Preferi usar neste Título um ponto de exclamação! Pois exprime não uma interrogação, nem uma afirmativa, mas o espanto de uma nova descoberta para a maioria de nós Católicos:
Que descoberta ?
Podemos sim bater palmas nas Missas? É uma pergunta recentemente discutida em toda parte e muitos gostariam de imputar um silêncio fúnebre como velório na maior celebração da vida que conhecemos, pois na Santa Missa se relembra sim o momento que Jesus morreu na cruz, mas acima de tudo celebramos o fato que dividiu a historia em duas partes. A verdade de um homem ter voltado dos mortos depois de ter sido declarado morto e sem nenhuma gota de sangue correndo em suas veias conforme a visão profética de Ezequiel 37.
As palmas nada mais são que um acompanhamento rítmico e cadencial das musicas que no contexto Litúrgico seriam apenas um instrumento musical tanto quanto um violão ou um tambor que sempre foram utilizados nos cultos a Deus como instrumentos de Louvor como declara o Rei Davi em diversos de seus Salmos.
(Salmo 150) 1 – Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento. 2. Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita. 3. Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara. 4. Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta. 5 .Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes. Tudo o que respira louve o Senhor!
Sendo assim, todo instrumento musical incluindo o som de nossas mãos batendo uma contra as outras em forma de louvor podem e devem fazer parte do nosso culto de louvor a Deus, desde que seja no momento Litúrgico oportuno e Não bater palmas nos momentos inoportunos ou em épocas ou dias que realizamos uma Liturgia mais voltada ao Silêncio e à Meditação.
Jamais podemos esquecer de que os dois pontos máximos de nossa Fé devem se expressar na Liturgia totalmente voltada para a alegria, Pois no Natal comemoramos a alegria do nascimento de Jesus e na Páscoa comemoramos a alegria da Ressurreição de Jesus.
Observação 1 – Uma coisa deve ficar bem clara, as palmas que acompanham musicas não devem ser confundidas com aplausos, parabenizações, comemoração ou barulho de qualquer outra natureza que atrapalhe o sentido litúrgico do momento e sim apenas como um instrumento de louvor ao Pai.
Até bem pouco tempo atrás estaria terminantemente proibido o uso de palmas de qualquer espécie na Liturgia da Santa Missa Católica, mas seria mesmo proibido ou seria apenas um desuso momentâneo e uma má interpretação do que realmente significa cada parte de nossa verdadeira Liturgia?
A Liturgia do Rito Romano utilizado na Igreja Católica é composto de várias partes distintas com objetivos distintos e complementares, assim como a vida e a ação de Jesus neste mundo não se expressa em apenas uma frase, ou em apenas um só de seus atos ou milagres, também a Liturgia serviria para nos situarmos e relembrarmos cada fase do que seria necessário para nossa Salvação plena, sendo assim, ela é composta de momentos de acolhida, perdão, cura, libertação, suplica, alimento corporal, alimento espiritual, meditação da vida morte e Ressurreição de Jesus, louvor, adoração, confraternização, avisos, comentários e despedidas; Partes que se expressam particulares dentro de um todo e que em si mesma “EM SEPARADO” teriam as suas particularidades e que dentro do todo deveriam ser bem expressas e não suprimidas por uma outra parte qualquer. Isto significa que uma acolhida deve ser sempre feita com alegria para se cativar o visitante que chega, para que ele se sinta bem recebido na casa de Deus. Da mesma forma o momento em que meditamos a morte de Jesus deve ter um ar de respeito e silêncio de meditação até o momento em que o Sacerdote levanta o Pão e o Vinho o Consagrando a Deus. Neste exato momento a nossa Fé reconhece o Jesus Ressuscitado, pois acontece ali o milagre da Transubstanciação e o pão se torna Verdeira Carne do Cristo Vivo e presente no meio de nós, neste momento aquele que estava morto volta à vida e a nossa tristeza deve se transformar em verdadeira alegria como profetizou Jesus Em (S. João 16, 20).
Jesus ressuscita para a Vida eterna frente a nossos olhares e assim se doa como um presente a nós para que também nos tornemos participantes de sua VIDA plena, não existe um momento para expressarmos a nossa alegria plena melhor do que este, não existe ninguém que não se alegre e faça uma festa quando recebe uma vida nova, logo não existe motivo para chorar ou ficarmos de luto e sim para soltarmos fogos e por que não aplaudirmos aquele que agiu para conosco com tamanha Misericórdia?
Não podemos compreender o mistério da vinda de Jesus a este mundo apenas por seu nascimento, nem apenas por sua morte e muito menos apenas por sua Ressurreição, mas é a união destes momentos de extrema alegria, tristeza e depois Alegria extravasante em uma só celebração que nos faz compreender por completo qual foi a grande obra do amor de Deus neste mundo.
Eu também poderia ter colocado o título deste post usando um ponto de interrogação:
Podemos Bater Palmas Na Missa ?
Como se eu não soubesse a verdade sobre este assunto ou na verdade estaria usando um truque Psicológico de se quebrar um “PARADIGMA“, ou seja, melhor explicando, “Blefar em um jogo de cartas e esperar a reação do oponente”, sendo assim a verdade se tornaria apenas um jogo de “BLEFE” e não uma “VERDADE ABSOLUTA”, Isto seria uma opinião especulativa e não uma resposta definitiva sobre o tema, uma mera forma de ensinar a minha maneira de pensar e induzir as outras pessoas a pensarem o mesmo que eu penso. Poderia ainda usar o texto de alguém no passado e desprezar outro texto que expressa um pensamento diferente, até mesmo escrito por um Santo de maior Renome Teológico, desde que este texto dissesse o que eu queria dizer e não o que eu não gostaria que soubessem, mas, bem sabemos que sobre este assunto muitos expressaram suas opiniões, mas ninguém jamais quis fazer delas uma regra eterna acima da vontade Divina.
Poderia também lhes responder porque Sim e NÃO porque Não. contestando aqueles que difundem a ideia do “Porque NÃO” e nem sequer aceitam discutir teologicamente o “Porque SIM”
Poderia Também usar um ponto no final desta frase e simplesmente afirmar que sim e pronto.
PODEMOS BATER PALMAS NA MISSA.
Outros Textos em sequencia a este:
A CNBB Esclarece como se deve Utilizar as Palmas na Santa Missa.
Papa Proibe Bater Palmas na Santa Missa.
A verdade porém é que existe uma controvérsia sobre este assunto em particular e por muitos e muitos anos prevaleceu a execução de um Rito humano em que se preferia não Louvar a Deus com Palmas e sim apenas com o SILÊNCIO. Da mesma forma que poderíamos interpretar mal um bater de palmas rítmico em acompanhamento aos louvores musicais com um simples aplauso à um ser humano qualquer, poderíamos também interpretar o silêncio como uma ausência completa de louvor e também uma ausência completa de Fé, simplesmente pelo fato de que ninguém saberia o motivo pelo qual se estaria em Silêncio uma vez que todos estariam sempre em silêncio e não se pode ensinar nada apenas através do Silêncio pois a própria palavra de Deus afirma em (Rom. 10) que nossa fé vem de ouvir a Palavra de Deus, se não ouvimos e não expressamos o nosso louvor de forma audível não podemos avaliar o grau de perfeição deste Louvor, se bem que o próprio Jesus se manifestou a este respeito quando descia do Monte das Oliveiras se direcionando a Jerusalém naquele Primeiro domingo de Ramos da História:
(São Lucas 19, 37) – Quando já se ia aproximando da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, tomada de alegria, começou a louvar a Deus em altas vozes, por todas as maravilhas que tinha visto. 38. E dizia: Bendito o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória no mais alto dos céus! 39. Neste momento, alguns fariseus interpelaram a Jesus no meio da multidão: Mestre, repreende os teus discípulos. 40. Ele respondeu:
Digo-vos: se estes se calarem, clamarão as pedras!
Lamentavelmente existem ainda muitos Fariseus e Tridentinos neste mundo que querem calar a voz daqueles que Louvam a Deus de todo Coração pela Alegria de nos ter enviado seu Filho Amado Jesus.
É uma pena, porque para eles as pedras clamarão e louvarão a Deus, pois ainda existem homens que possuem coração mais duro do que as pedras, é uma pena também porque não poderemos identificar estes homens como filhos de Deus e herdeiros dos céus, pois preferem o silêncio e as trevas de seus segredos e pecados do que a graça de se manifestarem visivelmente como um filho que ama a Deus de todo coração.
A maneira correta de usarmos as Palmas em uma celebração Litúrgica é exatamente observarmos os momentos em que deveríamos expressar a nossa alegria e jamais bater palmas nos momentos de pesar, pois é por não saber observar estes momentos e abusarem da distração do Sacerdote, que alguns ministros de música podem cometer erros graves, mas tudo isso é apenas uma questão de aprendizado e aperfeiçoamento e não de proibição irrestrita.
O texto abaixo foi utilizado como resposta a um Blog defensor do “NÃO BATER PALMAS DE FORMA ALGUMA NA MISSA”, inclusive desobedecendo as regras Litúrgicas utilizadas pela Igreja Católica atualmente depois do Concílio Vaticano II em defesa de regras utilizadas no Rito Tridentino que deixaram de ser utilizadas como Rito “ORDINÁRIO” a mais de meio século.
Segue o texto:
Salve Maria
Deus seja Louvado
Caro Irmão, bem vejo a sua boa intenção em ensinar a verdade e propagar o respeito à santíssima Missa Católica, mas não podemos apenas observar que Maria derramou suas lágrimas pelo sofrimento de seu amado filho Jesus e uma espada transpassou seu coração com a dor mais terrível da terra e não somente ela pôde sentir esta dor, até mesmo seus discípulos presenciaram o apagar de uma luz, até mesmo da luz do sol que brilha ao meio dia e a esperança de Salvação para este mundo, tanto é que após a morte de Cristo nada mais se poderia fazer pela Salvação deste planeta e por isso alguns discípulos se dispersaram e voltaram para suas casas em Emaús tristes e abatidos e até compartilharam sua tristeza com um peregrino que encontraram pelo caminho, só restava agora morrer de tristeza. O que eles não sabiam, porque sua falta de Fé os cegava, era que aquele peregrino era já o próprio CRISTO VIVO E RESSUSCITADO NO MEIO DELES. Como podemos nos entristecer pela morte daquele que está vivo? Como podemos fazer um velório de alguém que não morreu? como podemos permanecer tristes e abatidos sabendo que a fonte de nossa alegria é eterna? como podemos não manifestar a nossa alegria através de nossos aplausos e cânticos de júbilo em louvor àquele que morreu por nós ou antes, Daquele que ressuscitou dos mortos para nos dar a certeza da vida eterna ? Não se esqueça que a Igreja Santa Católica e Apostólica Romana deve acreditar que Jesus está realmente vivo e presente na Ostia Consagrada, logo, mesmo que por um curto espaço de tempo Jesus tenha estado morto, em seu CORPO FÍSICO CARNAL, ELE NA VERDADE NUNCA ESTEVE MORTO PARA QUE PUDÉSSEMOS TEMER PELA PERCA DE NOSSA SALVAÇÃO. JESUS MESMO DECLARA QUE quando Ele anunciou a sua morte, os corações de seus Discípulos se entristeceram e Ele mesmo os conforta dizendo que este momento seria breve e foi tão breve, que nem podemos comparar miseras 39 horas com uma eternidade que desfrutaremos a presença de Jesus em nossas vidas presentes e futuras. Se portanto, agora seu coração se entristece por saber que Jesus morreu, muito mais há de se alegrar em saber que Jesus NÃO MORREU e jamais morrerá, pois Ele é Deus e é eternamente presente no meio de seu povo.
In Corde Jesu at Mariae, Semper
![]() |
![]() |
![]() |
---|---|---|
![]() |
![]() |
![]() |
Filed under: 5584, Agenda, Amor de Deus, Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Concílio Vaticano II, Dons do Espírito Santo., Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Heresias, Igreja Missionária, Jesus, Livro Católico, Mais Católico do que o Papa., Mensagens, Noticias, O Dono da verdade., Palavra do Papa, Parábolas e Reflexões, Presente prá você, RCC, Reinflamando a Chama, Renovação Carismática Católica, Sacramentos, Seminário de Vida no Espírito, Testemunho, Tradição Católica, Tridentino, Vocação | Tagged: Alegria, Aplausos, Carismático., Comemoração, Festa, Festiva, Fogos, Fogos de Artifício, Liturgia, Liturgia Católica, Missa, missa de sempre., Missa Nova, Musica, Natal, Paixão, Palmas, Parabenização, Pascoa, Sacralidade, Sacrifício, Sagrado, Salmos, Tradicionalistas, Tridentino, Velório |
Nada de palmas na missa e acabou cambada de safados.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
este é um texto contraditório no que nos diz o Santo Padre o Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Domenica Caena de 24/02/1980…
CurtirCurtir
[…] Podemos Bater Palmas Na Missa ! < outro Post […]
CurtirCurtir
É pena que a nossa igreja se encontra tão dividida .Na minha opinião , devemos obediencia ao Papa , ou com nossas opiniões diferentes logo fundaremos outra Igreja ou denominação . Palmas deveria sómente acompanhar os encontros e grupos de oração de louvor em salões, ginásios e estádios e não nas celebrações da Santa Missa dentro das Igrejas é a minha opinião.
Até o Órgão litúrgico que é o instrumento próprio para a música Sacra e Litúrgica que nos ajuda na interiorização e adoração quase foi banido de nossa Igreja . É no silêncio que ouvimos à Deus e não no barulho das músicas tocadas por instrumentos amplificadíssimos, altíssimos e ensurdecedores . A seriedade precisa ser resgatada em nossa Igreja que não é palco de apresentação de shows de músicos . Já participei destas celebrações na qual dizem ser de cura e libertação, mas fico com a linha tradicional da nossa Igreja , pois toda Missa é de cura e libertação , mas devemos obediencia ao Papa pois toda autoridade é constituída por Deus e não permaneço mais em Igrejas aonde o pároco é desobediente e incentiva os fiéis a baterem palmas nas celebrações.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Muitos católicos se esquecem, com muita facilidade, que o Concílio Vaticano II não revogou todos os outros Concílios da Igreja!
São rápidos em jogar fora toda uma rica e santa Tradição de dois mil anos para ficar apenas com meia dúzia de palavras do último Concílio, que usam como desculpa para todo tipo de abuso.
Com a mesma desculpa, virou a regra receber a Hóstia na mão, o que deveria ser uma exceção, e o Papa já falou sobe isso diversas vezes… Mas quem se importa? Com essa prática, entre outras coisas, facilita-se o trabalho de todo tipo de praticantes de rituais pagãos e de magia negra, que ao invés de consumir, levam a Hóstia para usá-la em rituais macabros, muitas vezes envolvendo bacanais e outras barbaridades. Pesquisem e descobrirão casos horripilantes. Porque não se obedece, simplesmente, ao Papa, que é a obrigação de todo bispo e todo padre?
O que vemos na maioria das Missas no Brasil não são pessoas batendo palmas apenas para acompanhar os cânticos, e sim um verdadeiro circo, em que se aplaude a toda hora, se dança, se faz batucada, etc… Isso sem falar na tal “missa-afro”, totalmente descaracterizada, que nada tem a ver com catolicismo e nem mesmo com a realidade brasileira.
Hoje, em cada paróquia, cada padre é o “astro”, e cada um inventa o seu “rito próprio”. E a desculpa é sempre a mesma: o Vaticano II Serão esses os frutos do Concílio?
Para finalizar, nunca é demais lembrar que o Vaticano II foi um Concílio meramente pastoral, e não dogmático. Infelizmente, no Brasil e na América Latina, o que vemos é o surgimento de um novo cisma, uma nova divisão na Igreja. Já se fala em Igreja Católica Apostólica Romana e igreja católica do Brasil ou igreja da América Latina… Lamentável.
CurtirCurtir
deixa de ser ridícula prefere sair da Igreja e não receber Jesus somente por causa das palmas???
para de ser ritualista!!
se dependesse de você a Igreja teria parado no século retrasado.
ou seja teria fechada as portas. Viva o Concílio vaticano II.
conheço pessoas como vocês não batem palmas, porém cometem pecados horrorosos. vão se confessar.
CurtirCurtir
a paz do senhor
irmao o senhor falou muito do silencio…mas o silencio é a forma mais perfeita de chegar a Deus
antes de Deus dizer amarás o senhor teu Deus com todo o teu coração,com toda a tua alma,com todas as tuas forças.
antes ele fala ouve israel…so escutamos a Deus quando fazemos silencio.
a parte do barulho vem a partir quando saimos da igreja,pois devemos demonstrar o quanto amamos a Deus com atitudes de amor ao proximo,evangelizando…
a igreja é lugar de silencio e contemplação
se fizéssemos isso e tivéssemos mais respeito as pessoas iam entender bem melhor o sentido da missa
mas o que realmente se ver nas paroquias é o povo na sua grande maioria seguindo algo porque é obrigado ir todo domingo a missa e nem sabem o que ta acontecendo la na frente.
e as palmas fogem,tira a atenção do momento liturgico vivido e daquela grande realidade da santa missa que está alem dos nossos olhos.
paz e bem irmão
Resposta:
CurtirCurtir
O Missal Romano é a norma! Fora daquilo é abuso. Palmas não é inculturação, pois quebra todo o sublime clima que uma Missa deve ter. Quando alguém viu bateção de palmas nas Missas da Basílica de São Pedro?
E outra, o Concílio Vaticano não tem caráter infalível em absolutamente nada, em nenhum dos documentos. E Bento XVI já começou a peneirar os erros que fizeram adentrar a fumaça do inferno dentro da Igreja, a começar pelo “poder” demasiado nas mãos dos leigos, sobretudo, nas Missas.
CurtirCurtir
Bom, não posso ficar indiferente a este assunto.
Seus argumentos são bons, pois desvia a questão dos aplausos para as palmas ritmadas pela música.
Contudo, eles se quebram facilmente, quando diz com todas as letras que a Santa Missa não compõe um todo, mas sim partes separadas, e que, em cada parte há a sua particularidade e tem como ponto alto o Sacrifício de Cristo, expresso na chamada “consagração”.
Pois bem, caro amigo:
Segundo o IGMR, divide a Missa em apenas 2 partes – Liturgia da Palavra e Eucarística, intimamente ligadas entre si.
E se, você diz que quando louvamos, nos alegramos, como nos Salmos, podemos exaltar, deixo-te a pergunta: Por que na Oração Eucarística, que como a IGMR, define como “centro e ápice de toda a celebração, prece de ação de graças e santificação. O sacerdote convida o povo a elevar os corações ao Senhor na oração e ação de graças e o associa à prece que dirige a Deus Pai, por Cristo, no Espírito Santo, em nome de toda a comunidade. O sentido desta oração é que toda a assembléia se una com Cristo na proclamação das maravilhas de Deus e na oblação do sacrifício. A oração eucarística exige que todos a ouçam respeitosamente e em silêncio”.
Ora se a Oração Eucarística, que é o ponto alto de toda “Ação de Graças”, de toda a celebração, o maior Louvor já dirigido ao Pai por meio do seu próprio Filho, imolado, em comunhão com o Espírito Santo, que nos ensina a clamar: Abba, ó Pai, o Missal pede-nos que a ouçamos respeitosamente e em silêncio?
Outra, você mesmo diz que as palmas funcionam como uma percussão, mas, como o Missal prevê outros instrumentos para a celebração da Missa, não seria desnecessário, visto que há instrumentos para isso? E outra, Santa Cecília declarou que o melhor instrumento para se louvar a Deus é a VOZ do ser humano, preenchida pelo Espírito Santo.
Outra coisa que você peca é falar da diferença entre o Deus morto-crucificado e o Deus ressuscitado. Não se esqueça que o Apóstolo Paulo, anuncia a crucificação, pois sem ela não haveria ressurreição e sem ressurreição, não haveria crucificação. A Teologia Oficial da Igreja, inclui em seus Símbolos, a crucificação e a ressurreição. Afinal, vale lembrar da resposta de fé do “Eis o Mistério da Fé” – Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição, vinde, Senhor Jesus! Não se fatos isolados, mas intimamente ligados como a Liturgia da Palavra e da Eucaristia.
Mas veja bem, não estou defendendo a extinção das palmas na Santa Missa, apenas quero que você entenda que seus argumentos são falhos, você poderia optar por aquilo que o IGMR fala que as Conferências Episcopais devem analisar as índoles do povo, ou seja, “a cultura” local, pedir autorização para a Santa Sé e isso ser incorporado à liturgia, como é o caso da cor litúrgica AZUL para a Espanha.
Enfim, outra coisa que deve parar de acontecer é confundir PARTICIPAÇÃO da missa como prevê a Sacrosanctum Concilium com EXASPERAÇÃO. Quando a SC, fala de uma participação ativa, consciente e frutuosa, ela está chamando atenção para a celebração em si da Eucaristia, pois uma vez que ela está na língua vernácula, é para entendermos cada palavra, cada gesto e fazer disso a nossa oração. Aí sim, nossa PARTICIPAÇÃO alcançará os FRUTOS desejados pelo Espírito Santo. Não se esqueça, a espiritualidade católica primitiva está fundada na celebração da Eucaristia, é de lá que devemos colher os frutos da nossa redenção.
Encerro, pois o texto já se encontra demasiadamente longo e, rogo a Deus, Trindade Santa, que possamos chegar ao pleno entendimento de que a Liturgia pertence à Ele, como um presente para a humanidade, para saborear aquilo que nos espera no céu e não como um mero instrumento do homem para realizar suas satisfações.
Em Cristo Jesus, o Bom Pastor
CurtirCurtir
Olá Pe. Artur
Peço-lhe a sua benção.
Como vai a diocese de Limeira, tudo bem por aí?
Agradeço pelo vosso comentário e agradeço ainda mais pelo reforço sobre a presença das palmas na Santa Missa.
Creio que o tema seja polêmico e carece ainda de um pouco de estudo, é bem evidente que Jesus quando estabeleceu o seu desejo de que nós celebrássemos a Santa Missa em sua memória não estabeleceu muitas regras ou métodos e que a Santa missa é hoje o fruto de muitos anos de aperfeiçoamento, escolhas, transformações sem dizer nas diversas adaptações culturais para que seja melhor compreendida em cada localidade, bem sabemos que. por mais que nos esforcemos jamais conseguiremos um Rito uniforme em toda terra, isto porque é o próprio Deus que prefere que nosso louvor seja algo que brote do coração e não apenas seja um movimento repetitivo e uniforme como o programa de uma máquina sem vida.
O Sr. Diz que eu pequei ao dizer que nossas palmas se juntam ao cântico de louvor como um instrumento musical e que para tanto existem os instrumentos musicais que o ser humano criou. A palavra de Deus nos diz em diversos Salmos e principalmente no Salmo 150 que devemos louvar a Deus de todo nosso ser, toda nossa alma, todo o nosso coração e todo o nosso corpo, sendo assim as mãos fazem parte deste corpo criado por Deus e portanto é o mais perfeito instrumento musical que possamos ter, pois foi criado pelo próprio Deus e através das mãos podemos expressar diversas formas de louvor a Deus e de acordo com a mesma Palavra de Deus não só podemos como devemos nos utilizar de nosso corpo para demonstrar o nosso louvor ao Pai e por outro lado, para se utilizar de um instrumento musical, sempre seria necessário um dom especial, um aprendizado e mesmo assim não seria utilizado uniformemente por toda a assembléia, mas no caso das palmas sim, todo o povo pode ao mesmo tempo elevar um aplauso às maravilhas do Pai ou simplesmente acompanhar uma canção ritmando e cadenciando sem a necessidade de nenhum outro instrumento musical.
Podemos dizer também que: quando Jesus descia o monte das oliveiras rumo à cidade Santa onde conheceria a sua morte poucos dias depois, Ele foi aclamado em alta voz e aclamado como Rei, mas nesta oportunidade alguns de seus discípulos o interpelaram para acabar com este barulho e alvoroço que poderia ser confundido com baderna e bagunça sem a menos organização, mas Jesus ao invés de mandar que se calassem, disse exatamente o contrário, pois adverte que não os interrompa e se por acaso isto acontecesse as próprias pedras clamariam, sendo assim eu creio que Jesu não esteja muito preocupado com o fato de batermos palmas ou não, pois Ele sempre esteve mais preocupado foi mesmo com a sinceridade de nossos corações, porém fica evidenciado de que: se nós que somos seus filhos não lhe prestarmos o louvor que lhe é devido Ele tem o poder de convocar até mesmo os seres sem vida para que tomem o nosso lugar neste louvor e adoração.
O fato que O sr. sugeriu a respeito da Permissão para se utilizar as Palmas na Santa Missa é referido pelo Padre Rafael no Link disponível neste texto acima, mas ali o Pe. Rafael afirma que nem mesmo autorização seria preciso pedir, pois a santa Igreja deixa claro que as palmas neste caso seria apenas uma cultura do povo Brasileiro e de outros povos e que por este motivo já teria o direito de ser utilizada nesta celebração, logicamente com os devidos critérios do bom senso e evidentemente eu jamais defendi o uso e abuso das palmas em qualquer momento da Santa Missa, apenas defendo o seu uso com os critérios litúrgicos que já são adotados por todos aqueles que ensinam sobre liturgia, se alguém anda abusando é porque não lhe foram ensinados os bons critérios que deva seguir para se fazer uma boa Liturgia.
Nós aqui em Anápolis começamos a utilizar Palmas em uma Santa Missa Dominical e Paroquial comum não extraordinária em um evento específico à exatamente 25 anos atrás, naquela época enfrentamos muita resistência, mas como assumimos apenas um horário das missas na Catedral, ficou como opção para quem gostasse daquela novidade enquanto nos outros horários as missas eram celebradas como antes e até temos Missas Tridentinas em nossa cidade para todos aqueles que preferem algo bem mais Tradicional e podemos dizer que os anos se passaram e durante todos estes anos nunca vi nenhum abuso grave referente ao uso de palmas na Santa Missa e até servimos de exemplo hoje para outras Paróquias, pois o Bispo promove um rodízio de Padres que celebram a missa em nosso horário e nunca vi nenhum deles sair reclamando de nossa maneira de participação Litúrgica.
Poderia lhe testemunhar mais a este respeito, principalmente nas mudanças que aconteceram com o tempo, mas o mais importante mesmo é que começamos com uma Missa que se participavam no máximo 100 pessoas no início e que se limitou pelo tamanho da Igreja em mais ou menos 400 pessoas para 1200 depois de uma grande reforma na Catedral que infelizmente não cabe o numero de pessoas que gostariam de participar da Santa Missa aqui e não temos espaço físico no centro da cidade para expandir mais a nossa Catedral. Cabe também lembrar que o nosso objetivo não é satisfazer os homem em suas vontades pessoais e sim de deicha-los satisfeitos na Santa presença de Deus, porque só Deus nos completa plenamente e se estivermos felizes na presença de Deus certamente não existirá espaço para que estes homens busquem a satisfação pessoal em outras opções que este mundo ofereça.
Muito Obrigado, e para finalizar peço-lhe a benção novamente.
Amem.
Sizenando
Presentepravoce
CurtirCurtir
Pode parar Pe. Artur isso é o que se chama de ignorância invencível. Nem o Papa falando eles ouvem, não adianta.
Resposta:
Caro Junior
CurtirCurtir
Errado! Missa é a celebração do sacrifício de Cristo, e não da ressureição do Mesmo! O Papa desaprova palmas, na Santa Missa, acaso você sabe mais que ele ? Continue aplaudindo os algozes e desobedecendo o Santo Papa, meu caro!
A resposta para suas falsas afirmações já esta postado aqui neste Blog em dois outros artigos, leia antes de dizer o que disse, mas já que escreveu agora você precisa conhecer as respostas da própria Igreja.
Outros Textos em sequencia a este:
A CNBB Esclarece como se deve Utilizar as Palmas na Santa Missa.
Papa Proibe Bater Palmas na Santa Missa.
Presentepravoce
CurtirCurtir
para de ser ritualista!!
se dependesse de você a Igreja teria parado no século retrasado.
ou seja teria fechada as portas. Viva o Concílio vaticano II.
conheço pessoas como vocês não batem palmas, porém cometem pecados horrorosos. vão se confessar
CurtirCurtir
Não batam palmas na santa missa,não transformem a santa igreja de Cristo em um culto dos Hereges protestantes, viva o latim, viva a missa Tridentina! abaixo os modernistas!
CurtirCurtir
de um RCC nao se pode esperar outra coisa a não ser um pensamento de insobordinação a santa Igreja e ao santo Padre… se Ele proprio pede pra nao fazer baderna na celebração , quem são vcs pra falar o contrario.. vcs são protestantes incultos.
CurtirCurtir
para de ser ritualista!!
se dependesse de você a Igreja teria parado no século retrasado.
ou seja teria fechada as portas. Viva o Concílio vaticano II.
conheço pessoas como vocês não batem palmas, porém cometem pecados horrorosos. vão se confessar
tridentinos separatistas, excomungados.
CurtirCurtir
Somente um detalhe importante,
Na Europa não se bate palmas em nenhuma Missa, no entanto também é muito difícil encontrar muitas pessoas assistindo missa, ou seja, são contra as mudanças do Concílio, mas ao mesmo tempo não suportam a Igreja que não se renova e por isso abandonam a fé, pois é mais cômodo permanecer no orgulho do que aceitar a renovação do Espírito.
CurtirCurtir
Interessante, se devemos ficar “em luto” durante a Missa inteira, porque temos Glória, e Aleluia?? Se for pra ser assim, é melhor completar voltando com as músicas antigas e com a Missa rezada em latim pra ninguém entender… Que tal?? Devemos respeitar cada momento da Liturgia, mas tbm nos alegrar com o Deus vivo!!
CurtirCurtir
Quanta ignorância! Parecem protestantes que a todo custo tentam manipular palavras para encaixar suas aberrações profanas. O Rito Tridentino não morreu e palmas não é cultura local, é abuso.
CurtirCurtir
A missa é O Sacrificio de Cristo e não se bate palmas enquanto alguém é sacrificado, não é motivo de aclamação e sim de interiorização, adoração, reflexão… Até mesmo com A Palavra, deve-se haver o mesmo respeito , pois ninguem aplaude os salmos, a 1ª ou a 2ª leituras, depois de serem lidas, e são elas Palavras do Senhor, como é o Evangelho…. mas elas tambem são palavras de salvação…
Mas, com mais respeito ainda, ao Santo Papa S S Bento XVI, que deve ser ouvido, respeitado e obedecido, por ser nosso Pastor e porta-voz de Deus, que pediu para não bater palmas durante as missas… escrevo estas palavras …
Espero que possa atraves deste e-mail abranger as ideias que não são expostas nestes artigos, tão bem escrito, tão bem apresentado, bem intencionados, mas, infelizmente não coerente com a grandeza e imperialidade da Missa diante dos exemplos que foram sugeridos durante o texto do artigo … O sacrificio não foi tomado em nenhum destes exemplos, nem mesmo no sacrificio dos cordeiros, quanto mais no Sacrificio “Do Cordeiro de Deus” …
Com verdadeiro amor e caridade, em Cristo
Regina Silva Molina
CurtirCurtir
?????????????????????/
CurtirCurtir
O TEMPO QUE VOCÊS ESTÃO AÍ DISCUTINDO SOBRE PALAUSOS E DANÇA, VOCÊS DEVERIAM ESTUDAR MAIS A BÍBLIA, PARA VER SE CAEM AS ESCAMAS DOS OLHOS, POR QUE A PALAVRA DE DEUS FALA EM (Êxodo 20:4-5) ” NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA , NEM SEMELHANÇA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CEUS NEM EMBAIXO NA TERRA , NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA . NÃO ADORARÁS, NEM LHES DARÁS CULTO PORQUE EU SOU O SENHOR TEU DEUS , DEUS ZELOSO”. ENTENDERAM ISSO? E NO ENTANTO VCS ANDAM FALANDO MAIS DE IMAGENS E PRESTANDO CULTO ÁS IMAGENS MAS DO QUE O QUE PREGAM O CRISTO RESSURRETO ACORDEM ! PORQUE DEUS NÃO DIVIDIDE A GLÓRIA DELE COM NINGUÉM MUITO MENOS COM IMAGENS FEITAS POR MÃOS DE HOMENS.
CurtirCurtir
Bom em momento algum eu citei algo relacionado a lideres religiosos ou religião o que fiz foi uma citação biblica que é a palavra de Deus e a palavra de Deus é absoluta (Êxodo 20:4-5) ” NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM DE ESCULTURA , NEM SEMELHANÇA ALGUMA DO QUE HÁ EM CIMA NOS CEUS NEM EMBAIXO NA TERRA , NEM NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA . NÃO ADORARÁS, NEM LHES DARÁS CULTO PORQUE EU SOU O SENHOR TEU DEUS , DEUS ZELOSO”. não fazer é não fazer mesmo , a não ser que não compreendam ainda o significado do verbo fazer e no entando ,fazem colocam nas igrejas e na pior das hipoteses adoram, pois só ha um intercessor entre Deus e os homens Jesus o resto foram todos pecadores como eu e como vc meu irmão
CurtirCurtir
1) Quer ler a Bíblia? Aprenda primeiro INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (conteúdo do ensino fundamental). Pois você não entendeu 1 linha sequer do que foi escrito na resposta acima.
2) Idolatria é colocar algo acima de Deus. QUALQUER COISA!
3) A adoração a imagem de outros deuses não se encaixa nas imagens que ornam as Igrejas católicas. Umas vez que os homens e mulheres ali representados, nada mais são do que servos do único Deus Vivo
4) Pare de dar ouvidos ao seu pastoreco, e volte rápido para a verdadeira Igreja. Afinal os sinais dos tempos estão aí, e o segundo advento do nosso Senhor e Salvador não demora
CurtirCurtir
“SANTA MISSA É SACRIFÍCIO! QUEM BATE PALMAS NA SANTA MISSA ESTÁ APLAUDINDO OS ALGOZES!” (Papa Bento XVI).
CurtirCurtir
Errado! Missa é a celebração do sacrifício de Cristo, e não da ressureição do Mesmo! O Papa desaprova palmas, na Santa Missa, acaso você sabe mais que ele ? Continue aplaudindo os algozes e desobedecendo o Santo Papa, meu caro!
CurtirCurtir
O PIOR É QUE NÃO É SOMENTE PALMAS,HOJE EM DIA ATÉ DANÇAM NO SACRIFÍCIO DA MISSA E AS TAIS MISSAS DE “CURA E LIBERTAÇAO”? A MISSA SENDO O SACRIFÍCIO DE CRISTO JA NOS CURA E NOS LIBERTA.SOMOS CATÓLICOS PORTANTO REPETIMOS O QUE É NOSSO E NÃO COPIAMOS O QUE É DOS OUTROS.SHALOM
Resposta:
O Bispo de Goiânia proibiu celebrar Missas de Cura e libertação e segundo a sua afirmação, toda Missa é uma Missa de Cura e Libertação porque Jesus veio Salvar e libertar o oprimido, sendo assim, ele então teria proibido de se Celebrar uma verdadeira Missa em Goiânia?
É incrível a constatação controversa que uma mesma pessoa é capaz de dizer, veja o resultado de suas palavras controversas…
Pelo menos uma coisa ficou bem clara nesta atitude do Bispo.
“NINGUÉM PODE PROIBIR JESUS DE REALIZAR CURAS NO MEIO DE SEU POVO OPRIMIDO, POBRE E NECESSITADO…”
Eu tenho muita pena do homem que entra na frente do Senhor todo poderoso e o impede de realizar a sua Misericórdia nesta terra…
Assim também soa muito mal quando os Discípulos de Jesus pedem que Jesus impeça o Povo de Louvá-lo, Glorificá-lo, Exaltá-lo com palmas e gritos de Jubilo, a resposta clara e até “INDISCRETA” foi que “SE ELES SE CALAREM… AS PEDRAS CLAMARÃO…” Isto porque é imprescindível que Jesus seja visto e Glorificado no meio dos Homens e esta timidez e temperamento de velório não comove ninguém, pois o que importa é se alegrar com a Vitória de Jesus sobre a morte e não se acomodar com sua morte como se nossa esperança tivesse morrido naquela cruz.
IMPORTA QUE O FILHO DO HOMEM SEJA EXALTADO E GLORIFICADO, PARA QUE TODOS OS POVOS O LOUVEM E O GLORIFIQUEM EM SUAS VIDAS.
CurtirCurtir
Estava procurando e achei – video da Missa celebrado pelo Papa onde se pede para NÃO bater palmas.
http://igrejadobompastor.blogspot.com.br/2012/03/artigo-n-9516-palmas-na-missa.html
CurtirCurtir
Poderia me indicar qualquer documento da Igreja Católica onde se permita bater palmas, a não ser que você não esteja falando da Igreja Católica, Apostólica, Romana? Sua opinião foi muito bem explicada, porém parece ser somente isso: uma opinião sua, não uma das muitas regras da Igreja. Não parece ser baseada nem no Missal Romano, nem na IGMR- 2002, nem nos Cânones, nem no Catecismo Católico. Se puder me mostrar de onde você tirou que temos permissão para bater palmas na missa, ou simplesmente que não é errado fazê-lo, eu ficaria muito grata.
O próprio Papa proibiu de se bater palmas nas missas que ele preside, um anúncio pedindo que não se bata palmas é feito antes de cada missa ser iniciada. Estaria por ventura o Papa errado em suas celebrações?
A missa É A RENOVAÇÃO DO SACRIFÍCIO DO CALVÁRIO. Isso é o significado de “Fazei isso em memória de mim”. O dar o Corpo e o Sangue é o Sacrifício, a Paixão, a Morte.
Haveria, portanto, um momento oportuno para se bater palmas durante o Sacrifício De Cristo no Calvário? Esse momento seria quando Ele era açoitado, flagelado, humilhado? Quando os pregos entraram em seu corpo, ou quando a lança o transpassou? Ou quando Ele exalava seu último suspiro?
Assim é a Igreja Católica. Nem todos são obrigados a seguir os ensinamentos da Igreja – cada um é livre para procurar outras igrejas que tenham mudado de acordo com a moda – têm tantas por aí! A Santa Missa é sacrifício, não festa. Pensem bem.
Não foi através da Ressurreição que Jesus Cristo nos salvou – foi através da Paixão e Morte de Cruz! A Ressurreição foi a vitória sobre a morte, mas não foi ela que nos salvou. Se somente a Ressurreição fosse necessária para salvação da humanidade, Jesus não teria que ter sofrido tanto, teria tido uma morte menos penosa!
SE VOCÊ DISCORDA QUE A SANTA MISSA É A RENOVAÇÃO DO SACRIFÍCIO DE CRISTO, se acha que é somente uma celebração de alegria pela Ressurreição, VOCÊ ESTÁ INDO À IGREJA ERRADA, POR QUE MISSA SENDO A RENOVAÇÃO DO SACRIFÍCIO É O QUE A IGREJA CATÓLICA SEMPRE NOS ENSINOU!
Se alguém tiver interesse, talvez esse outro blog lhe seja interessante:
http://www.salvemaliturgia.com/2012/03/podemos-bater-palmas-nas-missas-da.html que termina com uma pergunta:
“Já imaginastes Nossa Senhora batendo palmas enquanto seu Santíssimo Filho era brutalmente crucificado? Não dá para imaginar não é mesmo? A Missa não é festa, a Missa é Sacrifício!”
“Que Maria Santíssima, a Senhora do Rosário, te cubra com seu manto tecido de amor e te abençoe sempre!”
Ficarei ansiosamente esperando uma resposta quando à referência de documentos da Igreja comprovando sua afirmação de que podemos bater palmas na Missa.
Fiquem na Paz de Cristo e no Amor de Maria! 🙂
CurtirCurtir
Me desculpe, mas eu penso que o único, nascimento do Senhor Jesus, que podemos comemorar, é o nascimento dele em nossos corações. Haja visto que não há nenhum registro do dia do seu nascimento, para a vida como homem.
CurtirCurtir
Resposta:
E qual seria o dia de seu novo nascimento ?
Basta lembrar que este dia não existiria se Jesus não tivesse Ressuscitado dentre os mortos, logo o fato de que um homem renasceu das cinzas é um grande motivo de alegria e de comemoração, haja visto que nenhum outro tenha ressuscitado até agora.
CurtirCurtir
Lázaro também ressuscitou.
CurtirCurtir
Se a Santa Missa é O Santo Sacrifício de Cristo, como se pode legitimar palmas na mesma? Acaso seria plausível que diante da cruz se batessem palmas?
Nossa Senhora e São João não bateram palmas diante do Sacrifício de Cristo.
Uma coisa é se alegrar outra é se agitar.
No texto acima não há qualquer respaldo litúrgico a legitimar palmas.
Em recantos carismáticos percebemos mais barulhos musicais e vozes elevadas do que uma espiritualidade católica.
Nas missas celebradas pelo santo padre o papa, não escutamos os barulhos das palmas, não vemos o santo padre bater palmas, por que será? Será a missa celebrada pelo papa uma missa sem alegria?
São Pio, indagado sobre de que forma devemos assitir a Santa Missa respondeu: “Como a assistiam a Santa Virgem Maria e as Santas mulheres. Como São João assistiu ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrificio sangrento da cruz “.
Padre Pio não batia palmas na Missa, o papa não bate palmas na Missa, padres sérios e católicos sérios não devem bater palmas nas missas.
CurtirCurtir
Enquanto os “católicos sérios” não batem palma, as igrejas protestantes vão se enchendo cada vez mais. Se você celebra a morte de Jesus na Santa Missa, é uma pena, pois eu celebro a ressurreição, por isso não preciso ficar de luto. “Povos, aplaudi com as mãos, aclamai a Deus com vozes alegres, porque o Senhor é o Altíssimo (…) Subiu Deus por entre aclamações, o Senhor, ao .om das trombetas. Cantai à glória de Deus, cantai; cantai à glória de nosso rei, cantai.” Salmo 46. “E diziam: ‘Bendito seja Aquele que vem como Rei, em nome do Senhor! Paz no Céu e glória no mais alto do Céu’. No meio da multidão, alguns fariseus disseram a Jesus: ‘Mestre, manda que os teus discípulos se calem’. Jesus respondeu: ‘Eu digo-vos: se eles se calarem, as pedras falarão’.” Lucas 19, 38-40. Infelizmente existem ainda muitos fariseus e tridentinos tratando a Santa Missa como um ato de tristeza. Menos Tradicionalismo e mais RENOVAÇÃO!
CurtirCurtir
Concordo plenamente.O problema que no rito tridentino,existe uma influencia muito grande,que é o dolorismo medieval,antibíblico.Fazer do sofrimento,o ideal de vida,é medieval,naõ atual.
CurtirCurtir
Não vou fazer o que está errado porque a maioria o faz. As igrejas protestantes podem estar cheias, mas o inferno também está. Não vou querer ir para o inferno só por que lá tem mais gente!!!!
CurtirCurtir