Semeando a cultura de Pentecostes !


Semeando_a_cultura_de_pentecostes



“O Século Carismático”

“The charismatic Century”




“Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel: Acontecerá nos últimos dias – é Deus quem fala -, que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito,[…]”

“Chegando o dia de Pentecostes,De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo...[…]”  (Atos 2) estavam todos reunidos no mesmo lugar.


Vitral_Espírito_Santo_Jaraguá


XXVIII Congresso Nacional da RCC



Vamos partilhar neste momento sobre os frutos que a graça de Pentecostes tem gerado na Renovação Carismática Católica (RCC) em todo o Brasil. O Espírito Santo, ao vir sobre nós, gera o desejo de assumirmos a nossa missão.

O Papa João Paulo II, ao se dirigir à RCC, afirmou: “A única cultura que é capaz de transformar a nossa sociedade é a cultura de Pentecostes”. Nós desse movimento eclesial temos uma tarefa específica, uma missão e Dom Alberto dizia que Deus espera que a RCC apenas seja “renovação”. E ser renovação é ser sinal, rosto e memória de Pentecostes.

A RCC tem se colocado à escuta do Espírito e procurado ser fiel. Estamos colocando em marcha aquilo que o Espírito tem dito para ela [RCC] nestes tempos.

Houve momentos em que a Igreja não estava tão desperta para o Espírito Santo, por diversas razões. No último século Deus começou a agir em nosso meio, de modo especial por intermédio de Elena Guerra. O Papa Bento XVI falou, agora em maio, sobre as relíquias católicas, e Dom Alberto nos explicou que quando temos uma relíquia do corpo de um santo é como ter a presença da própria pessoa. E para nossa alegria, queremos trazer aqui a relíquia da Beata Elena Guerra, que foi chamada de “A apóstola do Espírito Santo”.

A RCC, através do seu Conselho Nacional, tem se colocado à escuta do Espírito, e foi inspirada por Deus para fazer um projeto para difundir a cultura de Pentecostes. Um dos meios é o projeto chamado “Semeando a cultura de Pentecostes em sua diocese”.

Elena Guerra era freira, de origem italiana da cidade de Lucca. Nasceu em 1835, no século XIX e morreu em 1914, início do século XX. Mas, qual a importância dela? Há uma devoção que tem resgatado a história do que Deus está fazendo no mundo, a qual começou com ela.Deus sempre falou através de muitos místicos a respeito do Espírito Santo e Ele se serviu de Elena Guerra para dialogar com o Magistério da Igreja. No final do século XIX, o próprio Jesus começou a falar com essa grande mulher de Deus em moções interiores, dizendo a ela que era preciso fazer algo para que voltassem a estar atentos à Pessoa do Espírito Santo na Igreja. Ela relutou por anos, pois é muito complicado dizer que “Jesus está falando comigo”. O Senhor, então, falou a uma empregada doméstica para que esta dissesse a Elena Guerra que era Ele mesmo quem falava com ela. Depois disso, Elena conta o fato a seu confessor, que o narra ao bispo, o qual analisa os escritos e vê a veracidade. Leão XIII tomou ciência do ocorrido e se interessou por ele escrevendo um “Breve”, no qual recomenda a novena de Pentecostes. Porém, nada disso aconteceu e Elena volta a escrever ao Papa Leão XIII.


Ironi Spuldaro, Lázaro Praxedes e Reinaldo Beserra :: Fotos no Flickr Foto: Robson Siqueira


O Santo Padre, então, no dia 9 de maio de 1897, promulga a 1ª Encíclica sobre o Espírito Santo. Na ocasião, o Pontífice fala sobre a missão do Espírito. Ele decreta que a partir daquela data se celebre em todas a Igreja a novena do Espírito Santo em preparação à Festa de Pentecostes. Entre 31 de dezembro e 1º janeiro de 1900, invoca o ‘Veni Creator’, consagra o século XX à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade e reza a “Ladainha do Espírito”, que ele escreveu, por causa de Elena Guerra. E nós começamos o século XX, dessa forma, com muitas transformações.

O Papa João XXIII, em abril de 1959, fez a sua primeira beatificação, que foi a de Elena Guerra. A beata escreveu mais de 50 livros sobre o Espírito Santo Paráclito. Há 50 anos dizia o Sumo Pontífice João XXIII: “Depois de tantos anos da partida da madre Helena Guerra, sua mensagem permanece atual. Todos percebemos, de fato, a necessidade de uma contínua efusão do Espírito, assim como uma experiência de um novo Pentecostes”.

Essa consciência de um novo Pentecostes cresce ao caminhar do século. Em 2006, o Pentecostalismo protestante celebrou o centenário deles. Mas, há um fato interessante que gerava controvérsia entre eles: Naquele dia em que o Santo Padre consagrou o século XX ao Espírito Santo, no mesmo dia em Topeka, no Arkansas (EUA), na Igreja metodista, uma mulher pediu ao pastor que rezasse para que ela vivesse a mesma experiência de Pentecostes, descrito em Atos dos Apóstolos II. E ali houve a manifestação da oração em línguas.

Em 2006, em Los Angeles, os protestantes fizeram um evento para comemorar esse centenário. A Igreja Católica foi convidada para a comemoração e alguns membros do Conselho da RCC foram lá. Éramos umas 20 pessoas no meio de 30 mil protestantes. Jack Hayford, um pastor muito conhecido, comandava as manhãs desse encontro. E ele lançou um livro chamado “O século carismático”.

Na hora, peguei o livro e qual foi a minha surpresa? A obra começa falando do hino de invocação ao Espírito Santo escrito pelo Papa Leão XIII e da consagração que ele fez do século ao Espírito Santo. O livro também fala de Elena Guerra e da novena ao Espírito Santo, esclarecendo inclusive o que é uma novena. E explica a nossa história.

O século carismático começou de verdade, naquela noite, com Leão XIII invocando o Espírito Santo sobre o século XX.

Transcrição e adaptação: Nara Bessa

Fonte: Blog Canção Nova.

Palestra no:

XXVIII Congresso Nacional da RCC


Efusão_no_Espirito_1 Espirito_Santo


37 Respostas

  1. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  2. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  3. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  4. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  5. Amanhã é dia de Pentecostes, que possamos neste dia relembrar mais uma vez que o amor de nosso Pai é tão imenso que quer nos presentear com su proprio Espírito Santo.

    Paz de Cristo.

    Curtir

  6. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  7. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  8. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  9. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  10. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

    • LO MAS LINDO QUE NOS PUEDE PASAR ES AMAR CON TODO EL CORAZON AMI SEÑOR JESUS COMFIAR EN EL ES EL MEJOR REGALO QUE NOS DA LA VIDA POR FAVOR NO LO DUDEN EL NOS AMA Y SUFRE CUANDO NOSOTROS LO ABANDONAMOS QUE SOLO LO BUSCAMOS CUANDO TENEMOS ANGUSTIA Y DOLOR

      Tradução:

      O MAIS BONITO que pode acontecer é amar e confiar com todo o coração no o meu SENHOR JESUS que ​​é o melhor presente que a vida dar, por favor não hesite os amores e sofre quando abandonamos que quando olhamos apenas a angústia E DOR.

      AMEM

      Curtir

  11. […] Semeando a cultura de Pentecostes […]

    Curtir

  12. […] Semeando a cultura de Pentecostes ! […]

    Curtir

  13. […] Semeando a cultura de Pentecostes ! […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.