O quadrante:
QUAL O VALOR AUTÊNTICO DESTA MOEDINHA ROMANA ?
38. Ele lhes dizia em sua doutrina: Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com roupas compridas, de ser cumprimentados nas praças públicas
39. e de sentar-se nas primeiras cadeiras nas sinagogas e nos primeiros lugares nos banquetes.
40. Eles devoram os bens das viúvas e dão aparência de longas orações. Estes terão um juízo mais rigoroso.
41. Jesus sentou-se defronte do cofre de esmola e observava como o povo deitava dinheiro nele; muitos ricos depositavam grandes quantias.
42. Chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas “dois Leptos”, no valor de apenas um quadrante.
43. E ele chamou os seus discípulos e disse-lhes: Em verdade vos digo: esta pobre viúva deitou mais do que todos os que lançaram no cofre,
44. porque todos deitaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs, da sua indigência, tudo o que tinha para o seu sustento. (São Marcos 12, 38 A 44)
Quando eu li o evangelho deste domingo, fixei-me imediatamente na palavra “quadrante” e li na nota de rodapé da Bíblia que costumo ler sempre, a seguinte observação:
“Quadrante” é a quarta parte do “Asse”; na verdade ela dou duas moedinhas de um “Lepto” o menor valor entre todas as moedas romanas.
Depois dessa explicação não pôde deixar de impressionar-me o fato de que Cristo observou o “quadrante” daquela pobre viúva e declarou que ela havia doado mais do que todos os possíveis ricaços que depositaram muito dinheiro no cofre das esmolas naquele dia.
E Jesus explica; “porque todos depositaram do que tinham em abundância; esta, porém, pôs da sua indigência, tudo o que tinha para seu sustento” (Marcos 12, 44). Materialmente falando, aquela viúva deu pouca coisa, mas ela deu tudo o que tinha! É isso que Deus quer: TUDO ! 100% Santidade de vida total e entrega de todo o seu ser.
De acordo: Sabemos que esta atitude não é fácil para ninguém, e quem disse que seria assim tão fácil … Será que foi fácil para aquela viúva dar a sua última moedinha para Deus e aguardar a morte que viria com certeza ? é claro que não foi.
Entrega exige luta, desapego, generosidade e, acima de tudo, graça de Deus.
Não enche o coração de alegria de um Pai, mãe e familiares ver um filho dedicado aos estudos se formando na faculdade e recebendo o seu diploma no dia da colação de grau, seria também motivo de maior alegria ver um filho que vive uma vida digna e reta em Deus andando nos caminhos de Jesus, longe do mal e do pecado, sem correr risco de vida na droga, na prostituição e nos becos escuros das cidades civilizadas.
Não é bonito ver um jovem inteligente, belo, esportista, empreendedor e alegre dedicar-se totalmente a Deus seja no celibato apostólico ou no sacerdócio ou ainda numa dedicada à vivência religiosa?
Não seria nenhum desperdício, é a beleza da entrega, do amor que toma conta da vida de uma pessoa. Todos nós, casados, solteiros ou celibatários somos chamados à uma entrega total a Deus num ideal nobre e elevado como é servir a Deus de todo coração.
Chega a ser comovedora a cena da viúva entregando as suas duas moedinhas e sendo tida como exemplo nas palavras do Mestre. Para chegar a esta cena pacífica exterior é preciso passar antes pelo conflito interior, vencer a dúvida e as vozes do não que as vezes fala mais alto do que o sim, é preciso passar pela luta de entregar-se totalmente.
Si vis pacem, para bellum! – diziam os antigos – “Se queres a paz, prepare-se para a guerra!” Trata-se daquela guerra que se trava dentro de cada um de nós. Somos pouca coisa, de acordo, mas somos tão egoístas: como é difícil entregar este tão pouco que somos e temos para Deus que pode nos dar muito mais ….
Mas isto seria uma outra história ….
Padre Françoá Rodrigues Costa
Diocese de Anápolis – Goiás
Reflexão no Semanário Litúrgico Dominical
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Filed under: 5584, A Respeito do Bispo da Diocese de Anápolis., Apresentação, Arrancando Máscaras, Associação cultura Montfort, Concílio Vaticano II, Diocese de Anápolis, Dom Marcel Lefebvre, Ecumenismo, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Historia, Igreja Missionária, Jesus, Jesus Cura, Mensagens, Orlando Fedeli em Aracaju, Orlando Fedeli em Salvador, Parábolas e Reflexões, Presente prá você, Tridentino, Vocação | Tagged: Celibato, Desprendimento, Dinheiro, Entrega, Fariseu, Império Romano, Libertação, Moeda, Padre Françoá Costa, Pobreza, Renúncia, Riqueza, Roma, Sacerdócio, Seminário Diocesano, Viúva, Vocação |
[…] Santidade é Felicidade ! […]
CurtirCurtir