O Casal Cristão no Mundo de Hoje.


O CASAL CRISTÃO

NO MUNDO DE HOJE.

Tema preparado para apresentação em encontro de Casais.


(Dinâmicas Opcionais abaixo 1) *


– Sal da terra e luz do mundo.

13. Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15. Nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.    (S. Mateus 5, 13 – 16) 

(Dinâmicas Opcionais abaixo 1) *

1.   A missão do casal cristão no mundo de hoje.

“A ação apostólica dos fieis leigos consiste; antes de qualquer coisa, em tornar a família consciente da sua identidade de primeiro núcleo fundamental da sociedade”

“A família cristã é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã. Ela se chama ”Igreja Doméstica”. Aí, os pais desempenham o papel de primeiros transmissores da fé a seus filhos, ensinando-lhes através do exemplo e da palavra, a serem verdadeiros discípulos missionários.”

(Documento de Aparecida 204)

Chamados ao matrimônio o casal cristão abraça livremente a vocação de seguir a Cristo e de se por ao serviço do reino de Deus todos os dons decorrentes da graça matrimonial. O matrimônio é para os cônjuges uma profissão de  feita dentro da Igreja e com a Igreja, comunidade dos crentes.  Esta profissão de fé exige o seu prolongamento no decurso da vida dos esposos e da família.  No matrimônio Deus continua a chamá-los dentro dos fatos e através dos fatos, dos problemas, das dificuldades, dos acontecimentos da existência de todos os dias. A família cristã, sobretudo hoje, tem uma especial vocação para ser testemunha da aliança pascal de Cristo, mediante a irradiação da alegria do amor e da certeza da esperança; da qual deve tornar-se um reflexo.

A Igreja doméstica é chamada a ser um sinal luminoso da presença de Cristo e do seu amor neste mundo, mesmo para os “afastados”, para as famílias que ainda não creem e para aquelas que já não vivem em coerência com a fé recebida: é chamada com o exemplo e com o testemunho a iluminar aqueles que procuram a verdade.

Escutemos o que disse Paulo VI: “ A família, como a igreja, deve ser um lugar onde se transmite o Evangelho e donde o Evangelho irradia.

“O ministério de evangelização e de catequese da Igreja doméstica deve permanecer em comunhão íntima e deve harmonizar-se responsavelmente com todos os serviços de evangelização e de catequese presentes e operantes na comunidade eclesial, quer diocesana quer paroquial.”

A Igreja por sua parte sabe que o futuro da humanidade e da própria Igreja passa através da família.  

Situação e missão da família

“A salvação da pessoa humana está estreitamente ligada ao bem estar da comunidade conjugal e familiar. Este bem estar por vezes está ameaçado pelo egoísmo, pelo hedonismo (tudo está condicionado ao prazer próprio) e por práticas ilícitas contra a geração. De resto, as condições econômicas, sócio – psicológicas e civis de hoje em dia acarretam não leves perturbações na família”

As mudanças de conceitos, preconceitos; a globalização interfere cada vez mais na educação dos filhos. Muitas vezes com idéias alheias ao senso cristão.

A situação de degradação que se encontram varias famílias de hoje coloca em risco não só a saúde da igreja.(POR DEIXAR DE CUMPRIR SEU PAPEL PROFÉTICO), Mas também de toda a sociedade humana.

CITAR exemplos atuais de desajustes sociais provocados por causa da falência de varias famílias.

O caso Izabela. (A garotinha jogada da janela pelo próprio pai em um casamento de segunda união totalmente conturbado e sem princípios, “Casal Nardoni”)

Tentativa de aprovação do Casamentos gay.

O caso de Goiânia = a Promotora de Justiça que mantinha uma menina sob tortura, amarrada e tratada como escrava.

O caso do austríaco que manteve sua filha com seus filhos presos por 18 anos…

A Igreja olha com preocupação e procura meios para sanar as adversidades que se levantam contra a família nos tempos atuais.

V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribe ,

Traz como tema: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que Nele nossos povos tenham vida”

 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida “. Jo 14,6

Vejamos o  que diz:    Um pequeno fragmento do Documento de Aparecida.

Ser cristão não é uma carga, mas um dom.”

A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra é nossa alegria. (Documento de Aparecida 28 e 29).



2.    A Pastoral Familiar no Brasil.

As atividades exercidas na Igreja (Corpo de Cristo) em proveito da igreja doméstica e pela igreja doméstica recebe o nome de Pastoral FamiliarPastoral familiar não é só os trabalhos e atividades feita em prol das famílias; mas sobretudo as atividades exercidas pelas famílias cristãs na Igreja para o bem de toda a sociedade.   A Pastoral familiar insere-se admiravelmente na pastoral de toda a Igreja: é evangelizadora, profética e libertadora. Anuncia o Evangelho do amor conjugal e familiar, como experiência pascal vivida na Eucaristia.   Denuncia as falácias e corruptelas que embargam ou ensombram a verdade do Evangelho; do amor conjugal e familiar. Procura caminhos para que os casais e as famílias possam progredir na sua vocação ao amor e em sua missão de formar pessoas, educar na fé e contribuir para o desenvolvimento da humanidade.


luz luz do mundo
sal e luz do mundo Luz_do_mundo

3.    O CASAL CRISTÃO NO MUNDO.

 A realidade do leigo é estar no meio do mundo. A vocação a santidade das famílias cristãs não está dissociada (separada) das atividades do mundo. Mas é chamada a ser santa no mundo em que vive. Isto é: no lar; no trabalho; no estudo; no lazer; na política em fim em  todas relações  sócio – econômicas – culturais que a envolve.

O casal deve estar comprometido com a realidade do mundo, na transformação das estruturas do mundo. “o que se entende por estrutura?” Onde seu filho estuda é uma estrutura educacional (um colégio). Onde o pai trabalha é outra estrutura trabalhista (uma empresa) a política também é uma estrutura. O leigo não pode fugir disso, do sindicato, dos amigos do bairro, tem que entrar dentro desses campos e cooperar fazendo com que essas estruturas sejam mais humanas pra não dizer que devam ser mais Cristãs.

“Não se deve deixar por menos; o leigo tem que assumir ainda que tenha que morrer” , mas tem que dar a vida para mudar as estruturas de injustiça e de pecado e persistem no mundo de hoje.

Levantar a voz e se colocar contra os erros da sociedade, como por exemplo a aprovação de leis pelo congresso federal: aborto ,eutanásia, casamento gay. Leis que querem decidir sobre ética e moral e sobre quando é que o feto é indivíduo protegido por lei.

Compromisso com o meio em que vive.

Se for um empresário deve fazer com que sua empresa tenha um ambiente cristão. Seja honesta com os clientes e com os funcionários. Seja transparente. Que trate os funcionários com dignidade.

Seja justa. Que pague em dia seus compromissos com funcionários e deveres tributários. Se for médico; seja mais compreensivo e prestativo  com seus pacientes. Seja mais humano; exerça sua profissão com responsabilidade. Se for advogado; deve estar para defender o que é certo e não para fazer tramoias, barganhas, enganar e usurpar de seus clientes e da sociedade. Se for político; seja honesto. Deve procurar defender os interesses de toda a sociedade e não de um grupo privilegiado. Defender a vida mesmo que tenha que dar sua própria vida.

4. Testemunho do casal:

(pessoal do casal palestrante que escreveu este texto substitua pelo seu testemunho pessoal)

O nosso testemunho é um testemunho de perseverança na certeza que procuramos em tudo; nas nossas atividades, no cotidiano da nossa vida conjugal e familiar mostrar a nossa fé. Não é nada de extraordinário ou sobrenatural.   Não somos aquele casal que está presente em todas as pastorais; mas trabalhamos numa pastoral (curso de pais e padrinhos para o batismo).    No início do nosso casamento tínhamos empregos distintos. Minha esposa trabalhava na Riachuelo e eu na Eletrônica Mundial. Que tomava muito tempo de nós. Contornamos da melhor forma possível os contratempos profissionais.       Em 2004 minha esposa faz uma sociedade numa loja de realizar festas infantis e o tempo ficou mais reduzido, pois trabalhávamos também aos sábados e domingos.   Os nossos filhos estavam ficando muito carentes. Principalmente porque minha esposa estava sempre ausente nos fins de semana.  Aliás, este foi um dos motivos que minha esposa teve que desfazer da sociedade da loja de festas. Temos 14 anos de casados; três filhos, uma menina de 12 anos, um menino com 10 anos e  outro com  um 6 anos e meio; que também exigem muito tempo nosso; por vezes até altas horas da noite. Mesmo assim; continuamos perseverantes: Participamos da Santa Missa, com toda a família; na pastoral do batismo; nas reuniões do ECC (estamos coordenado um circulo de ECC desde o ano passado) e sempre que possível em eventos nos quais somos chamados para ajudar e colaborar com o nosso trabalho.

DINÂMICAS final.  (opcional)

2. Dinâmica do fruto ou um mini presente de chocolate com mensagem. Distribua Bombons com mensagens referentes à palestra.

Destacar também a degustação e comparar o gosto anterior, exaltar qual seria a preferência !

O encontro de ECC é um presente para sua família (um dom) e para a comunidade.

Que nossa família possa fazer a diferença no meio em que vive, transmitindo o verdadeiro SABOR do Cristianismo no mundo.

Como diz São Paulo em (II Coríntios 3,3):

Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações.


O_casal_Cristão_no_mundo_de_hoje

Testemunho : Palestra

O Casal Cristão no Mundo de Hoje.


Opção 2: de Power point não de acordo com o texto acima.



38bceab0255f8744[1]

Baixe o texto em Documento – Wold.Doc

06 – O Casal Cristão no mundo de hoje.doc

8836df04d428903f901fe9a769c1c97a_kak-redaktirovat-pdf-dokument-411-414-c[1]

Click e Baixe o Texto em arquivo PDF

06 – O Casal Cristão no mundo de hoje.pdf


*1 – Dinâmicas Opcionais de abertura:


Dinâmica do Sonrisal

“A Fé sem obras é Morta.”

Se misturar na comunidade



Pipoca_sem_sal

Dinâmica da Pipoca

Pipoca sem Sal não tem Sabor

SAL DA TERRA



UM EXEMPLO DE PALESTRA EM UM ENCONTRO – SÓ AUDIO



      Atualizado em 10/05/2012



Encontro de Casais com Cristo_ECC


88 Respostas

  1. Uau assunto muito interessante gostei

    Curtir

  2. Oi. Vamos dar esssa palestra no EEC aqui da nossa cidade no Ceara. seria possivel mandar esse material por email? joseanelimamuniz@gmail.com

    Curtir

  3. Boa noite…
    queridos irmãos em Cristo, eu e meu esposo fomos chamados para assumir a função de casal palestra em nossa paróquia.
    vocês poderiam enviar todo o material de todas as palestras para que possamos orientar os palestrantes. Desde já agradeço.
    PAZ DE CRISTO!
    cliciananda@hotmail.com

    Curtir

    • Olá Clicia

      Paz de Cristo

      SEGUNDO SEU PEDIDO, ESTAREI LHE ENVIANDO ANEXO A ESTE E_MAIL TODO MATERIAL QUE TEMOS DISPONÍVEL E QUE JÁ ESTÁ DIVULGADO.

      Sizenando

      Presentepravoce

      Curtir

  4. Espetacular.desejaria receber algumas dinamicas para abrilhantar um encontro de casais que faremos em nossa igreja no qual abordaremos o tema O CASAL CRISTÃO NO MUNDO DE HOJE.

    Curtir

  5. Top

    Curtir

  6. Precisamos de slides em power
    point sobre palestra Casal Cristão no mundo de hoje. è possivel o envio

    Curtir

  7. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje […]

    Curtir

  8. Eu e meu esposo fazemos pare do ECC poz tor muito feliz poz tor aprendendo muito.

    Curtir

  9. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  10. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  11. Carissimos cuidado! A dinâmica do ECC não é para tornar ninguem profissional de palestras, devemos dar o nosso testemunho, mostrar através do tema como é a nossa vivência de fé a partir da descoberta do Cristo em nossas vidas. Basta falarmos de nossas obras, lembre-se de S.Tiago: “A fé sem obras é morta”. Não se sintam criticados, apenas estou pontuando, porque não existe receita pronta de palestra, cada casal deve falar da sua vida, e da sua experiência com Deus e com a comunidade.

    Curtir

  12. LINDA PALESTRA , PENA QUE VOCES NAO COMPREENDERAM A VERDADEIRA DINAMICA DO ECC , PELO AMOR DE DEUS GENTE:

    SIGILO…[…][x1000][…]…,SIGILO!

    ESPERO QUE APARTIR DE AGORA VOCES COMPREENDAM A VERDADEIRA MISTICA DO ECC, ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO.

    Curtir

    • Caro EdiCarlos

      Paz de Cristo

      São Tiago nos exorta em sua carta dizendo assim:

      “Não sejas apenas um ouvinte negligente da palavra, mas sim um praticante…”

      Jesus também nos diz assim:

      “Aquilo que vos é dito ao ouvido, proclame em cima dos telhados…”

      Logo, se a sua observação for com referência à palavra de Deus que está escrita, proclamada, divulgada, cuchichada nos ouvidos ou divulgada em nosso post… este sigilo não se refere a isso e sim às dinâmicas e modos de agir dentro do referido encontro, pois a palavra de Deus é a mesma para todo e qualquer tipo de encontro, seja ECC, RCC ou movimento conjugal, sempre pregamos os mesmos textos invariavelmente, pois a palavra de Deus para nós não muda, o que pode mudar e variar e até aí sim podemos pedir sigilo é o modo de como fazemos este anuncio.

      Tudo aquilo que você ouviu dentro do ECC não é para se guardar sigilo e sim para se por em prática, testemunhado e anunciado a toda criatura.

      QUE Deus o abençoe.

      Paz de Cristo

      Sizenando / Presentepravoce

      Curtir

  13. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  14. Olá – somos Olavo Silva e Antônia. Jurandy – Somos de uma cidade do Estado do Ceará, mas precisamente de Crateús-Ce… Fizemos o ECC ou participamos deste chamado de Cristo em 2005, e de lá pra cá, na Caminhada de Igreja assumimos na nossa Paróquia a coordenação da Pastoral do Dízimo, demos a nossa contribuição por dois anos, assumimos a coordenação do CAEP, conselho de assuntos econômicos Paroquial, e estamos a quatro anos na coordenação da Pastoral Familiar, uma benção, a Pastoral Familiar pra nós como família, como casal tem sido muito gratificante, aprendemos muito com o caminhar e estamos partilhado com as famílias esse testemunho de ser uma família cristã… A uns quatro anos participamos como família palestrantes no ECC, nas comunidades, nos colégios, na semana da família, na pascoa… Em fim é muito bem vindo todos esses comentários e informações, servem de subsídio para essas famílias que dedicam parte de seu tempo na Evangelização no sentido cristão…

    Curtir

    • Olá Olavo

      Paz de Cristo

      Ficamos muito felizes com a sua contribuição para a confirmação de nosso ministério em nome de Jesus neste mundo.

      Que Deus continue lhes abençoando neste Ministério com as Famílias do ECC.

      Paz de Cristo

      Sizenando

      Curtir

  15. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  16. como faço para comprar esse livro eu vou precisar de cinco livros e não acho em nenhuma livraria e gostaria de saber prazo de entrega e forma de pagamento

    Curtir

  17. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  18. Olá boa tarde! Irei junto com meu esposo fazer uma reunião do ECC em nossa casa vocês poderiam nos ajudar nos dando alguma dica de roteiro, de orações e evangelhos? Desde já muito obrigada! Deus os abençoe!

    Curtir

  19. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  20. Boa Noite no dia 08/09 eu e meu marido daremos esta palestra em Araraquara – SP , podem nos dar alguma dica e algum conselho, estamos um pouco nervosos porem , resolvemos entregar nas mãos de Deus

    Curtir

  21. Olá boa noite,vou fazer uma palestra sobre esse tema, se possível me mande mais conteúdo sobre o assunto e também uma opção de dinâmica para animar os encontristas. Desde já agradeço! Abraços!!

    Curtir

  22. oi eu e meu marido vamos fazer a palestra casal cristão no mundo de hoje precisamos de umas dicas. Elizete e Gildo.

    Curtir

  23. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  24. A paz gostaria de saber quais passagens bíblicas poderia ler para poder falar sobre o casal cristão no mundo de hoje. desde já agradeço

    Curtir

    • Já damos esta palestra a alguns anos. No começo tinhamos a mesma preocupação de alguns que aqui comentaram, porém depois da primeira , vimos que o mais importante para dar esta palestra, é ser Casal Cristão, ser atuante em Pastoral, ser atuante dentro das necessidades do próximo. Assim como esta palestra, não basta participar do ECC, temos que vivenciar, e através desta vivência darmos o nosso testemunho de Fé, Caridade e Esperança.
      Jair e Marili – Alvorada/RS

      Curtir

      • Olá Jair e Marlli

        Muito bom seu comentário, gostaria de ter muitos comentários assim neste mesmo sentido.

        Paz de Cristo

        presentepravoce

        Curtir

      • oi eu sou do ecvc encontro cristão de vivencia conjugal é um movimento de casais da diocese de imperatriz maranhão nós somos o casal paulo e teonice . gostei de conhecer o trabalho de vcs do ecc enclusive conhcemos um casal aque que participou do ecc em goiania goias .

        Curtir

  25. augusto e lúcia! 05/07/2013.
    Vamos dar a palestra o casal cristão no mundo de hoje neste final de semana. nos preocupa por ser a última do encontro, onde os casais já estão cansados. gostei muito do testemunho acima citado e peço as orações de vocês e bençãos do Espírito Santo, que Deus nos ajude.
    Abraços a todos.

    Curtir

    • Que Deus abençoe sua palestra e a todos os ouvintes deste encontro de casais com Cristo.

      Sizenando

      Curtir

    • Letácio e Rivelde! Vamos dar essa palestra no próximo dia 18/08/13, gostaria que nos dessem mais dicas, pois é a primeira vez que temos essa missão.

      Curtir

      • Oi, gostaria que me mande algumas dicas para a palestra de casal cristão no mundo de hoje.É a primeira vez que vamos dar esta palestra e estamos nervosos. Se puder nos ajude. Mattos e Jura. Mandar para o meu Email. Paz e Bem

        Curtir

  26. POR FAVOR MANDE PARA O MEU EMAIL SOBRE MAIS DETALHES SOBRE ESTE TEMA CASAL CRISTÃO NO MUNDO DE HOJE

    Curtir

  27. EU GOSTARIA DE RECEBER ALGUMAS DINÂMICAS, POIS FUI CONVIDADA A DA ESTA PALESTRA …..

    Curtir

  28. Bom dia a todos. Paz e Bem. Procuramos ajuda. vamos palestrar sobre Oração. Já estudamos os pontos chaves desta palestra na Bíblia. Agora falta montá-la. Vocês tem material pra nos ajudar?

    Curtir

  29. OLA GOSTARIA DE RECEBER MAIS ALGUMA DINAMICA PARA ESSA PALESTRA CASAL CRISTÃO NO MUNDO DE HOJE E ALGUMAS DICAS SOBRE A PALESTRA .GRATA SUELI

    Curtir

    • Ola Sueli

      As Dinâmicas são estas que estão citadas aqui, basta clicar nos Link’s e ver as dinâmicas mais clareamente.

      Paz de Cristo

      Sizenando / presentepravoce

      Curtir

  30. Boa tarde a vcs, vamos dar a palestra DIALOGO COM OS FILHOS, pela primeira vez dia 22-6 2013 e ficaremos imensamente gratos se puderem nos ajudar,um grande abraço na paz de Cristo.

    Curtir

  31. Nossa ja vi esse blog umas 3 vez, que gostoso esse blog, muito bem feito com detalhes no post etc e tal, gostei muito, alias to acompanhando deis que me recomendaram ele, alguem sabe me falar se esse aqui é bom ? http://rastreamento.org dizem que é pra rastrear carro, moto, pessoas, é que eu ja trabalho com isso e queria saber!! Grande abraço e ta de parabens o blog

    Resposta:

    Não sei não, não conheço nada sobre isso, para mim é apenas um Span. Mas se alguém quiser seguir o \link fica sobre sua responsabilidade.

    Deus vos abençoe.

    Curtir

  32. Boa tarde meu nome é Ana maria e fui convidada para dá uma palestra com esse tema no mês que vem, pedi ajuida a uma amiga e ela me disse faça uma pesquisa no google e eu fiz e gostei muito, só que se vocês tiverem mais coisas para me ensinar sobre o sal da terra e a luz do mundo eu agradeço.

    Curtir

  33. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  34. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  35. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  36. Boa tarde… estou precisando de algo sobre o casal cristao nos dias de hoje… se alguem tiver mais material, alem desse que ja esta disponivel, por favor me envie…. Obrigada e que Deus nos abençoe nessa missao…

    Curtir

  37. Que o DEUS da vida esteja sempre com voçês.
    Irmãos gostaria de receber mais dinamicas que se encaixem com essa palestra.
    Que o amor de MARIA os abencoe

    RESPOSTA:

    EU SÓ TENHO A QUE ESTÁ ENSIMA ESCRITA, PELO MENOS POR ENQUANTO, ATÉ GOSTARIA QUE NOSSOS LEITORES TAMBÉM NOS MANDASSEM ALGUMAS DICAS E ASSIM PODEMOS OFERECER PARA OUTRAS PESSOAS TAMBÉM.

