Dinâmica do Sonrisal.



MEDITANDO SOBRE:

“O FERMENTO NA MASSA”

“SOBRE A FÉ SEM OBRAS É MORTA”

“O Pecado que nos afasta de Deus e nos impede de receber seu Amor”.



Aplicação 1 e 2 – Sal da terra e entrega TOTAL.

Ação efetiva do Cristão na Sociedade.


OBJETIVO :


Mostrar que a fé deve estar ligada com a realidade e participação da comunidade.


MATERIAL :


3 copos com água e 3 Sonrisal (Ou qualquer outro Comprimido efervescente).


DESENVOLVIMENTOS :


O Sonrisal é a nossa fé, o copo com água é a comunidade.

No 1º copo colocar o Sonrisal fechado no lado de fora do copo. Será que nossa fé não está igual a este Sonrisal, fechado e alheio à comunidade? Será que nossa fé não está alienada?

No 2º copo colocar o Sonrisal fechado dentro do copo. O Sonrisal está na água mas não se mistura. Nós estamos dentro da Comunidade, mas será que não estamos fechados ao próximo que nos pede ajuda? Será que não vivemos uma fé individualista?

No 3º copo abra um Sonrisal e coloque dentro dele.

O Sonrisal irá se efervescer e dissolver na água e se transformará em remédio.

A Nossa fé deve ser transformadora, inserida na comunidade, deve estar ligada à ação.

Obs 1: O Fato do dissolvimento do segundo elemento em meio ao primeiro e de dois corpos distintos formam-se um só elemento novo equivale à perfeita inserção de uma pessoa na comunidade.

Obs 2: A transformação do primeiro elemento “Água” com a ação do segundo elemento “Sonrisal” em um elemento novo “Remédio” equivale ao fermento dissolvido na massa que agora em ação se torna útil para uma finalidade e não mais inativo e inútil.

Obs 3: A Junção dos dois elementos “independentes” formam agora um terceiro elemento que traz em si as propriedades do primeiro e do segundo elementos somadas em benefício de um objetivo comum, “Servir a comunidade”


“A FÉ SEM OBRAS É MORTA”.



Imagem



Aplicação 2: Blindagem Espiritual


Blindagem Espiritual:

(-) Usando a imagem do envelope externo do Sonrisal como uma proteção efetiva contra a interferência da umidade externa que dissolveria o comprimido antes de seu uso efetivo podemos “VISUALIZAR”  aí uma proteção ao “INDIVÍDUO” que o comprimido representa nesta “Dinâmica de reflexão”.

O envelope representa uma proteção contra a ação da água sendo ela considerada “NEGATIVA” quando representa um obstáculo à uma ação “DIVINA” representando a imersão na presença do Espírito Santo e sua consequente transformação de vida ou cura, sendo que o obstáculo apresentado “ENVELOPE EXTERNO” impediria esta efetiva ação de Deus em nossos corações. Veja Reflexão abaixo.

(+) Em uma segunda definição podemos considerar o “Envelope externo” como uma proteção contra o Mal, Considerando assim o envelope como uma “PROTEÇÃO OU BLINDAGEM POSITIVA CONTRA A AÇÃO DO MAL” uma consequência da resposta às orações de uma pessoa que vive os mandamentos e permanece sempre cheio do Espírito Santo. “equivalente ao que está escrito em Efésios 6”. 

Veja reflexão sobre: Efésios Cap. 6




Outras Dinâmicas

para meditação em grupo


Parábolas

& Reflexões


MEDITANDO SOBRE O PECADO 

Variação da mesma dinâmica com outro tema:


Sair_na_chuva

As águas vivas de Cristo Nos Transformam:

“Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como o fundo do mar está coberto de suas águas.” (Habacuc, 2,14)

Esta profecia se refere à presença de Deus sobre a terra e em todos os corações e usa da imagem do fundo do oceano para exemplificar que um dia na terra tudo estará em contato direto com o Espírito de Deus, tudo estará molhado, melhor dizendo, totalmente “EBCHARCADO” das águas vivas do Espírito Santo.

Isto é uma afirmação categórica e uma promessa de Deus para com os homens, podemos afirmar que esta promessa já se cumpriu e estas águas vivas já estão caindo torrencialmente sobre a terra, mas existem fatores a serem observados que explicam o fato de que milhões de pessoas ainda não se encheram desta água que cura e liberta, ainda não mergulharam e foram Batizadas neste Espírito Santo de Deus e muitos ainda nem sequer se molharam com nenhuma gotinha desta tempestade de AMOR.

Segue a explicação:

A Famosa afirmação de que quem sai na chuva é pra se molhar nem sempre é válida, pois também usamos outra expressão verdadeira que diz “A galinha anda na chuva e não se molha”, observamos também que com um bom guarda-chuva podemos sair em qualquer tempestade sem se molhar.



Usamos estas expressões bastantes comuns apenas para dizer que:

Com uma boa proteção podemos impedir que a água penetre em um recipiente ou nos molhe ao sair debaixo de chuva assim como as aves possuem um óleo que ao lubrificar as penas constantemente as mantém limpas e impermeáveis.

Usando o exemplo do Sonrisal neste caso, podemos dizer que a embalagem é a sua proteção contra o meio ambiente que o cerca e substituir os exemplos acima visíveis e bem conhecidos, porém não muito práticos para se apresentar em uma palestra em cima de uma mesa.


“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Rom 3, 23)

Todos, significa que cada um de nós cometeu pecado, eu e você também e quem diz não ter cometido nenhum pecado é o maior mentiroso e peca ainda mais.

Nós pecamos porque nascemos com a raiz do pecado e o “desejo” de fazer coisas erradas e ruins.

O resultado do pecado é a morte (Rm 6,23).

Ficar separado de Deus pela eternidade.

“Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.”    I João 4.19

A Afirmativa é que Deus nos ama com amor infinito e quer que experimentemos o seu amor em plenitude, porém o pecado é uma barreira, um obstáculo, uma redoma e um involucro que como um escudo nos impede de receber esta plenitude do AMOR do Pai em nossas vidas, portanto, a unica maneira de recebermos este amor de Deus é eliminando este obstáculo, quebrando esta redoma e rasgando este involucro que nos separa das águas vivas que a chuva de graças e a Misericórdia de Deus derrama sobre nós.

EXEMPLO PRÁTICO

APLICAÇÃO: Pegar o Sonrisal e explicar que ele representa o homem comum “PECADOR” como estamos agora, e o envelope de alumínio que o envolve representa o “PECADO”.

Quando estamos em pecado não podemos receber a água do Espírito Santo que nos purifica e transforma nos impelindo de estar em comunhão plena com Deus.

(Colocar o Sonrisal fechado dentro do copo com água, verificar visualmente que nada aconteceu, o Sonrisal permanece inalterado e não dissolveu).

Nada aconteceu.

Agora vamos retirar o pecado do homem sabendo que o Sonrisal não pode desfazer de sua própria embalagem sozinho precisando de uma ajuda externa para que possamos entender que JESUS é o único que pode fazer isto por nós.

Ele é o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo.

Ele é aquele que arranca a nossa casca de pecado, rasga a nossa embalagem de “proteção” contra as águas vivas do Amor de Deus.

(São João 1,29).   Se o homem aceitar o Senhor Jesus como o seu único Senhor e Salvador, Jesus retira a capa que o impede de entrar em comunhão com Deus.

Retirar o envelope e colocar dentro da água:

O Sonrisal que vai começar a se dissolver efervescendo e o pregador irá comentar que o homem quando tem os seus pecados confessados e perdoados ele entra em comunhão total com Deus.    (São Mateus 26,28)

“Para que sejam um como nós…”, a ausência do pecado faz com que o velho homem desapareça e renasça um novo homem segundo a imagem de Cristo…

Jacó passou por várias dificuldades ele se arrependeu de seus pecados e Deus os perdoou. Deus quer fazer o mesmo conosco.

Perguntar quem gostaria de rasgar seu invólucro para fazer esta experiência do amor de Deus, é só confessar seus pecados e pedir perdão ao Senhor por tudo que já fez de errado.

*(Informar se haverá oportunidade neste encontro para se confessar ou procurar pelo Padre na Paróquia).


Presépio criança

Deus Perdoa todo o Pecado.

FOI DEUS

22 Respostas

  1. […] com o momento de cura e não foram tocadas por Deus em seu coração, explicamos isto com a Dinâmica do Sonrisal embalado dentro do copo com […]

    Curtir

  2. Tem como ajudar no testemunho do plano de Deus para o ECC.Obigado.

    Curtir

  3. oi Boa noite
    alguém teria uma dinâmica para palestra sobre o tema “O AMOR DE DEUS”
    Me ajudem por favor

    Curtir

  4. Boa noite! Poderia me ajudar me fornecendo uma dinâmica de grupo com o tema HOMEM VELHO, HOMEM NOVO. Obrigada pela atencao

    Curtir

    • Só encontrei este texto que poderia ser usado como dinâmica de transformação.

      Dinâmica: Milho de Pipoca

      Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação.

      Material:
      01 porção de milho de pipoca
      01 porção de pipoca
      Alguns piruás(grãos que não estouraram)
      01 porção de óleo
      01 cópia do texto “Milho de pipoca”(ver no procedimento)
      01 saco de pipoca para cada aluno

      Procedimento:
      – Trabalhem sobre o tema da transformação que ocorre na vida da pessoa que passa pelo Novo Nascimento.
      – Apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.

      – Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
      Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.

      – Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus.
      – Distribuam o texto “Milho de Pipoca” para cada aluno e leiam.
      Milho de Pipoca
      Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é melhor. Mas, de repente, vem o fogo.

      Curtir

  5. oi amigos! preciso urgente de uma dinamica para ser usada durante a pregaçao “jesus e o senhor” no seminario de vida plena no espírito. será que vcs podem me ajudar?????

    Curtir

  6. gente, adorei essas dinamicas. vou usar muito elas, Deus os abençoe e os ilumine sempre…

    Curtir

  7. Olá, Amamos o seu site, eu e meu esposo vamos dar uma palestra sobre Oração. Você tem algum material específico sobre esse tema? Tem alguma dinâmica também. Agradeço.

    Curtir

    • Olá Célia

      Paz de Cristo

      Encontrei esta em: http://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/volume03/145.htm

      145. A oração
      Objetivo: Descobrir o valor da oração e a necessidade de orar
      Material: Folhas de papel e lápis para cada participante; Bíblias.

      Objetivo: Descobrir o valor da oração e a necessidade de orar.

      Divida a turma em grupos. Distribua as leituras e perguntas por grupos diferentes. Dê um tempo para cada grupo ler, conversar sobre cada parte e responder de preferência escrevendo um texto. Depois junte todos, ouça as respostas e faça comentários.

      Como e porquê devemos orar? Mateus 6, 5 -13.

      Como e porquê devemos orar? Marcos 11, 22 – 25.

      Como é a pessoa que costuma orar? Romanos 12, 10 – 21.

      Para que serve a oração e a Palavra de Deus? Efésios 6, 10 – 20.

      Respostas para ajudar na reflexão:

      1 – Ao orar a pessoa assume a existência de um Deus amoroso que está atento para sua realidade e é Onipresente. A constância desta ação, inculca na mente Sua presença, levando a pessoa a sentir-se acompanhada. Na oração descobrimos nossa dependência do Criador, e a necessidade de Sua orientação, proteção, conforto. A prática da oração impulsiona a pessoa à disciplina da dependência; o que redundará em conhecimento, obediência, e bênçãos. A oração também possui uma função terapêutica, pois, leva a pessoa a abrir-se; a colocar para fora aquilo que incomoda, que amedronta; e que, se guardado, poderia facilmente redundar em distúrbios emocionais, ou mesmo depressão. Ao se colocar diante do Deus Amor; criador e sustentador do universo, inclusive de sua própria vida, a pessoa liberta-se da ansiedade de seu próprio controle.

      Leia e medite com todos Filipenses 4, 4 – 9.

      A oração é importantíssima porque a partir dela o Espírito do Senhor trabalha em nosso ser, guiando e confortando-nos para uma vida melhor.

      Curtir

  8. gostei muito das dinamicas queria poder aprender mais
    i

    Curtir

  9. Obrigada por nos oferecer apoio com as dinâ
    micas e todo material apresentado
    .
    Resposta:

    Disponha

    Curtir

  10. Obrigada pela atenao e por lembrar que preciso desse material.

    Daniana

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.