Sábios Conselhos Sobre a Montfort.

Visão cristã.

Site Montfort…

Não é tão católico quanto gostaria de ser!

Caros Visitantes, várias pessoas têm perguntado sobre as idéias e opiniões do site Montfort. Trata-se de um site católico, de pessoas que, penso, sejam sinceras.

No entanto, as idéias expressas nesse site não são expressão do sentir da Igreja. Há nele alguns graves problemas teológicos, que podem levar a uma deturpação da fé católica e chegar mesmo a uma ruptura com a Igreja.

Eis alguns pontos, entre outros:

1. Uma triste confusão entre Tradição e tradicionalismo, que termina por motivar um apego a formas e expressões do catolicismo que não são normativas nem obrigatórias nos dias atuais.

2. Alguns documentos do Magistério da Igreja são lidos de modo fundamentalista, fora do contexto histórico que lhes deram origem. O resultado é uma teologia torta, fechada e que em muito pouco exprime a genuína fé católica.

3. Há uma clara tendência de desvalorizar e menosprezar o Concílio Vaticano II. Isto é absolutamente inadmissível! O Concílio tem tanta autoridade quanto os concílios anteriores. Não se pode responder aos exageros “progressistas” da interpretação conciliar com os exageros “tradicionalistas” e integristas! Não se deve ser mais papista que o Papa! Um bom católico estará sempre em sincera comunhão com o Papa – e os papas Beato João XXIII, Servo de Deus Paulo VI, Servo de Deus João Paulo I, Servo de Deus João Paulo II Magno e Bento XVI sempre defenderam o Vaticano II na sua integridade e procuram coibir os excessos que possam existir na interpretação do Concílio. Combater o Vaticano II é colocar-se em choque com o Magistério papal e com o Colégio Episcopal, que são assistidos pelo Espírito Santo. Eis aqui um perigoso caminho que peca por presunção de ter mais discernimento que os legítimos pastores da Igreja, a quem o prometeu sua assistência! Toda vez que isso aconteceu, terminou-se numa triste heresia e em doloroso cisma…

4. Há um endeusamento da Missa de São Pio V que é errado, fora de contexto e trai a grande tradição litúrgica da Igreja. A Igreja tem, teve e terá sempre o direito e o dever de modificar seus ritos, de acordo com as circunstâncias e o discernimento da legítima autoridade apostólica, desde que não fira a essência mesma da estrutura sacramental. Nunca passou pela cabeça do Papa São Pio V que o missal por ele aprovado fosse eterno, perpétuo e irretocável! Isso é totalmente descabido e contrário à grande Tradição da Igreja! Nem os ritos primitivos, praticados pelos Apóstolos, tiveram essa pretensão de irretocabilidade! Essa idéia vem deu ma leitura que peca gravemente no seu método hermenêutico… Aqui acontece o que acontece com os protestantes fundamentalistas quando lêem a Bíblia! É verdade que tem havido graves distorções na liturgia no Brasil e no mundo, mas não se corrige tais problemas com soluções erradas e artificiais. Notem os meus leitores que o Papa Bento XVI é um amigo da Missa de São Pio V, mas não cai nos exageros dos tradicionalistas nem em desautoriza em nada o Concílio Vaticano II e o Missal de Paulo VI, tão legítimo quanto o trindentino.

Não duvido da boa fé desse irmãos do site Montfort e admiro seu desejo de transmitir a fé católica, mas lamento muito que confundam a fé da Igreja com uma determinada mentalidade, estreitando o frescor do Evangelho e desconhecendo que a Igreja é o Povo de Deus reunido como Corpo de Cristo e feito Templo do Espírito Santo peregrinando na história “entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus” até a Pátria eterna. Não se pode confundir a sensibilidade da Igreja em determinada época com a sensibilidade que deve perdurar para sempre…

Sugiro, portanto, aos meus caros Visitantes, muita prudência ao visitar o referido site, sabendo que estão entrando em contato com opiniões de um grupo que não está em plena sintonia com o sentimento da Igreja e de seus pastores, correndo, assim, o risco de afastarem-se da plena comunhão com a Igreja… O que ali houver de bom, aproveitem; o que tiver gosto de um tradicionalismo que se afasta do sentir do Papa e do Colégio Episcopal, evitem e não sigam…

Escrito por Pe. Henrique às 19/04/2007 – 21h51

http://costa_hs.blog.uol.com.br/arch2007-04-15_2007-04-21.html

Ps. Estes conselhos resultaram em Criticas da Montfort, que resultaram em mais conselhos para nós.

Visão cristã

Apareceu no site Montfort uma forte reação ao que escrevi sobre o referido site e a respeito da Missa de São Pio V como ele apresenta e defende (procure aqui o meu texto)… Não o transcreverei aqui e não indicarei o local do artigo, pois penso, sinceramente, que não vale a pena. Somente, a quem interessar possa, digo quanto segue, como sacerdote católico que deseja estar em plena, sincera e filial comunhão com a Igreja e seus legítimos pastores:

1. Reitero tudo quanto afirmei. O site Montfort desautoriza o Papa Paulo VI e seus sucessores e, assim, põe-se em rota de colisão com a Igreja. A fidelidade à Igreja católica não é a uma Igreja idealizada, mas à Igreja de hoje, com seus pastores e seus desafios!

2. Apesar de desejar ser sinceramente católico, esse site tem feito mal a muita gente que, sem critérios suficientes, termina caindo numa visão estreita do que é o cristianismo, a Igreja e a liturgia católica, com a boa fé e o triste engano de ser fiel à Tradição. A Tradição aí é confundida com imobilismo e rigidez… É esta miopia no modo de compreendê-la que chamo de tradicionalismo. O cristianismo é tradicional, não tradicionalista ou reacionário!

3. De modo gravíssimo, o pessoal do site Montfort desautoriza e tenta esvaziar o Concílio Vaticano II. É o mesmo erro dos que tentam esvaziar o Concílio de Trento e o Concílio Vaticano I. Todo católico deve ter o Vaticano II em tanta estima e considerção quanto qualquer outro concílio ecumênico. Com os mesmos argumentos tortos do pessoal do Montfort, há aqueles que desejam reduzir os concílios pós 1054 a concílios gerais do Ocidente. Exagero vai, exagero vem – e quem periclita é a fé católica e a unidade da Igreja!

4. O site Montfort adota uma visão meio paranóica, vendo conspiração maçônica e modernista em toda parte! O modernismo foi um erro combatido a seu tempo. Ainda hoje influencia certa teologia. Mas, não tem o menor sentido viver numa cruzada paranoicamente anti-modernista! Acusam de modernismo grandes teólogos do século XX, como Henri de Lubac e Yves Congar e denigrem a memória do grande teólogo Hans Urs von Balthasar! Todos esses teólogos eminentes e santos, apesar de serem somente padres, foram feitos cardeais por João Paulo II Magno e são queridíssimos de Bento XVI. Quanto a de Lubac, Ratzinger o considera um de seus mestres! Será que João Paulo II e Bento XVI são hereges modernistas? Ou será que são ignorantes tolos, que nem percebem o perigo desses teólogos? O site Montfort e outros sites tradicionalistas alardeam fidelidade ao Papa e depois minam-lhe a autoridade; citam o que interessa dos livros de Ratzinger, mas ignoram solenemente que o mestre teológico de Ratzinger é de Lubac! O Papa, para eles, serve somente no que lhes convém! É o mesmo raciocínio do pessoal da Teologia da Libertação! Os extremos se tocam…

5. O articulista do site Montfort foi injusto e desleal para comigo ao afirmar que defendo a ressurreição imediatamente após a morte. Não é verdade! Sempre critiquei duramente tal impostação! A ressurreição é um processo que se inicia logo após a morte, com a glorificação da alma, e terá sua consumação com a ressurreição corporal, no final dos tempos. É isso que ensino; é isso que a Igreja crê e a Congregação para a Doutrina da Fé reafirmou há alguns anos. E só isso. Não se deveria impugnar um sacerdote por ” eu ouvi dizer que” e por suposições infndadas… Seria bom fazer um exame de consciência! No entanto, sei que o meu modo de fazer teologia não agradaria ao pessoal do Montfort. Sou de outra escola e sou plenamente católico, sem restrições a papas ou concílios. Até me criticam por chamar de “Magno” a João Paulo II, afirmando que a Igreja não lhe deu esse título. A verdade, é que não aceitam realmente o Papa João Paulo…  Quanto ao título “magno”, não é a Igreja quem o dá, mas a própria história pela boca das gerações. “Magno” não é título religioso! Por isso, Alexandre Magno, Pompeu Magno, Constantino Magno, Carlos Magno… Posso chamar João Paulo II de Magno (Grande), sim! Posso e devo, porque ele o foi: homem da Tradição, consciente do presente e aberto ao futuro! Nunca foi um tradicionalista enferrujado, peneumatômaco (= assassino do Espírito)! Assim, “Magno”, o chamou o Cardeal Sodano na homilia da Missa do dia seguinte à sua piedosa morte (“João Paulo, o Grande”); assim o chamou Bento XVI na sua primeira palavra após a eleição: “Depois do Grande Papa João Paulo II”; assim muitos o chamam na Europa… Estou bem acompanhado, portanto!

Escrito por Pe. Henrique 23/06/2007 – às 13h07

O site Montfort: doce veneno – II

6. Quanto à discussão sobre o poligenismo ou monogenismo, é questão absolutamente aberta (não adianta citar erroneamente a Humani Generis de Pio XII, que não se pronunciou de modo infalível). Qualquer teólogo católico dirá isso. Nenhum católico é obrigado a pensar que a humanidade veio de um só casal. Eu defendo claramente o poligenismo, mas respeito quem pensa diversamente, pois não é assunto fechado. O problema do pessoal do Montfort é que também não aceita outra leitura da Escritura a não ser a que despreza o estudo dos gêneros literários (recomendado vivamente deste o tempo de Pio XII!)… É triste quando a fé tem que enterrar a cabeça para não ver a realidade e já não leva a sério as descobertas sérias da ciência! Que ironia: o pessoal do Montfort, que tem tanta raiva dos protestantes, nisso, é igualzinho aos protestantes fundamentalistas pentecostais dos EUA, que desejam proibir que se ensine a evolução nas escolas!

7. O problema do pessoal do Montfort é muita vontade de conhecer a teologia católica, mas sem os pressupostos teológicos necessários. Por falta de uma  criteriologia no que diz respeito aos instrumentos hermenêuticos da ciência teológica, cai-se, então num fundamentalismo de dar pena – e me dá mesmo, sinceramente, porque esse pessoal, com seu zelo, poderia fazer um bem imenso à Igreja. Por outro lado, é doença intelectual mesmo dizer “odeio tudo que é moderno”. E é contraditório, pois se escreve isso com o teclado de um moderno computador, usando a internet, o meio mais moderno de comunicação! Pensem na esquizofrenia!

8. Não pretendo polemizar, mas repito: cuidado com o site Montfort, pois está se afastando do sentir com a Igreja… É o caminho que leva à heresia e ao cisma. É bom evitá-lo! Queira Deus que os jovens não se deixem levar por essas idéias obsessivas… É uma pena, porque a absolutização da própria Missa de São Pio V (em si, bela e legítima, mas chamada erroneamante de “Missa de Sempre” devido a um endeusamento, uma absolutização imprópria da liturgia de uma época determinada) terminará por fazer com que muitos Bispos neguem a permissão para celebrá-la, já que começa a se tornar uma bandeira do tradicionalismo (no sentido negativo mesmo) e do integrismo! Eu mesmo, que nada tenho contra esse belo rito, jamais o celebraria por quem me pedisse com essa mentalidade integrista; penso que nenhum Bispo de responsabilidade e senso eclesial fá-lo-ia!

Que pena! Repito: cuidado com o site Montfort: está fazendo mal; parece doce católico, mas é veneno! Descobri que aquele articulista lá não é tão sincero e honesto intelctualmente como eu pensava. Na verdade, é um bom sofista que adora arengar feito galo de briga, vendo heresia e perigo por todo lado! E só!

Escrito por Pe. Henrique às 23/06/2007 – 13h06

8 Respostas

  1. Adoro o site da Montfort.

    Resposta:

    Olá Padre Valdir

    Sua Benção

    É um prazer para nós a vossa presença.

    A vossa opinião a respeito Do site Montfort denota que:
    Muitos brasileiros para suprirem suas necessidades de conhecimento, principalmente um conhecimento mais profundo a respeito da doutrina Católica, buscam na internet respostas às suas duvidas e encontram respostas “alternativas” no site Montfort que é um site dirigido por leigos ligados à ala tradicionalista da Igreja da linha da FSSPX de Dom Marcel Lefebvre dissidente do Vaticano e excomungado por desobediência pelo Papa João Paulo II.

    Podemos dizer então que, este site, por melhores respostam que possam oferecer, temos que admitir que não se tratam de respostas oficiais do verdadeiro Magistério da Igreja Católica, pois refletem respostas particulares de leigos em estado de desobediência à Santa Sé e não escondem o fato de não aceitarem os mais recentes documentos do Magistério da Igreja Católica em especial o Concílio Vaticano II, sendo assim, nós que buscamos servir a VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO CONDUZIDA PELO SANTO SERVO ESCOLHIDO DE DEUS o Papa Bento XVI não podemos dar ouvidos a este site, pois são muitos aqueles que por lá passaram e hoje se declaram SEDEVACANTISAS.

    Por este motivo Pe. Henrique debate os textos da Montfort a muitos anos e conhece muito bem os frutos maléficos das ideias pregadas no passado por Orlando Fedeli (+). Após o falecimento de seu fundador até que amenizaram um pouco seus ataques e seus erros mais graves contra o Magistério Católico, mas mesmo assim não podemos abonar o que existe de bom naquele site, pois juntamente com o trigo também vem o joio da discórdia e da insubmissão contra o verdadeiro Magistério da Igreja Católica.

    Apesar de tudo isso não lhe censuro por seu comentário positivo a este site, pois sei que, como um Sacerdote da Verdadeira Igreja de Cristo, recebeste o Dom do Espírito Santo mediante a imposição das mãos de seu Bispo, verdadeiro representante dos primeiros Apóstolos de Cristo na terra, juntamente com essa graça infinita sei que o Paráclito lhe guiará à toda a verdade (São João 16), pois somente CRISTO é a verdade, nós apenas somos portadores desta verdade e que portanto, como pecadores que somos, corremos o risco de nos desviarmos dela mesmo que seja involuntariamente por engano, por isso convém que possamos estar inteiramente nas mãos do Pai e abrirmos todo nosso ser e coração para a efusão permanente do Espírito Santo oferecida por Deus para nós como méritos da nova e eterna Aliança.

    Graça e Paz.

    Sua Benção

    Sizenando/Presentepravoce

    Curtir

  2. Esse, sr. Sizenando, não passa de um vagabundo modernista.

    Resposta:

    Curtir

    • Salve Maria

      Caro Amigo Alepo ou Robério ou seja lá qual for o teu nome.

      Em primeiro lugar devo agradecé-lo por teu comentário, também pela vossa visita, se bem que eu creio que não deves ter lido o texto ao qual tenha feito tal comentário, porque Vossa Senhoria elogia a pessoa errada, pois não foi o Sr. Sizenando quem escreveu este texto.

      Os créditos estão devidamente colocados logo abaixo do final do texto e pertencem a Pe. Henrique.

      Que Deus te Abençoe…

      In Corde Jesu, Semper.

      Sizenando / presentepravoce

      Curtir

  3. Os contribuintes do site Montfort, como bons seres humanos que são, estão também predispostos a erros, a serem endeusados e seguidos como líderes absolutos.
    Vejo que são radicais ao extremo, que criticam como todo religioso gosta de fazer e não devem gerar tantas preocupações, são apenas pessoas, falhas, exageradas… pessoas.

    Curtir

  4. Gostei desse blog. Será um complemento ao site da Assossiação Montfort, do qual gosto muito. Claro que não concordo com tudo o que eles dizem, particularmente não concordo com o combate ao Concílio Vaticano II, uma vez que este tem o apoio dos Papa’s. O que estiver de errado no Concílio que seja decidido por quem é INFALÍVEL em questões de FÉ e MORAL. Mas não deixarei de ler o site da Montfor que, repito, tem muita qualidade!

    Curtir

  5. Bom, eu sou do caminho neocatecumenal, achei esse blog e achei muito interessante a sua idéia de dizer a verdade sobre o site montifort, tudo que contem naquele site é pura enganação, como você mesmo disse, começa se fazendo de santinho e depois o site montifort mostra as garras, eu mandei 2 cartas para eles falando a verdade sobre o caminho, mais nenhum deles foi publicado até agora!
    Você esta de parabéns por tomar essa iniciativa, como o fidelli disse na resposta ao seu texto, ele respondeu pois estava com medo, medo das pessoas descobrire a verdade sobre aquele site…
    Se precisar de alguém para divulgar esse conteúdo sobre o site montifort, por favor me procure…
    Valeu
    Até mais
    E lembre-se de sempre, mas sempre continuar nessa batalha contra o site montifort, e se alguem do site montifort ler este artigo, por favor me procure via e-mail, e me responda a seguinte pergunta:
    POR QUE O SITE MONTIFORT QUER DESTRUIR A IGREJA CATÓLICA?obrigado
    me respondom o mais rapido possivel, ta pessoal do montifort!

    Curtir

    • Olá Rafael

      Obrigado pelo comentário.

      Este Fedeli é o máximo, ele escreve cada besteira contra a RCC que não tem nem cabimento e sei que ele escreve muito contra voces também, na verdade eu não conheço este movimento como deveria, sei o motivo pelo qual ele não gosta deste movimento é mesmo inveja pessoal já que o mesmo surgiu praticamente de um ex amigo e companheiro dele da TFP, e isto para ele é um absurdo.

      As pessoas enviam cartas contra o Fedeli, principalmente os dissidentes da Montfort, que são muitos mesmo e neste caso eu divulgarei com todo prazer para que outros conheçam a verdade daqueles que a viram bem de perto.

      Se você tem algo a dizer, desde que não seja muito longo, mande para mim.

      Deus te abençoe.

      Sizenando

      Curtir

  6. Caro amigos da RCC
    Não sejam idiotas.
    Sizenando, é melhor fechar o seu lixo-blog. A resposta do Guillerme é clara: você é um mentiroso.
    Você e seu amigo modernista (bispo) ficam de cara no chão. Alias… duvido muito das ordenações que ele faz.

    http://blog.legadomontfort.com.br/?p=413

    RESPOSTA:

    CARO PEDRO

    CHEQUEI SUA INFORMAÇÃO E DEIXEI LÁ ESTA DEFESA LÁ.

    Que por sinal devo lhe agradecer imensamente, que pelo menos assim minguém mente a meu respeito sem o meu conhecimento, já que eu não divulguei aquele texto que ele tanto temia, antes de falar que eu menti, ele deveria ter checado a sua informação mentirosa e ter comprovado que eu não postei nenhum texto com tal informação em meu blog, o conteúdo dos comentários é de inteira responsabilidade de quem os coloca aqui, se não estão de acórdo é só retificar o texto com sua defesa, mas nenhum Fedelista teve a coragem de falar abertamente que não é um adorador da pessoa humana de seu Mestre Fedeli, meus comentários estão abertos para a vossa defesa, porque não se defendem sem xingar e sem menospresar o vosso oponente ?

