A Experiência dos Macacos.



“Somente duas coisas são infinitas:

O universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto ao primeiro.”

(Albert Einstein)




Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e sobre ela um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam davam-lhe uma surra. Dentro de algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado na surra ao novato.

Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto, e afinal, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas então ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.

(Albert Einstein)

Texto introdutório ao estudo do comportamento social “Sociologia”.





Resposta correta dos Macacos:



“Depois dizem que somos nós os macacos é que temos o menor grau de QI nesta família de primatas …”


A Minha resposta seria:


Caro amiguinho novato, não suba nesta escada porque aqui nesta gaiola toda vez que alguém sobe na escada recebemos um jato de água fria até descermos da escada e mesmo que você não tenha visto este perigo em nenhum lugar, podes acreditar porque aqui acontece isto, nossos antecessores aprenderam esta lição a duras penas até que desistiram de comer as bananas que estão aí em cima.

Mas como Macaco não entende esta linguagem, então a solução é descer a pancada mesmo, porque jamais conseguirão convencê-lo do contrário com esta ladainha tola, afinal quem tem filho adolescente sabe muito bem qual é o resultado deste papo careta.

A minha opinião particular seria:

Se continuassem trocando os macacos por mais três gerações sem interferência externa ou jogar um jato de água fria nos macaquinhos, assim que na primeira vez que os macacos se distraíssem e um macaquinho pegasse uma banana, nunca mais ninguém apanharia sem motivo.

É assim que as coisas mudam com o passar dos anos, naturalmente e não artificialmente com jatos de água fria programados.

Isto se Chama “Adestratamento animal” e os seres Humanos apesar de se comportarem como animais aprendem a encontrar novos caminhos e soluções para seus problemas e quando não o encontram a melhor solução para evitar que seu pequeno filho caia em um abismo, enfie o dedo na tomada ou entre para o mundo das drogas seria um bom diálogo, porém são muitos aqueles que ainda optam pela antiga formula adotada pelos macaquinhos.


Não somos animais irracionais e sim um ser ciente capaz de encontrar soluções inteligentes sem usar da violência.

Post: Palestra:

(*) “Diálogo com os Filhos. ECC”.



Sou_tua_ovelha_Senhor

O Dialogo com os Filhos

Palestra do ECC.


PRESERVE O SEU PLANETA



ELE É A SUA CASA


4 Respostas

  1. […] afronta aos costumes do seu tempo e um grito de libertação para a juventude dos preconceitos e paradigmas de seus […]

    Curtir

  2. Seu raciocinio esta errado, vc mesmo se contradiz no seu texto, é bonito ver alguem defender Deus com raciocinios corretos, mas qdo vemos alguem defender Deus com raciocinios tortuosos, isso se torna vergonhoso, quaze pecaminoso.
    como vc mesmo disse: “Mas como Macaco não entende esta linguagem…”
    Bem, se os macacos nao entendem a liguagem, eles nao poderiam dizer uns aos outros “Caro amiguinho novato, não suba esta escada porque aqui nesta gaiola toda vez que alguém sobe na escada recebemos um jato de água fria até descermos da escada”
    Logo, eles já nao sobem mais com medo d’agua, e sim com medo das pancadas. Nenhum macaco sabe da existencia da agua, mas sabe q é costume dar pancada em quem sobe na escada.
    Isso nao prova que Deus existe e nem q ele nao existe, isso nao tem nada ha ver com este debate. Isto apenas ilustra uma das varias maneiras pelas quais a cultura é repassada ao longo do tempo.

    Resposta:

    Você esta completamente correto, macaco não fala e nem entende o que esta acontecendo com ele, muito menos que seu meio ambiente esta sendo manipulado por um ciêntista mau que fica escondido fora da gaiola.

    Portanto o que eu acho mesmo é que a experiência esta toda errada e a conclusão dos cientistas mais errada ainda.

    o erro não é meu porque quem respondeu em nome do macaco foram os proprios cientistas que deduziram o que eles queriam e não o que provavelmente um ser humano racional responderia ou até mesmo os macacos, logo afirmar que o que ensinamos aos nossos filhos está incorreto só porque esta é a conclusão que eles queriam chegar machucando os animais e mudando seu comportamento, não significa nada a não ser que o que ensinamos para nossos filhos realmente é o certo, porque o perigo de receber um jato de água fria continua valendo, porque a experiência é um programa e não uma realidade.

    e na vida real o perigo não é um programa e sim realidade.

    Todas as vezes que você der um tiro em alguém, por certo ele morrerá assim como caminhar por um terreno cheio de minas no chão o risco de morrer numa explosão é de 90 %, esta é a diferença entre a relidade e a ficção.

    A realidade é sempre a mesma e a ficção é fruto de uma manipulação de ideias.

    Curtir

    • Aí, do galho gordo !
      Tu rodou demais nessa maionese de banana, ficou zonzo e já perdeu o cipó a muito tempo !

      Sai de fininho e para de falar besteira !

      Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: