Campanha da Fraternidade – 2011 – CNBB.


Fraternidade e a Vida no Planeta.


Em 2011

A C.F. é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil, coordenada pela CNBB, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

A Campanha da Fraternidade 2011 terá como tema “Fraternidade e a vida no planeta” e lema “A criação geme em dores de parto”..


Cartaz da Campanha - 2011.


O Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep) escolheu, nesta terça-feira, 22, o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2011, que tem como tema “Fraternidade e a vida no planeta” e lema “A criação geme em dores de parto”. Um dos carros-chefes na divulgação da Campanha da Fraternidade, o cartaz é escolhido mediante concurso divulgado pelo Setor Comunicação Social da CNBB. Para a Campanha deste ano, foram publicados 180 mil cartazes.

O cartaz escolhido para 2011 concorreu com outros 56 e foi idealizado por um grupo de seis estudantes do 5º período de publicidade da PUC de Campinas. Segundo Valdir Gomes Gameleira Júnior, um dos membros do grupo, a escolha de sua peça é importante devido a importância social que tem a Campanha da Fraternidade. “Do ponto de vista profissional, [a escolha de nosso cartaz] é importante porque acrescenta ao nosso portfolio”, disse Junior.

Esta não é a primeira vez que alunos da PUC-Campinas vencem o concurso. “A Campanha da Fraternidade gera bastante expectativa nos alunos de publicidade da PUC-Campinas, que já entram na faculdade sabendo que, no 5º período, a gente participa do concurso”, explica o estudante. A PUC mantém a Agência de publicidade IGLOO Comunicação Criativa, que funciona como um laboratório para os alunos.

Participam do grupo vencedor os alunos Fernando Henrique Novais, João Gabriel Godoy G. Pinheiro, Fábio Pellicer Siqueira, Ana Carolina Angelotti, Luís Guilherme Valim e Valdir Gomes Gameleira Júnior.

Hino da Campanha

A letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2011 já havia sido escolhida através de concurso realizado, de setembro a dezembro de 2009. Agora foi escolhida a música. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu mais de 80 músicas e a escolha foi feita por uma equipe formada por profissionais da área liturgico-musical e homologada pelos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep).

O hino passará agora pelo processo de gravação para no segundo semestre estar à disposição das comunidades.


Hino da Campanha da

Fraternidade 2011



Oração da Campanha da Fraternidade 2011 CNBB  

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.

MUSICAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE – 2011

PORTAL KAIRÓS

Download de todas as músicas

01 – Hino da CF 2011 < CLICK E OUÇA
02 – Converter ao evangelho
03 – Fala assim meu coração
04 – Lembra, Senhor, o teu amor
05 – Senhor, servo de Deus
06 – Piedade, ó Senhor
07 – Glória e louvor a vós, ó Cristo
08 – Volta o teu olhar, Senhor
09 – Nós vivemos de toda palavra
10 – Este é meu filho muito amado
11 – Reconciliai-vos com Deus
12 – Se conhecesses o dom de Deus
13 – Dizei aos cativos: Saí!
14 – Eu vim para que todos tenham vida
15 – Hosana ao Filho de Davi
16 – Música opcional
17 – Hino da CF 2011 (Playback)

 

.Mensagem do Pastor CF-2011

cfarquidiocesesorocaba.com

“Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente” (Rm 8,22). O contexto dessa afirmação de São Paulo é a descrição da condição humana, marcada pelo pecado e, entretanto, salva pela graça de Cristo que introduz na experiência humana a força restauradora do Espírito Santo. A CF deste ano traz para nossa reflexão a preocupante situação de nosso planeta, nossa casa, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais. A afirmação de Paulo ganha força nova diante do quadro que vivemos. São Paulo afirma que “a criação foi submetida à vaidade – não por seu querer, mas por vontade daquele que a submeteu – na esperança de ela também ser liberta da escravidão da corrupção para entrar na liberdade da glória dos filhos de Deus” (8,21-21).

O gemido da criação aparece hoje na deterioração do meio ambiente, conseqüência de uma exploração descuidada e, muitas vezes, gananciosa dos recursos do planeta, conforme haveremos de refletir nesta campanha da fraternidade. A quaresma é tempo de enfrentar com Jesus as grandes tentações que estão na raiz de todos os males nascidos das decisões humanas. O evangelho exige conversão da consciência individual e coletiva da humanidade, como nos lembrava Paulo VI na Exortação Apostólica “Evangelii nuntiandi”. Sem esta conversão que penetre a cultura e se traduza em medidas globais de organização mais justa da atividade humana, em sua relação com a natureza, não será possível reverter o quadro dramático de destruição das condições de vida saudável em nosso planeta que se desenha no horizonte de nossa história. É tempo de conversão, conversão profunda que mude os costumes e gere políticas globais de defesa da vida em todas suas dimensões. É tempo de oração e de tomada de posição diante de uma cultura em que o consumismo desenfreado sustenta a ganância de um lucro que, em longo prazo, se transformará em irreparável prejuízo para toda humanidade. Dessa forma, convido a todos, cristãos e pessoas de boa vontade, a se empenharem na oração e na reflexão para que esta CF produza os efeitos de conversão que dela esperamos.



MENSAGEM COM A MUSICA

TEMA DA CF 2011

EM POWER POINT

Reflexões em Power Point sobre a campanha da Fraternidade 2011



Não Sou Descartável …

Hoje é o Dia da Terra …

Alerta à Falta de Água Potável.


4 Respostas

  1. ante por favor corrigem aí pois foi o comentario duas vezes seguidas em baixo, cliquei sem querer e foi .. naõ coloquem no site antes de corrigir….
    Obrigada

    Curtir

  2. Comentarios de um amigo temente a Deus ,do movimento salvai almas.. eu concordo com ele.
    Da mesma forma quanto à Igreja Católica, e a ação dos nossos bispos.
    Num outro comentário mostramos como o Santo Padre deu um tapa com luva de pelica nesta campanha da fraternidade ecológica, falando em “ecologia do homem”, que implica na defesa da vida humana, antes de qualquer outra defesa. Observem porém, a absurda inércia com que se portaram os luminares de nossa Igreja: tomados de uma pusilanimidade inexplicável eles praticamente nada fizeram para evitar as leis do aborto em nosso meio, enquanto saem agora a campo para defender a água, a tartaruga, a vitória régia e o mico leão dourado, na natureza é sua deusa.

    Quantos bispos, por exemplo, saíram em defesa do valente Dom Sobrinho, naquele caso da menina do Nordeste obrigada a aborto.
    Todos os que se calaram, todos os que nada fizeram, e ai daqueles que combateram aquela firme atitude, hão de enfrentar a Justiça divina, em sua ira máxima.
    É desfaçatez sem limites propor uma fraternidade da água, quando as crianças de tenra idade estão sendo corrompidas por um governo imundo, que faz do sexo e tudo o que a ele diz respeito, a meta máxima de um processo educativo.
    Quando crianças são ensinadas nas escolas a se masturbarem desde cedo, clama aos céus que nossa Igreja, volte-te apenas para a deusa gaia, a tal mãe terra, quando o cuidado dela pertence ao seu Criador.

    Pior do que viver esta política de avestruz, que finge atividade e canta loas em cima do que é inócuo, é saber que dentro de poucos meses o mundo inteiro estará envolvido na mais tremenda das tribulações, porque os guias cegos são incapazes de ver o principal, o único que interessa a Deus que são as nossas almas. Ou seja: aquilo que o articulista acima afirma ser um ataque do comunismo e da besta contra a Igreja, acontece dentro dela mesma, pois quando um bispo combate outro, por combater o demônio, tem dentro da própria casa uma serpente, não precisa buscá-la entre os inimigos declarados.

    Pois bem: se os homens e mulheres de bem se calam diante do mal que avança, não resta a Deus outra alternativa senão permtir que todo o planeta seja varrido por uma tsunami como esta que aconteceu no Japão. Isso virá em breve, porque Deus já não suporta mais tanto cinismo, tanta incúria, tanta desfaçatez, e principalmente em ver sua casa sendo transformada num covil de ladrões de almas.

    É por isso que em breve, muito em breve, antes que os responsáveis tenham tempo de respirar, virá o Dilúvio, e levará a todos. Jesus profetizou assim, e assim será!
    Aarão.
    Se querem saber disso e muito mais entre neste site.
    http://www.recadosaarao.com.br
    http://www.salvaialmas.com.br
    Que Deus abre os olhos e ouvidos destes Bispos, Deus tenha piedade de nós.. claro rezemos por eles.
    Eu temo muito pelo que vem, sim temo não tanto por mim, mas por todos que ficam atraz de natureza, mãe terra bichos , Jesus mesmo disse : Pastores não percam seus rebanhos.. e hj vejo muitos deixando a santa igreja católica e indo para outras seitas..Porque seré Hein?
    Será que não estamos precisando mais de Padres santos? Será que não estamos precisando de Padres que se espelham na santidade de Padre Pio?
    Ah se tivessemos Padres como foi Padre Pio, duvido que a igreja seria como é hj.
    Onde profanam sem pensar o sagrado.
    Estamos no fim dos tempos , por isso acordem ,saemi desse sono espirítual.
    Busquemos a Deus, Pois ele pode cuidar de tudo isso pois o poder dele é grande, num sopro ele pode acabar com tudo neste mundo se nós não voltarmos para ele.
    Por tanto não vai ser cuidando de natureza, mãe terra e bichos que o planeta vai mudar.
    Desculpem sou uma ignorante, não tenho os estudos que vcs tem, mas dentro ds minhs pequenes eu to vendo que tudo vai de mal a pior seja no planeta ou seja no homem, que pecam cada vez mais, tudo pelo deus dinheiro, ou seja a ganancia do querer sempre mais.
    Fiquem com Deus e com a proteção da Comnetarios de um amigo temente a Deus ,do movimento salvai almas.. eu concordo com ele.
    comenDa mesma forma quanto à Igreja Católica, e a ação dos nossos bispos. Num outro comentário mostramos como o Santo Padre deu um tapa com luva de pelica nesta campanha da fraternidade ecológica, falando em “ecologia do homem”, que implica na defesa da vida humana, antes de qualquer outra defesa. Observem porém, a absurda inércia com que se portaram os luminares de nossa Igreja: tomados de uma pusilanimidade inexplicável eles praticamente nada fizeram para evitar as leis do aborto em nosso meio, enquanto saem agora a campo para defender a água, a tartaruga, a vitória régia e o mico leão dourado, na natureza é sua deusa.

    Tenhamos sempre um temor santo de Deus.

    Curtir

    • Cara Márcia

      Salve Maria

      Que a Paz de Cristo esteja em teu coração…

      Então você é favorável a chupar uma laranja e depois jogar o bagaço fora ?
      Fora que eu digo, é ali no chão onde todos passam e chutam sem se preocupar que outros irão fazer o mesmo que você e dentro de pouco tempo já não haverá mais chão e sim apenas uma montanha de bagaço de laranja.

      Agora vamos aplicar a si mesma, quando dizemos que o homem “Macho” deve valorizar a sua fêmea a “Mulher amada” e não tratá-la como uma coisa qualquer, costumamos dizer que muitos “homens” entre “aspas” porque só se preocupam com o sexo e não com o amor e carinho que deveria ter, tratam a mulher como uma bucha de laranja, chupam todo seu caldo, aproveitam dela sexualmente e depois a desprezam deixando grávidas e desamparadas levando-as a cometerem um pecado maior ainda que é o aborto.

      Sim, a causa do aborto é uma família desestruturada, ou uma família que nem se formou por irresponsabilidade, uma mulher que é tratada como uma bucha de laranja é aquela que não dá valor à sua PROPRIA VIDA e é lógico que também não dará valor a seu filho, por isso o trata como um inimigo e portanto o aborta.

      Você não quer ser tratada como uma bucha de laranja, ou quer ?
      Ninguém gosta de ser desprezado, ou você gosta ?
      Ninguém quer ser descartado, ou você gostaria de ser jogada no lixo ?

      Neste caso, por que você acha que a terra e os animais que nela habitam devem ser tratados como “LIXO DESCARTADO”, usou abusou e jogou fora …

      Deus criou um universo lindo e maravilhoso, Ele mesmo ficou admirado com a bleza de tudo que foi criado, e por um curto espaço de tempo, sentiu-se arrependido por ter criado coisas tão belas e o homem estaria pondo tudo a perder com seu PECADO, foi aí que Deus decidiu mandar o dilúvio para destruir tudo que havia criado, mas ainda encontrou um homem que lhe fosse fiel e deu mais uma chance a este homem de um novo recomeço, mas quando Noé fez o seu primeiro sacrifício logo após o diluvio, Deus arrependeu de ter arrependido de sua criação e decidiu JAMAIS DESTRUIR A TERRA COM DILÚVIO OU SEJA LÁ O QUE FOR POR CAUSA DO PECADO DO HOMEM e sim prometeu que jamais faria tal coisa, portanto quem diz que DEUS CASTIGOU O HOMEM POR CAUSA DE SEU PECADO MANDANDO UMA TSUNAMI, UM TERREMOTO, UM FURACÃO, UMA INUNDAÇÃO E ETC. está redondamente enganado, Porque Deus prometeu que não faria tal coisa e ainda disse que cada um pagaria por seu proprio pecado. Portanto, hoje, se um terremoto, uma tsunami ou qualquer coisa natuaral proveniente da natureza não será um castigo DIVINO e sim uma consequencia “CAUSA E EFEITO” da propria ocupação do homem em cima da face da terra, por causa do desmatamento, por causa da poluição, por causa dos gases de efeito estufa e etc.

      O homem prefere fechar seus olhos e dizer que é apenas um castigo DIVINO e neste caso não precisará fazer nada e sim apenas continuar dormindo em sua cama macia, jogando o seu lixo no buraco sem fundo da natureza e ela que se quizer resolva o meu problema.

      A resposta é esta minha amiga, tome-lhe terremoto, tome-lhe tsunami, tome-lhe chuva, tome-lhe furacão, porque onde havia árvores que seguravam os ventos hoje existem apenas concreto que não absorvem a água e causam enchentes matando pessoas e etc…

      Não há como fechar os olhos para esta realidade, e se a Igreja não fizer nada sobre este assunto agora, dentro de pouco tempo não existirá mais planeta para que nossos filhos morem.

      É verdade que Deus quer a nossa Santidade, é verdade também que eu ao me purificar e atingir a estatuara de homem perfeito “A santidade”, não irei morar nesta terra por toda a eterniadde, e nem terei matéria para poder me preocupar com coisas materiais, mas seria um tremendo egoísmo meu, se eu não deixasse uma casa habitável para que meus filhos tenham a mesma oportunidade que eu tive de me santificar nesta terra.

      Quem não se preocupa com o PLANETA é um tremendo egoísta que só pensa em si mesmo e não pensa nas outras pessoas que também moram nesta mesma casa e só para lembrar, uma pessoa egoísta não entrará no Reino de Deus, logo, aqueles que um dia terão direito a entrar no céu não serão pessoas que não se preocupam com o planeta onde vivemos.

      É por isso que as pessoas que buscam a santidade também amam a irmã terra assim como São Francisco de Assis, na verdade a vida neste planeta é totalmente dependente do meio em que vivemos, se prejudicarmos o meio em que vivemos estaremos decretando o nosso fim e nem adianta jogar a culpa em um castigo DIVINO, porque a terra que nos foi entregue foi reconhecida no princípio como “UM PARAÍSO”, ou seja, um lugar perfeito e se hoje a terra é um monte de lixo, deve isto unica e exclusivamente ao homem que a domina e despreza.

      Que Deus te Abençoe

      In Corde Jesu, Semper

      Sizenando / presentepravoce

      Curtir

  3. Foi a campanha mais infame que eles escolheram, Também não era de se esperar outra coisa de uns bispos que não obedecem mais o Santo Papa, e distorcem as palavras do Papa, ou seja eles deviam cuidar da coisas de Deus e não de planeta,boi, passarim,leão e etc… Quem geme é chorar é o povo daqui uns tempos quando começar a faltar a sagrada eucarístia por falta de padres , por estarem correndo atras de salvar a natureza , o bichinhos e tudo mais.Um absurdo ver estes homens que se diz bispos preocupados com as coisas mundanas e squecendo das coisas de Deus.. Eles deviam se preocupar em salvar almas pois do planeta tem os ambietalista, tem os imbama que defende as matas de incendio, etc…
    para mim isto é um descaso total com os fieis de descaso maior ainda com Deus.
    Estamos no fim do tempos então vai ser disso para pior.
    Que Deus tenha piedade de tods nós.
    Numa dessa eu acho que nem o padres deviam levar adiante essa campanha . bispos não desobedecem o santo Papa, poiis entao neste caso os padres deviam nao obedece-los., até porque seria neste caso agradar a Deus e não os homens.
    Essa CNBB , nem devia existir, ja que gostam da coisas mundanas então vivem as coisas mundanas e não fica espalhando seus erros nas igrejas.

    Resposta:

    Eu só queria ver se você morasse em Sendai no Japão ou em Nova Orleans nos E.U.A. ou em qualquer um dos lugares onde foi defastado pela força da natureza o que você iria pensar sobre ste assunto.

    Veja que todos este desastres não são naturais e sim causdados pela irresponsabilidade humana frente ao descaso com a casa que Deus nos deu, nós só temos uma terra, se a devastarmos como uma nuvem de gafanhotos, para onde iremos.

    Na verdade eu nem devia me preocupar com isto, porque até que tudo isto fique insustentável eu já teria morrido, mas uma coisa é certa, se a Igreja que dita os rumos do pensamento humano não se preocupar com o nosso maior presente dado por Deus…. Quem se preocupará…?

    Estes que você citou nunca fizeram nada pela natureza e a Igreja apenas fara que gere uma conciência ecológica em todos, quem sabe alguém destes pode fazer alguma coisa para o futuro, não se esqueça que você morrerá amanhã, mas outros ficarão aqui neste mundo sofrendo aquilo que você não sofreu, você não expressa um mínimo de caridade Cristã para com as crianças que hoje nascem, não se esqueça que elas também são filhas de Deus e que mereceriam também desfrutar do mesmo Paraíso que foi entregue a adão e eva.

    Que Deus te abençoe

    presentepravoce

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: