Nunca foi tão desafiador educar filhos. Como não superproteger os ‘filhotes’, diante da violência urbana, do acesso fácil às drogas e outros perigos que batem à porta todos os dias? Como construir uma relação íntima de pais e filhos, cercada de respeito e autoridade que humanize nossas crianças e jovens?
Segundo a psicóloga Edna Salete Radigonda Delalibera, mestre em Educação, o diálogo não acontece no momento em que os pais querem, deve ser ‘semeado’ desde o nascimento, assim como a cumplicidade, o amor e o carinho precisam ser manifestados não só em situações de alegria, mas de sofrimento.
“Temos que exercer nosso papel de pai e mãe e não de amigos, dar limites, fazer cumprir regras, respeitar e ser respeitado”. “O diálogo na adolescência será o fruto de tudo o que semeamos. Todo dia é dia e toda hora é hora, mas é necessário como adulto na relação perceber o que dizer e o momento certo a dizer, bem como estar disposto a ouvir”, completa.
Edna lembra que espera-se dos pais em relação aos filhos mais equilíbrio, bom senso e experiência para sustentar com autoridade suas decisões, escolhas e determinações. Afinal, ele é o adulto nessa relação. O limite, segundo ela não pode ser sinônimo de impedimento, mas referência que ajude o adolescente a fazer as escolhas positivas que o tornem mais humano, saudável, feliz e digno.
Psicóloga diz que diálogo entre pais e filhos deve ser semeado desde o nascimento
A psicóloga comenta a confusão que leva os pais, hoje, a não saber qual seu papel diante dos filhos. “Pai não tem que ser amigo de filho, no sentido de querer sair com ele para todos os lugares e de ser seu confidente. Pais têm que assumir o papel de pais, mostrar o certo e o errado. Colocar regras e se fazer cumprir, ser respeitado por sua autoridade, fazer respeitar as pessoas que estão à sua volta e fazê-lo internalizar os valores humanos pessoais e coletivos para que ele possa participar da sociedade”.
Edna alerta ainda que os pais precisam se dar conta de que são referência para os filhos e, por isso, cabe a eles ensinar dando o exemplo.
“Hoje em dia, os pais parecem não ter disposição para esse trabalho e deixam a cargo de outras pessoas e instituições a responsabilidade de educar os próprios filhos”, critica a especialista, que discorda do chavão “não importa o tempo, mas a qualidade”.
“Importa sim o tempo, mas um tempo com qualidade. Estar presente em suas diferentes experiências, momentos de vida, crescimento, necessidades, alegrias e tristezas. Viver diferentes situações com seu filho traz a cumplicidade de momentos que serão eternizados nas lembranças, principalmente na experiência como pessoa”, finaliza a psicóloga.
Psicóloga Edna Salete Radigonda Delalibera
Como educar os filhos
Uma dúvida muito tida principalmente por pais “de primeira viagem”: como educar nossos filhos a fim de que eles virem adultos decentes, no futuro?
A maioria dos pais acaba errando na hora de educar os filhos, pois normalmente ficam com dó de colocar limites neles. Lembre-se sempre que não é necessário bater, pois a criança nunca aprende quando apanha e ela acaba criando medo ou raiva dos pais. Impor limites e saber educar os filhos é uma tarefa e tanto para os pais, sendo considerada uma tarefa muito difícil para muitos; principalmente por conta da sociedade em que vivemos.
Os pais influenciam os gostos e tendências das crianças; afinal, eles são os seus super-heróis quando nascemos e, como se preocupam com o futuro e a educação dos seus filhos, eles querem que os pequenos aprendam com o seu próprio problema. Os pais, porém precisam ter em mente que eles devem buscar o desenvolvimento dos filhos sempre de maneira correta e equilibrada.
Autoridade:
A maioria dos pais sentem medo de perder o amor dos filhos por serem severos demais, porém a autoridade dos pais é algo extremamente indispensável para educar os filhos, criar consciência e consequentemente começar a construir o caráter das crianças. Mas, o que realmente é importante é não confundir regras com vontades e lembre-se sempre que é possível educar sem bater. Os pais são de maneira inicial a referência mais importante de autoridade a uma criança e eles nunca devem se esquecer disso, nem quando forem enfrentados pelos seus filhos, pois à medida que as crianças vão crescendo e ganhando autonomia, elas começam a questionar a autoridade dos pais e as leis dadas pela sociedade, e é neste momento em que é importante os pais mostrarem aos filhos que eles são a autoridade.
Modernidade:
A cada dia que passa, fica ainda mais difícil educar os filhos em uma sociedade tão liberal, cheia de programas de TV e internet que deixam tudo mais fácil, cabendo em suas pequenas mãos, mas é importante que os pais saibam impor seus limites e regras e saber como castigar quando algo não sai como o planejado.
É importante que os pais ensinem que, desde pequenos, vivemos em uma sociedade que tem limites e os pais nunca devem temer os filhos e jamais deixá-los frustrados. Autoridade significa impor regras que são necessárias para um bom convívio social e que não deixa a criança retraída ou com algum tipo de trauma. Já o autoritarismo acaba deixando a criança acuada, sofrendo vigilância constante, principalmente quando há o controle em demasia sobre todas as suas ações, se tornando crianças retraídas ou sufocadas. Por isso, é importante que os pais repensem sua posição e saibam escutar os filhos.
Muitos dizem que palmadas e puxões de orelha são usados somente por pais que não sabem se impor e acabam perdendo a paciência com os filhos. O castigo é considerado uma boa forma de punição e tem que ser algo que tanto um adulto como também uma criança consiga cumprir e não pode ser uma atitude drástica.
Fonte: http://www.zun.com.br/como-educar-os-filhos/
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Filed under: 5584, Agenda, Amor de Deus, Apresentação, Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Canção Nova, Concílio Vaticano II, Contra o Aborto, Documentário, Entrevista, Evangelho do Dia, Facebook, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Igreja Missionária, Jesus, Livro Católico, Mensagens, Parábolas e Reflexões, Presente prá você, Semana da família, Tradição Católica, Vocação | Tagged: Dialogo, ECC, Educação, Escola, Escola da Vida, FAMÍLIA, Família Cristã, Filhos, Maternidade, Mãe, Pais e Filhos, Palestra, Paternidade Responsável, Respeito, Ser Mãe |
[…] Educar Filhos é uma Missão dos Pais. […]
CurtirCurtir
[…] Educar Filhos é uma Missão dos Pais. […]
CurtirCurtir
[…] O Casal Cristão no M… em Educar Filhos é uma Missão dos…augusto.anjos@ig.com… em O Plano de Deus.Aurelio Souza em O Plano de Deus.fabiane […]
CurtirCurtir
[…] O Casal Cristão no M… em Educar Filhos é uma Missão dos…augusto.anjos@ig.com… em O Plano de Deus.Aurelio Souza em O Plano de Deus.fabiane […]
CurtirCurtir
[…] O Casal Cristão no M… em Educar Filhos é uma Missão dos…augusto.anjos@ig.com… em O Plano de Deus.Aurelio Souza em O Plano de Deus.fabiane […]
CurtirCurtir
[…] em O Plano de Deus.Aurelio Souza em O Plano de Deus.fabiane em Educar Filhos é uma Missão dos…presentepravoce em O que a Renovação Carismática …Daniana Aparecida de… em […]
CurtirCurtir
tenho que dar varada em meu filho de 3 anos para educalo .
CurtirCurtir
[…] Educar Filhos é uma Missão dos Pais. […]
CurtirCurtir