Quando o sofrimento bater à sua porta !

 


Sofremos demais por aquilo que é de menos…

Padre Fábio de Melo




Sofrer é como experimentar as inadequações da vida. Elas estão por toda parte. São geradas pelas nossas escolhas, mas também pelos condicionamentos dos quais somos vítimas.

Sofrimento é destino inevitável, porque é fruto do processo que nos torna humanos. O grande desafio é saber identificar o sofrimento que vale a pena ser sofrido.

Perdemos boa parte da vida com sofrimentos desnecessários, resultados de nossos desajustes, precariedades e falta de sabedoria. São os sofrimentos que nascem de nossa acomodação, quando, por força do hábito, nos acostumamos com o que temos de pior em nós mesmos.

Perdemos a oportunidade de saborear a vida só porque não aprendemos a ciência de administrar os problemas que nos afetam. Invertemos a ordem e a importância das coisas. Sofremos demais por aquilo que é de menos. E sofremos de menos por aquilo que seria realmente importante sofrer um pouco mais.

Sofrer é o mesmo que purificar. Só conhecemos verdadeiramente a essência das coisas à medida que as purificamos. O mesmo acontece na nossa vida. Nossos valores mais essenciais só serão conhecidos por nós mesmos se os submetermos ao processo da purificação.

Talvez, assim, descubramos um jeito de reconhecer as realidades que são essenciais em nossa vida. É só desvendarmos e elencarmos os maiores sofrimentos que já enfrentamos e quais foram os frutos que deles nasceram. Nossos maiores sofrimentos, os mais agudos. Por isso se transformam em valores.

O sofrimento parece conferir um selo de qualidade à vida, porque tem o dom de revesti-la de sacralidade, de retirá-la do comum e elevá-la à condição de sacrifício.

Sacrifício e sofrimento são faces de uma mesma realidade. O sofrimento pode ser também reconhecido como sacrifício, e sacrificar é ato de retirar do lugar comum, tornar sagrado, fazer santo. Essa é a mística cristã a respeito do sofrimento humano. Não há nada nesta vida, por mais trágico que possa nos parecer, que não esteja prenhe de motivos e ensinamentos que nos tornarão melhores. Tudo depende da lente que usamos para enxergar o que nos acontece. Tudo depende do que deixaremos demorar em nós.

Padre Fábio de Melo

“Direção espiritual” na TV Canção Nova.
11/11/2008 – 10h00

http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/buscolunista.php?int1=6

Leia outros textos do mesmo autor.



Livro – Pe. Fabio de Mello

‘Quando o sofrimento

bater à sua porta’


Revesti-vos da Armadura de Deus O Alpinista
Como_Orar


4 Respostas

  1. muito bom !!!!!!!!!!

    Curtir

  2. vc é a criatura mas linda que Deus colocou neste mundo, creio eu que vc é semelhança viva de Jesus . e baseada em vc, é que estou superando tantos problemas e a dor, suas palavras sao remedio para aliviar o meus sofrimentos. por favor ore por mim te amo.

    Curtir

  3. vc é a criatura mas linda que Deus colocou neste mundo, creio eu que sua missao é uma prova viva na minha vida, Jesus esta aqui . sou sua fã, te amo demias, ore por minha familia. por favor. sou catollica nao perco nem um dos programa da cançao nova… figue na paz do senhor.

    Curtir

  4. É verdade Padre Fabio, mas os tempos estão mudando em relação ao sofrimento e sacrificio.
    Luz e perfume a todos.
    Horaceni

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: