É uma das perguntas mais insistentes feitas nos cursos bíblicos. E ela puxa outras: quem garante que eles formaram o primeiro casal? Não haveriam outros casais? Se formavam o primeiro casal, com quem se casaram os seus filhos?
![Natoire_TheExpulsionFromParadise[1]](https://presentepravoce.files.wordpress.com/2011/03/natoire_theexpulsionfromparadise1.jpg?w=332&h=450)
Charles-Joseph Natoire (1700-1777)-‘the expulsion of Paradise’-oil on copper-1740 New York-Metropolitan Museum of Art
A pergunta é feita porque nem todos têm a possibilidade de estudar mais a fundo a Bíblia.
Com base em seu texto, a Bíblia fala de um único casal. Na realidade, porém, está falando do Homem e da Mulher. È o jeito de o autor falar. No início, diz ele: Deus fez o homem e a mulher, ou seja, a raça humana teve um começo. E isso ninguém pode negar. Que o homem se chamava Adão e a mulher Eva, isto é relativo. O autor do texto não está dando nomes próprios, mas coletivos. Pois, refere-se aos seres humanos de maneira concreta e prática. Em vez de falar “um primeiro homem, uma primeira mulher”, ele usou dois nomes que não são nomes próprios, e sim, nomes muito concretos: Adão e Eva.
Na língua hebraica esses nomes têm significados e calhavam bem com a intenção do autor. Adão significa: aquele que vem da terra, homem (como em português: Homem= húmus). Eva significa: aquela que dá vida. O autor designa, então, com muita propriedade o primeiro casal como Adão e Eva, querendo dizer: o homem é criado, terreno, material (Adão); a mulher é terrena, material, criada e geradora da vida (Eva). Os nomes designam, então, todo homem, toda mulher e não só o primeiro casal. Portanto, Adão e Eva existiram como existem hoje o homem e a mulher, não necessariamente como nomes próprios.
Numa palavra: o texto ensina que o homem e a mulher tiveram começo e foram criados por Deus.
Por Frei Mauro Strabelli
Extraído do livro Bíblia: Perguntas que o povo faz.
Strabeli, Mauro. Editora Paulus, 1990
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Filed under: 5584, Agenda, Amor de Deus, Apresentação, Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Deus, Documentário, Ecosistema, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Historia, Igreja Católica, Igreja Missionária, Jesus, O Dono da verdade., Palavra do Papa, Parábolas e Reflexões, Presente prá você, Presentepravoce, Semana da família, Tradição Católica | Tagged: Adam, Adão, Adão e Eva, Barro, Bíblia, Casamento, Catequese, Catolicismo, Ciência, Cinema, Criação, Criacionismo, Crime, Duvida, Edem, Estudo Bíblico, Evolução, FAMÍLIA, fé, Fruto Proibido, Homem, Humus, Inocência, Inoscência, Internet, Maça, Matrimônio, Nudez, Paradise, Paraiso, Pecado, Pergunta, Terra, Trindade, Tumulo |
“Quando se trata de outra hipótese, a do chamado poligenismo, os filhos da igreja não gozam da mesma liberdade. Porque os fiéis não podem abraçar a sentença dos que afirmam que depois de Adão existiram na terra verdadeiros homens que não procederam dele como primeiro pai de todos por geração natural, ou que Adão significa uma espécie de multidão de primeiros pais” (Pio XII, Humani Generis, Denzinger, 2328).
CurtirCurtir
Ol Roberio
Salve Maria
Que bom v-lo por aui novamente …
Obrigado pelo Comntrio, senti falta dos elogios,
Volte sempre
In Corde Jesu, Semper
presentepravoce
CurtirCurtir