Beatificação de João Paulo II em Primeiro de Maio de 2011.

Bento XVI expressou muita alegria ao anunciar a beatificação de João Paulo II.


Reconheceu sua alegria no Ângelus de ontem

“Estamos felizes!”: poucas vezes vemos um papa exprimir seus sentimentos com tanta simplicidade. Ontem, Bento XVI recordou, diante de milhares de peregrinos, que beatificará João Paulo II em 1º de maio.

Depois de aprovar, em 14 de janeiro, a publicação de um decreto reconhecendo um milagre atribuído à intercessão de Karol Wojtyla, em seu primeiro encontro público, o Papa não pôde esconder “a alegria de proclamar beato o venerado Papa João Paulo II, meu amado predecessor”.

Como explicou Giovanni Maria Vian, diretor do L’Osservatore Romano, este é um evento sem precedentes, pois, desde que se iniciaram os processos canônicos de beatificação, nos últimos dez séculos, nunca um papa havia elevado à glória dos altares seu predecessor imediato.

Bento XVI explicou que “a data escolhida é muito significativa: de fato, será o segundo domingo da Páscoa, que ele mesmo dedicou à Divina Misericórdia e em cuja vigília terminou sua vida terrena”.

“Aqueles que o conheceram, que o estimaram e amaram, se alegrarão com a Igreja por este acontecimento. Estamos felizes!”, sublinhou.

No final do Ângelus, dirigindo-se aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa falou em polonês para compartilhar sua alegria com os conterrâneos de João Paulo II.

“Esta notícia era aguardada por todos, especialmente por vós, de quem o meu venerável predecessor foi um guia na fé, na verdade e na liberdade”, disse ele.

Por esta razão, o Pontífice desejou uma “profunda preparação espiritual para este acontecimento”, que reunirá em Roma milhares de pessoas.

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 17 de janeiro de 2011 (ZENIT.org)


Fonte: www.zenit.org

ZP11011704 – 17-01-2011
Permalink: http://www.zenit.org/article-27001?l=portuguese



Jesus Jesus

Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus João Paulo II

Leia mais

.: Confira relato de irmã curada por intercessão do Papa

Veja outros detalhes: Click na foto


Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus João Paulo II


24 Respostas

  1. […] Beatificação de João Paulo II em Primeiro de Maio de 2011. […]

    Curtir

  2. Meu amado Papa João PauloII mereceu ser Beatificado e vai ser Canonizado sim pelo Papa Bento XVI. DEUS SEJA LOUVADO!

    Curtir

    • Pode um homem santificar outro homem ? Pode um pecador santificar outro pecador ? O pecado pelo pecado dá em morte Romanos 6:23. Mas a Bíblia diz: cede santos porque eu sou Santo diz o Senhor, logo é individual. Pode um líder curar a todos como Jesus fez, sim pode, mas por que João Paulo segundo não fez isso em vida já que ele “falava diretamente com Deus e Jesus e, outros santos” ? E os pades ? E freiras que tanto se doam ? Será que Jesus aprova esse tipo de atitude partindo de um homem ? Não, é claro, pois leiamos são Marcos 16:.. e sabemos qual é a vontade de Deus e saber o que Jesus andou fazendo pela terra Atos 10:38. Portanto, vamos imitá – Lo e não um idólatra e pervertido homem que enganou milhões a seguir Baall, Dagon, Semiramis, Tamuz e outros. Leiam a Bíblia e meditem. Eu também sou católico, mas leio a Bíblia e os sete livros não inspirados pelo Espírito Santo de Deus.

      Curtir

      • Pode um homem santificar outro homem ?

        Assim, chegamos de novo à tarefa do sacerdote de “santificar”. Nenhum homem por si mesmo, a partir da sua própria força, pode pôr o outro em contacto com Deus. “Bento XVI” siga o Link e confirme o que diz o documento
        II Cor. 3,5. Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus. 6. Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.
        A Nossa Missão como filhos de Deus é gerar outros filhos para Deus e isto inclui pescar homens para Deus, evangelizar, catequizar e Batizar. O Batismo em si é a graça de Deus que santifica o homem tornando-o um filho de Deus e esta missão foi nos entregue por Jesus. (São Marcos 16, 16)
        É bem verdade que a graça não nos pertence, mas cabe a nós aproximar nossos irmãos de Deus a ponto de que eles recebam esta graça do Pai, não que santifiquemos os outros com a nossa graça própria, mas criamos oportunidades e condições favoráveis para que os outros recebam esta graça diretamente do Pai. Não podemos santificá-los por nós mesmos, mas é nossa obrigação de Cristãos trazer as ovelhas feridas e machucadas para que se curem e se santifiquem na graça de Deus, porque Deus não precisaria de nós para realizar esta obra, mas Ele quis que assim fosse e Ele só realiza a sua obra quando o homem se Poe como intermediário, como intercessor, como servo, como agente ativo desta obra de Deus.

        Pode um pecador santificar outro pecador ?
        O pecado pelo pecado dá em morte Romanos 6:23. Mas a Bíblia diz: sede santos porque eu sou Santo diz o Senhor, logo é individual.

        – Neste ponto tu tens razão, Um cego não pode guiar outro cego, porém um cego também não pode descrever ao outro cego o caminho que será percorrido à sua frente, da mesma forma este mesmo cego não saberia dizer com certeza se o outro cego é mesmo cego ou apenas diz que é cego somente Deus conhece o interior de cada homem, portanto, se alguém afirma que o outro é pecador estará caindo no erro daqueles que levaram a mulher adultera para que Jesus a apedrejasse. A trave que está em nosso olho nos impede de ver com clareza o cisco que está dentro do olho de nosso irmão, logo se você afirma que o Santo Padre é pecador e não está em estado de graça, principalmente você que não o conhece e nunca o viu na sua intimidade com Deus, você não poderia julgá-lo porque você não é Deus e não tem o poder da onipresença ou onisciência, logo com esta sua afirmação você apenas comprova o seu pecado do orgulho, da prepotência e que é tão cego que ao invés de descrever a verdade passa a inventar coisas para parecer que estas vendo alguma coisa, por este motivo o Papa Francisco declarou abertamente sem medo de ser julgado, já que não poderia julgar o coração de um homem que externamente na opinião dos demais estaria em condição de pecado, mas afirma que internamente está em intimidade com Deus, somente Deus pode dizer se aquele coração é sincero ou não, esta mesma situação se aplica para aquele que diz Senhor, Senhor e que prega o evangelho aos outros homens, no entanto tem uma vida de fariseu e não vive o que prega a ponto de chegar atrasado ao banquete do Cordeiro sem veste nupcial encontrando a porta fechada e ficando de fora da festa rangendo os dentes de remorso porque apesar de estar vendo a verdade preferiu viver a vida como um cego.
        Quem poderia dizer quem seria o pecador e quem seria o Santo?
        A Salvação e a Santificação são individuais sim, cada um tem o direito de decidir que passo irá tomar a partir de agora, mas é bem verdade que o nosso inimigo jamais descansará até que tenha enganado alguém e o feito perder a sua Salvação, portanto é nossa obrigação também agir desta mesma forma insistentemente mostrando aos nossos irmãos o caminho certo que devem seguir e observar o tempo que a cada dia se faz mais curto, sendo assim, não posso santificar ninguém por mim mesmo, porém posso ajudar que meus irmãos busquem se santificar seguindo meu exemplo e meu testemunho.
        Pode um líder curar a todos como Jesus fez? Sim pode, mas por que João Paulo segundo não fez isso em vida já que ele “falava diretamente com Deus e Jesus e, outros santos” ?
        Jesus não curou a todos, onde você leu este absurdo, Ele tinha poder para curar quem quer que seja e até mesmo a todos, mas Ele curou, alimentou, perdoou, Salvou apenas aqueles que o buscaram com Fé e se entregaram de todo coração e como Ele mesmo disse a Nicodemos, “14. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15. para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. (São João 3,14)”, bem sabemos que muitos homens foram picados pelas serpentes no deserto, mas bem sabemos também que só sobreviveram aqueles que foram até a serpente de bronze e olharam para ela, assim também só serão salvos, curados e transformados aqueles que se achegarem até Jesus, da mesma forma é o nosso ministério neste mundo, podemos pregar a todos e termos todos os Dons do Espírito Santo como dizia São Paulo, mas só serão Salvos e curados aqueles que ouvirem a palavra de Deus e com a Fé a puserem em prática em suas vidas, a regra é a mesma de Jesus, afinal não viemos ao mundo para salvar o mundo e sim para resgatar os filhos de Deus da perdição deste mundo.
        Que fique bem claro, a missão de João Paulo II era ser Pastor desta Igreja que caminha no mundo laico e não ser um curandeiro, para isso existem os médicos que de igual modo receberam de Deus o dom de curar para que assim usem esse dom como um ministério de amor para ajudar os irmãos que sofrem, pena que são poucos os médicos que aprendem esta lição e acham que podem vender a cura para ficar ricos à custa do sofrimento dos outros.

        E os padres ? E freiras que tanto se doam ? Será que Jesus aprova esse tipo de atitude partindo de um homem ?

        Vamos relembrar o fato do jovem rico quando Jesus lhe pede que deixe tudo para trás e o siga e ele entristecendo-se volta para seus bens e abandona o Salvador ou ainda o trecho do evangelho que diz “(São Mateus 19,29) . E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.”Também diz: “Aquele que Poe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim… (Lc 9,62)”, estou estranhando alguém que diz ler a Bíblia e ao mesmo tempo desconhece textos de tão grande valor, uma coisa só eu lhe digo, de nada adianta ler a Bíblia se seu coração está fechado em seus preconceitos protestantes, pois jamais irá ver a verdade e sim uma caricatura de pregação farisaica que tem por objetivo desacreditar a verdadeira religião fundada por Jesus. Outra coisa eu lhe pergunto também, como pode alguém ler a palavra de Deus se já provou no parágrafo anterior que é um grande cego. Primeiramente, meu irmão, livre-se destes preconceitos, afaste-se de seu pai e sua mãe da terra e se entregue ao verdadeiro Cristo Jesus Salvador e ouça suas palavras de amor e paz, leia e entenda o que está por trás das letras e não aplique ao pé da letra como uma lei imutável, pois para Deus tudo se renova e transforma todos os dias.

        Não, é claro, pois leiamos são Marcos 16:.. e sabemos qual é a vontade de Deus e saber o que Jesus andou fazendo pela terra Atos 10:38. Portanto, vamos imita – Lo e não um idólatra e pervertido homem que enganou milhões a seguir Baall, Dagon, Semiramis, Tamuz e outros. Leiam a Bíblia e meditem. Eu também sou católico, mas leio a Bíblia e os sete livros não inspirados pelo Espírito Santo de Deus.

        Que bom saber que você conhece bem a vontade de Deus, pois o que mais ouvimos é que o homem não sabe discernir a vontade de Deus nem mesmo para sua própria vida quanto mais para a vida alheia…
        (Rom. 13,11). Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12. A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.
        Uma coisa é certeza, Deus quer que todos se Salvem, Deus quer que todos se amem, Deus quer o bem para todos, Deus ama a todos, mas em relação a saber que é Santo ou não é Santo, quem se entrega e quem não se entrega, quem adora verdadeiramente e quem é fariseu, isto está oculto aos nossos olhos e esperamos que cada um viva a sua fé e busque a sua Salvação e que ajude os outros com muito amor para que alcancem também a Salvação, para tanto, precisamos julgar menos e amar mais, nos preocupar com nossas ações e menos com os pecadores que se perdem para que assim andemos para frente e não ficamos girando em círculos sem sair do mesmo lugar, mais preocupados com os rastros que vão ficando para trás do que com o caminho ainda a percorrer, o que ficou para trás é passado e o sangue de Jesus já nos remiu, que possamos nos preocupar com a noite que vem chegando e com o óleo que precisamos ter de reserva, ou então iremos correr o risco de dormir e perder a hora das bodas.

        Paz de Cristo
        Que Deus te Abençoe.

        Curtir

      • “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. ”
        Foi só isso que foi feito como detentor das chaves de Reino dos Céus.
        Cuidado para não estar desligado do céu.

        Curtir

  3. obrigada meu DEUS . PELA BOA NOVA QUE NOS DA A OPORTUNIDADE DE DIZER O QUANTO AMAMOS O NOSSO QUERIDO PAPA JOÃO PAULO|| QUE E BENÇÃO SEM MEDIDA EM NOSSAS VIDAS ; OBRIGADA MEU DEUS COM A BEATIFICAÇÃO DO NOSSO PAPA. . QUE ELE POSSA INTERCEDER PELA MINHA NÉTA QUE ESTA PRESTANDO VESTIBULAR P MEDICINA A BNÇÃO DELE SOBRE ELA ; DANIELE MACHADO BACHA; OBRIGADA.

    Curtir

    • vamos nos preocupar com coisas que agradam a Deus e que nos salvam, isto é: oração, caridade, fé, esperança, boas obras, perdão, amor ao próximo. e deixamos de ver e ouvir o que as pessoas fazem ou dizem a respeito dos outros (papa ou os padres e madres). disse Jesus: antes de dizer ao teu irmão tira o lixo que está no teu olho, tira primeiro o que está no teu, ninguém na terra tém o poder de julgar muito menos de condenar….paz e bem

      Curtir

  4. A bençao, Joao de Deus…
    Nosso povo te abraça…
    Tu vens em missao de paz…
    Seja bem vindo…
    e abençoa este povo que te ama!!!
    Papa Joao Paulo II ,
    Rogai por nós!!!

    Curtir

  5. Nos catolicos praticantes e bem esclarecido quanto a nossa igreja fundada a dois mil onze anos atras sabemos muito bem que o nosso amado e querido Joao Paulo nunca teve a intençao de se colocar no lugar da Santissima Trindade ,mas para nos catolicos que sabemos a seriedade da nossa igreja estamos muito feliz ,pois temos mais um intercessor no ceu!!!!Glorias ao Pai ao Filho e ao Espirito Santo.

    Curtir

  6. Só existe um verdadeiro santo, Jesus Cristo Senhor dos senhores!!!
    Oniciente, Onipotente e Onipresente.
    Façam a vontade do Senhor e não de homens.

    Resposta:

    A Palavra de Deus nos diz:

    “Sede Santos, como vosso Pai celeste é Santo…”
    “Este deve ser o objetivo de todo “CRENTE” na face da terra…”
    Agora !!!!
    Se você me diz que:
    – Jamais um homem atingirá a Santidade…
    – É o mesmo que dizer que Deus quer que o homem realize algo impossível para ele, pois jamais atingiremos o objetivo por Ele proposto, sendo assim, você poderia abandonar a sua Igreja agora mesmo, porque sua eternidade será no inferno mesmo, pois você acaba de declarar que a Igreja não será capaz de atingir o objetivo proposto por Deus que é sermos SANTOS e como todos nós sabemos, só entrará no Reino de Deus aquele que for “SANTO”.

    Paz de Cristo

    presentepravoce / Sizenando

    Curtir

  7. AGUARDO AS NOTIFICAÇÕES. ABAIXO

    Curtir

  8. AGRADEÇO A DEUS POR TÃO GRANDE GRAÇA! MAIS UM SANTO NO CÉU A NOS PROTEGER, CONTEMPORÂNEO NOSSO, TENDO VIVIDO E SENTIDO CONOSCO, ALEGRIAS, TRISTEZAS, DERROTAS E CONQUITAS.
    QUE INTERCEDA POR NÓS JUNTO À DEUS
    EM NOME DE JESUS E PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA

    Curtir

    • A santa paz do Senhor Jesus Cristo, amém !!! É só para confrontar com a sua Bíblia; Lá em 2ª carta a Timóteo 2:5 nos diz que existe um só intercessor, mediador que é Jesus Cristo Sacerdote segundo a ordem de Melquizedeque e vc. diz acima que outra pessoa que já morreu irá interceder por nós lá onde ele estiver ? Você está contrariando a sua Bíblia ? A Bíblia nos diz que enquanto há vida nós podemos rezar, orar a Deus por meio de Cristo e Ele curará os enfermos são Tiago 5:14…, enquanto a senhora, penso eu que se trate da nossa irmã em Cristo, Maria, citada a cima creio eu que ele não pode fazer hoje nada por nós, mas SOMENTE o Senhor Jesus Ressurreto pelo poder do Espírito de Deus. Eu sou católico, mas leio a Bíblia, medito e confronto o que falam ou pregam. João Paulo segundo está no céu ou inferno ? Só Deus sabe né ? Adorar imagem é certo leiam 1ª Coríntios 10:19,20,21. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Leiam a Bíblia e não se deixem serem alienados por palavras sem conhecimento bíblico.

      Curtir

      • Caro irmão Tributino

        A Paz do Senhor

        Concordo com você Irmão, Jesus é o único Mediador entre Deus e o homem, mas a nossa Bíblia não diz que não podemos interceder Junto a Jesus… Também a Igreja não ensina que Maria ou qualquer outro Santo VIVO ou morto faça por si mesma alguma coisa, mas isso não impede que possa interceder a Jesus pelos vivos, lembremos também que o fato de estar VIVO ou morto só faz diferença para aqueles que estão vivos, pois quando nossa alma passa para o plano espiritual eterno não estaremos mais limitados à matéria sujeita à ação do tempo ou espaço, portanto nenhum homem que ainda esteja vivo pode afirmar com toda certeza em que tempo na eternidade estejam neste exato momento nossos irmãos que já partiram, para nós que aqui estamos o julgamento final está no futuro, mas como está também escrito na Bíblia isto acontecerá em um piscar de olhos.

        Maria é sim nossa irmã em Cristo, porém temos muitos outros irmãos em Cristo que nos ajudam a crescer na fé, como por exemplo, Padres, Bispos, Pastores, amigos de comunidade, Mártires da fé que morreram por amor a Cristo “Santos”, mas nenhum deles pode ser chamado como Mãe de Jesus que por vontade de Deus nasceu do ventre de Maria, mulher esta que tanto amou o filho que permaneceu com ele até o ultimo momento na cruz e ali mesmo para ela Jesus disse algumas de suas ultimas palavras, e uma delas foi exatamente dizendo: “Eis aí tua Mãe”, eu considero para mim Maria como Mãe e gostaria de Ama-la tanto quanto Jesus a AMOU, nem mais e nem menos e somente isto já é o suficiente para mim. e isto não é considerado ADORAÇÃO,pois cumpre exatamente uma ordem do próprio Cristo quando nos diz, “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

        João Paulo segundo está no céu ou inferno ? Só Deus sabe né ?[…] É verdade, e se é só Deus quem sabe porque iremos dizer que não? Por que iremos julgá-lo e condená-lo ao inferno afirmando que não é ou foi um Santo homem, ser SANTO não é apenas um titulo ou reconhecimento de que alguém recebeu o prêmio merecido e esteja no céu junto a Deus, porque ser SANTO é uma obrigação de todo aquele que se diz ser CRISTÃO, como diz a palavra, “Sede Santos como eu sou SANTO”, logo é um mandamento e uma obrigação e não seria nada de mais dizer que alguém foi Santo enquanto VIVEU na terra, afinal de contas quando um evangélico afirma que está “SALVO” apenas pela fé que tem em Jesus ter morrido para lhe dar esta SALVAÇÃO eterna, ele que dizer que ele já está SALVO e pronto, porque Cristo já morreu por nós e não podemos mais desfazer este Sacrifício de Jesus por nós e como só entrará no céu aquele que for Santo, ser salvo então significaria que eu já sou Santo, mas se você não concordar com isso como eu não concordo, pelo menos quando a Igreja declara que alguém merece este Titulo de Santidade é porque sua vida foi toda estudada e não se encontrou motivo que desabonasse a sua credibilidade e a sua fidelidade a Deus o que não é feito quando um Protestante se declara SALVO.

        Você se declarou ser Católico, no entanto a sua “FÉ PERFEITA”, não está de acordo com aquilo que o Catolicismo ensina e seu discurso é inconfundivelmente protestante, poderia eu apenas lhe dizer que a minha Bíblia é a mesma que a sua, talvez a sua cartilha de interpretação desta Bíblia é que seja diferente, isto porque mesmo que você seja na verdade um evangélico, mesmo assim a sua Bíblia ainda seria a mesma que a minha, pois a sua Bíblia é a mesma e sim a interpretação é que seja diferente.

        Que Deus lhe abençoe.

        Paz de Cristo

        Sizenando

        Curtir

  9. OEspirito Santo me motiva a cada dia e Joao Paulo II no mesmo ano de sua morte salvou meu filho da morte, na hora do desespero a primeira coisa que me veio a cabeça foi Papa Joao Paulo II pessa a sua mae e ao nosso Deus salvai meu filho, no outro dia o medico disse que ele estava fora de perigo e deu alta Obrigada meu santo e martire Joao Paulo II

    Curtir

  10. FELIZ!!!!!
    MAIS UM SANTINHO AMADO EM NOSSAS VIDAS.
    OBRIGADA NOSSA SENHORA APARECIDA.

    Curtir

  11. Os jovens ganharam no céu mais um intercessor, Jovens, que alegria pois, ele amava a juventude.
    Com certeza, agora mais do que nunca ele pedirá por
    todos.

    VIVA JOÃO PAULO II !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. Por favor aguardo noticias das mensagen em pps.8 (Twitter: @guedescerqueira), (Hotmail:magcerqueiraa@hotmail.com), (facebook: também é: magcerqueiraa@hotmail.com e magcerqueiraa@yahoo.com.br – são conectados viu.* Deus abençoa a todos daqui sempre!!!

    Curtir

  13. Obrigada viu!!! Já foi lá para o Twitter:@guedes cerqueira, magcerqueiraa@hotmail.com, facebook: magcerqueiraa@hotmail.com* Só não enviei para o Orkut porque não tem aqui no Site.* João Paulo De Deus.* O Papa que foi a todos neste mundo inteiro.*E quando ele daqui partiu o mundo inteiro foi até ele!!!Deus abençoa sempre a todos de verdade!!!(Mas eu quero continuar recebendo daqui as mensagens em pps viu, não esqueçam da Maria Da Aparecida Guedes Cerqueira) Beijos no coração de todos vocês!!!

    Curtir

  14. Que o querido Papa João Paulo II peça para Jesus a cura de minha querida mãe que está com câncer, ela que um dia me levou para ver o Papa em nossa cidade Porto Alegre. Amém! Muito obrigada, Anelise.

    Curtir

  15. O nosso e estimado Papa João Paulo II, quando esteve aqui em Vitória, ES, na beira da Praia de Camburi estava um vento muito forte a medida que o Papa movel foi se aproximando o vento parou e nos pudemos ficar bem perto dele realmente ele era um homem santo.
    Daniel e Tiana

    Curtir

  16. Obrigada meu Deus!!! A alegria do bem que se realiza é o maior tesouro que podemos obrter e a Beatificação de nosso querido saudoso Papa João Paulo ||.

    Curtir

  17. […] This post was mentioned on Twitter by guedescerqueira, presentepravoce. presentepravoce said: Beatificação de João Paulo II em Primeiro de Maio de 2011.: http://t.co/iyet5U8 […]

    Curtir

  18. Obrigada Meu Bom deus Amei a Boa Nova!!! Amei ele aqui na terra!!! Amooo também lá no Céu!!! o Papa: João paulo II.* Eis ai a Boa Nova para todos!!!Nosso saudoso e amado Papa João Paulo II.* Seria possivel publicar lá no meu hotmail? gostaria muitooo com certeza!!! ( Todo te Maria era o Lema dele aqui na terra).* Deus abençoa sempre a todos!!!

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.