Leitura Orante da Palavra de Deus.


PPS DESTAQUE PARA O MÉS DE SETEMBRO


Leitura Orante da Biblia.pps


Dedicar um mês para a Bíblia, quer dizer que a Igreja convida a conhecer, mais e melhor, a Sagrada Escritura durante este tempo, mas não somente nestes dias “estipulados”. Todos os cristãos são chamados a intensificar seus conhecimentos para amar e trazer para suas vidas, infinitamente, a Palavra de Deus. Um mês temático, como este, apenas é uma proposta de centralizarmos o olhar para algo que já faz parte da vivência diária. 

Só é possível amar o que conhecemos.

              E pensando assim disponibilizamos trechos do documento final da V Conferência de Aparecida para os internautas. Que esta breve leitura possa estimular os nossos sentidos para nos tornarmos íntimos do Pai, através da sua Palavra.

     247. Encontramos Jesus na Sagrada Escritura, lida na Igreja. A Sagrada Escritura, “Palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo”140, é, com a Tradição, fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora. Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. 

Daí o convite de Bento XVI: “Ao iniciar a nova etapa que a Igreja missionária da América Latina e do Caribe se dispõe a empreender, a partir desta V Conferência em Aparecida, é condição indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus, Por isto, é necessário educar o povo na leitura e na meditação da palavra: que ela se converta em seu alimento para que, por experiência própria, vejam que as palavras de Jesus são espírito e vida (cf. Jo 6,63). Do contrário, como vão anunciar uma mensagem cujo conteúdo e espírito não conhecem profundamente? É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda nossa vida na rocha da Palavra de Deus”141

     249. Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura existe uma privilegiada à qual todos estamos convidados: a Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura.

Esta leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus – Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus – Messias, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus – Senhor do universo. Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo semelhante ao modo de tantos personagens do evangelho: Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3,1-21), a Samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4,1-12), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19,1-10)…

Todos eles, graças a este encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida. Não abriram seu coração para algo do Messias, mas ao próprio Messias, caminho de crescimento na “maturidade conforme a sua plenitude” (Ef 4,13), processo de discipulado, de comunhão com os irmãos e de compromisso com a sociedade.

     250. Encontramos Jesus Cristo, de modo admirável, na Sagrada Liturgia. Ao vivê-la, celebrando o mistério pascal, os discípulos de Cristo penetram mais nos mistérios do Reino e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos e missionários.

Documento versão Aparecida online.

Segue abaixo dois endereços para leitura do documento final

http://redelatina.marista.edu.br/VConferenciaCELAM/Portugues/DocumentoVersaoAparecida/tabid/248/Default.aspx

Fonte:http://www.arquidioceseniteroi.org.br/informativos.asp?id=13346

Patrícia Oliveira

                                                                                               setorcomunique@gmail.com

Foto: Arquediocese de Niteroi – Rio de Janeiro


Leia você também a

Bíblia que é uma

Mensagem de Deus

pra você.




PRESENTEPRAVOCE

4 Respostas

  1. […] para orar, selecionar alguma passagem bíblica, talvez um dos textos da liturgia do dia, por exemplo, ou seu trecho […]

    Curtir

  2. […] vida. – Estudando-a: escolham bons livros. Peçam conselhos a pessoas qualificadas. – Orando a Palavra de Deus: o estudo deve conduzir a uma oração do texto sagrado. É sobretudo nesta oração que o […]

    Curtir

  3. […] Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos” (DV 25). Este colóquio torna-se mais intenso pela Lectio Divina”, ou seja, pela leitura meditada da Bíblia, que se prolonga na oração contemplativa. […]

    Curtir

  4. Realmente, nós precisamos praticar a leitura da palavra de Deus cada vez mais…

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: