A Família Conduzida pelo Espírito Santo.

  • Objetivo do tema:
  • “…dar-te-ei uma ajuda adequada” Gn 2,18

          Revelar a cada Casal Que o Don do Espírito Santo foi enviado primeiramente para nossas famílias, que tanto precisam da misericórdia de Deus.


Wallpaper – Baixaki


O CASAL E O ESPÍRITO SANTO

 (Atos 2, 14ª. 36, 41)

37. Quando ouviram isso, ficaram com o coração compungido e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38. Pedro respondeu: “Convertei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. 39. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar”.

Vamos Frisar esta frase:

“SEM MIM NADA PODEIS FAZER”

(São João 15, 5b)

Quem quer ficar sem Deus, na escuridão, sem paz e sem amor?

A resposta de todos seria a mesma…

– EU NÃO !

– Todos nós queremos a Paz, o Amor e a Felicidade, ninguém busca a tristeza, a frieza, a infelicidade ou a escuridão, mesmo não tendo uma concepção de Deus como Ele verdadeiramente É, todos querem e precisam daquilo que é a essência Divina.

“TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”  (Fil 4, 13) 

Todos nós precisamos de Deus em nossas vidas, é Ele que completa todo nosso ser, somente Ele é a Paz e a alegria verdadeira.

São Paulo também se refere a esta verdade em (II Cor. 3, 5)

4. Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo. 5. Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. 6. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.

O catecismo nos diz que:    CIC 1642 “Jesus é a fonte desta Graça. Como outrora Deus tomou a iniciativa do pacto de amor e fidelidade com o seu povo, assim agora o salvador e o Esposo da Igreja vem ao encontro dos cônjuges pelo sacramento do matrimonio. Permanece com eles, concede-lhes a força de segui-lo levando sua cruz e de levantar-se depois da queda, perdoar-se mutuamente, carregar o fardo uns dos outros, e amar-se com um amor sobrenatural, delicado e fecundo”.

Os Discípulos eram fracos: – Dormiram, falta de fé, não oravam, agiam por impulso, eram egoístas, ficaram em silêncio ao ver Jesus preso, não curavam, não expulsavam espíritos etc.

O que nos queremos relembrar e mostrar aqui é uma verdade bem aceita pela Igreja.

Os Discípulos de Jesus eram fracos e não conseguiam realizar as obras que Jesus realizava, foram varias as vezes que Jesus censurou a incredulidade e a fraqueza daqueles que o seguiam, não com o objetivo de afastá-los e sim com o objetivo de acordá-los para a nova realidade que passariam a enfrentar após a sua partida.

(Atos 2, 8)  Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.  Estas foram as ultimas palavras de Jesus a seus discípulos nesta terra, logo após se elevou ao Céu.

Nós também somos fracos e pecadores: nós também cometemos diversos erros e talvez muito mais que os discípulos de Jesus, isto significa que muito mais do que eles nós também precisamos da mesma força do alto que Jesus nos ofereceu.

Pois a promessa é para vós e vossos filhos, Nós também precisamos da Promessa do Pai e de acordo com São Pedro esta promessa foi feita para nós também.




Vamos relembrar:

QUEM É O ESPÍRITO SANTO PARA MIM?

  • É a Terceira pessoa da SS. Trindade,  Ele é o Paráclito, Ruah (sopro Divino),  O Consolador,  A Força do Alto, O Espírito do Senhor, etc…
    -O Espírito Santo é Deus.
    – E Ele se faz presente em todas as fases da história do povo de Deus.
  • “Façamos o Homem à nossa Imagem e semelhança.”

1) No Antigo Testamento:

  • – É a presença misteriosa de Deus   – “Pairava sobre as águas”. Gn 1,2
    – É o sopro de vida – Gn 2,7                 “Deus soprou o fôlego de vida”
    – foi quem falou pelos profetas  – motivando-os, inspirando-os.
    – é o Espírito da promessa do Pai
  • Ez 36, 25;
  • 25. Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. 26. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. 27. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos.
  •  Jr 31,31-34;
  • 31. Dias hão de vir – oráculo do Senhor – em que firmarei nova aliança com as casas de Israel e de Judá. 32. Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles. 33. Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel – oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo.
  •  Jl 3,1-5.
  • 1. Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. 2.Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas.

2) No Novo Testamento:

  • – Ativo na Encarnação do Filho de Deus  Lc 1,26-35    “Minha sombra descerá sobre Ti e você conceberá um Filho”
    – No início da missão de Jesus  Lc 3,21-22 (Batismo).   “Este é o meu Filho muito Amado”

João Batista mandou que seus Discípulos seguissem a Jesus  dizendo:

“Ele é o Cristo, O Messias enviado pelo Pai, eu vos Batizo com água para o perdão dos pecados, mas Ele vos Batizará com o Espírito Santo no Fogo e com Poder…”

Mediante estas palavras eles o seguiram e se tornaram os primeiros Discípulos de Jesus.

O Que eles queriam ?

Aquilo que João disse …  O Batismo com o Espírito Santo segundo as Promessas feitas pelos profetas no passado.
-vemos então que:

  • – O Espírito Santo é o animador da missão de Jesus, e sua missão, é conjugada a do Senhor.

– Durante sua missão:

  • – JESUS PROMETE O ESPÍRITO SANTO:
    • – Promete para todos os homens
      João  4  A Samaritana.
    • “Quem tem sede, venha a mim e beba”   VOCE TEM SÊDE ?
    • João 7, 37
    • “Quem crer em mim, como diz as escrituras, do seu interior manarão rios de água viva”.
    • VOCÊ ACREDITA EM JESUS ?
    • João 14,15-18,26.;  15,26;
  • 16. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. 17. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.
  • 26. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
  • Jesus diz que: O Pai enviará o Espírito Santo para ficar conosco da mesma forma que Ele estava conosco, Jesus ficou 33 anos na terra, mas o Espírito Santo Ficaria para sempre conosco.   Quando eu for, eu mesmo o enviarei.
  • 26.Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
    • At 1,5;  At 1,8

Papa Bento XVI e a Pomba Branca representando o Espírito Santo.


3) No tempo da Igreja  Pentecostes

  • – os discípulos obedientes
    – aguardam o dia do derramamento do Espírito Santo
  •  At 1,14. – chega o dia do cumprimento da promessa

O QUE MUDA COM O PENTECOSTES DOS APÓSTOLOS?

  • – transformam-se os ânimos, o modo de se viver, e seu efeito é visível na vida dos discípulos de Jesus

EFEITOS:   –  O Espírito Santo vem trazer:

  • VIDA, CORAGEM, INICIAR A IGREJA
    VIGOR, DESTEMOR,  INICIAR A EVANGELIZAÇÃO
  • -cheios do Espírito professam sua fé
    -tornam-se testemunhas de Jesus
    -distribuem a graça para todos

O PRESENTE:

O Dom do Espírito Santo é um Presente de Deus para nós que somos seus filhos.

Sem méritos – Jesus pagou o preço por nós na Cruz.

A Pérola Preciosa.

O cumprimento da Promessa:

São Paulo escreve em II Corintios 3 que:

Não há dúvida de que vós sois uma carta de Cristo, redigida por nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações.

Isto mostrando que já naquele tempo se ensinava que as promessas do pai haviam sido cumpridas em Pentecostes e que portanto era evidente a presença de Deus dentro de nossos Corações, por isso o mesmo São Paulo também afirma sem margem de erro que:

(I Cor. 3,16) – Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?



Ministerio_para_as_familias

7 Respostas

  1. Bom dia ,
    Leitura ,muito edificante
    Grato pelo trabalho e que o senhor venha a capacita-los mais e mais para a sua obra .

    Curtir

  2. […] nós, pais, que ninguém ensinou como ser  bons pais para nossos filhos ainda precisamos de muita Sabedoria Divina para saber como manter nossos filhos próximos ao nosso coração e longe dos perigos deste mundo, […]

    Curtir

  3. […] A Família Conduzida pelo Espírito Santo. […]

    Curtir

  4. […] pais possuem todos estes Dons a seu dispor, pois naturalmente já possuem muito amor por seus filhos, muito carinho e só querem o seu bem, […]

    Curtir

  5. […] A Família Conduzida pelo Espírito Santo. […]

    Curtir

  6. […] A Família Conduzida pelo Espírito Santo. […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.