Família e Virtudes Sociais.



1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

(Mateus 5, 1 a 12)




A família, como comunidade de vida e amor, é o lugar por excelência onde são formados os homens e mulheres de caráter e personalidade direcionados para o bem. Ela é o ambiente adequado para desenvolver as qualidades e virtudes que alimentarão a vida do ser humano. Já no livro do Gênesis ela foi planejada e sabiamente pensada  por Deus para o bem de toda a humanidade.

Virtude, segundo o Catecismo da Igreja Católica, é uma disposição habitual e firme de fazer o bem. As virtudes humanas são disposições estáveis da inteligência e da vontade que uma pessoa deve seguir para o bem moral, apesar das dificuldades que pode encontrar. A virtude se pratica com atos que seguem um modo de viver baseado nos fins eticamente bons. A virtude também se pratica em todos os nossos relacionamentos.

Existem dois tipos de virtude: virtude pessoal e social. A virtude pessoal refere-se à pessoa como tal tendo como centro a consciência individual. O seu fim é o aperfeiçoamento da pessoa, a sua plena humanização.

Já as virtudes sociais referem-se às relações entre as pessoas. O centro ainda é a consciência da pessoa, mas tem a ver com as suas atitudes, quando geram um bem ou um mal ao próximo. O seu fim é aperfeiçoar a vida social, que consiste em melhorar os relacionamentos interpessoais: o bem comum, a justiça, a solidariedade e a paz.

As relações familiares geram um clima caracterizado pela confiança, cooperação, reciprocidade, dentro do qual crescem as virtudes pessoais e sociais. As virtudes sociais geradas pela família são necessárias para formar no cidadão o capital social, humano e espiritual da sociedade.

É preciso desenvolver na família a capacidade de refletir sobre si mesma, a respeito dos seus valores e virtudes de ser e de se renovar, enquanto família. É importante as famílias se despertarem para uma consciência da sua própria missão de ser virtuosa na sociedade. O Estado pode e deve ajudar nesta tarefa.

Pontos para reflexão

1. O respeito é uma virtude pessoal que depende da consciência individual. Que outras virtudes pessoais são aprendidas na família?

2. A justiça, a solidariedade e a paz são virtudes sociais. Como a família contribui na formação dessas virtudes?

3. Em nossa comunidade existe alguma iniciativa de recuperação das famílias que sofrem com problemas gerados pelos vícios, pela falta de fraternidade e tantos outros problemas sociais? Como conhecer melhor e colaborar com ela?

Autor / Fonte: Hora da Família – 2010

Paróquia de Ubaporanga – MG

248-FAMÍLIA E VIRTUDES SOCIAIS




4 Respostas

  1. Não possuo a verdade eterna permanente e absoluta!
    Grato!
    Romel

    Curtir

  2. […] Família e Virtudes Sociais. […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: