Novena de Natal – CNBB.


NOVENA DE NATAL DA CNBB 2014


Novena_natal_2015


REUNIDOS EM FAMÍLIA PREPARANDO A VINDA DO SENHOR,

A Novena de Natal deste ano acolhe o tema bíblico da alegria, a partir do nascimento do Salvador, e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. A Novena de Natal já faz parte de nossa caminhada rumo a Belém, onde veremos as maravilhas que Deus realiza no meio de seu povo. Ela é uma ajuda para as pessoas, famílias e comunidades experimentarem a alegria do Natal.


Novena natal 2014 sagrada familia


2478_1_20140723164018[1]

Novena de Natal

2014

(CNBB)


capa-original[1]

Novena de Natal 2014

(Vol. 1)

Regional sul II


Jesus


Jesus

.


NOVENA DE NATAL DA CNBB 2013


NATAL, ESPERANÇA RENOVADA




NOVENA DE NATAL DA CNBB 2012


Reunidos em família, Preparando a Vinda do Senhor



Novena de Natal da CNBB 2011



“Reunidos em Família, preparando a vinda do Senhor”

Roteiros para os diversos grupos que se reúnem em preparação ao nascimento de Jesus. A intenção é favorecer a participação de todos, proporcionando momentos orantes, de partilha de vida e levar cada pessoa a se deixar atingir pelo mistério da Encarnação.


Jesus Jesus

Novena de Natal CNBB – 2010



Estamos nos aproximando do tempo santo do Advento, de preparação em todos os sentidos para a celebração do mistério da Encarnação do Filho de Deus. Como parte integrante desta preparação, a Igreja no Brasil realiza a “Campanha para a Evangelização”, que neste ano tem como tema: “Encarnação e nova criação”, e como lema: “Em Cristo, somos novas criaturas”. É importante que tenhamos sempre em mente o fato de que somente através do trabalho evangelizador, poderemos levar todas as pessoas a celebrar conscientemente o mistério do Natal a fim de que esta celebração produza frutos que permaneçam.

A Campanha para a evangelização, além de estar em perfeita harmonia com o espírito do tempo do Advento, também tem a finalidade de angariar fundos que garantam a continuidade da obra evangelizadora em nosso país. Com o resultado da coleta nacional para a evangelização não só realizamos a manutenção da CNBB nacional e regional e a realização dos seus trabalhos como também financiamos projetos evangelizadores em todo o território nacional, daí o motivo da nossa exortação para que haja o maior empenho de todos na sua realização.

Exortamos a todos para que participem ativamente desta Campanha, procurando conhecer o seu conteúdo, seus objetivos, assumindo o trabalho de animação e realização da mesma, em vista da maior glória de Deus.

Aproveitamos o ensejo para desejar a todos um santo Natal e um ano marcado pelas bênçãos de Deus que são necessárias para que possamos realizar o seu projeto em nossas vidas.

Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo Metropolitano de Aparecida
Presidente do CELAM e
Presidente da Comissão Episcopal da
Campanha para a Evangelização

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB

Pe. José Adalberto Vanzella
Secretário Executivo da
Campanha para a Evangelização


Semeando a cultura de Pentecostes



A novena deste ano, preparada pela CNBB, é uma proposta orante de preparação para o Natal. Os Salmos, o Evangelho, as preces tomadas da Liturgia das Horas nos ajudam a nos colocarmos em sintonia com a grande oração de toda a Igreja nesse tempo de Deus.



Apresentação: O ano litúrgico é um caminho espiritual e pedagógico que nos coloca na estrada de Jesus. A cada dia, a cada semana e ao longo do ano somos convocados a percorrer com Jesus Cristo, um itinerário pascal. O Espírito do Senhor vai transformando-nos num caminho lento e progressivo até a plena identificação com o Cristo Jesus. É a passagem do ‘homem velho’ para o ‘homem novo’.

Percorremos este caminho experimentando nas celebrações e na vida, os ‘mistérios do Senhor’ no ciclo do natal, no ciclo da páscoa e no tempo comum e ainda no ciclo das festas do Senhor e das testemunhas do mistério pascal (Maria, apóstolos e evangelistas, outros santos e santas). Os ciclos do natal e da páscoa são constituídos de um tempo de preparação, o tempo da festa e o prolongamento da festa.

Iniciando a novena do natal, intensificamos a preparação para a festa da entrada do Verbo de Deus em nossa história – verdadeira “troca de dons entre o céu e a terra”. Unimo-nos às vozes que clamam de todos os cantos da terra o grande clamor: “Vem, Senhor Jesus!”. O Senhor nos chama a vigiar, ficar atentos e preparados, pois a vinda do Senhor não tem hora marcada. É preciso anunciar a esperança como Isaias; preparar o caminho do Senhor e testemunhar a luz a exemplo de João Batista e se colocar inteiramente a disposição do Senhor como fez Maria.

Desde o primeiro domingo, somos interpelados a fortalecer a esperança, assumir a história de uma maneira diferente, lutar para por fim a uma cultura de morte e proclamar com atos e palavras que a vida é mais forte. De domingo a domingo vai crescendo em nós, na comunidade, no universo inteiro, a certeza de que a luz brilha nas trevas e que Deus nos ama a tal ponto que se faz gente como nós. E assim, o dom vai crescendo em nós e nos tornando capazes de ir ao encontro das outras pessoas, de esparramar no mundo a solidariedade, a esperança, a justiça, a paz…

O advento é tempo de preparação, ainda não é a festa. A liturgia nos oferece sinais sensíveis que nos possibilitam fazer a experiência da espera do Senhor: a palavra de Deus, as orações, os cantos, as ações simbólicas (acendimento das velas da coroa e da novena, a ausência do hino do Glória, a cor roxa/rosa, a novena do natal…). É importante deixar que o advento seja advento, saber esperar. Não é bom antecipar o natal utilizando enfeites, músicas, cantos e outros elementos próprios do natal. Vivamos a mística da gravidez.

No desejo de contribuir para a vivência do advento, neste subsídio oferecemos uma novena de preparação ao natal. Os roteiros utilizados seguem alguns elementos do esquema do Ofício Divino das Comunidades/Liturgia das Horas, para dar a estes momentos, um caráter mais orante que com certeza é o desejo das pessoas de fé que gostam e querem entrar em relação de intimidade amorosa com Deus, dialogar com Ele, conhecer os seus desejos, assumir suas opções e projetos. Por último oferecemos uma proposta de celebração do natal em família que pode ajudar a fazer esta noite ser diferente das outras. Alegremo-nos todos no Senhor, pois nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz (cf. antífona de entrada – noite de natal).



17 Respostas

  1. SOU DIRIGENTE DE GRUPO DE FAMILIA E ESTOU SEMPRE BUSCANDO NOVIDADES PARA MELHOR DESEMPENHO COM MEU GRUPO SE QUIZEREM ME MANDAR IDÉIAS AGRADEÇO ATENCIOSAMENTE MARY

    Curtir

  2. os arquivos das musicas da novena de natal 2011 estão corrompidos. Impossível baixar! Favor disponibilizar novos arquivos, obrigado!

    Resposta:

    Cara Solange

    A Paz de Cristo

    Mediante sua informação eu baixei varias musicas, a partir de meus Link’s e direto da CNBB e ambos mostram a mesma mensagem de formato Mp3 incompatível, no entanto as musicas rodam normalmente, pelo menos em meu PC que está com o XP, agora em outro sistema não sei dizer o comportamento, os Link’s originais são fornecidos pela CNBB, só se lhes informar que estão errados para que eles troquem os originais.

    Paz de Cristo.

    Presentepravoce

    Curtir

  3. […] o Advento.Novas Imagens Para Mensagens de Natal.Molduras para fotos e Cartões com temas Natalinos.Novena de Natal – CNBB.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Oração de Natal.Advento, Preparando-se para o […]

    Curtir

  4. […] o Advento.Novas Imagens Para Mensagens de Natal.Molduras para fotos e Cartões com temas Natalinos.Novena de Natal – CNBB.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.Oração de Natal.Advento, Preparando-se para o […]

    Curtir

  5. Gostei, mas, deveriam ter complementado com o hino da novena de natal deste ano (2011). OK

    Resposta:

    Olá Carlos

    Não encontrei ainda outros detalhes, quando eu encontrar, completarei o post.

    Paz de Cristo

    ps. seu e_mail não confere.

    presentepravoce

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.