    PAZ DE CRISTO

    Curtir

  38. Bom dia, vou fazer uma palestra neste final de semana, e como o horário da palestra não ajuda muito por ser a ultima palestra, quando os casais já estão bem cansados, gostaria de fazer alguma coisa para que eles se sintam mais atentos,pois sempre vem o sono.
    vocês podem mim ajudar, muito obrigado.
    Deus abençoe a todos.

    Curtir

  39. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  40. […] O Casal Cristão no Mundo de Hoje. (ECC) […]

    Curtir

  41. Iremos palestrar pela primeira vez, até hoje, éramos responsáveis de convidar palestrantes para o EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e agora teremos que ministrar uma palestra sobre o Casal Cristão no mundo de hoje, e procurava uma dinâmica simples que desse um sabor, e graças a você ter escrito isto neste site, me ajudará bastante, parabéns pela iniciativa e muito obrigado, que Deus sempre abençoe muito à você, sua família, e a todas as famílias ECC de hoje e de sempre. ABraço!
    Tomio – Pilar do Sul.

    Curtir

  42. VAMOS FAZER UMA PALESTRA NESTE FINAL DE SEMANA SOBRE CASAL CRISTÃO NO MUNDO DE HOJE E GOSTEI MUITO DESSE EXEMPLO, MAS SE TIVER ALGUMA DICA DE ALGUMA BRINCADEIRA QUE EU POSSA FAZER NA PALESTRA PARA DISCONTRAIR EU GOSTARIA MUITO, DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADO

    Curtir

    • Ola boa tarde…. tambem vamos dar uma palestra sobre esse tema e estou na sua situação gostei dessa, mas queria algo mais para completar… voce conseguiu alguma coisa???? por favor se puder compartilhar ficarei muito feliz…. Obrigada

      Curtir

  43. Bom dia!! irei palestrar sobre o casal cristão no mundo de hoje, minha palestra sera no mês seguinte e ainda estou perdida não sei bem por onde começar por mais que ja fiz todo meu rascunho, mais a insegurança persiste quem puder me ajudar ficarei grata.

    RESPOSTA-

    Vou lhe enviar este texto por e_mail.

    Jesus te ama.

    Curtir

  44. vamos fazer uma palestra sobre Oração, gostariamos de receber alguma dinamica direcionada a esta palestra.
    obrigado
    Tarcisio e Jacqueline

    Resposta:

    Curtir

  45. Boa Tarde!
    Estava pesquisando na internet sobre o tema para uma palestra neste final de semana, adorei a colocação de vocês e da dinâmica, acredito que poderá e muito engrandecer nossa apresentação. Caso tenham mais material e dinâmicas que possa nos encaminhar agradeceria muito.

    Resposta:

    Na verdade só tenho este texto que aqui está ainda não finalizado, se precisar lhe envio por e_mail.

    Curtir

  46. Era o tempero que faltava na nossa palestra, vamos palestrar dia 17/06/12, com certeza colocarei uma boa parte da sua.
    Tudo de bom.

    Resposta:

    Que Deus abençoe a sua palestra e leve muitos casais a se voltarem para Deus e à vida na comunidade.

    Paz de Cristo

    Sizenando / presentepravoce

    Curtir

  47. Gostamos muito deste artigo e faremos também uma palestra sobre o casal cristão no mundo de hoje no início de junho e gostaríamos de receber artigos ou dinâmicas que possam ajudar a enriquecer nossa paletra.

    Lyssandro e Márcia

    Curtir

  48. Mussio e Nilma Celia . Faremos esta palestra no dia 24/06/12 e esta nos ajudou muito . Por favor nos mande todo material possível e dinamicas para esta palestra .
    Parabens a vcs . Continuem temperando sempre.E aguardamos ajuda.

    Resposta:

    Lhe enviei via e_mail

    Curtir

  49. Gostei muito da palestra, vamos proferir essa palestra no dia 27/5/2012, e ela veio nos ajudar bastante.
    Se possível me mende mais dinamicas que se encaixem com essa palestra.
    Continuem sendo sal e luz no mundo, é disso que precisamos muito!
    Paz e bem!

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.