Domingo da Santíssima Trindade.



 O nosso Deus é um

Deus uno e Trino.




Conta-se que Santo Agostinho andava certo dia a passear na praia meditando sobre o mistério da Santíssima Trindade:

Um Só Deus em três pessoas distintas…

Enquanto caminhava, observou um menino que carregava um pequeníssimo balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade:

– “Quero colocar a água do mar neste buraco”.

Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe:

– “mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Jamais o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco…”.

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!”. É mais fácil colocar toda a água do mar aqui dentro deste buraco que o homem conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade.


O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande!




Há 15 dias atrás celebramos a festa da glorificação do Filho (a 2ª Pessoa) – Ascensão de Jesus ao Céu;

Há 08 dias celebramos a festa da descida do Espírito Santo (a festa da 3ª Pessoa) – Pentecostes;

E hoje celebramos o Domingo da Santíssima Trindade – Queremos hoje contemplar a Deus como uno na diversidade de três pessoas.

– O Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Esta festa não é essencialmente um convite a decifrar ou interpretar o “mistério” que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”, mas deverá ser uma oportunidade para contemplar o nosso Deus, que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor que é ELE próprio.
Não é fácil falar de Deus… pela grandeza que Ele tem e pela nossa pequenez! Deus permanecerá sempre como mistério impossível para nós de abarcar, interpretar na totalidade!

Jamais poderemos interpretar toda a densidade e profundidade deste mistério que é Deus uno e trino; no entanto, podemos e deveremos, procurar crescer no seu conhecimento. Só conheceremos e entenderemos Deus na medida em que pessoalmente o quisermos levar para o nosso dia a dia.

Para termos acesso a essa intimidade com Deus temos como auxílio especial a Sagrada Escritura que nos revela quem é Deus em Jesus Cristo, hoje presente no Espírito Santo.

Celebrar a Santíssima Trindade é muito mais que querer entender um Deus uno que vive e se manifesta em três pessoas. Celebrar a Santíssima Trindade é querer descobrir que o nosso Deus é uma comunhão de amor.

Permiti-me que partilhe uma das histórias de Santo Agostinho.

Conta-se que Santo Agostinho andava certo dia a passear na praia a meditar sobre este mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas… Enquanto caminhava, observou um menino que carregava um pequeníssimo balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -“quero colocar a água do mar neste buraco”. Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -“mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Jamais o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco…”.

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!”. É mais fácil colocar toda a água do mar aqui dentro deste buraco que o homem conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade. O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande!

É uma “históriazinha” cheia de verdade. Só poderíamos compreender perfeitamente a Santíssima Trindade se nós próprios fossemos ‘deuses’.

Queremos ser “deuses” e queremos limitar Deus às nossas capacidades intelectuais. Queremos que ele “caiba” dentro da nossa capacidade de raciocínio… IMPOSSÍVEL! Deus é infinitamente maior.

Podemos, contudo, por meio da razão iluminada pela fé, chegar a um conhecimento ainda que limitado.

O conhecimento que podemos ter terá de ser feito tendo por base comparações, que são sempre, por natureza imensamente limitadas e às vezes até infelizes.

A Santíssima Trindade é como o fogo que queima, que ilumina e que aquece, sendo apenas fogo. É sempre apenas uma coisa – fogo – mas manifesta-se de diversas formas… assim Deus também… é sempre Deus – mas manifesta-se como Pai Criador, como Filho Redentor/Salvador, como Espírito Santo, auxiliador!




A Santíssima Trindade é superior à capacidade humana de entendimento, mas não contraria a razão. Dizer que existe “um Deus em três pessoas” faz sentido… já dizer que “há um Deus em três deuses!” não faz sentido e contraria a razão humana.

Deus revela-se na Trindade como um mistério de amor e porque vive numa comunhão de amor quer amar-nos sempre e quer introduzir-nos na sua família.

Em nós está o Pai, que nos chamou do nada, que insuflou o seu sopro de vida e nos chama a realizar a nossa vocação pessoal de Filhos de Deus.

Em nós está o Filho, que entregou a sua vida por nós.

Em nós está o Espírito Santo que constantemente nos ilumina e nos chama a caminhar ao encontro do Deus amor.

Nós fazemos parte da Santíssima Trindade – podemos de alguma forma dizer que nós somos a 4ª pessoa da Trindade Divina.“PELO MENOS É A PROPOSTA QUE JESUS NOS FAZ em São João Cap. 17”, Deus vive em comunhão de amor para nos convidar a amar! Se vivermos para amar fazemos parte da família de Deus – vivemos em Deus.

Adoremos – a Santíssima Trindade e o amor infinito que esta tem por cada um de nós.

Amemos – a Trindade que primeiro nos amou e constantemente permanece em nós.

Imitemos – a Trindade e vivamos para amar e em comunhão com todos.

Sejamos reflexos da Trindade, isto é, sejamos sinais de comunhão, de partilha, de esperança para este mundo tão dividido, individualista e sem esperança.


Link’s para outros post’s

trindade460x351[1] trindade-lk
Papa_Francisco_no_pentecostes_2015_cheios_do_Espírito_Santo Corpus_Christi_Lk

Link’s para outras mensagens



slaid: Elaborado por “Buscando novas águas” Liturgia Dominical.



.


12 Respostas

  1. […] Domingo da Santíssima Trindade. | Enchei-vos do Espírito Santo de Deus …, on 29/05/2015 at 08:11 said: […]

    Curtir

  2. […] Domingo da Santíssim… em Papa Francisco fala sobre as a… […]

    Curtir

  3. Vejam João 17. Para que os escolhidos possam ver Deus no seu irmão e olhando ao seu irmão possam ver a Jesus Cristo. Que Deus abençoe sempre todos os que Crerem que Jesus é o Salvador

    Curtir

    • Eis ai um dos verdadeiros servos da Santíssima Trindade, São Francisco de Assis. O primeiro que foi escolhido por Jesus Cristo, o Filho Primogênito de Deus nosso Pai Javé, foi São Pedro o primeiro Papa. Agora para o século 21 foi escolhido o Papa Francisco, para se juntar e formar três em um só, São Pedro, São Francisco de Assis e Papa São Francisco, Assim com esta união da Santíssima Trindade, formaremos o verdadeiro projeto, para salvar há humanidade da tentação da carne e ganância por riquezas e poderes passageiros… Quem tem ouvidos ouça há voz de Deus, mas quem se acha pronto e não gosta de ouvir ninguém, fica atento, pois ninguém é soberano sozinho. Todos precisam de se unir na graça de Deus para formarmos uma só sabedoria, na Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo. Deus nos deu todo seu conhecimento, dividindo entre cada um de nós, filhos e filhas de sua criação… Portanto devemos se unir em uma só religião Católica Apostólica Romana há única criada por Deus através de seu Filho Jesus Cristo… Deus não negocia com os ímpios, os ímpios que tem que se converter e assim poder merecer entrar no Reino de Deus, hoje e sempre amém… Lembre – se, Deus é Deus sem nós e nos sem Deus e sem há união de todos em uma só religião católica, não somos nada, porque Deus não é divisão, ele é verdade e luz para todos que seguem sua doutrina com sabedoria e amor… Deus não gosta de pessoas que vivem de aparência, Deus não faz coisas erradas, só para agradar A ou B, Deus é verdadeiro e nem todas suas palavras agrada quem houve, pois há verdade, nós não somos donos de nada, nem de nosso corpo, pois quando nós o morremos fica aqui na terra e vira pó, somos donos de nosso espírito e devemos fazer sempre há vontade de Deus, através de boas obras, em beneficio de nossos irmãos e irmãs menos favorecidos, para salvar nosso espírito e poder entregar para Deus purificado com nossa partilha do pão nosso da cada dia, amém… Olha para podermos ser salvos sem medo de errar, é só nós seguimos os 10 mandamentos da Lei de Deus e os 05 mandamentos da Santa Igreja Católica Apostólica Romana e honrar o que esta escrito no Livro: Razão Social e meio Ambiente, que este meu Filho: Daniel José Xavier Chaves Escreveu com há autorização da Santíssima Trindade, Pai Filho e Espírito Santo, que toda humanidade estará salva, corporalmente e espiritualmente,por todos os séculos dos séculos amém… Assim seja a vontade de Deus para sempre na sua gloria para sempre e sempre amém… Autor: Daniel José Xavier Chaves, seu Irmão e servo ate, quando Deus nosso Pai Javé, assim permitir, amém… 16/03/2013.

      Curtir

  4. QUE O ESPIRITO DE DEUS POSSA PREENCHER O VAZIO QUE EXISTE DENTRO DE MIM

    resposta:

    Curtir

    • Se sua fé for verdadeira, com certeza ele irá preencher todo o vazio que existe em vc. mas pra que vc seja realmente feliz, se desapegue de coisas que já não te faz mas sentido, seja ele o que for, uma coisa material ou até mesmo um amor esquecido, e ore muito e siga sua vida,

      Curtir

  5. eu amei, o site, porque para adorar e so deus mesmo,amei de paixao……tinha tempo , que nao,via coisas lindas….divinas……agradeco adeus todos os dias……………..maravilhosos…….

    Curtir

  6. […] José Batista de Oliv… on RCC.João Carlos Müller on Domingo da Santíssima Tri…adriana O.B on Meditações para a Quaresma e S…Mário Medeiros on São TOMÁS […]

    Curtir

  7. […] José Batista de Oliv… on RCC.João Carlos Müller on Domingo da Santíssima Tri…adriana O.B on Meditações para a Quaresma e S…Mário Medeiros on São TOMÁS […]

    Curtir

  8. Muito bom o comentario sobre a Santissima Trindade.

    Curtir

  9. eu adorei este site vc pode me ajudar um pouco a arrumar meu site

    Curtir

  10. […] mensagens Oração de São Miguel Arcanjo.Orações ao Espírito Santo.Domingo da Santíssima Trindade.MENSAGENS EM PPS.WALLPAPER'S DE MARIA SANTÍSSIMA, PARA SUA COLEÇÃO.PENTECOSTES.Wallpapers – […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.