A Família,
Constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos. Ela foi e é escola da fé, palestra de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente. No entanto, na atualidade sofre situações provocadas pelo secularismo e pelo relativismo ético, pelos diversos fluxos migratórios internos e externos, pela pobreza, pela instabilidade social e por legislações civis contrárias ao matrimônio que, ao favorecer os anticoncepcionais e o aborto, ameaçam o futuro dos povos.
Em algumas famílias da América Latina, persiste ainda, infelizmente, uma mentalidade machista, ignorando a novidade do cristianismo que reconhece e proclama a igual dignidade e responsabilidade da mulher com relação ao homem.
A família é insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação dos filhos. As mães que querem dedicar-se plenamente à educação de seus filhos e ao serviço da família devem ter as condições necessárias para poder fazê-lo, e para isso têm direito de contar com o apoio do Estado. De fato, o papel da mãe é fundamental para o futuro da sociedade.
O pai, por sua parte, tem o dever de ser verdadeiramente pai, que exerce sua indispensável responsabilidade e colaboração na educação de seus filhos. Os filhos, para seu crescimento integral, têm o direito de poder contar com o pai e com a mãe, para que cuidem deles e os acompanhem rumo à plenitude de sua vida. É necessária, pois, uma pastoral familiar intensa e vigorosa. É indispensável também promover políticas familiares autênticas que respondam aos direitos da família como sujeito social imprescindível. A família faz parte do bem dos povos e da humanidade inteira.
A Missa dominical, centro da vida cristã – Daí a necessidade de dar prioridade, nos programas pastorais, à valorização da Missa dominical. Temos de motivar os cristãos para que participem dela ativamente e, se é possível, melhor ainda com a família. A assistência dos pais com seus filhos à celebração eucarística dominical é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé e um estreito vínculo que mantém a unidade entre eles. O domingo significou, ao longo da vida da Igreja, o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado.
É necessário que os cristãos experimentem que não seguem um personagem da história passada, senão o Cristo vivo, presente no hoje e no agora de suas vidas. Ele é o Vivente que caminha ao nosso lado, descobrindo-nos o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa, entrando em nossas casas e permanecendo nelas, alimentando-nos com o Pão que dá a vida. A Eucaristia deve ser o centro da vida cristã.
O encontro com Cristo na Eucaristia suscita o compromisso da evangelização e o impulso à solidariedade; desperta no cristão o forte desejo de anunciar o Evangelho e testemunhá-lo na sociedade para que ela seja mais justa e humana. Da Eucaristia brotou ao longo dos séculos um imenso caudal de caridade, de participação nas dificuldades dos outros, de amor e de justiça. Só da Eucaristia brotará a civilização do amor, que transformará a América Latina e o Caribe para que, além de ser o Continente da Esperança, seja também o continente do Amor!
Parte do Discurso do Papa em Aparecida.
Visita do Papa Bento 16 ao Brasil – 2007Dicurso do Papa Bento 16 na Abertura da 5ª Celam
http://www.franciscanos.org.br/v3/vidacrista/documentos/index05.php
“O FUTURO DA HUMANIDADE
PASSA PELA FANÍLIA.”
Papa João Paulo II
Filed under: 5584, Arrancando Máscaras, Canção Nova, Documentário, Entrevista, Fidelidade à Liturgia de Sempre?, Fora da Igreja não há Salvação, Igreja Missionária, Mensagens, Noticias, Palavra do Papa, Parábolas e Reflexões, Presente prá você, Semana da família, Vocação | Tagged: Aparecida, Arco iris, Bento XVI, Direito, Documento de Aparecida, Educação, FAMÍLIA, Famílias Restauradas, Felicidade, Hora da Família, Oração da Família, Pais e Filhos, Papa, Pastoral da Família, Semana Nacional da Família, Tesouro |
[…] A Família, “patrimônio da humanidade”. […]
CurtirCurtir
[…] A Família, “patrimônio da humanidade”. […]
CurtirCurtir
[…] A Família, “patrimônio da humanidade”. […]
CurtirCurtir
[…] A Família, “patrimônio da humanidade”. […]
CurtirCurtir
[…] Família […]
CurtirCurtir
[…] A Família, “patrimônio da humanidade”. […]
CurtirCurtir