Eu e minha Casa Serviremos ao Senhor.


Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor

Josué 24:15b


Objetivo do tema: Perseverança na comunidade, união Familiar e testemunhar o evangelho de Jesus na vida cotidiana.

Mostrar que apesar das perseguições, maus exemplos, dificuldades e problemas enfrentados neste mundo e principalmente por este motivo acima de tudo, devemos nos decidir qual atitude devemos tomar a partir de agora.      

A quem você quer servir?


5 – E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.  11 -A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.  12 – E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.  13  Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. 14  Faze para ti uma arca.

                            Gênesis 6:5

As armadilhas do mundo antigo:

      A historia de Noé é bem conhecida de todos nós, (os homens se afastaram de Deus e cometiam todo tipo de pecado sem se preocupar com a vida espiritual).  O que precisamos saber é que também nos dias atuais vivemos uma situação semelhante, o que muda é somente o fato de que o mundo está mais moderno, mas no fundo, para Deus é a mesma coisa.    Os homens na sua grande maioria andam afastados de Deus e não querem nem saber das coisas sagradas, preferem viver a sua vida e não se preocupam com as coisas que acontecem em sua volta, basta relembrarmos que Noé construiu a sua arca durante 40 anos e o povo ficava apenas criticando aquela atitude ridícula e desnecessária.

A palavra de Deus fala que no momento em que Noé entrou na arca e fechou a porta, a chuva começou a cair e tudo foi inundado, Noé terminou a arca no tempo exato ou Deus esperou até que Noé estivesse pronto?

      As armadilhas do mundo atual:

      Vivemos neste mundo e necessariamente convivemos e participamos das coisas deste mundo, todos os dias nos são oferecidas diversas oportunidades para nos afastarmos de Deus, diversos motivos nos levam a abandonar o evangelho e as dificuldades da vida tentam nos desanimar para que possamos abandonar os nossos objetivos.   Mas a verdade é que também hoje precisamos de salvação, pois o tempo da volta de Jesus se aproxima cada dia mais e a nossa arca ainda não está pronta e precisamos desta proteção para poder enfrentar a tempestade que virá, senão não nos salvaremos.



(a arca representa um local seguro, a casa que abriga a família, a Igreja que abriga a comunidade diversificada  “Povo de Deus”.)

No principio Deus não disse a Noé que iria salvar toda a sua família, porém, no ultimo instante Deus mandou que todos entrassem para a salvação, podemos perguntar!

Todos eram Santos?

Não, mas foi feita a vontade de Deus, esta também é a vontade de Deus para toda a sua casa, sua família, seus filhos, pais, irmãos, primos e parentes em geral.

Um profeta nunca é bem aceito em sua terra…

   Muitas vezes é difícil atingir os nossos próprios parentes. Padre Jonas Abib conta como aconteceu com cada um de seus parentes, como cada um deles veio até Deus sem que Ele precisasse agir diretamente, vieram por terem ouvido a sua palavra indiretamente ou por ação de terceiros, mas como ele mesmo sempre pregou a tantos outros, Deus enviou outros servos para agir em sua casa e levar os seus parentes até Deus.

Isto também aconteceu comigo, e até mesmo aqueles irmãos que eu pensei que nunca se voltariam para Deus estão cada vez mais perto d’Ele.   Uma outra tática também seria ganhar os amigos daqueles que você deseja atingir, porque eles acabam recebendo a graça através deles, mas na verdade é o próprio Deus quem escolhe, quando e como vai agir naqueles corações, por isso não precisamos nos preocupar e sim sempre dar oportunidades e continuar o nosso trabalho sem insistir de forma maçante com eles.     


O nosso primeiro objetivo tem que ser o nosso lar, pois este é de nossa inteira responsabilidade, quando começamos no caminho de Deus com nossos filhos pequenos é muito mais fácil conduzi-los nos caminhos de Deus quando estiverem com mais idade e a educação já em andamento, mesmo assim também tudo é possível para Deus.

Hoje o nosso trabalho é muito mais difícil do que antigamente, pois temos um inimigo dentro de nossa casa que ensina coisas erradas contra a nossa vontade quando não estamos presentes e ainda se julgam no direito de serem detentores da verdade e de tudo que é certo. (A TV deve ser limitada e corrigida, pois não é a dona da verdade).


O joio já está maduro:


O Padre Jonas disse, o joio já está maduro e seus frutos já espalham suas sementes pelo mundo, os pecadores já não escondem mais os seus pecados (como na época de Noé e de Lot) e ainda ensinam todo seu pecado como se fosse a verdadeira vida.

É contra tudo isto que devemos lutar, como disse Josué ao seu povo, já quase no fim de sua vida, quando percebeu que todos os filhos de Deus estavam já se acomodando as práticas do povo pagão que viviam ao seu redor.