    Sizenando disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.
    21 de novembro de 2009 às 10:36
    SE ESTE COMENTÁRIO FOR APROVADO, FAREI UM LINK AQUI NESTA CÓPIA.

    SALVE MARIA PURÍSSIMA !

    Olá Guilherme

    Vejo meu nome mencionado aqui neste Post e nem sei relacionado a que .

    Lamento ainda não lhe conhecer, mas me parece que me conhece muito bem ! Para me acusar de atos que não cometi.

    Apenas recebi em meu blog um comentário de uma pessoa com nome Maria de Fátima, a qual postou a ladainha de adoralção ao “Professor”, pedindo graças e interceção como se ele fosse um Santo já no altar, semelhante oração também já havia encontrado num site Argentino que dirigia orações a Dom Marcel Lefebvre como se ele fosse um Santo canonizado pela Igreja.

    Ei-lo aqui
    Maria de Fatima
    e-mail@nao.tenho
    79.140.39.227
    Enviado em 13/11/2009 às 21:05

    Olá Sizenando,
    O que achar destas orações? O meu marido recebeu no e-mail dele.
    Foi falado na celebração.
    Nota 10 pelo blog. Te achei pelo blog do Pe. Joãozinho.
    Parabéns!!!
    Beijus,
    Maria de Fatima
    ——————–

    Cara Maria de Fátima:

    Não quero discutir o fato, mas enviei o texto a auguns fedelistas pedindo uma retratação, e simplesmente retornaram palavras de baixo calão, mas não defenderam o Fedeli e nem sequer desmentiram o uso da tal ladainha.

    O Andre Rocha Vieira, que não sou eu, e até gostaria se saber quem é tal pessoa, se ele é inimigo do Fedeli e tem um bog bem antes de eu ter conhecido vosso mestre, como poderia ser ele “EU”. Este Antre rocha Vieira tem o texto postado em seu blog desde 2008 e alega ter recebido de um ex. Amigo Montfort, recebemos em nosso e_mail, eu e o Bispo de minha cidade textos deste tal de Andre e gostaríamos que ele nos respondesse, porém ele não responde assim como o Fedeli também não responde a meus e_mail’s e fica aquela verdade consagrada pelo povo.

    “QUEM CALA CONSENTE”

    MAS COMO EU SOU INOSCENTE DESTA ACUSAÇÃO CARO GUILHERME, ESPERO QUE MANTENHA ESTA MINHA DEFESA EXATAMENTE AQUI ONDE ELA ESTÁ, PORQUE UMA CÓPIA DELA SERÁ PUBLICADA EM MEU BLOG JUNTAMENTE COM O COMENTÁRIO DE MEU AMIGO PEDRO PELÓGIA QUE ME ALERTOU SOBRE ESTE SEU COMENTÁRIO MAUDOSO NESTE BLOG TENTANDO FAZER A MINHA CAVEIRA ENTRE OS SEUS LEITORES E FÃS.

    ACHO QUE DE AGORA EM DIANTE TEREMOS UM CONTATO MAIS MINUNCIOSO JÁ QUE TU SERÁS O HERDEIRO DA MONTFORT.

    […] “oculi quoque mei erunt aperti et aures meæ erectæ ad orationem ejus qui in loco isto oraverit “[…]

    PARABÉNS PELO VOSSO MÉRITO, QUE DEUS POSSA TE ABENÇOAR E DERRAMAR SEU ESPÍRITO SANTO SOBRE TI TE INSPIRANDO EM TUDO QUE DEVES DIZER, FAZER E ANUNCIAR.

    IN CORDE JESU, SEMPER..

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: