O Sentido da Vida.



Palestra preparada para encontro de Casais:

“O Sentido da Vida”




Objetivo:

Refletir sobre o tema e apresentar aos casais o verdadeiro sentido da vida.

Como encontrar o fundamento sólido que dá sentido definitivo às nossas vidas e a todas as nossas ações; que é inútil edificar sobre a areia e edificar apoiando-se unicamente nas coisas visíveis e criaturas de Deus; buscando este sentido real de vida através da vivência em Cristo.  

O Casal precisa descobrir a razão de sua vida pessoal, conjugal, familiar, comunitária e profissional; Testemunhar como descobriu o sentido de sua própria vida, como os dois descobriram o valor de seu casamento e como estão procurando dar importância à vida da Família, da comunidade, da Igreja e ao Plano de Deus; Mostrar que o verdadeiro sentido da vida está em Jesus Cristo; Ele que é o Caminho, a verdade e a VIDA.


Fundamentação Bíblica:

(Mateus 7, 12-14) ; (Mateus 7, 24-27); (Mateus 19, 16-30)(Lucas 12, 22-34)(João 14, 5-7)


REFLEXÃO:


O ser humano precisa de direção e motivo para seus atos para não se sentir perdido. Conhecer o sentido da vida dá significado à existência, às decisões, às ações , aos fatos, às coisas da vida em geral e, portanto, é condição essencial para que se tenha uma vida útil e feliz.

Pergunta: “Qual é o sentido da vida?”

CURIOSIDADE: Veja observação abaixo do texto que se segue.

Como posso encontrar propósito, realização e satisfação na vida?

Terei o potencial de realizar algo de significância duradoura?

Há tantas pessoas que jamais pararam para pensar no sentido da vida.

Anos mais tarde elas olham para trás e se perguntam por que seus relacionamentos não deram certo e por que se sentem tão vazias, mesmo tendo alcançado algum objetivo anteriormente estabelecido.

CURIOSIDADE: Veja observação abaixo do texto que se segue.

Escutem esta frase de Juan Manoel Fangio: “Fui apenas um corredor de automóveis. Não fiz nada para o bem da humanidade.”

Veja o que Alex Dias Ribeiro (ex-piloto) falou sobre isto: Essa sentença do penta campeão mundial de Fórmula 1, Juan Manoel Fangio, aos 80 anos, despertou-me para uma realidade chocante: “É duro chegar ao fim da vida como mero passageiro do destino e ir-se embora deste mundo sem deixar sua marca na história com algum benefício para a humanidade.”  Por fim ele Alex diz: “É duro batalhar uma vida inteira subindo, a duras penas, a escada do sucesso até conquistar o último degrau, só para descobrir que a escada estava apoiada no muro errado…”

Um jogador americano de baseball que alcançou o hall da fama deste esporte foi questionado sobre o que gostaria que lhe tivessem dito quando ainda estava começando a jogar baseball. Ele respondeu: “Eu gostaria que alguém tivesse me dito que quando você chega ao topo, não há nada lá.” Muitos objetivos revelam o quanto são vazios apenas depois que vários anos foram perdidos na busca dos mesmos.

Em nossa sociedade humanística, as pessoas vão atrás de muitos propósitos, pensando que neles encontrarão sentido. Entre eles estão: sucesso nos negócios, prosperidade, bons relacionamentos, sexo, entretenimento, fazer o bem aos outros, etc. As pessoas já viram que, mesmo quando atingiram seus propósitos de prosperidade, relacionamentos e prazer, havia ainda uma grande lacuna interior – um sentimento de vazio que nada parecia preencher.

O Rei Salomão, autor do livro Bíblico de Eclesiastes expressa este sentimento quando diz: “Vaidade de vaidades, …tudo é vaidade.” Este autor tinha prosperidade além da medida, sabedoria maior que de qualquer homem de seu tempo ou do nosso, mulheres às centenas, palácios e jardins que eram a inveja de outros reinos, a melhor comida e o melhor vinho e toda a forma possível de diversão. E ele disse, em dado momento, que qualquer coisa que seu coração quisesse, ele buscava. E mesmo assim ele resumiu a “vida debaixo do sol” (a vida vivida como se tudo o que nela há é o que podemos ver com nossos olhos e experimentar com nossos sentidos) como sendo sem significado!

Por que existe tal vazio?

Porque Deus nos criou para algo além do que nós podemos experimentar aqui e agora.

Disse Salomão a respeito de Deus: “Ele também pôs a eternidade no coração dos homens…” Nos nossos corações, nós sabemos que o “aqui e agora” não é tudo o que há.

Nós existimos com três propósitos principais:

a) Para dar prazer a Deus, para louvor da glória de Deus.
1 Coríntios 10,31: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Romanos 11,36: Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!
Salmos 150,6: Todo ser que respira louve ao SENHOR.

b) Para sermos sua imagem e semelhança
Gênesis 1,26: Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

c) Para fazer parte de sua família
Efésios 1,5: Nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, vemos que Deus criou a humanidade à Sua imagem (Gênesis 1,26). Isto significa que nós somos mais parecidos com Deus do que com qualquer outra coisa (qualquer outra forma de vida). Nós também vemos que antes da humanidade cair em pecado e a maldição vir por sobre a terra, as seguintes afirmações eram verdadeiras:

(1) Deus fez o homem uma criatura social (Gênesis 2,18-25);

(2) Deus deu trabalho ao homem (Gênesis 2,15);

(3) Deus tinha comunhão com o homem (Gênesis 3,8); e

(4) Deus deu ao homem domínio sobre a terra (Gênesis 1,26).

Qual o significado disto? Eu creio que Deus tinha como intenção, com cada uma destas coisas, acrescentar realização a nossa vida, porém tudo isto (especialmente a comunhão do homem com Deus) foi adversamente afetado pela queda do homem em pecado e conseqüente maldição sobre a terra (Gênesis 3).

No Apocalipse, o último livro da Bíblia, ao final de muitos outros eventos do fim dos tempos, Deus revela que a atual terra e céu que conhecemos terão seu fim e iniciará a eternidade fora do estado material, conheceremos então um novo céu e uma nova terra (Ap 21).

Neste tempo, Ele irá restaurar a comunhão total com a humanidade redimida. Alguns da humanidade terão sido julgados indignos e jogados ao Lago de Fogo (Apocalipse 20,11-15). E a maldição do pecado será eliminada; não haverá mais pecado, tristeza, doença, morte, dor, etc. (Apocalipse 21,4).

E aqueles que creem herdarão todas as coisas; Deus habitará com eles, e eles serão Seus filhos (Apocalipse 21,7). Portanto, chegamos ao ponto inicial de que Deus nos criou para termos comunhão com Ele; o homem pecou, quebrando tal comunhão; Deus restaura esta comunhão completamente no estado eterno com aqueles julgados dignos por Ele.

Agora, passar a vida inteira alcançando qualquer coisa e todas as coisas apenas para morrer separado de Deus pela eternidade seria mais do que fútil!

Mas Deus providenciou uma maneira não apenas de tornar possível a eterna alegria espiritual (Lucas 23,43), mas também para vivermos esta vida com satisfação e sentido. Então, como esta eterna alegria espiritual e o “céu na terra” são obtidos?



O SENTIDO DA VIDA É RESTAURADO


ATRAVÉS DE JESUS CRISTO


Como fizemos alusão acima, o real sentido, tanto agora como na eternidade, é encontrado ao se restaurar o relacionamento com Deus, relacionamento que foi perdido quando Adão e Eva caíram em pecado. Hoje, este relacionamento com Deus somente é possível através de Seu Filho, Jesus Cristo (Atos 4,12; S. João 14,6; S. João 1,12).

A vida eterna é recebida quando alguém se arrepende de seu pecado (ao não querer mais continuar nele, mas que Cristo o mude e faça dele uma nova pessoa) e começa a confiar em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. (veja Post. “Jesus Salvador” e “Jesus Senhor”.

Porém, o real sentido da vida não é encontrado meramente em descobrir Jesus como Salvador (apesar do quão maravilhoso ser). Ao invés disso, o real sentido da vida é encontrado ao se começar a seguir a Cristo como Seu discípulo, aprendendo Dele, passando tempo com Ele na Sua Palavra, a Bíblia, tendo comunhão com Ele em oração e caminhando com Ele em obediência aos Seus mandamentos. Se você é um descrente (ou talvez um novo Cristão), você deve estar dizendo a si mesmo: “Isto não me soa assim tão incrível e realizador!” Mas por favor, leia um pouco mais. Jesus fez as seguintes declarações:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (S. Mateus 11,28-30).

“…eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (S. João 10,10b).

“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (S. Mateus 16,24-25).

E nos Salmos encontramos o seguinte: “Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmos 37,4).

O que todos estes versículos estão dizendo é que nós temos uma escolha. Nós podemos continuar buscando guiar nossas próprias vidas (com o resultado de vivermos uma vida vazia) ou podemos escolher seguir a Deus buscando Sua vontade para as nossas vidas com todo o nosso coração (o que resultará em uma vida vivida por completo, tendo os desejos do nosso coração atendidos e encontrando contentamento e satisfação). Isto é assim porque o nosso Criador nos ama e deseja o melhor para nós (não necessariamente a vida mais fácil, mas a com mais satisfação).

Isto é assim porque o nosso Criador nos ama e deseja o melhor para nós, não necessariamente a vida mais fácil, mas a vida com mais satisfação.

Para finalizar, eu gostaria de fazer uma analogia bem simples e comum. Se você é um fã de Futebol e decide ir ao jogo da final do campeonato Nacional em que seu Time esteja jogando, você pode poupar algum dinheiro e pegar um lugar “bem baratinho”, longe da ação, nas posições mais altas do estádio, ou você pode gastar bem mais e ficar bem perto e aproveitar com mais vivacidade o jogo. É assim também na vida Cristã. Assistir à obra de Deus EM PRIMEIRA MÃO não é para os cristãos de domingo que só assistem a Missa. Esses não estão pagando o melhor preço. Assistir à obra de Deus EM PRIMEIRA MÃO é para o discípulo de Cristo que o é de todo o coração, aquele que parou de ir atrás das suas próprias vontades a fim de seguir os propósitos de Deus em sua vida. ELES pagaram o preço mais alto (rendição completa a Cristo e a Sua vontade); eles estão vivendo a vida ao máximo; e eles podem encarar a si próprios, seus amigos e seu Criador sem remorsos! Você já pagou o preço? Sente vontade? Se a resposta é sim, você nunca mais sentirá fome de sentido e propósito.


“Minha Alma tem

Sede De Deus”

Jesus é a Água Viva !


Como disse Jesus à Samaritana:

10. Respondeu-lhe Jesus: Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva. 11. A mulher lhe replicou: Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo… donde tens, pois, essa água viva? 12. És, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu e também os seus filhos e os seus rebanhos? 13. Respondeu-lhe Jesus: Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, 14. mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna. 15. A mulher suplicou: Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!                                                             (São João 4, 10)

A Razão principal desta declaração de Jesus é que nada neste mundo pode aplacar a nossa sede de Deus e que, portanto somente Jesus tem e pode dar esta água que satisfaz o nosso vazio interior, portanto não adianta buscar em nenhum outro lugar e mesmo que tenhamos sobre o nosso poder o mundo inteiro jamais encontraremos este sentido da nossa existência. “Parte integrante da tentação de Jesus no deserto e no diálogo com a serpente do paraíso”.  Se as pessoas entenderem isto será o suficiente para que elas busquem em Jesus esta água viva que aplaca a sua sede definitivamente.

Uma outra boa demonstração desta verdade é a Parábola do Filho pródigo que mostra exatamente um filho jovem, bonito, forte, saudável que possuía tudo que precisava, servos que o serviam e uma Família que o amava e mesmo assim decidiu buscar algo diferente que completasse o seu vazio interior fora da segurança de sua “CASA” seu “APRISCO” e o levou a arriscar sua vida sem a menor proteção no mundo dos lobos que o cercavam, após perder tudo que possuía, restou-lhe apenas a certeza de que na segurança da casa de seu Pai, até mesmo o pior servo tinha segurança e vida garantida e protegida por seu Pai que demonstrava ser um homem muito bom.


 SLAID MONTADO PARA ESTA PALESTRA, TEXTO NÃO COINCIDENTE – ADAPTAR




PARA MIM O VIVER É CRISTO…


…sempre preocupou a humanidade. “Por que vivo?”, “Qual a razão da vida?”, “Qual o objetivo de viver?”

Mary Roberts Rinehart disse sobre o sentido da vida: “Um pouco de trabalho, um pouco de sono, um pouco de amor, e tudo acabou.”

• Edmund Cooke afirmou: “Nunca vivemos, mas sempre temos a expectativa da vida.”

• Colton: “A alma vive aqui como numa prisão e é liberta apenas pela morte.”

• Shakespeare: “Viver é uma sombra ambulante.”

• R. Campbell: “Viver é um corredor empoeirado, fechado de ambos os lados.”

• Rivarol: “Viver significa pensar sobre o passado, lamentar sobre o presente e tremer diante do futuro.”

Será que todas essas não são afirmações bastante amargas e desanimadoras sobre o sentido da vida? Parece que todos falam apenas de existir e não de viver verdadeiramente.

Jesus tocou no âmago da questão ao dizer: “Eu Sou… a Vida” (S. João 14,6). Por isso o apóstolo Paulo escreveu sobre o sentido da sua vida: “Porquanto, para mim o viver é Cristo” (Filipenses 1,21). Por isso, também o apóstolo João começou sua primeira epístola com as palavras: “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da Vida (e a Vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a Vida Eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada)” (1 João 1,1-2).
Uma revista esportiva resumiu da seguinte forma a vida de um famoso ex-treinador e comentarista esportivo:

Eu acreditava que 20 anos de fama bastariam… talvez ganhar três campeonatos e então, no auge, com 53/54 anos, parar… Depois eu pretendia recuperar tudo o que tinha perdido, por causa do muito tempo que estive viajando… Agora tudo parece tão sem sentido… Mas aquela ânsia incontrolável de conquistar o mundo não podia ser freada… Ao se ficar doente, chega-se à conclusão: “o esporte não significa mais nada” – esse pensamento é simplesmente terrível.
Alguém disse certa vez: “Qual o significado da vida, quando ela se torna ‘antigamente’?” Sem Jesus, que é a vida em todo o seu significado presente e eterno, a vida na terra oferece no máximo “sucesso vazio”, e mesmo esse se esvai no final como areia entre os dedos. Por isso, dê ouvidos à voz de Jesus, que resume o sentido da vida numa única frase: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17.3).


A Historia da mosca que caiu no copo de leite.

Uma historinha que esclarece e exemplifica a necessidade de tomar atitudes diferentes em casos semelhantes


CURIOSIDADE:


Estudo americano desvenda o sentido da vida:


O sentido da vida, que durante séculos pensadores, filósofos e, em geral, os seres humanos buscaram, foi finalmente desvendado: “A vida é para ser desfrutada”, conclui um estudo acadêmico.

A revista britânica Journal of Humanistic Psychology publica esta semana um relatório de um grupo de psicólogos, dirigidos por Richard Kinnier, da Universidade do Arizona (EUA), que se dedicou a analisar as palavras de 200 pensadores, do escritor Oscar Wilde ao imperador Napoleão. A conclusão do estudo é que “é preciso desfrutar a vida enquanto for possível”.

Pelo menos isso era o que pensavam 17% dos analisados, entre eles, personalidades tão díspares como o ex-presidente norte-americano Thomas Jefferson e a cantora Janis Joplin, que morreu aos 27 anos de overdose, mas não sem antes cantar “aproveite enquanto puder”.

No extremo oposto, entretanto, figuram personalidades mais pessimistas, como Sigmund Freud, criador da psicanálise, e os escritores Frank Kafka, Jean-Paul Sartre e Joseph Conrad, parte de um grupo que representa 11% dos estudados. Para todos eles, como ficou claro em seus escritos, a vida simplesmente não tem sentido.

Por sua vez, outros pensadores, como o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau e o físico Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, achavam que o sentido da vida é “amar, ajudar e prestar serviços aos demais”.

Esta foi a segunda opção de resposta que mais apareceu nas análises feitas e é também a escolhida pelo líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, que afirmava: “Encontro meu consolo e minha felicidade me colocando a serviço de todas as vidas”.

Para outro grupo de pensadores, a vida é simplesmente um mistério, como estava convencido Napoleão e também está o físico britânico Stephen Hawking, famoso por seu livro Uma breve história do tempo.

Finalmente, um menor número de estudados opinou que a vida é, simplesmente, “uma piada”, entre estes, estão o cantor Bob Dylan e o escritor Oscar Wilde.


38bceab0255f8744[1]

Baixe o texto em Documento – Wold.Doc

05 – O Sentido da Vida.doc

8836df04d428903f901fe9a769c1c97a_kak-redaktirovat-pdf-dokument-411-414-c[1]

Click e Baixe o Texto em arquivo PDF

05 – O Sentido da Vida.pdf




Encontro de Casais com Cristo_ECC


34 Respostas

  1. […] Água Viva. “Quem beber desta água não mais terá sede”. As águas do Batismo matam a sede da vida eterna. Crer em Jesus é ser lavado do pecado e ter uma vida […]

    Curtir

  2. Deus abençoe vocês, eu estava muito preocupada e queria ver uma palestra sobre o Sentido da Vida, estava com medo da Palestra que Eu e meu esposo preparamos não atingisse o objetivo,mas agora vendo a Palestra aqui, pude acrescentar e ver que estamos no rumo certo. Glória a Deus que esta sempre conosco e é claro foi ELE que nos ajudou a preparar tudo
    . Vilma e Ivan-

    Curtir

  3. Obrigada aos autores desse artigo sobre o sentido da vida. Recebemos o convite para darmos essa palestra, fiquei inquieta pois não sabia por onde começa, lendo esse artigo foi para mim um abrir portas e corações para o entendimento do que é o verdadeiro sentido da vida. Obrigada pela contribuuçao.

    Curtir

  4. Senhor muito obrigado por nos convida dar para dar esta palestra o sentido da vida já diz na palavra eu sou o caminho verdade a vida quem me seguir esta estará com o pai .me ilumina que o divino espirito santo diz por nos obrigado senhor

    Curtir

  5. DEUS realmente me protege, me cobre de benção a todo momento.Tenho muitas coisas a testemunhar, graças a DEUS.Fui convidada para fazer uma palestra em um ECONTRO DE CASAIS COM CRISTO. CONTO COM “ELE” PARA ME CAPACITAR E NÃO FAZER FEIO.

    Curtir

  6. Sempre que nos entregamos a Deus, ficamos aliviados e fardo fica mais leve. Muito obrigado.

    Curtir

  7. Esta mensagem chegou em uma hora de muita aflicao em minha vida, estou em uma batalha e sei q ja venci em nome deJESUS , eu estava perguntando e pedindo oracao para todos os sentidos em minha vida e me surpreendi qndo eu vi esta msg, eu reconheci realmente q o sentido da vida nao era marido, trabalho,etc…, mas sim o sentido da vida esta Cristo Jesus q nos fortale-se q nos da perdao aos nossos pecados q nos ama eternamente e vida eterna.

    Curtir

  8. MINISTREI ESSA PALESTRA ONTEM DIA 09/11/2014 MUITO BOA OS TEXTOS BIBLICO MUITO BOM ME AJUDOU MUITO

    Curtir

  9. Adorsms este artigo.. descobri em
    ótima data pois estamos nos preparando para preferirmos esta palestra….e vai nos ajudar bastante.

    Curtir

  10. maravilhoso este artigo. me ajudou e vai ajudar muitas pessoas

    Curtir

  11. SOMOS O CASAL DIDI E NEUZA TEMOS VINTE ANOS NA CAMINHADA DO ECC AMEI O RATIGO SENTIDO DA VIDA VAI NOS AJUDAR MUITO

    Curtir

  12. GOSTEI DO ARTIGO JA DEI VARIAS PALESTRAS NO ECC ESSA E A SEGUNDA VES ESTE ARTIGO VAI ME AJUDAR MUITO

    Curtir

  13. OBRIGADA POR ESSA ORIENTAÇÃO EU E MEU MARIDO VAMOS DA ESSE PALESTRA DO SENTIDO DA VIDA, E VCS NOS AJUDOU…

    Curtir

  14. ok,sou Pedro coelho e minha esposa cleusa,vamos falar um pouco sobre o sentido da vida, e nós estávamos precisando de uma ajuda, e
    encontrei muita coisa útil nestas reflexões,obrigado,continue nos mostrando o sentido da vida,pois cristo jesus o fez e pediu para que nós continuássemos este trabalho divino .05/04/14

    Curtir

  15. Excepcional o que foi escrito. A vida tem que ser aproveitada, mas é preciso ver de que maneira estar sendo aproveitada a vida!

    Curtir

  16. Fomos convidados proferir essa palestra e isso vai nos servir muito,muito obrigada.

    Curtir

  17. O sentido da vida deve ser um exemplo de vida que procuramos levar ao proximo , pois nós estamos aqui para transmitir a palavra de cristo , pois ele deixou muito exemplos de vida e como executa-la , ninguem pode dizer que não foi anunciado por ele…cristo está presente e esperando a nossa parte de amor e humildade , e excluindo o egoismo humano ,Deus deixou seu filho como exemplo unico.

    Curtir

  18. Muito interessante todas as reflexões e que coincidem com meu pensamento a respeito do sentido da vida. Sem Deus a vida não tem sentido

    Curtir

  19. ola pessoal sou coordenador de um grupo de casal e adorei as reflexoes abordadas.

    Curtir

  20. olá pessoal gostei muito de todas as reflexões,sou coordenadora de grupo de casais teremos nosso encontro dia 6-4 e estou com duvidas em relação ao tema se puderem me mandar alguma sugestão agradeço .resido em Santiago RS.

    Curtir

  21. Adorei o blog maravilhoso,sempre visitarei com certeza,esse conhecimento nos ajuda muito!
    Deus nos abençoi sempre!

    Curtir

  22. usarei sempre essas paginas no meu face e no meu coração!

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.