábolas

& Reflexões


34 Respostas

  1. Amei a dinamica da pipoca. Muito interessante e motivadora.

    Curtir

  2. oi boa tarde<
    Achei fantástica a dinâmica da pipoca. vc poderia me indicar uma música para trabalhar esse tema e tambem que fale do nosso caminhar ou caminho?

    Curtir

    • Olá Kely

      Paz de Cristo

      Só conheço uma musica que usa o tema da Pipoca, mas não tem nada a ver com a reflexão proposta pelo tema.

      Esta dinâmica reflete ser uma pessoa que faz a diferença na comunidade, que devemos, como Cristãos que somos, ser verdadeiramente uma pessoa que muda e transforma a sociedade ao nosso lado.

      Já a musiquinha em questão é mais uma animação que reflete o tema unidade, reflexo de uma pessoa na pessoa vizinha, se bem que com um pouco de reflexão dá para usar a musica como proposta de UNIDADE na COMUNIDADE, sendo que tudo começa quando uma pipoca começa a responder ao calor que recebe de DEUS.

      O ESTOURO DA PIPOCA NA PANELA QUE CONTAGIA AS OUTRAS PIPOCAS A SUA VOLTA CORRESPONDE À TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM QUE ACEITA JESUS EM SEU CORAÇÃO E TESTEMUNHA A FÉ AOS DEMAIS QUE POR SUA VEZ TAMBÉM ACEITAM JESUS EM SEU CORAÇÃO E SE TRANSFORMAM EM UMA NOVA CRIATURA.

      VEJA A MUSIQUINHA A QUE ESTOU REFERINDO.

      A Paz de Cristo

      Sizenando

      Curtir

  3. Excelente!!!

    Curtir

  4. Nossa essa dinamica da pipoca é super interessante!Estou no meu primeiro ano de catequese…estou amando,e sempre buscando conhecimento para orientar os meus pequenos!um abraço

    Curtir

  5. Achei muito boa essa dinamica.. Sou animadora de círculo do EAC – ENCONTRO DE ADOLESCENTES COM CRISTO.

    Curtir

  6. Boa noite!
    Gostei da dinâmica, vou fazer na reunião com os filhos de círculo.

    Curtir

  7. ola a Paz de Cristo! meu nome é Suzana, sou de Canoas/RS
    parabéns pelo site! sou casal pós da minha paróquia Santo Antonio;Gostaria de uma indicação para passar um filme aos casais!!!
    obrigada

    Curtir

    • Olá Suzana

      Paz de Cristo

      Eu indicaria o desenho

      “UP – altas aventuras”

      Existem clips no Youtube somente com a parte do casamento, a parte que medita o matrimônio é só o inicio, depois passa para outro objetivo, mas mesmo assim enfoca o sonho do casal que manteve a chama viva e ardente mesmo enfrentando diversos problemas na vida.

      Existem outros filmes evangélicos que focam o matrimônio, mas eu pessoalmente não acho uma boa ideia passar estes filmes em um grupo Católico devido alguma diferenças doutrinais que aparecem visíveis em cena.

      Paz de Cristo

      Sizenando

      Paz de Cristo

      Curtir

  8. Ameeii Estava Procurando Dinâmica Para E.B.D E Acheii Essa Maravilhosamente Maravilhosaa!
    Agradeço!
    Me Ajudou Baasstantte!

    Curtir

  9. A dinamia e muito boa pos agente si diverte muito.

    Curtir

  10. uau, vou ter um encontro de familia e tava ficando “doida”pra achar alguma coisa interessante e amei a dinamica da pipoca.
    brigadao de coracao. tenho certeza vamos nos divertir muito e guardar esta mensagem em nossos corações.

    Curtir

  11. Gostei muito da dinamica da pipoca vou fazer ela na minha igreja,por favor mande mais sobre ser cheio do Espirito Santo. Obrigada.

    Curtir

  12. Fiquei muito feliz e encantada com as dinãmicas,pois estava procurando algo para ilusturar nosso trabalho no encontro de noivos e fixar melhor este ensinamento de Jesus.Obrigada, que o Espírito Santo continue iluminando a todos vocês. Rosinalva Moitinho Ferraz(MFC Paróquia N.Sa.das Candeias-Vitória da conquista -Bahia )

    Curtir

  13. Gostei muito dessa dinâmica.nos servo de exemplo na vida cristã muito obrigada vou dahh essa dinamica na minha igreja

    Curtir

  14. Excelente a dinâmica. Vamos dar uma palestra aqui na região sobre vivência do casal cristão, poderiam por gentileza enviar-nos mais material através do email.

    Curtir

    • Olá Mônica

      Paz de Cristo

      Só tenho como enviar o que já está disponível no Blog.

      Paz de Cristo

      Sizenando
      Presenteprsavoce

      Curtir

  15. Eu estava procurando uma dinâmica com sal,pensei até na batata frita,mas não tinha pensado na pipoca!Muito obrigada,idéia legal!Vou fazer no Ministério Jovem,e sei que será uma benção!!Deus te abençõe!

    Curtir

  16. Achei fantástica estas dinamicas. Por elas podemos peceber que tipo de cristãos nós somos. Um grande abraço. Marilia Silva Fernandes(Paróquia São Judas Tadeu de Araguari)

    Curtir

  17. Ótimo achei exatamente o que estava procurando.dinâmicas para animar as palestras do ecc de Tabira-PE

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.