 Acomodação com as coisas mundanas:

“CONFORMAÇÃO” Há uma palavra escrita por São Paulo aos Romanos 12.2., “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”   A palavra que está no original e que foi traduzida como “transformai-vos” é a mesma que é usada no relato da transfiguração de Jesus Cristo (cf. Mt 17.1,2). Daí “transformar” ser igual a “transfigurar”.  Mudar Radicalmente da água para o vinho, mas não conforme o modelo do mundo e sim conforme o modelo do homem perfeito que é Jesus. 



Transfiguração de Cristo.


 20.Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, 21. se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus. 22. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras. 23. Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma,  24. e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.      Leia mais em(Efésios 4, 20 a 24)


Josué 24, 14

14 Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. 15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.



Josué lhes deu quatro (4) opções:

  1. Deuses dos antepassados (Agir como agiam os antepassados antes de Abraão);

  2. Deuses dos Egípcios dos quais eram escravos do erro e que cometiam abominações contra os preceitos do Deus verdadeiro e que abandonou os egípcios no fundo do mar;

  3. Deuses dos povos que habitavam na terra que fora prometida a seus Pais e que no momento serviam outros deuses e nem sequer conheciam o Deus verdadeiro que havia reservado aquela terra aos Israelitas;

  4. Ou Servir o Deus Verdadeiro, aquele que os libertou da escravidão do Egito e fez diversos milagres no deserto

Quais Opções o Mundo nos Dá?

O pecado? A bebida? As drogas? O dinheiro? Os vícios? O orgulho? O egoísmo? etc…      Não podemos nos esquecer que em Romanos 6,23 São Paulo já nos adverte que o salário o do pecado é a morte e que todos que andarem por este caminho não herdarão a vida eterna.

Segundo Josué, não importava qual a imagem que o povo teria dos outros deuses, se boa ou má, o que importava é que agora que estavam dentro da terra prometida, todos estavam definitivamente livres e cada um poderia seguir o seu próprio caminho, pois Deus nos dá a liberdade para que sejamos verdadeiramente livres e não escravos de quem quer que seja.

Mas, Somente Deus nos dá a liberdade verdadeira, enquanto que os outros escravizam o homem pelo pecado.


Jesus é o Senhor:

      Em Filipenses 2,9 São Paulo nos mostra que Jesus recebeu do Pai o Título de Senhor de todas as coisas (Visíveis e invisíveis) independentemente de nossa vontade…

MAS Para que ele seja o meu Senhor…

Depende da minha vontade, da minha decisão e da minha livre escolha…

Não apenas de minha vida, mas de toda a minha (e sua) família, e o primeiro passo será sempre o mesmo, dizer SIM” e aceitar este Senhorio de Jesus em sua vida como José e Maria aceitaram o projeto de Deus para suas vidas e se tornaram Pais de Jesus “O Filho de Deus”.

Aquele que nasceu de seu ventre, pode ser carne de sua carne, mas acima de tudo é também um “FILHO DE DEUS”,(sua alma é espiritual e não carnal) e como tal precisa conhecer a vontade de seu Pai, (no dia do batizado, todos nós prometemos educar nossos seu filhos para Deus), mas na prática acabamos deixando que o mundo eduque nossos filhos para o pecado.


Vá para a Igreja meu Filho:         

Eu acho muito engraçado QUANDO o Pe. Leo testemunha que quando ele era jovem, sua avo o mandava ir a igreja, e ele ia, “só que não ia”, eu ficava pensando no que sua avó achava que estava acontecendo com aquele menino, pois, ela não se certificava de que ele estava mesmo obedecendo a sua ordem.

Por outro lado, eu sempre digo que a frase, …Faça o que eu digo e não faça o que eu faço… não funciona, a tendência natural será sempre o inverso; … Fazer o que eu faço e jamais fazer o que eu digo…  Esta foi a tática que Jesus usava com seus discípulos, Elesempre fazia primeiro, para que seus discípulos pudessem imitá-lo depois.    Ele mesmo dizia para que  fizessem o que Ele fazia e não outra coisa.    E isto foi tão real que quase todos eles acabaram morrendo por amor à obra de Deus. 

TESTEMUNHO:

Portanto se quisermos que nossos filhos sigam a Jesus, precisamos antes de tudo seguirmos ao Senhor verdadeiramente.

A salvação é para toda a família:

Atos 16:31

30  E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31  E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.



Deus sonha com famílias novas, famílias estruturadas, famílias que dão testemunho de Cristo, que tenham uma nova força e um novo brilho diante da sociedade, mas falta a adesão dos homens e das mulheres que queiram realmente  formar famílias que sejam verdadeiramente educadas dentro dos mandamentos de Cristo.

Falta o meu sim para Jesus…

Falta o seu sim para Deus…

Oração de entrega:

Do nosso lar e todos os nossos problemas:

Falar sobre perseverança, As dificuldades não podem nos afastar dos objetivos de Deus.

Falar sobre comunidade – a arca representa a comunidade que se salva.

É a vida em comunidade que nos fortalece nos momentos mais difíceis e nos ajudam a levantar das quedas mais desastrosas, por isso temos que estar inseridos dentro da Igreja que é a nossa comunidade de amor e o Corpo de Cristo.

Falar sobre o amor e receptividade à todas as outras pessoas, mesmo que não estejam em nosso barco, dar testemunho no mundo e aproveitar todas as oportunidades para evangelizar outras famílias.

II – Nossa Decisão deve ser uma decisão PERMANENTE.

CONCLUSÃO   –  Toda decisão, em especial a de servir a Deus, precisa brotar do coração, o que por certo traz paz e alegria.  Servir a Deus significa em primeiro lugar dar-se a Ele de todo o coração.  É ter um encontro pessoal com Ele. Portanto, entregar-se com integralidade a Deus e viver com integridade são decisões sábias. 

REPETIR O TEXTO DE JOSUÉ COM A COMUNIDADE:

Ler o texto de  Josué 24, 14 a 15 e 16 a 18 

Com todo o grupo como uma resposta positiva.

14. Agora, pois, temei o Senhor e servi-o com toda a retidão e fidelidade. Tirai os deuses que serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi o Senhor. 15. Porém se vos desagrada servir o Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses, a quem serviram os vossos pais além do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor. “.

O povo deve responder a sua escolha:

16. O povo respondeu: Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir outros deuses. 17. O Senhor é o nosso Deus, ele que nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão; e que operou à nossa vista maravilhosos prodígios e guardou-nos ao longo de todo o caminho que percorremos, entre todos os povos pelos quais passamos. 18. O Senhor expulsou diante de nós todas essas nações, assim como os Amorreus que habitam na terra. Nós também, nós serviremos o Senhor, porque ele é o nosso Deus.

QUAL É A SUA RESPOSTA PARA JESUS ?

FAÇA DESTA RESPOSTA DO POVO DE ISRAEL

A SUA RESPOSTA DECISIVA PARA O SENHOR JESUS

AGORA MESMO …

Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo,

tu e a tua casa.


(Atos 16:31)



FAMÍLIA



10 Respostas

  1. […] Eu e minha casa serviremos ao Senhor   <=   Link para tema […]

    Curtir

  2. […] Eu e minha Casa Serviremos ao Senhor. […]

    Curtir

  3. […] Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor […]

    Curtir

  4. […] Precisamos cimentar o nosso amor no AMOR de DEUS. Quanto mais nos amarmos um ao outro mais estamos amando a Deus e nossas brigas, desentendimentos, rancores e falta de perdão com toda certeza são ofensas a Deus.  Nossa infidelidade conjugal é também infidelidade a deus. Somos encarregados de fazer com que o mandamento do amor seja posto em pratica, a partir da nossa casa. […]

    Curtir

  5. E QUANTOS NOS DIAS DE HOJE FAZEM A MESMA COISAS O POVO DE ISRAEL RECEBERAM A INSTRUÇÃO DE MOISES DEPOIS DE JOSUÉ TAMBÉM DE GIDEÃO E MESMO ASSIM LEVANTARAM IMAGENS DE ESCULTURA PARA ADORAR NOS DIAS DE HOJE NÃO É DIFERENTE DEUS NÃO MUDOU SUA PALAVRA É A MESMA DEIXE DE ADORAR AQUILO QUE TEM BOCA MAS NÃO FALA DE OLHOS MAS NÃO ENCHERGÃO TEM NARIS NÃO SENTE CHEIRO TEM GARGANTA MAS SOM NEM UM SAIR DE SUA BOCA SALMOS 115 PENSE NISSO

    Resposta:

    Caro Amigo Anderson

    Tenho recebido diversos textos como este, é pena que não adianta responder, pois se eu respondo a nível de criança, dizendo que nenhum Católico adora imagens e que uma estátua de São José não é um ídolo para nós assim como o é a Bíblia para um protestante, ninguém acredita em mim; e se eu respondo como um adolescente dizendo que assim como os Católicos fazem imagens os protestantes também as fazem quando lhe agradam este fato não soluciona nada além de gerar apenas mais discussão, mas quando eu falo como adulto com referência em Hebreu 8 e Galátas 3, simplesmente não me respondem mais nada, jogam a toalha e fogem da raia.

    Em que nível você pretende discutir este tema ?

    Aguardo sua resposta

    Que deus lhe abençoe.

    Sizenando

    Curtir

  6. Eu e minha casa serviremos o Senhor

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.