FAMÍLIA: Valores a Descobrir e Redescobrir.


Desde algumas décadas, os valores do matrimônio e da família sofreram repetidos assaltos que causaram graves danos no plano humano, social e religioso. Existem diversos valores que precisam ser redescobertos na vida matrimonial, mais ainda, o próprio matrimônio e a família devem ser vistos como valores fundamentais para o ser humano.As filosofias chamadas do construtivismo e do gênero ferem a natureza da realidade do matrimônio e da família refazendo a noção de casal humano a partir dos desejos subjetivos dos indivíduos, fazendo praticamente insignificante a diferença sexual, até o pondo de tratar de forma equivalente a união heterossexual e as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Assim ensina o papa: “a essência da família e seus deveres são definidos pelo amor. É por isso que a família recebe a missão de guardar, de revelar e de comunicar o amor, reflexo vivo e participação real do amor de Deus para com a humanidade e do amor de Cristo Senhor para com a Igreja, sua Esposa”

(Familiaris Consortio, 17).

Pontos para reflexão

1. Existe sempre a necessidade de se voltar ao sonho inicial do Criador. Com o tempo, os valores, por causa da dureza do coração do ser humano, vão se degenerando. Fere o plano inicial de Deus e fere a própria essência do ser humano. Cada vez mais o homem distancia-se do caminho da verdadeira felicidade.

2. Faz-se necessário descobrir o lugar da fé no pacto da aliança dos esposos e o impacto que tem ou deveria ter em suas vidas. O sacramento do matrimônio deve ser vivido como um encontro com Cristo. Este existe desde as origens na criação, em vista de Cristo e de sua graça redentora que instaura uma plenitude para o amor conjugal e familiar.

3. “Família, sê aquilo que tu és!” repetia com força João Paulo II, o papa da família: sê o que tu és: célula mãe da sociedade, santuário do Amor, escola do Evangelho e dos valores humanos, a esposa de Cristo, patrimônio da humanidade, Igreja doméstica.

4. Somente consciente desta luz, vinda do encontro com Cristo, que a família pode hoje cumprir sua missão de educadora dos valores humanos e cristãos. “Faz de tua casa uma Igreja”, repetia a seus fiéis São João Crisóstomo (347-407).

Família, Formadora de Valores Humanos e Cristãos

Hora da Família – 2010

Paróquia de Ubaporanga – MG

228-FAMILIA–VALORES-A-DESCOBRIR-E-REDESCOBRIR




4 Respostas

  1. […]  FAMÍLIA: Valores a Descobrir e Redescobrir. […]

    Curtir

  2. […] Família: Valores a Descobrir e Redescobrir. […]

    Curtir

  3. […] FAMÍLIA: Valores a Descobrir e Redescobrir. […]

    Curtir

  4. TFP???

    Resposta:

    Este TFP é uma sigla americana, em inglés, acho que não é a mesma coisa que a TFP Brasileria, mas pelo que eu saiba a TFP Brasileira também é contra o aborto e trabalhou muito neste sentido.

    Nada a ver.

    Paz de Jesus

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: