Psicologia x Cazuza!

Uma psicóloga que assistiu o filme Cazuza escreveu o seguinte texto:

cazuza_1024[1]

‘Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados.


Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um [*]* como ele, é, no mínimo, inadmissível.


[*] * sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de limites, certo e errado.

No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada na vida, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.


São esses pais que devemos ter como exemplo?


Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora.


Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.


Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.


Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem corretas, já que foi isso que o filme mostrou.


Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não daria Ibope, não rende bilheteria?


Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.


Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido, mesmo que involuntariamente.

Já que ninguém erra por que quer errar.

.

Cazuza faleceu a 7 de julho de 1990.

Cazuza faleceu a 7 de julho de 1990.

Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?


Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.


Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde.

A principal função dos pais na vida dos filhos é educá-los convenientemente. Não se preocupem em ser ‘amigo’ de seus filhos.

Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.’

‘amigo’ – Ser amigo não é concordar com todos os erros e vontades de alguém, muito pelo contrário, o verdadeiro amigo é aquele que te ajuda a sair dos erros e te mostra que nem tudo é totalmente permitido.

Veja o que é ser Amigo de verdade < click

O Oscar de Melhor Amigo vai para !!!

(*). Opinião da autora do texto

Karla C. (**)

Psicóloga Clínica

(**). Simplesmente uma mãe que se preocupa com seus filhos e acha que maus exemplos não devem ser expostos como modelo de vida para os outros.  Afinal de contas o Pessoa citada, apesar de um ídolo para muitos acabou morrendo vítima de um ato que é considerado crime na lei Brasileira. A luta para livrá-lo da morte e o amor demonstrado neste ato quase heroíco não justifica o erro cometido e nem o livra das consequencias deste ato.


Esta mensagem está circulando no e_mail’s  e precisa ser retransmitida para todas as FAMÍLIAS!

Para que cada um tenha como pensar em suas atitudes e procurar tomar suas atitudes corretamente.

.

o alpinista

VIDA – Charle Chaplin Mensagens PPT


CHÁCARA JEUS CURA

Jesus é Misericordioso


.

o alpinista

Mensagem no Post

.

98 Respostas

  1. […] pois se agora está “VALENDO TUDO MESMO”, significa que nada mais estaria excluído, drogas, álcool, violência, abusos sexuais e etc. Porém a vida real nos mostra que […]

    Curtir

  2. Eu sou da área de Psicanálise e este texto não foi escrito por uma Psicóloga. Mesmo se fosse uma crítica direcionada a forma de condução do filme a abordagem seria diferente. Nunca em uma análise o psicólogo usaria palavras como bandido ou comparações a Fernandinho Beira Mar.

    Primeiramente o profissional da saúde mental tenta entender e não criticar com base no seu conhecimento técnico. E sinceramente não vi nada de técnico aqui. Apenas um desabafo imparcial de um anônimo. Um profissional nunca se esconderia desta forma.

    Você tem todo o direito de dá a sua opinião pessoal sobre Cazuza, mas nunca use um texto falso para aprovação de algo. Voce pode se dá muito mal.

    Curtir

    • Olá Marco Floyd

      Antes de mais nada, o texto tem uma indicação de autoria e quem chamou Cazuza de Bandido não foi a autora, ela só concordou com a opinião de um Juiz cujo nome também é citado no texto.

      Se Você é um Profissional da área de Psicologia deve ter percebido claramente que o texto em questão não se trata de uma avaliação psicológica de quem quer que seja e sim é mais como o desabafo de uma mãe preocupada com sua filha filha adolescente que deve ter concordado com as coisas que viu e ouviu no filme m questão e esta mesma mãe desabafa a sua opinião publicamente por se sentir impotente para frear um trem de carga desgovernado e sem freio que é a mídia televisiva que só se preocupa em estar tirando dinheiro dos jovens e adolescentes e jamais se serão felizes ou não no futuro com suas decisões erradas de hoje, lamentavelmente o jovem Cazuza não aproveitou o seu futuro e sim desperdiçou a sua vida já que não era feliz em sua família e nem em sua vida profissional, sendo assim, o texto sendo de uma Psicologa ou de uma mãe desesperada não serve para rotular um artista e sim para prevenir outros de caírem em seus mesmos erros e para isso basta não seguir os seus passos.
      Seja honesto consigo mesmo e avalie se realmente é este triste fim que você deseja para seus filhos, talvez uma outra opção seria o que aconteceu com Suzana Von Richthofen que prova uma antiga lei da física básica, toda ação possui uma reação igual em sentido oposto. Quem ama quer o bem do seu filho e se vier mais amor em troca tudo ficará bem, porém, se formos displicentes com o resultado do mal na vida se seu filho, podemos cair no risco de fazer muito mal para nossos filhos pensando estar fazendo o melhor que podemos.

      Toda análise precisa de uma análise. Analise e reflita. É por isso que este texto continua aqui.

      Curtir

  3. Você realmente se esforça em escrever e responder agressões lógicas e éticas baseadas apenas nos SEUS valores morais.
    Aguardamos, enquanto sociedade, ansiosos, por sua união ao Pai.

    Curtir

    • Olá Maurício

      Paz de Cristo

      Não preciso do seu sarcasmo ou falso desejo de me ver na glória de Deus, é bem verdade que para todos aqueles que conhecem a verdade, esta união definitiva com o Pai seria um milhão de vezes melhor do que qualquer situação por melhor que seja aqui na terra e é o que desejamos fielmente, mas como muitos não acreditam nesta verdade, preferem usar de sarcasmo nos desejando um bem, quando na verdade nos desejam é a morte, já que não creem na vida eterna com Deus após a morte.

      Por outro lado é sempre bom saber que uma criança prefere desobedecer um pai carrasco e enfiar o dedo na tomada quando ele lhe dá uma ordem contrária, resmunga dizendo que ser LIVRE é fazer o que bem entende e quando lhe der na telha, prefere não obedecer a placa de “PARE” e atravessar na frente de um trem que se aproxima em alta velocidade e mesmo quando escapa por um fio continua a repetir a mesma atitude por esporte ou porque gosta da adrenalina de viver perigosamente. Tudo bem, cada um faz sua escolha e cada um tem o direito de escolher como prefere morrer, no entanto, assim como ele usou o seu direito de acabar com a própria vida isto não nos dá o dever de usar isso como exemplo de um bem a ser seguido, já que você pode até atravessar um, dois, três ou até mais sinais vermelhos em uma via publica sem bater em alguém ou matar um inocente, mas sabe que esta atitude um dia vai acabar em tragédia e o testemunho da vida de Cazuza por mais admirado que ele fosse por seus fans exatamente nos dá um exemplo daquilo que não pode ser copiado e que toda liberdade tem mesmo um LIMITE. Se é que você ama a sua própria vida ou acredita que um dia esta reservado mesmo para uma união definitiva com o Pai de amor, que mesmo quando lhe proíbe o PECADO E A DEVASSIDÃO, é porque TE ama com eterno amor e sabe o que é bom e melhor para você.

      Deus te ama e quer o seu bem e não o seu mal.

      Sizenando / Presentepravoce

      Curtir

      • Deus quer meu bem?
        Quando vc falou com ele? Antes ou depois de tornar-se um anjo dele?
        Kkkkk morro de rir desses crentes filhos da puta

        Curtir

      • Olá Anon-fr
        Bom te ver novamente, pena que não tenho para onde enviar-lhe uma resposta condizente com seu comentário, porém em poucas palavras posso lhe explicar o seguinte.
        1o – Sou Crente sim “Protestante não”, sou Católico e Carismático, logo acredito nos benefícios do Batismo Cristão que pode ser também explicado como “O momento em que uma mera criatura humana se torna um filho muito amado de Deus” e é bem verdade que a Voz de Deus não é um alto falante gritando numa praça publica para que todas as criaturas humanas possam ouvir e discernir, para isso existem as vozes do mundo que fazem muito barulho, mas não oferecem para o ser humano o essencial para ser feliz. A voz de Deus pode ser ouvida sim, a história do povo de Deus mostra muitos exemplos no passado, porém o que nos interessa é o aqui e agora. lhe digo assim como os psicólogos também não negam , existe sim uma voz interior que pode ser ouvida, uns confundem a voz da consciência com a voz de Deus, mas para quem acredita em Deus com o tempo você aprende a discernir a voz da consciência da voz de Deus e quanto mais você ouve esta voz, mais clara e nítida ela fica e assim você pode confirmar realmente que a Oração é mesmo um dialogo com Deus, você fala e Ele escuta e Ele responde e fala também, por isso é preciso acreditar e é lógico que um ateu ou uma pessoa que nem tem o costume de ir à uma Igreja, nunca fez uma oração na vida jamais poderia ouvir esta voz nem mesmo se ela lhe falasse em alta voz em uma praça pública. Foi assim que aconteceu com Jesus o filho de Deus quando esteve aqui neste mundo, foram muito poucos aqueles que acreditaram nele. só para se ver que não faz diferença em ouvir uma voz alto e claro.
        Conto aqui neste blog a história dos pastores que conduzem ovelhas e como cada uma distingue a voz de seu pastor e mesmo que vários rebanhos se misturem em uma mesma pastagem, basta que cada pastor chame o seu rebanho que em poucos minutos elas se separam e cada uma segue o seu próprio pastor. É simples assim, é só uma questão de separar e reconhecer a voz de seu Pastor Jesus do barulho ensurdecedor que existe no mundo, pelo jeito este é o seu problema, anda ouvindo demais o mundo e não reconhece a voz do seu pastor.

        Que Deus te abençõe.
        Jesus Te ama

        Curtir

  4. […] Um fenômeno da musica Brasileira, um dos melhores exemplos daquilo que o jovem não deve fazer para… […]

    Curtir

  5. olha tenho 12 anos, curto as musicas dele, eu amo ele…E ele não é exemplo pra mim, ele só é exemplo para as pessoas fracas que podem cair facilmente nas drogas etc…Eu sei que ele foi errado,por isso não sigo sua forma de vida…Ele nunca quis ser um exemplo de vida pra ngm, dá pra perceber isso…Temos que perdoa-lo, ele era jovem queria curtir a vida, e bem, curtiu ate onde pode, mas morreu feliz, fez tudo o que queria, realizou alguns dos seus sonhos etc…Pior seria ficar com aquela coisa de: ” E se eu tivesse feito?”… Ele foi louco, suas musicas marcantes, essa é a “GRAÇA” dele, se ele tivesse sido um canto assim como os outros não teria sido legal, diferente, teria sido igual, e nós estamos cheio de pessoas iguais que tem medo de viver a vida…. desculpe se sentir ofendida, só gosto muito dele, e resolvi defende-lo…

    Curtir

    • Senhor…onde vamos parar!seculo 21 e as coisas por aqui andam pior que antes,quer dizer colega de 12 anos que fumar maconha,trafica-lá de um país a outro como o cazuza fez confirmado por sua mãe,derrespeitar pai e mãe,transar loucamente com quem quiser e morrer as 32 anos vítima de suas próprias consequencias é viver intensamente?Para por aí,to fora gatinha!isso são pés que escorregaram pra escuridão sem desejo de retorno…Pra minha gente miúda desse tempo não repasso à frente nem faço questão que conheçam um ser depravado destes,que fique por lá década de 80 ele é toda sua trupe artística do mal já basta os horrores que presenciamos aqui chega de gente mal exemplo!

      Curtir

  6. Seu xx! Você é uma idiota de falar isso do Caju. Meça suas palavras sua ridicula!!!

    Curtir

    • Olá Vera

      Você pode opinar a vontade, mas, baixar o nível só demonstra que estamos com a razão em fazer observações a respeito do comportamento incorreto de uma pessoa e não é porque esta pessoa é um ídolo, que não seja verdade.

      Presentepravoce

      Curtir

  7. Não há argumentos lógicos contra adoradores de ídolos. A simples oposição a um comportamento desvairado é motivo de condenação explícita ao autor (no caso, a autora) de todo tipo de desvario e ofensas pesadas. O mesmo que quer separar o ídolo de sua arte condena a psicóloga em nome da pessoa. Se as pessoas tivessem uma cultura mais ampla que as músicas de Cazuza, teriam a certeza de que casos de idolatria midiática como essa estão descritas e discutidas em detalhes como exemplos prontos e acabados das mais notórias idolatrias e possessões diabólicas. O diabo não veste Pravda, o diabo se veste de ídolos talentosos, carismáticos e revolucionários. Isso atrai uma legião de adoradores, hipnotizados, fanáticos, escravizados à sua obra e à sua adoração. A perversão do demônio é perder almas e suas vítimas mais fáceis são os adoradores
    de ídolos: simplesmente porque não existe nada mais diabólico do que banalizar o pecado (que nos afasta inexoravelmente de Deus) diante dos méritos do talento e da arte de uma vida absurdamente profana. Se o inferno tivesse realmente a sua cara, seriam poucos os que se perderiam…

    Curtir

  8. bando de tolos. fanatismo e pessoas que usao cabrestos, em momento algum em seu texto a psicologa acima julgou cazuza de nada. apenas deixou bem claro o que ele fazia e sua vida toda errada que ele tinha. imagina que os mesmos cantores que passaram pela ditadura fizessem o que ele quisesses..
    todos sabemos que sem duvida o cazuza era um grande artista. porem isso nao o tira o peso de que o mesmo foi um… criminoso, drogado, rebelde e tantas oturas coisas.. e isso que estou falando sou eu.. gosto muito das musicas e arte do cazuza, porem nao posso ser conivente com pessoas que fazem o que ele fazia. E um filme (que diga-se de passagem feita pelo sistema Rede Globo), que incita as drogas e tantas outras coisas nocivas a sociedade seja congratulado e cultuado pela nossa sociedade. Onde eu estou!!! ME AJUDA AÌ BRASIL !!!

    Curtir

  9. “‘Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados.

    Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um [*]* como ele, é, no mínimo, inadmissível.”

    Reveja seus conceitos. Cazuza foi, é, e sempre será um ídolo. É uma referência para grandes cantores como Caetano. E Caetano, pelo que viveu e passou, não idolatraria qualquer um (tanto que ele gravou Todo amor que houver nessa vida, de Cazuza). Ninguém escolhe nascer em berço de ouro, a vida é uma sorte. E a sorte de Cazuza foi ter o dom da voz, da música e da poesia conciliando com a riqueza e o fato do pai ser presidente da Som Livre para ajudar ainda mais. Dizer que é filhinho de papai e mimado já é um preconceito clichê sem fundamento. E ele trabalhou sim, como fotógrafo no exterior. O filme não mostra isso claro, mas sim os livros. Leia a biografia de alguém antes de julgar com tanta prepotência como julgou agora.

    Já Agenor de Miranda Araújo Neto (nome verdadeiro de Cazuza), realmente não era digno de idolatrias, pelos fatos que você citou. Faltou você procurar diferenciar a pessoa do artista. Há uma grande fronteira entre os dois. E negar essa afirmação que escrevi é no mínimo teimosia, egoísmo e falta de bom senso.

    E lembre-se: na maioria das vezes, todo ídolo é polêmico, mas nem sempre sua pessoa é. Ao ídolo tudo é permitido, ele é um artista, um ator num universo alheio ao nosso. Um exemplo? Lady Gaga. Ela é polêmica por causa de seus empresários que constroem essa imagem dela, mas como pessoa no dia a dia, ela é totalmente diferente. Tenho 18 anos e nem por isso fui influenciado pelo artista, mas por suas letras e melodias. E lhe garanto que a educação dos meus pais não foi crucial pra eu ser o que sou. O que importa é o seu interior e a busca pelo certo.

    Ratificando: Concordo com a péssima imagem que Agenor tinha. Agora dizer que as pessoas estão cultivando o ídolo errado? Por favor, se fosse assim, todo mundo odiaria ESTRELAS MUNDIAIS, como Freddie Mercury (morto por aids), Kurt Cobain (overdose), Charlie Brown (overdose) e muitos outros. Nesse universo musical o que importa é a música e o dom. Se quer julgar a pessoa, aí já é outra área. Espero que entenda isso como uma ajuda e não como uma crítica, só assim poderemos melhorar a cada dia como ser humano.

    Viva e apenas curta a música, pro dia nascer feliz! 😀

    Curtir

  10. Essa menina é louca velho, pqp o cazuza não pode ter sido um exemplo de pessoa, mais ele, éra um cara talentoso até dmais acima da media! Pra min ele éo maior Poeta Brasileiro, Não Vi nenhum cantor, igual o cazuza até agr, Então Pare de falar bobagem!

    Curtir

  11. ACHA QUE TEM MUITA GENTE AI QUE PRECISA ESTUDAR HISTORIA E VER QUE OS ANOS 80 O PAIS PASSAVA POR MOMENTOS DE DITADURA , MUITA CENSURA , CAZUZA É SIM UM GRANDE IDOLO, NÃO PELA MANEIRA BOEMIA QUE VIVEU SUA VIDA MAS PELA MANEIRA QUE LUTOU COM SUAS MUSICAS, POEMAS SUA ARTE PARA QUE PELO MENOS AS PESSOAS TIVESSE O DIREITA A SUAS PROPRIAS ESCOLHAS .

    Curtir

    • Caro Cleiton

      Você tem razão, realmente o Pais passava por um péssimo momento de ditadura, mas bem sabemos que esse não foi o pior momento dessa ditadura, creio eu que a pior repressão já tinha passado e muitos foram aqueles que passaram por ela e sobreviveram, muitos outros foram também ídolos e nem todos se entregaram as drogas, podemos até fazer uma boa separação de ambos os fatos.

      Ser um idealista e lutador contra a Ditadura e ter coragem de colocar letras contra este mal em musicas para serem cantadas para toda a nação é uma coisa digna de reconhecimento, se bem que a pior parte da censura e a repressão armada já eram passado e ele não experimentou o que outros experimentaram.

      Outra coisa bem diferente é você ter uma boa chance na vida, ter dinheiro, fama e um futuro promissor e jogar tudo pro alto em nome de uma liberdade de escolha e se entregar aos vícios e às drogas sem nem ao menos se referir à sua escolha sexual que acabou por comprometer sua saúde definitivamente, é bem verdade também que no final de sua vida serviu de exemplo para que outros não caíssem no seu mesmo erro, mas lamentavelmente o filme em questão não valoriza este lado de sua vida e sim expõe fatos errados e até criminosos como coisas normais na vida de uma pessoa.

      Se ele tivesse seguido apenas o que é bom e louvável em sua vida, estaria vivo até hoje e poderia ser até estre exemplo que todos pretendem, mas lamentavelmente seu maior exemplo foi mesmo aquilo que se deve evitar na vida de um jovem, principalmente aquele que quer ser livre para viver a sua vida, pois neste mundo nem tudo é bom, mesmo que insistimos em achar que o mal não existe, ele existe sim e a prova disso é a morte de Cazuza.

      É PRECISO ABRIR MUITO BEM OS OLHOS.

      Presentepravoce

      Curtir

  12. Great post. i have enjoyed the reading your blog and i will come back again for sure.

    Curtir

  13. essa mulher só pode ser louca
    eu digo para vcs que cazuza não era um exenplo
    mas era um ótimo cantor!

    Resposta:

    Você tem toda a razão, e ao criticar a Psicologia, você confirmou com suas próprias palavras que ele não era um EXEMPLO, se Cazuza era um ótimo Cantor, ninguém contesta, o que está em pauta aqui é utilizar-se de um filme onde se coloca os erros de Cazuza que lhe causaram a morte prematura como algo comum e normal, correndo o risco de nossos filhos ao copiar o ídolo cometam os mesmos erros que ele cometeu, ninguém está crucificando o Cantor Cazuza e sim as atitudes incorretas que lhe causaram a morte ainda na sua juventude.

    Paz

    Curtir

    • eu quero que essa psicologa se dane Cazuza e um ídolo em tudo que fez na vida!mas todos cometemos erros e pra falar a verdade eu venero Cazuza quero ser musico que nem ele.tenho 10 anos e eu acho que não temos nada a ver com a vida pessoal dele!!!!!!!!!!!!!!!!!

      muito obrigado joão
      11 de dezembro de 2012

      Curtir

  14. É triste ver uma profissional principalmente de psicologia usar de seus “conhecimentos” para julgar nossos semelhantes… eu não acho que vc tem moral para julgar a educação do cazuza… como a senhora conseguiu se formar nessa área??? chamar um adolecente de filhinhu de papai???? ele teve sorte de pais ricos… mas seu talento não seria reconhecido se ele num fosse bom… os ruins vem e passam… os bons dxam sua marca… e foi assim com cazuza…
    independente de religião a vida é para se viver… foi isso que cazuza passou… não se preocupar com o q a sociedade mesquinha q vivemos te aprisione… que vc dxe de viver por causa de um ou de outro…num tem sacerdote, bispo… pastor que vai te dizer o que é certo ou errado… só seu coração pode lhe dizer isso…
    acho melhor a senhora olhar pra dentro de ksa… ou vc acha q um filho seu por mais “BEM EDUCADO” não está sujeito a passar por situações semelhantes???

    Curtir

    • vc tem toda rasão aposto que a filhinha adolescente dela já deve ter feito coisas bem mais piores do que as cenas mostram no filme que e ótimo

      viva Cazuza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Curtir

  15. Este texto vomita caretice e ignorância, eca!

    Resposta:

    Você tem toda razão, é isto mesmo, tudo que não presta deve ser eliminado de seu corpo, uma vez que a digestão de coisas podres só podem causar a morte mesmo, por este motivo este texto é para evirtar que seja necessário este vómito mais tarde.

    A PRECAUÇÃO É MELHOR DO QUE A REMEDIAÇÃO, NO CASO DE CAZUZA A REMEDIAÇÃO NÃO DEU CERTO, POIS A AID’S O MATOU AINDA JOVEM E CHEIO DE VIDA COM UMA CARREIRA BRILHANTE PELA FRENTE. VAI QUERER ARRISCAR VOCÊ TAMBÉM?

    Curtir

  16. Olá,

    Li a maioria das idéias apresentadas e chego a uma tentativa de meio termo. Não sou fã de Cazuza mas ouço suas musicas e aprecio os livros escritos por sua mãe, Lucinha Araujo.
    De fato Cazuza nunca foi exemplo pra ninguém e ele mesmo relatou por diversas vezes isso, mas questionar os idolos que temos no cenário atual é no minimo complicado, afinal além de carentes de culturas a palavra “exemplo” nem se diga, os maiores idolos são pessoas como Kurt Kobin (Nirvana) que faleceu aos 27 anos sendo um suicida, e agora Lady Gaga que embora irreverente é nada mais que uma moça que canta semi nua ou vestida com carne.
    Fato é que, a concepção de “certo” e “errado” já está distorcida em nossa sociedade até pela rotina que temos, hoje em dia pais são só para abrigar e dar comida, não há mais diálogo.
    É muito mais uma questão sociológica do que psicológica, Lucinha como qualquer mãe, só fez o que achava certo!
    E com relação a mal exemplos, o que adianta não deixar isso ou aquilo? Temos internet, celular, é tudo tão rápido. O que acredito sim, é que seja necessário uma conciêntização por parte dos pais não omissão de fatos… Tenho 18 anos, sempre convivi com minha mãe ouvindo Cazuza, Legião Urbana mas ao ser questionada por mim quais consequencias o levaram a morte desse idolos, ela nunca me escondeu que seria overdose de drogas e alcool ou aids, e isso contribuiu para o meu senso critico.

    Enfim, só acho um pouco generalista demais… Todos temos um lado “certo” outro “errado”, mas como pais e familiares ( eu tenho sobrinhos de 4 e 9 anos), devemos orientar as novas gerações, pois se o ser humano não tem exemplo em casa ele encontra na rua os mais diversos.

    Saudações, Vivianne rodrigues.

    Resposta:

    Olá Viviane, Sua tentativa de chegar a um meio termo acabou concordando com o que quizemo dizr aqui, pois em varios comentários dissemos que não estamos criticando a arte de Cazuza e sim sua maneira irresponsável de levar a vida e que consequencia causou a sua morte prematura, visando assim conscientizar as mães e Pais que devemos educar nossos filhos de forma que ão cometam tal erros, a psicóloga em questão chega a dizer que não deveriam ser produzidos filmes como este, pois o mesmo foca os erros e os torna exemplos para nossos filhos, pois não colocam na tela o grau de periculosidade que tais atitudes representam e neste caso já não seria o ato que causou a morte de Czuza e sim um ato teatral que induziria a morte de outrs pessoas, já que o alcool ou droga consumido por um ator nas telas não são verdadeiros, isto porque representam perigo para o ator, no entanto para o espectador é como se fosse um exemplo de vida a ser seguido.

    Eu concordo com tudo que você escreveu e fico muito feliz que uma jovem de sua idade pense desta forma, eu até sitaria seu comentário como exemplo de que viver em sobriedade sempre foi o melhor caminho para nossos filhos e são eles mesmos que concordam com isso.

    Paz de Cristo.

    Sizenando

    Curtir

    • O que essa tal de paz de cristo quer dizer mesmo?
      Afinal, Jesus foi morto por viver contra o sistema capitalista imposto pelos ricos e poderosos, Jesus acabou sendo assassinado pelos seus atos aos 33 anos, afinal, se Jesus e Cazuza são diferentes, pq ambos morreram cedo?
      Essa palhaçada de crente querer impor suas vontades e caprichos nas vidas dos demais nunca ira acabar, pois os crentelhos ao menos aprenderam interpretar a tal bíblia sagrada que eles insistem em vomitar para a sociedade…
      Então quer dizer que para ser visto como um revolucionário, devemos seguir os caminhos de Jesus? Homem, se a sociedade fizer tudo que a bíblia diz, não vai restar um ser humano que preste na terra, pois os que se dizem religiosos, serão os primeiros a matar quem se impor.
      Veja o cretino que os crentes colocaram no poder, e assim vai enxergar que a religião não passa de uma loucura.

      Curtir

      • Caro Anon

        Vejo que estás um pouquinho revoltado com a vida, um pouco semelhante ao exemplo utilizado, modelo de perfeito poeta e espelho para a formação dos nossos jovens revolucionários, pena que nosso amigo preferiu mostrar a sua revolta não apenas com poesia ou protestos em seus shows, mas preferiu mesmo encher a cara de Vodka nas boates, fumar especiarias de Cuba, se elevar espiritualmente no vapor da canábis, viajar pelas milhas da coca e sem falar em sua opção sexual que na época lhe abria uma grande porta ao risco de uma nova doença sem cura, mas que porém com um pouquinho de cuidado e obediência à algumas normas de vida que são tratadas como antiquadas , castrativas e obsoletas já que o Super-homem seria indestrutível. Sim, O famoso Jesus dos Crentes e também dos Católicos não veio ao mundo para aprisionar ninguém, muito pelo contrário, veio para nos libertar, mas não politicamente das mãos dos Romanos, porque apesar de ser REI E SENHOR, Jesus não era político e muito menos religioso “Judaísmo” Como Deus e criador do mundo Ele não precisava seguir nenhuma regra religiosa ou política, mas preferiu se submeter a todas elas dizendo assim, “Dai a Deus o que é de Deus e a Cesar o que é de Cesar.” , sendo assim Jesus jamais foi um desobediente inconsequente e nem mesmo revolucionário como você mesmo o identificou, Ele veio sim para ser um modelo de Homem, de como agir e reagir às adversidades do mundo e não fugir da verdade ou tapar o sol com a peneira. Que seguir alguém, quer imitar alguém, quer exaltar e glorificar alguém, faça isso sim, mas por aquele que foi capaz de se entregar por amor de todos nós e que apesar de não ter cometido nenhum erro ou pecado e nem mesmo ser responsável por nenhuma revolta política morreu para ser o nosso modelo e nos dar a SALVAÇÃO. E porque não dizer uma grande verdade, Jesus te ama mesmo! Muito mais do que você pensa.

        Sizenando / presentepravoce

        Curtir

      • Crentes manipuladores com a mesma porra de argumentos, não mudam, parecem um bando de robôs criados para manipular gente burra.
        Pai carrasco é essa tal Deus, um grande maldito genocida, que preferiu vingar-se daqueles que ele diz ter criado. Deus preferiu ver seu tal filho ser humilhado, preso, torturado, crucificado e morto, ao invés de salvá-lo. Só sendo muito filho da puta e adorador de genocida, para adorar uma tal entidade criada pelos homens ricos para manipular homens pobres de espírito e de cérebro.
        Kkkkk só sendo muito idiota para crer nessa baboseira chamada bíblia. Vão estudar, possuir senso crítico, ao invés de ficar aqui tentando me fazer acreditar nesse RPG chamado Bíblia.
        Não sou burro ao ponto de acreditar nessa merda, trabalho, estudo, cuido das filhas, cuido da minha família, ajudo os meus, e jamais irei me curvar a um maldito genocida que vcs tanto lambem o saco imaginário dele.

        Curtir

  17. A loucura e a arte!

    “Conheci um poeta com genialidade incrivel, um verdadeiro poeta romântico, esta musica é dele, seu nome é : Cazuza!”

    Caetano Veloso no show do canecão…
    Nossa que honra em…
    Por esse motivo eu digo:

    Os grandes artistas são, por natureza, irreverentes. Habitualmente, essa irreverência é visível através de actos oposicionistas ao regime vigente (a própria história da arte remonta o fato). E se, neste caso, a poesia nasceu do caos total, sabemos que ela é eterna e fez sua história de geração a geração…Avaliando o texto da “psicologa de plantão”, analiso que a mesma não possui sensibilidades artisticas para Enxergar as flores no meio do cascalho bruto e sujo.

    Viva Cazuza! Viva a arte! Abaixo a Hipocrisia!

    Resposta:

    Ola Claudio

    Boas Palavras e uma otima poesia, mas o que tem a ver a vida prática com a poesia.

    A poesia nasce da alma e o erro criticado pela psiquiatra, que não gostaria que seus filhos seguissem o mal exemplo é simplesmente uma atitude da carne, nada a ver com sua genilidade fabulosa que ficou apenas nos sonhos e nas letras de suas canções, não realizou nada na vida pratica.

    Os grandes lideres libertadors são aqueles que morrem por seus ideáis no campo de batalha, arregaçam as mangas e lutam dia e noite sem cessar até atingir a libertação de seu povo, estes sim ficarão na história para sempre, mas aqueles que morreram em suas camas sonhando com dias melhores e fugindo do compromisso escondendo atras de drogas e traumas infantis, não podem ser comparados com grandes lideres, mas isto não lhes tira o mérito de serem ótimos poetas que são.

    presentepravoce.

    Curtir

    • Se a psicologa acredita em Deus,sabe muito bem das formações do ser humano e do indivíduo, tanto no âmbito das partes espirituais como as psicológicas e emocionais, ocorrem num processo contínuo, pois contínuo é o seu desenvolvimento; por isso, é constante a necessidade de aprimoramento tanto espiritual, psicológico e emocional.Em suma : Ele foi gênio, artista,musico e acredito que aprendeu muito com a doença e sua própria expiação aqui na Terra (aí está seu maior exemplo ; exemplo de erros e acertos;O verdadeiro Céu e Inferno)Grato a oportunidade de resposta.
      Em lembre-se: O ser humano está sempre em aprimoramento constante,portanto não devemos julga-los.
      …e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. Joao 8:3-7

      Claudio Monteiro

      Curtir

  18. ja deichei recados en varios saits seus mais vc nao me responde se vc acha que cazuza foi apenas um noia bebado que infilismente pego uma doenssa . vc ta muito enganada ele foi e sempre vai se o melhor cantor de musica naciona do brasil e enquanto vc fala dele a fama dele so aumenta e seus fa idolatram o mais ainda bjs de um fa do cazuza vc tem que ouvir uma musica dele que chama o tempo nao para

    Curtir

  19. Olá,

    Eu sou estudante de Psicologia e estou um pouco constrangida pela matéria feita por essa futura colega de profissão.

    Nesses quatro anos em que estudando, aprendi que a Psicologia vai além dos nossos conceitos próprios, pois, tratamos de seres humanos, das mais diversas qualidades e defeitos.

    Ser psicólogo é poder ver as pessoas como elas verdadeiramente são. Não cobrando o que é certo ou errado. Na psicologia não existe isso.

    É fácil para nós criticar a Lucinha, pelo erros que ela cometeu, porque a olho dos criticos, ela criou seu filho de maneira inadequada, mas não pensamos que ela foi uma brava mulher que lutou junto ao seu filho até seu último suspiro!

    Essa perda, não apenas a deixou triste, mas arrancou um pedaço de seu coração, que hoje é recuperado aos poucos com a Vida Social, onde cuida de crianças com a mesma doença que matou seu filho.

    Esse pequeno detalhe, muitas pessoas que a critica, esquecem de comentar.

    Hoje em dia, poucas são as pessoas, que pensam em ajudar o próximo, mesmo com um pão. A Lucinha, transformou a sua dor em solidariedade, dando a oportunidade de crianças e adolescentes já com sua doença, ter educação e esperança.

    Cazuza, se foi a quase 21 anos, e ele nos deixou um buraco, muito grande….
    Cazuza é um poeta como poucos existente em nossa música.

    Hoje, acredito que não podemos julgar o comportamento de ninguém, pois a mídia totalmente aberta, nos coloca a frente de todos os vícios e banalidades e vai da conduta de cada um querer seguir ou não.
    E não será o estilo de vida de Cazuza, que poderá fazer com que um adolescente faça alguma coisa julgada “errada”.

    Cada um é dono de seus próprios atos.

    Um abraço,
    Bárbara

    Curtir

    • Mto bem Bárbara… após ver seu comentário tenho certesa que será uma excelente profissional… diferente da pscicóloga de mente fechada que escreveu este texto simplismente deprimente sobre um jovem que foi mto importante para a cultura nacional…

      Resposta:

      Exelente opinião, pena que este jovem, morreu ainda jovem e ao invés de deixar muitos bons exemplos a serem seguidos, foi na verdade um bom exemplo daquilo que não deve ser seguido.

      Sizenando

      Curtir

    • Olá Sou Rafael.é de se avaliar é uma questão pessoal.eu por minha vez acredito sim que cazuza é e sempre será um mito.cazuza vivia sua liberdade e mostrava que não se pode ser hipocrita,mas encarar a vida a sua maneira.a desordem existe em toda classe social.gente humilde tambem erra.o erro é um só.a vida de cazuza não me inspira.mas a vida passada em suas músicas isso me contagia.resumindo cazumanioco..

      Curtir

  20. Nossa… sério mesmo que ninguém entendeu o que a escritora da carta quis dizer? Estou irritada vendo o moderador do site tentar fazer com que entendam.

    Parem de defender a arte do Cazuza, parem de defender o poeta!!! Parem de defender suas letras, parem de defender sua geniosidade. Ninguém está questionando o artista “pelamordedeus”!!! Parem de ficar procurando pêlo em ovo só pra não deixar que falem mal do idolozinho!!!

    Quando ela escreve fala apenas de exemplo, o exemplo que esse rapaz é para os jovens que ainda estão em idade de formação de caráter, valores e idéias… Ela fala em proteger não a “gente grande” com opinião muito bem formada e com clareza de certo e errado e capacidade para fazer filtros. Ela se preocupa com o exemplo que ele oferece a esses jovens inciantes, um exemplo de normalidade pra atos criminosos e levianos que foram simplesmente abafados por suas lindas canções e um carinho natural que nasceu nas pessoas com a morte prematura de um jovem artista .

    Todas as práticas do Cazuza nós vemos diariamente em telejornais como os da Record e da Band, mas ninguém se levanta pra defender o cara porque ele é um bom profissional, não… quando um desconhecido faz coisas como o Cazuza fez, ele é execrado pela sociedade. Como podemos fazer de conta que o filme “Cazuza” é um bom exemplo só porque tem lindas canções?

    É disso que se trata o texto. Só disso. Nada mais. Do comportamento! E é isso que os jovens copiam. São poucos os que possuem uma banda ou uma bela voz, ou ainda dom para compor, a grande maioria vai copiar o que consegue, o comportamento.

    Tenho 31 anos, 6 sobrinhos entre crianças e adolescentes e sei o quanto eles se confundem. Quem não entendeu ou não quer entender o que ela quis dizer, não tem filhos, sobrinhos, crianças em casa e não tem a mínima idéia ou interesse pelo que é a formação de caráter de uma criança, as dúvidas pelas quais ela passa, natural pra quem nunca viu um mundo tão grande e cheio de controvérsias. Quem tem um mínimo de noção de formação de um “pequeno serzinho”, quem se importa com o que ele será no futuro e pelo que irá passar, entende e concorda em gênero, número e grau com a escritora.

    Deus diz que podemos todas as coisas, mas nem todas nos convêm, cabe a cada um julgar o que é e o que não é conveniente pra sua própria família. Eu não julgo esse filme conveniente para os meus pequenos. Esse filme é a história de alguém que se ferrou, que quis viver a sua “fase” e não conseguiu sobreviver a ela. Como disse o moderador lá em cima, vamos colocar os nossos pequenos em risco dando a eles o “direito” de viver suas fases? Será que essas “fases” são imprescindíveis pra formação deles? Será que se não passarem por essas “fases” não serão pessoas completas? Será que se negarmos o “direito” a eles de “experimentarem” demais estamos prejudicando o futuro deles?

    “Meus heróis, morreram de overdose”, é isso que está acontecendo com os “heróis” televisivos dos nossas jovens. Saudade do tempo em que os pequenos tinham como único herói, o pai!!!

    Curtir

    • Olá Val

      Obrigado pelo comentário

      É bom ter uma voz aqui para dar uma força, já que a grande maioria daqueles que aqui chegam são exatamente os fãs do cantor e os que concordariam nem sequer leem este texto, pois não se interessam pelo cantor.

      Quem é cego não vê, logo como pode opinar sobre algo que não vê ?

      É o que acontece com qualquer pessoa que idolatra alguém, jamais verá seus defeitos e acabará por seguir seus maus exemplos e não os seus bons exemplos como deveria ser.

      Podemos ver tudo, mas devemos ficar apenas com o que é bom e o que não for bom devemos abandonar e até criticar como é o caso deste Post, já que os maus exemplos de alguém se tornaram um filme que os expõe como se fossem coisas boas e não como coisas condenáveis que dariam cadeia a qualquer pessoa comum, mas no caso de um artista isto nem sempre acontece, graças a Deus que o mundo parece que está mudando um pouco, começaram a prender os artistas e banqueiros, para quem sabe fazer mídia e evitar que os outros copiem seus maus exemplos.

      O diretor do FMI se ferrou, além de sujar o nome, vai responder processo, perdeu o cargo e jamais será presidente da França, quem sabe este bom exemplo da polícia americana evite milhares de crimes no futuro ???

      Paz de Cristo

      Sizenando / presentepravoce

      Curtir

  21. Nunca gostei do Cazuza, ainda continuo não gostando, mas depois do filme comecei pelo menos a entender o discurso dele…

    Entendi que a carreira dele teve várias fases, no inicio da carreira ele era “exagerado”, queria viver “pro dia nascer feliz” ou como um “maior abandonado…

    Depois caindo um pouquinho na real ele buscava uma “ideologia” pois, suas crenças não o levaram a nada. Viu que sua vida era uma derrota mas “fazia parte do show dele…” e por fim quando viu que estava rodeado de maus exemplos, icluindo ele próprio, que tudo que o cercava estava errado, sua saude debilitada e que sua postura foi a causa de tudo isso, ele declarou que “sua piscina estava cheia de ratos… que suas idéias não correspondiam aos fatos…”

    A pisicóloga porém, não entendeu nada do filme, tampouco de suas letras, acho que ela deveria escutá-las e ver o filme novamente pois, tudo que ela está dizendo que ele é, ele próprio assume, porém de uma forma poética, melancólica, talvez isso a incomode…

    Finalizando entre a psicóloga e ele, prefiro acreditar nele que foi o protagonista da vida dele!!
    Comentar vídeo-tape é muito fácil, viver disso então, nem se fala!!

    Resposta:

    Eu entendi muito bem o que você quiz dizer, não sou contra o Cazuza e jamais disse que não gostava dele ou de suas musicas, acho que ele foi um cara legal quando cantava e principalmente quando escrevia, só que sua vida particular, nos bastidores, o levaram a abusar da sorte, isto porque ele se esqueceu que o homem não é invulnerável a nada e que não basta falar, é preciso viver aquilo que se fala, e este foi exatamente o seu erro, ele plantou uma ideologia muito boa, mas jamais cuidou de sua semente e antes mesmo que começasse a germinar ele sucumbiu aos seus proprios erros e finalizou o que tinha começado muito antes da hora, acho que a psicóloga em questão demosntrou muito mais preocupação com sua propria família do que com os problemas do Cazuza, na verdade esta carta se trata de uma proteção para si mesma do que uma receita de cura para o doente em questão, porque afinal de contas ela trata do caso como um caso “terminado” e se esquece que muitas pessoas ainda refletem a “Ideologia” plantada por Cazuza, mesmo que intenrrompida no meio do caminho ainda continua ativa, isto podemos ver através dos varios comentários que aqui foram expostos, Cazuza pode ter morrido, mas me parece que ele está muito bem vivo no coração de muitos de seus fãs.

    Eu só espero que estes fãs não repitam o mesmo erro de Cazuza e deixem que o que foi bom possa frutificar.

    Paz de Cristo

    Curtir

  22. Estou horrorizada com a opinião dessa tal psicologa! Espero que a mãe de Cazuza nunca leia esta página na internet…. mesmo que Cazuza tivesse recebido outra educação, não significa que ele estaria salvo, “VIVO“. Talvez nunca tivesse criado tantas obras primas, morreria sem abrir os olhos para o Brasil para a AIDS.
    Tanta gente hipocrita morreu naquela época da epidemia e a familia tinha vergonha de dizer a razão da morte por causa do preconceito. Graças a coragem de Cazuza foi que muita coisa mudou.

    Não vou falar da obra do cantor pois é fenomenal, mas é importante saber como foi a VIDA dele para entender o seu legado, por isso, esse filme deveria ser assistido por todas as pessoas que querem melhorar como ser humano. Eu era uma criança quando conheci a musica do Barao Vermelho, tive uma camisa vermelha enorme da banda que eu usava e parecia um vestido em mim! tocava cazuza em todas as radios. Quando Cazuza morreu eu já era um pouco maior, tinha uns 12 anos e li numa revista e perguntei para minha avó porque ele morreu, e ela não quis explicar. Mentiu que foi acidente. Naquela epoca não era fácil saber das coisas como hoje que uma criança liga a tv ou o computador e aprende sobre tudo. Eu só fui saber a causa da morte por minha conta pesquisando, naquela epoca era um tabu enorme conversar sobre algo assim com uma criança; Quando eu entendi o que era AIDS, fiz a conexão com outras mortes perto de mim, o irmao da melhor amiga da minha avó que era cabelereiro, o amigo da minha mãe todos eles morreram também jovens e do nada, foi da mesma doença e ninguém tinha me falado a razão! Quanto mais eu descubria (numa epoca sem internet, com telefone de orelhão com ficha, onde um amigo sabia menos que o outro colega) mais eu entendia o que aconteceu. E depois disso loquei filmes sobre drogas na adolescencia (“Not my Kid’, “Christiane F”) que me abriram os olhos para o mundo das drogas, ver o outro lado fez com que eu nunca tivesse interesse em usar apesar de muita gente me oferecer pois eu tinha muitos amigos e ia pra festas.

    Eu agradeço minha mãe por ter me dado liberdade de poder ver esses filmes, ler livros e aprender o certo e o errado. Se fosse pela minha avó eu nunca saberia nada, e quanto mais ela escondia mais eu me interessava em saber o porque dessas mortes.

    Minha humilde opinião: essa psicologa esta erradissima em censurar e criticar esse tipo de biografia, na verdade filmes sobre idolos que se foram de maneira tao trágica, são positivos pois mostram o lado sombrio que muita gente não imagina quando gosta de um artista! podemos entender melhor a obra, as musicas quando estudamos a vida do idolo.

    Assim a morte deles não foi em vão, podemos aprender com os erros que eles cometeram! assistir esse filme de Cazuza não é idolatria a um mal exemplo, pelo contrário, mostra que Cazuza e outros que se foram tão cedo e viveram ao máximo, foram seres humanos como nós, não estão num pedestal de perfeição. Eu aprendi demais com os erros cometidos por esses artistas.

    Se eles ficassem em casa olhando para as paredes ou indo do trabalho mediocre no escritorio para casa, dúvido que fariam uma obra profunda e verdadeira.
    Tem vários filmes que essa psicologa deveria ver junto com a filha dela pois proibir vai instigar mais o interesse de qualquer jovem, permitir que a pessoa veja e tire suas conclusões é o correto, uma psicologa deveria saber disso antes de trabalhar…

    Assista não só a biografia de Cazuza, mas também o filme com Angelina Jolie sobre a modelo dos anos 80, Gia Carangi, a mais bonita e desejada nas fotos mas que apesar da fama e fortuna era viciada em heroina e morreu de aids. Ver esse tipo de filme me ajudou a nunca entrar no caminho do exagero, pois essa historia nunca terá um final feliz;

    Conhecer a vida de Cazuza fez com que eu ficasse mais ciente sobre o quanto a vida vale a pena viver,

    olha psicologa, você está criando sua filha numa redoma, pense e tente rever seus conceitos. Filmes recomendados para sua filha e você:
    GIA FAMA E DESTRUIÇÃO, UMA GAROTA IRRESISTIVEL (sobre Edie sedgwick), CHRISTIANE F, NOT MY KID, A ROSA, STONED, THE DOORS, REQUIEM FOR A DREAM, KIDS, GERAÇÃO PROZAC, PROFISSAO DE RISCO…

    Curtir

    • Olá Elaine Cristina

      É um Prazer receber seu comentário aqui neste Blog, tenho recebido muitas críticas de admiradores de Cazuza, esta carta não foi escrita por mim e sim por uma Psicologa que não divulguei o nome por completo apesar de que no e_mail que circula pela net e esta postado em diversos outros Blog’s ter seu nome completo e telefone.

      A minha intenção é gerar um debate sobre este assunto, pontos extremos, apresentação de prós e contra e etc.

      No entanto aqueles que defendem Cazuza, o defendem de olhos fechados e não apresentam nada de sólido, quando chegam com bons argumentos apenas defendem a qualidade de sua poesia e simplesmente omitem sua vida degenerada que causou sua morte prematura e que neste caso jamais gerou o que nele havia de melhor, muito pelo contrário, roubou dos brasileiros o poeta que poderia estar até hoje conosco com muitas musicas melhores do que as que ele tinha feito antes.

      A opinião da Psicologa é que no filme a parte ruim da vida de Cazuza é apresentada de uma forma que o adolescente tenha vontade de copiar, fazer o mesmo que ele fazia para ficar semelhante a seu ídolo e pelos comentários que recebi antes do seu aqui neste blog todos levam a sério esta verdade, copiam a irreverência como forma de crítica, chingam sem motivo ao invém de expor ideias claras, fecham os olhos para a verdade e o perigo, na verdade acabo crendo que são todos favoráveis à liberação das drogas para que se tornem usuários latentes.

      Veja o ultimo comentário, também foi muito bom e até cinsero, mas finaliza o texto com um palavrão bastante usado por aqueles que lavam as mãos e não se comprometem realmente com as mudanças propostas para a sociedade. Falar é muito bonito, gritar que existe algo de errado no mundo é muito bonito, Cantar e mover multidões é muito mais bonito ainda, mas se camuflar em boates noturnas escuras, se acovardar atras de um chingamento, se diluir dentro de uma dose de whisk, Campari ou Vodika ou ainda realizar seu exatase máximo com uma picada de cocaína na veia jamais irá levar o mundo a resolver seus problemas e assim o que pregava o ídolo contra a sociedade acabou agonizando em um leito de morte juntamente com seu poeta, pois o mundo pricisa de um lider que não seja seduzido pelo poder, pelo dinheiro e principalmente que não seja destruído pelas drogas ou então o nosso mundo jamais deixará de ser esta “droga” que está se tornando a cada dia.

      Você testemunhou muito bem, precisamos conhecer para nos preservar, porém quem pensa assim como você são poucos e é necessário que nós que conhecemos os perigos da realidade abramos os olhos daqueles que preferem continuar cegos a esta realidade, torna-se então um compromisso meu e seu acordar o mundo para estas verdades e nada melhor que envolver o nome e os icones que promovem ou promoveram esta irresponsabilidade toda, porque afinal de contas O NOSSO PRIMEIRO IDEAL DEVERIA SER SEMPRE PRESERVAR A NOSSA PROPRIA VIDA, e este foi o maior pecado e erro do grande poeta e lider de uma geração chamado CAZUZA, erro esse que é defendido por muitos em nome de uma liberdade que não é e nunca foi liberdade, já que ser viciado e escravizado por drogas que sugam todo o seu talento e todo o seu dinheiro não é jamis será LIBERDADE.

      É só um erro de conhecimento sobre o verdadeiro sentido de uma palavra.

      Muito obrigado

      Sizenando / presentepravoce

      Curtir

  23. cazuza merece muito mais do que fizerem neste simples filme, suas letras sao maravilhosas e nos mostram a realidade gosta quem quer ouve quem quer. nao foi nenhum mimado apenas seguiu pelo o sonho que gostaria e nao é porque o pai dele era diretor de uma grande gravadora, isto é, não dependeu do pai dele pra Cazuza criar o que criou e fazer tanto sucesso como fez e ainda faz, fazendo entre todas as idades idependente se foi um drogado ou nao ele fez e mostrou muitas vezes o que deveria ser feito, eu sou adolescente e nem por ele ser o meu idolo faço o que ele fez apenas eu amo ele pelo o que fez mesmo tendo feito erros, lembre-se nao foi nenhum tipo de mimado, logico sao suas opinioes mas nao dê opinioes erradas. CAZUZA É MELHOR tendo feito o que fez é o melhor, que nenhuma pessoa siga o caminho que ele teve, ele apenas foi um muleque que queria viver intensamente sem pensar no amanhã e fazer tudo que queria, e o filme mostra que nao devemos fazer isso. bjs e reentenda o filme . lembre-se “o poeta nao morreu, foi ao inferno e voltou” . e voce nao esta tentando construir o mundo que ele tentou. se é assim voce esta fazendo tudo errado, pois grande parte cazuza fez . FODA-SE VOCE

    Resp:

    Seu texto merecia um final melhor do que este ….

    .
    Olá Gilsiane

    Não vou responder ao seu comentário com minhas palavras, apenas lhe enviarei o comentário que entrou logo após o seu, sem que ela tenha lido o seu já que ainda não havia sido aprovado, mas quando for aprovado ficará parecendo que ela emitiu uma resposta a você.

    De qualquer forma, gostei de suas palavras, apenas o seu final é que demosntra a necessidade de continuarmos com a mesma opinião que temos a respeito do filme, porque evidentemente lavar as mãos e se acabar nas drogas não é se comprometer com aquilo que se cantava tão bonito em cima do palco para todas as multidões, Cazuza não gerou uma geração de lutadores contra o sistema e sim uma geração que grita, chinga e se esconde na hora “H” de enfrentar a realidade de frente.

    Leia o comentário da Elaine que é muito semlhante ao seu e também critica a opinião da Psicologa, diferencia somente na atitude que ela tomou e o que ela recomenda para os nossos Jovens e adolecentes de hoje frente aos icones e ídolos que a mídia e a TV produzem.

    Fique com o texto do próximo comentário…

    Curtir

    • Olá Gilsiane

      Não vou responder ao seu comentário com minhas palavras, apenas lhe enviarei o comentário que entrou logo após o seu, sem que ela tenha lido o seu já que ainda não havia sido aprovado, mas quando for aprovado ficará parecendo que ela emitiu uma resposta a você.

      De qualquer forma, gostei de suas palavras, apenas o seu final é que demosntra a necessidade de continuarmos com a mesma opinião que temos a respeito do filme, porque evidentemente lavar as mãos e se acabar nas drogas não é se comprometer com aquilo que se cantava tão bonito em cima do palco para todas as multidões, Cazuza não gerou uma geração de lutadores contra o sistema e sim uma geração que grita, chinga e se esconde na hora “H” de enfrentar a realidade de frente.

      Leia o comentário da Elaine que é muito semlhante ao seu e também critica a opinião da Psicologa, diferencia somente na atitude que ela tomou e o que ela recomenda para os nossos Jovens e adolecentes de hoje frente aos icones e ídolos que a mídia e a TV produzem.

      Fique com o texto do próximo comentário…

      Curtir

  24. VAI TOMAR NO (*)!!!!!!!!!!!!!!

    BABACA!!!!!!!!!!!!

    MORALISTA BURGUÊS (*) !!!!!

    QUE PAIS VC TA CONSTRUINDO!!!!!!!!!!!!

    FORA REPRESSÃO!!!!

    Resposta:

    Estamos construíndo um país de pessoas responsáveis que possam sobreviver para desfrutar o futuro, porque os inrresponsáveis consigo mesmo não sobrevivem muito tempo, morrem muito cedo na vida e é por isso que não podemos aconselhar a irresponsabilidade dos atos de Cazuza, porque causaram lhe a morte prematura, de uma vida que poderia ser muito feliz.

    Que Deus te abençoe e te conduza à felicidade verdadeira.

    Resposta:

    Estamos construíndo um país de pessoas responsáveis que possam sobreviver para desfrutar o futuro, porque os inrresponsáveis consigo mesmo não sobrevivem muito tempo, morrem muito cedo na vida e é por isso que não podemos aconselhar a irresponsabilidade dos atos de Cazuza, porque causaram lhe a morte prematura, de uma vida que poderia ser muito feliz.

    Que Deus te abençoe e te conduza à felicidade verdadeira

    Curtir

    • prezada (*) (significado: Mario)

      já que foi tao pesado quero traduzir o que vc falou:

      -Tenho inveja do Cazuza pois ele teve coragem de assumir sua bixesualidade e eu também gosto de (*)

      -Eu sou um babaca pois o racismo e a idiotice me dominaram.

      -No seu ultimo disco Cazuza publicou a musica burguesia criticando os burgueses. Então tenha moral e conheça a pessoa antes de xingala.

      -Cazuza construiu um pais melhor criando protestos musicais.

      -Vc quer dizer enfia no meu (*)

      vai (*) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      (*) – Palavrões censurados

      Curtir

      • Caro amigo João Antonio

        Você diz ter apenas dez anos e considera Cazuza como um Deus libertador do povo Brasileiro, porém ainda com sua tão pouca idade já dispara palavrões e ódio em todas as direções.

        Pressinto que você não atingirá nem mesmo a idade de Cazuza, muito menos ser um musico como ele foi, pois afinal, os erros de Cazuza só aconteceram depois de já ser famoso, mas você já está errado desde agora. Pessoas assim, se não se converterem a Deus, não terão uma vida muito longa, pois logo se encontrará com outro igual a si mesmo e um aniquilará o outro.

        Ninguém tem nada a ver com suas preferências sexuais, mas temos tudo a ver com as nossas preferências sexuais, assim como Cazuza escolheu o que Quiz fazer com sua vida, até mesmo jogá-la no LIXO, eu também tenho o direito de escolher o meu caminho e de meus filhos, se por acaso eles mudarem o caminho deles e se danarem como Cazuza, isto não será por minha culpa.

        Caro garoto, espero que você mude suas opiniões e atitudes, pois em poucas palavras que escreveu aqui, tive que censurar quase que a metade delas, isto é o que dá seguir maus exemplos, a partir de agora estarei rezando a Deus que converta seu coração e preserve sua vida até que saibas pelo menos discernir o que é bom e o que é mal.

        Deus te abençoe.

        presentepravoce

        Curtir

  25. Olá passei aqui de novo para avisar que o blog de psicologia antigo saiu do ar devido aos muitos acessos simultaneos, então, estou aqui para te avisar do novo blog:
    http://psicologiaparatodos.orgfree.com/blogpsicologia

    Não esqueça de visitar! Pode esquecer o outro endereço!

    abraços!

    Gabriel

    Curtir

  26. Ninguém que veio aqui deixar suas palavras em defesa do cazuza está aqui de acordo com seu modo de vida, e com o modo a que foi dado o seu fim. Simplesmente é fato que aconteceu, e é realidade que temos que saber que existe, não existe melhor exemplo do que um super poeta que teve seu fim antecipado por uma doença incurável.

    Não esqueçamos que a AIDS era uma doença sem precendentes e aqui no Brasil tinhamos pouca informação, o que ao meu ver tira um pouco dessa culpa que jogamos em cima dele, afinal nos dias de hoje seria muito mais tolo se ele fizesse isto, porém o sr. administrador do link e a sra. psicóloga estão tentando afundar junto com sua vida louca, todas suas obras deixadas que até hoje nos tocam no fundo da alma.
    Se existisse só mais um Cazuza como foi dito aqui com maestral ignorância e carnismo (existem milhares por aí), com certeza um dos milhares de “cazuzas” que existem por aí sem reconhecimento não passaria em branco, ainda mais nesse momento musical que o pais vive onde se tem muita porcaria, o nosso mundo seria bem melhor se tivesse só mais um cazuza por aí, pode apostar.
    Não sei como podem acreditar em Deus, em divino em ter fé, se são capazes de registrar condenações e julgamentos à pessoas que sequer estão aqui para se defender, se não são capaz de ter sensibilidade de reconhecer o Dom de uma pessoa. – vc vai descordar, um DOM sempre é divino. Foi Deus quem deu a ele esse dom para poder tocar as pessoas com as palavras.

    De pastores o nosso mundo ta cheio, olhar para o caminho dos outros e condenar é fácil, isso sim existem aos montes por aí, aos milhares de “talentos” escondidos por aí, agora escrever uma coisa que nos faça refletir e nos mude para melhor não sai nada.
    ” Todo homem quer ser rei, todo rei quer ser Deus, mas só Deus quis ser homem”

    Sejamos homens.

    A espiritualidade de uma pessoa é aflorada através da música (basta estudar a história das religiões). por isso é fácil entender quem não respeita o nosso poeta. ele mesmo cantou:

    “Não tem sonho nenhum ele nada espera, por isso nem repara na manha do poeta “.

    Não teria como reparar, é preciso muito mais do que uma Bíblia debaixo do braço e palavras de ditador para se julgar melhor o suficiente para falar mal de uma pessoa que fez tanto pela nossa música e sociedade. A começar que a Bíblia nos ensina a não julgar o seu próximo, pois todos temos pecados e cada um responde por seus atos no dia do juízo final.

    Amigos, eu tenho certeza que nós que escutamos Cazuza estamos mais próximos de Deus do que essas pessoas que escrevem essas porcarias, infelizmente a internet é o esgoto da humanidade.

    Passe bem.

    assinado. Roqueiro

    Curtir

    • Veja Bem amigo Roqueiro.

      Entre todas as pessoas que defenderam Cazuza aqui neste Blog, você foi a mais sensata, porém você nos acusa de criticar a obra deste autor e em muitos outros comentários acima eu disse e repeti que nosso objetivo aqui não é criticar a obra de Cazuza e nem seus méritos artísticos.

      Que fique bem claro isto:

      A psicóloga acima, inclusive não critica Cazuza em si e sim um filme sobre sua vida onde é exposto os erros cometidos por Cazuza como se fossem coisa corriqueiras e normais na vida de qualquer Jovem da idade dele, o que jamais poderíamos concordar, pois se Cazuza usou de seu “livre Arbítrio” para levar uma vida de devassidão, não seria de nossa conta tal fato, mas este filme contaminar e contagiar os nossos jovens e adolescentes já seria um pouco demais ficarmos em silêncio.

      Não condeno Cazuza pela vida que ele levou, eu sou a favor da liberdade, sei que Deus ama a todos nós e também o amou profundamente, mesmo que ele tenha valorizado este amor e tenha cometido erros em sua vida que o levou à morte.

      Sei que naquela época a Aid’s estava no seu princípio e que se fosse hoje provavelmente ele não morreria, mas isto não justifica os atos que ele cometeu e os riscos que ele correu desrespeitando a sua própria vida.

      Não somos nós que o condenamos, foi ele próprio que se condenou, não sei se foi por seguir conselhos errados ou se pelo prazer de desobedecer os conselhos certos de sua mãe, fato é que ele morreu por sua própria culpa e não por minha ou da Psicóloga acima descrita, mas eu tenho certeza de que este debate pode salvar muitas outras vidas no futuro e quem sabe um poeta mil vezes melhor do que Cazuza, como você mesmo disse, onde estão os nossos poetas de hoje, será que não estão se acabando nas drogas antes mesmo de despontarem na mídia ?

      Você nos critica por criticar Cazuza e ao mesmo tempo declara que em nosso momento musical só se encontra porcaria, você que aprendeu a amar a arte de Cazuza despreza aqueles que amam outra arte e se acha o dono da razão ? respeite então você também aqueles que amam os poetas de hoje e deixa de ser “CARETA” como nós que reprovamos os atos errôneos de seu poeta favorito, você se esquece que cada pessoa tem uma opinião, cada geração cresce com seus próprios ídolos e você não tem o direito de achar que a nossa música atual é uma porcaria porque esta seria a opinião de um monte de gente a respeito de seu poeta naquela época e ainda hoje, não porque Cazuza esteja errado e sim porque estas pessoas aprenderam a amar Sinatra, Elves Presley, Beatles, Straus, Betoven ou outro qualquer tipo de musica que marcou a sua geração.

      Só para que você veja, que gostar ou não de Cazuza, não é apenas uma questão de reconhecimento de sua poesia e sim uma questão de ter vivido uma geração e uma época de nossa vida.

      Meu amigo Roqueiro anônimo, você é exatamente eu amanhã, dando a sua opinião sobre um poeta de hoje enquanto um jovem adolescente hoje e casado com filhos amanhã estará defendendo um poeta e um cantor que marcou a sua juventude.

      Foi um prazer compartilhar opiniões com você.

      Sizenando / presentepravoce.

      Curtir

  27. Por acaso a Sra.Psicóloga já ouviu falar em BIPOLARIDADE???

    Curtir

  28. Sou idiota, mas estou vivo…
    Sou triste, mas estou vivo …
    Sou inútil, mas estou vivo …
    pra viver é preciso coragem(cazuza)

    o cazuza está t dando uma aula de vida!!

    Resposta:

    Olá steve

    Cazuza pode me dar aula de como cantar bem, de como me comportar em cima de um Palco, de como gravar um cd, de como fazer sucesso, de como brigar contra a sociedade e etc… muitas outras lições….

    Mas sobre a vida, ah !!! isto não !!!

    Porque sua lição sobre a vida É exatamente qual seria o menor caminho para se perdê-la, tanto é que ele conseguiu perder a vida dele bem jovem e isto eu acho que não seria uma lição de vida e sim uma lição de morte, exatamente o caminho que não deveríamos seguir e neste ponto eu até que concordo se ele disser com sua atitude final no caixão a todos os seus fãs estas palavras de despedida:

    ‘CAROS FÃS, VOCÊS QUE ME AMAM E GOSTAM DE MINHAS MÚSICAS, POR FAVOR, ME HOMENAGEM JAMAIS FAZENDO O QUE EU FIZ DE MAL COM MINHA VIDA PARTICULAR, JAMAIS PERCAM AS VOSSAS VIDAS NAS DROGAS, NO ALCOOL OU NO SEXO SEM PRECAUSÕES, NÃO SIGAM ESTE MEU MAL EXEMPLO, E SIM SOMENTE OS MEUS BONS EXEMPLOS.”

    Existe por acaso alguma música de Cazuza que diga algo pelo menos parecido com isto ? se houver ? Copie aqui por favor, eu ficarei imensamente grato já que eu não conheço todas as músicas dele.

    Foi um prazer.

    Curtir

  29. Sou idiota, mas estou vivo…
    Sou triste, mas estou vivo …
    Sou inútil, mas estou vivo …
    pra viver é preciso coragem(cazuza)

    o cazuza está t dando uma aula de vida!!!

    RESPOSTA:

    A Lição de como morrer bem lentamente e com muita dor ?

    DISPENSO ESTE APRENDIZADO …
    .

    Pra viver é preciso CORAGEM (cazuza)

    .
    Como ele era um covarde então preferiu a morte

    Se ele próprio seguisse o que cantava teria tido peito
    Para renunciar a escravidão da luxúria, da embriagues
    E da devasidão.

    Bem se vê que sua música de palco não refletia nas
    atitudes de sua vida cotidiana, mas este pecado não
    pertence somente a ele não, este pecado é o pecado mais comum
    que todos nesta terra cometem, o problema é que alguns
    acham que o errado é que é certo e o certo é que é errado.

    isto chama-se:

    INVERSÃO DE VALORES.

    É O PROBLEMA MAIS GRAVE QUE TEMOS HOJE NA HUMANIDADE.

    Curtir

  30. aproveitar sua velhice? quando vc tiver com pelancas vai querer aproveitar,vc é mesmo um cabeça de bagre,cara ele ficou vivo na melhor epoca que nos temos,que é a juventude,e ele fez o que ele quis, nao defendo nada que ele fez,mais tambem acho que isso nem era pra ta sendo comentado,o que ele fez é da sua conta? o que é de nosso interesse é o cantor e as musicas so isso nos desrespeita… e ele ta morto mais vai ser lembrado pro resto da vida e voce??? vc nao vai deixar nada para as pessoas,nada de bom, ele mudou historia de muita gente e da musica brasileira ainda… enquanto ele ta feliz se eu to defendendo alguma coisa ,nao sao os erros com certeza ,ate pq ele nao achava um erro se nao, nao faria por tanto tempo,iisso é um erro p vc nao significa que todos achem um erro tambem…fui deixa ele em paz!!!

    Curtir

  31. presentepravoce ,vc é idiota? ou nao tem mais o que fazer a nao ser ficar falando de coisas que nao sabe realmente o significado, voce é aquele famoso do CONTRA ,se voce que deve ser uma pessoa bem triste e inutil fizesse pelo menos uma dessas coisas erradas que o cazuza fez voce seria mais feliz sabia? agora faz q nem o maluko ali de cima ,apaga esses comentarios idiotas que vc escreveu,vc nao conhece nada do cazuza e nem se quer suas musicas,e mesmo se ouvisse nao entenderia,voce é um ser insignificante ,,,entao n comenta nada! “vamos pedir piedade,senhor piedade,pra essa gente careta e COVARDE” “olhinhos de bola de gude,paixao impossivel,eu tenho esperança eu fiz o que eu pude,ahh eu fiz o que eu pude” cazuza

    Resposta:

    Não farei nenhum comentário, mas….
    Sou idiota, mas estou vivo…
    Sou triste, mas estou vivo …
    Sou inútil, mas estou vivo …
    .
    Cazuza pode ser o máximo, o melhor poeta e melhor cantor do mundo, mas está morto, não por minha culpa e sim por sua própria culpa, não soube medir as conseqüências de suas inconseqüências e deu nisso, afinal quem sai na chuva sai para se molhar, por isso quando for para fumar maconha ou aplicar cocaína na veia é melhor ser covarde e careta, pelo menos assim você permanece vivo e pode aproveitar verdadeiramente a sua velhice e não ter perdido a melhor parte da vida como ele perdeu.
    Porque você não acende umas velas para ele, talvez ele fique muito mais agradecido do que ouvir você defendendo seus erros.

    .
    Sepultura
    .

    Que Deus te abençoe

    Sizenando

    Curtir

  32. não estou exaltando os seus defeitos, mas qualquer idiota semi-analfabeto q ler o texto da pseudo-psicóloga, percebe q ela ataca o cazuza por todas as frentes.
    se por um lado o cazuza teve uma vida devassa. as suas letras são mt conscientes. um poeta…. ponto final!!!!

    Curtir

  33. “Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora.

    Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

    Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não daria Ibope, não rende bilheteria?”

    vai dizer q essas palavras não colocam em xeque a relevância do artista. viva cazuza!!!!

    Reposta:

    Acho que não !
    Seu trabalho continuará sempre sendo lembrado, o que queremos apagar são somente os seus maus exemplos, para que outras pessoas não caiam no mesmo erro, quando o usarem como Ídolo e espelho.

    Vamos exaltar seu lado Bom e sadio, mas não vamos copiar o seu lado ruim.

    Elogiem só o que é bom e rejeitem o que causou-lhe a morte prematura.

    LEGAL ASSIM ?

    Curtir

  34. essa psicóloga está bem equivocada. é indubitável q o cazuza era um poeta, e sua facilidade para escrever era magistral. é uma pena q exista uma pessoa esclarecida como um psicólogo e fique metralhando uma opinião infeliz e mal colocada como essas. tão superficial e tendenciosa.

    Curtir

    • Caro Steve

      Vejo que você não leu este segundo parágrafo …

      […] –
      Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um [*]*como ele, é, no mínimo, inadmissível. […]

      Eu já escrevi para muitas pessoas esta mesma coisa que lhe escreverei aqui agora.

      Ninguém está criticando o que havia de BOM em Cazuza e sim o que os Pais deixaram de fazer de bem para ele, já que concordar com todos os mimos do filho acabam gerando uma bomba relógio NO FUTURO, que não tem amor a sua vida e culmina na perca de um grande poeta para o Brasil, quem mais desvalorizou o que possuía, foi ele mesmo, porque jogou a sua vida no lixo ao invés de usar os seus dons para o bem e formação de uma sociedade sadia, entrar nos vícios e nas drogas é formar uma sociedade doente e dependente, e isto não serve de exemplo para nossos filhos, tem que ser repudiado, principalmente se crimes são colocados em um filme como se fossem coisas que qualquer um pode cometer sem ser preso ou condenado.

      Principalmente quando no caso de CAZUZA, causou-lhe a morte, porque quem caminha no mesmo caminho que ele caminhou, certamente estará correndo o mesmo risco que ele correu, e você por acaso enviaria seu filho para o submundo do Crime e das drogas ? Todos sabem que nos morros cariocas são raros os jovens que ultrapassam seus dezoito anos de idade, tudo isso por deficiência de educação e incompetência da sociedade em resolver este problema, que só poderá ser agravado com a veiculação de um filme como esse, já que todos os jovens se acharão no dever de experimentar os erros de seu ídolo mais querido.

      É muito bom termos conhecimento de causa, principalmente quando conhecemos os resultados dos erros que cometemos, para evitar que outros possam cometer os mesmos erros e pagarem com a vida assim como Cazuza pagou pelo preço de seus erros.

      Sua morte deveria servir de alerta contra o erro e não como exemplo a ser copiado e seguido.

      Fique com Deus.

      Sizenando

      Curtir

  35. Observo artistas como Cazuza, Maysa, Renato Russo e simplesmente os amo, não os adoro, como foi citado muito errôneamente por essa psicológa.
    Seus comentários egocêntricos e movidos pelo fato de sua filha ter assistido ao filme(Caso contrário ela não se pronunciava assim) são de total desreipeito à vida e obra deste homem que é considerado o poeta de sua geração.
    Pessoas como essa que Cazuza foi tem de existir justamente para revermos nossos conceitos.Para ver se estamos fazendo as coisas por que queremos ou por que nos foi imposto.Muitas vezes o que a religião nos expõe e nos impõe é totalmente inádmissivel, mas por falta de atitude nós aceitamos.Quando nos submetemos à isso estamos nos revelando pessoas fracas e sem vontade nenhuma para ir atrás do que é nosso.
    Cazuza viveu conforme quis e, garanto, qualquer um gostaria de viver como ele viveu, mas por medo negam.
    Enquanto músico e letrista que sou admiro muito seu trabalho por ser sincero, inovador e cativante.Ele entra em um perídodo em que o rock estava em alta e ser considerado um dos melhores dessa época tinha de ser muito mais que bom.Suas letras revelavam o desejo de uma multidão inteira de jovens brasileiros sedentos pelo fim da ditadura e por um Brasil novo.Quando ocorre o fato dele cuspir na bandeira ele quis dizer que estava cuspindo na situação que estava o Brasil, no modo como estava sendo governado e não no país.
    Um dos mais louvados(Note na minha colocação “Louvado” não “adorado”, não em apareça com psicólogas me condenando) é o de admitir sua doença.Como ele disse ao seu produtor na época: “Eu não posso cantar Brasil, mostra tua cara! se eu estou escondendo a minha”.Isso é o exemplo maior de que se deve assumir as consequencias dos proprios atos.Agora eu pergunto quantos políticos, líderes religiosos(principalmente), médicos e outras pessoas que se autodenominam os protetores do bem e dos bons modos fazem isso?
    Deixo a questão para todos e digo mais!Antes de falarmos mal dos outros e dos seus atos é melhor rever os nossos, posto que muitas vezes nos assemelhamos àqueles que acusamos tanto.

    Curtir

  36. totalmente censurado

    Curtir

  37. totalmente censurado

    Curtir

  38. Quando recebi a carta dessa psicóloga na minha caixa de e-mail, logo vi que era mais uma maniqueista , julgando o que é de Deus e o que não é. Do mesmo jeito que foi a historia do devasso Cazuza, poderia ter sido a história do devasso Davi (sim, Davi o da Bíblia). Como seria bom para os pseudo-crentes ver Davi na telona “esbagaçando” a mulher de Urias e dizer: Nossa como foi errônea a educação desse rei!
    Cazuza foi um dos maiores poetas da,l sua geração. Sua indignação com o sistema falido que aí está ( e quando digo sistema incluo a IGREJA) era de uma crueza e veracidade maior do que muitos ditos justos por aí. Quando é que esses pseudo-salvos vão entender que Deus não se deixa subjugar? Deus não é obra literária e nem musical para que homens detenham seu direito autoral. Agradeço a Ele todos os dias por Ele não pensar como o homem; por não pensar como essa psicologa. Ligo a TV e vejo os tele-pastores, os auto-intitulados apóstolos (os sedentos por “almas” que tenham grana no bolso) cada dia com uma nova “unção”, um novo projeto de posse do bairro, da cidade, do país. Todo ano, é o ano de alguma coisa “especial’: o ano de Elias, de José, de Eliseu, das portas abertas…até os locais de oferendas das religiões afro-brasileiras são disputados palmo a palmo com os tais atos proféticos. É uma “enterração” de estaca que não se vê nem em filme de vampiros.
    São Pessoas como essa psicologa, que a cada dia afastam dos templos os que poderiam realmente servir a Deus. Só restam em seus falidos bancos, em sua maioria, os hipócritas, os que viram pra sua família e dizem: “Se não vierem comigo, vão pocar nos infernos”. Triste realidade essa a da igreja hoje em dia. Tem apenas 500 anos, mas já fez tanta merda. O mais engraçado de tudo é isso…rsrsr. Quer dizer que antes de Lutero ter descoberto a “pólvora protestante” todo o mundo tinha sido destinado ao fogo eterno?
    As intenções de Lutero, além de políticas, eram totalmente sexuais. Coincidentemente casou com uma freira após a saída da igreja. Casou no papel…porque debaixo da batina já estava “rolando” há muito tempo.

    Voltando a Cazuza, que por sua sinceridade, era mais profeta que muito profeta por aí. Deixo aqui um trecho da ultima música, do último lado, do último disco dele:

    “Tem gente que recebe de Deus quando canta
    tem gente que canta procurando Deus…
    Eu sou assim, com minha voz desafinada…
    Peço a Deus que me perdoe…no camarim.”

    (Quando Eu estiver Cantando – Cazuza)

    Sim Cazuza, creio na misericórdia de Deus na sua vida, mais do que na vida dos fariseus que aplaudem a carta dessa psicologa.

    Ela, falando da sua vida assim, me lembra uma passagem bíblica em que os fariseus batiam no peito e diziam: «Obrigado, Senhor, porque não sou como ele, ela ou eles. Tenho a sorte de não pertencer aquela família, pais ou raça; é bom para mim não frequentar certas companhias ou grupos». (LC 18:3)

    Sim, cara psicologa, a senhora precisa rever seus valores. E por falar em valores: poste aqui o endereço do seu consultório para que eu e outros adoradores da Verdade não sentemos por engano no seu divã fascista.

    W. Santos

    Curtir

    • Olá

      Wanderlan

      Não entendo porque tanta indignação contra a Psicóloga, afinal é apenas uma opinião particular dela e no caso em questão ela está mais contra os produtores que fizeram um filme mostrando o que é ruim como se fosse uma coisa boa do que contra o próprio Cazuza.

      Não está aqui em questão a capacidade de cazuza como cantor, artista ou como compositor, nem mesmo é um julgamento dele como pessoa humana conflituosa e revoltada.

      O que está em questão é o caminho errado por onde ele trilhou e não deveria servir de exemplo para ninguém, portanto coisas erradas que levam a morte não devem ser veiculadas como coisas lindas e gloriosas e sim como o que realmente são, causam a morte e tudo que causa a morte de alguém, principalmente se este aluém é um grande artista devem ser totalmente evitadas e não recomendadas para ninguém.

      Muitas pessoas vieram em defesa de Cazuza, tudo bem eu aceitaria uma defesa em nome da pessoa e não em nome de seus erros, mas aparentemente todos que aqui defendram Cazuza, na verdade estão mesmo é defendendo o direito das pessoas continuarem a fazer coisas erradas que levam a Morte !

      Por acaso você recomendaria que a juventude que ama Cazuza bebesse até cair, fumasse até morrer, comprasse e vendesse droga, usasse droga, praticasse sexo irregularmente e etc.

      Espero que esta não seja a sua defesa, quanto à defesa da pessoa de Cazuza, ficará seu Comentário aqui juntamente com os outros que dizem praticamente o mesmo.

      Não vejo também no e_mail da Psicologa uma evidência tão gramde assim de uma religião “A” ou “B”, mas vejo sim um enorme instinto de preservação MATERNO, porque toda mãe só quer o melhor para seus filhos, e amar nem sempre é liberar, amar também é prender em um abraço e um beijo, aliás percebo na revolta de Cazuza, muito mais o trauma da falta de amor, carinho, abraço e beijo do que uma revolta contra a sociedade, porque muitos revoltados contra a sociedade se tornaram até revolucionários, terroristas, sequestradores e até formaram o partido dos Trabalhadores e mesmo sendo perseguidos pela polícia como bandidos hoje estão lá nos cargos mais altos da República Brasileira, mas acho que não consta que estas pessoas eram também viciadas em drogas, se todos tivessem tomado o mesmo caminho de Cazuza não existiriam os políticos tão conhecidos que temos hoje, logicamente eu também não sou a favor destas atitudes revolucionárias, mas só para vermos que canalizaram o seu descontentamento em outras coisas diferentes e neste caso é só aprendermos como a nossa revolta contra a sociedade pode se tornar utiu na solução dos problemas da sociedade e não simplesmente sendo mais um problema para ela.

      CAUSAS IGUAIS, PORÉM COM EFEITOS E ERROS BASTANTE DIFERENTES.

      Vê como de todo mal pode servir para gerar um bem maior, só depende de como canalizamos as nossas forças e como nós as aplicamos, mas quando nos entregamos ao pessimismo e ao tudo é permitido, certamente não chegaremos a parte alguma.

      Até Logo

      Sizenando

      Curtir

  39. Essa psicóloga poderia escrever um email abordando a péssima consequência do comportamento dos padres pedófilos em nossa sociedade, sobretudo em nossos jovens.
    Mas, infelizmente, é melhor atacar um pobre artista. Aliás, artistas são atacados pela sociedade desde que o mundo é mundo, bastando que questionem a visão conservadora desta para que sejam demonizados.

    Curtir

  40. Não concordo com suas opiniões. Ou melhor: não concordo com o tom pejorativo com que seus juízos de valor tratam da vida deste ser humano. Sua argumentação me cheira a um punhado de valores morais condizentes apenas com quem os segue. Qualquer pessoa tem o direito de admitir a vida que quiser. Obviamente, que questões à margem da lei devem ser tratadas com as devidas notificações legais. Não me parece, no entanto, que suas observações estejam voltadas apenas para o campo psicológico. Cazuza escolheu viver assim. Não o culpe por sua morte. Não o condene por ter nascido rico. Em uma de suas linhas, a Senhora diz que Cazuza só gravou porque o pai era diretor de uma grande gravadora. Erro! João Araújo, pai do cantor, era contra a entrada do filho na música. Bom, resta esperar que a Senhora faça uma pesquisa mais apurada, sem valoração e mais voltada para entender o outro. A Senhora é psicóloga mesmo?

    Curtir

    • Caro Teófilo

      Obrigado pelo comentário, que bonito nome, tens um nome de filósofo, sei que discordaste da opinião da Psicóloga, cujo nome eu não forneci por completo, se bem que no e_mail original constava nome completo endereço e telefone.

      Como disseste bem, cada pessoa tem o direito de escolher a sua propria VIDA, neste caso em particular seria mais correto dizer, Cada pessoa tem o direio de escolher a sua propria morte, porque emfim, foi este o camino que Cazuza escolheu.

      Não o da Vida e sim o da morte.

      Neste caso também não estamos discutindo a vida de Cazuza, nem lhe difamando, já que estes dados que aqui estão, além de ser verdade foram colocados em um filme, em um especial da globo e também editado em um livro.

      Talvez eu concorde com voce em Relação à gravação do disco de Cazuza, porque não conheço muito bem os detalhes que envolveram esta gravação, mas independentemente do Pai de Cazuza ser contra ou a favor da gravaão, bastava o fato de ser quem ele era para facilitar milhões de vezes a execusão deste processo, mas isso não vem ao caso, porque o assunto principal aqui é a educação de nossos filhos contestando maus exemplos que são divulgados como se fossem bons exemplos, afinal de contas é isto que a Psicóloga é contra na verdade. Ela contesta a prioridade que colocou no filme em detrimento de outras estórias mais proveitosas para nossa vida.

      Por exemplo, foi lançado um outro filme chamado “Lula o filho do Brasil” onde mostra a vida de nosso presidente quando era menino e sofreu bastante…
      “Mas quem não sofreu neste País ?”
      Principalmente no nordeste, quem não sofre ainda hoje que ele é presidente ?”

      Quantas crianças e mães não sofrem neste País por ter um Pai bêbado que bate na mulher e nos filhos ?

      Somos contra maus exemplos, um Bêbado é um mau exemplo, as pessoas ficam com dó das crianças que sofrem por ter um Pai que bebe e bate nos filhos, mas ninguém levanta a bandeira com a cara e a coragem contra a BEBIDA.

      O filme, como testemunha aqueles que andaram com o filhinho do Brasil depois de crescido sabem muitas verdades que simplesmente foram omitidas do filme maravilhoso, ou seja, a face oculta e desagradável deste filho “incognito” não foi revelada e foram muitos os que já colocaram a boca no trombone por se sentirem indignados e ofendidos por tamanha inoscência.

      Eu que não conheço a verdade, nem me atrevo a dar a minha opinião, mas acho que neste caso fazem um filme totalmente irreal para vender uma imagem política de uma certa pessoa sem se importar com a verdade completa ou estarem simplesmente fazendo campanha para a próxima eleição em que o ilustre homenageado ainda está no páreo e será beneficiado humildemente por alguns milhares de voltos de pessoas que se sentirem sensibilizadas com os sofrimentos de todos os brasileiros e não apenas dele em particular.

      Por este motivo eu sou a favor da opinião da psicologa em relação aos filmes que são feitos; claramente escondendo verdades e exaltando mentiras que acabam infuênciando mal a nossa população e principalmente a educação de nossos filhos.

      Precisamos vigiar e demonstrar as nossas opiniões, mesmo que estas opiniões sejam diferentes da maioria, certo ?

      Obrigado pela sua opinião, eu em particular aprecio este tipo de opinião,

      Que Deus te abençoe.

      Ps. […] Sua argumentação me cheira a um punhado de valores morais condizentes apenas com quem os segue. […]

      Valores morais seria mesmo a palavra chave de todo o texto, você é a quarta pessoa que contesta nossos valores morais, valores estes que por sinal formaram a CIVILIZAÇÃO que hoje você conhece e que está decaindo na droga, na revolta, na guerra, no lixo, na degradação física exatamente porque estão abandonando os VALORES MORAIS que na verdade são muito apreciados quando as outras pessoas nos tratam com senssibilidade, amor, carinho, dedicação, respeito e etc… mas quem não aceita valores morais e não trata as outras pessoas com estes valores, não deveria reclamar nenhum direito, porque nós também temos o nosso direito de opinar, e este texto é a nossa opinião, doa a quem doer, mas a verdade amigo Teófilo é que eu não tenho condições de obrigar ninguém a seguir os nossos valores morais e Cristãos, eu sou a favor da liberdade e do livre arbítrio assim como você é, só que eu prefiro usar da minha liberade para viver e buscar coisas boas e eternas e não alegrias passageiras que me levarão a morte em pouco tempo.

      A nossa opinião veiculada é exatamente a chance que algumas pessoas podem ter para refletir na vida que estão levando e poder usar da sua liberdade para viver e não para se entregar à morte.

      E acho que eu tenho o direito de expressar a minha opinião também, tentando recuperar OS VALORES MORAIS QUE TODOS DEVERIAM SEGUIR PARA PODERMOS VIVER EM UM MUNDO MELHOR E NÃO MORRER DEIXANDO UM MUNDO PIOR.

      Paz

      Curtir

  41. pânico de pessoas hipócritas e restritas em pleno 2009!!!
    os filhos dessas pessoas são os que mais aprontam, digo pq meus amigos controlados, reprimidos ou com educação exemplar são um tipo pessoa na frente dos pais e outro tipo de pessoa completamente diferente longe deles! as pessoas fazem o que elas querem da vida, independente de um pai ou uma mãe mostrar o caminho. e ver as diferenças do mundo faz com que a própria pessoa escolha o caminho que quer seguir. esconder a realidade de um filho, não importa qual, é subestimar a inteligência dele, é tratá-lo como uma pessoa incapaz de saber conduzir sua própria vida. aaai que preguiça de pessoas que pensam assim… fazer o que né… viver de aparência e imagem, se preocupar com o que as pessoas vão pensar etc… por isso tem tanta gente recalcada no mundo. se liberta!

    Curtir

    • Cara Dani

      Foi muito bom relembrar aqui o outro extremo desta questão, que seria na verdade um outro debate em separado, devemos lembrar que falamos aqui de limites e não de limitações ou proibições sem fundamentos.

      A verdade é que devemos buscar o equilíbrio, tanto os Pais como os filhos devem buscar este equilíbrio, os Pais devem aconselhar, mas devem também ouvir as razões de seu filho e não apenas obrigá-lo a fazer o que não quer, por outro lado os filhos não podem desprezar tudo que vem de seus Pais buscando uma liberdade que não existe, já que ao se pular de um prédio de 20 andares sua liberdade total será apenas momentânea e durará apenas o tempo em que você se encontrará com o solo em alta veloscidade.

      Se quers ser livre terás que aprender que 100% de liberdade não existe, porque sempre estarás preso a alguma coisa, seja aos conselhos de seus Pais ou seja à lei da gravidade.

      Paz de Jesus.

      Curtir

  42. Esse admin. . . . .

    o que tem a ver amor ou poesia com descuido e risco ? Nada!
    Descuido é o que? excesso de confiança talvez? e o que nos traz esse excesso de confiança? O amor quem sabe? pode até ser, , , Cazuza mesmo quem disse que foi infectado por amar demais . . . não foram palavras minhas, mas para quem diz :

    “Não estou aqui para julgar e nem condenar ninguém… ”

    Nada nos acrescenta os seus longos textos além de totalmente contraditórios.

    Deixa o cara em paz e tira do ar esses comentários idiotas.

    Faloww

    Curtir

    • Vou deixar os comentários, porque Cazuza já se foi e está na mais completa Paz, e nada mais afetará sua vida, mas um aprendizado para os novos candidatos ao sucesso é bem necessário, para que não caiam nas garras dos aproveitadores da ingenuidade alheia.

      Pode entrar, não tem perigo nenhum …..

      Mas para sair, tem que pagar com a vida….

      Te devo uma….

      T Login.

      Curtir

  43. CAZUZA FOI MAIS UMA VITIMA DO AMOR. QUEM DE NÓS NUNCA DEIXOU DE USAR CAMISINHA EM NOME DO AMOR? BASTA ESTARMOS AMANDO QUE O SEXO SEM CAMISINHA ACONTECE , É QUASE QUE UMA PROVA DE AMOR AO PRÓXIMO, UMA FACA CORTANTE PARA DOIS LADOS, POIS AO MESMO TEMPO É UMA PROVA DE FALTA DE AMOR PRÓPRIO. E É ASSIM HOJE EM DIA E SEMPRE FOI. CAZUZA RESPIRAVA AMOR, ELE SE ENTREGOU A TODAS SUAS PAIXÕES E ISSO OCASIONOU A SUA MORTE. ELE CONFIAVA E SE DOAVA COMO AMIGO OU AMANTE A TODOS QUE ELE GOSTAVA.
    NÃO FOI UMA SIMPLES ESCOLHA DELE SE ARRISCAR PORQUE A VIDA ERA DELE, ELE NAO FOI EGOISTA A ESSE PONTO. SIMPLESMENTE FOI UMA VITIMA DO AMOR . . .
    ELE MESMO ESCREVEU EM UMA POESIA INEDITA QUE ESTA POSTADA NO YOUTUBE . VEJAM !

    É MUITO FACIL APONTAR CULPADOS, MAS LEMBREM-SE QUE A CAMISINHA NÃO ERA ALGO QUE SE ENCONTRAVA EM QUALQUER BUTECO DE ESQUINA NOS ANOS 80, ALÉM DISSO, A INFORMAÇÃO SOBRE A AIDS RECÉM CHEGAVA NO PAÍS.

    SERIA MAIS FÁCIL CULPAR CAZUZA NOS DIAS DE HOJE, QUE TEMOS TOTAL INFORMAÇÃO A RESPEITO, E ALÉM DISSO TOTAL ACESSO ÀS FORMAS DE PROTEÇÃO.

    ACHO QUE TEMOS ESSA POLÍTICA IMUNDA QUE MERECE MUITO MAIS CRÍTICAS DO QUE UM FENOMENO COMPROVADO DA MUSICA BRASILEIRA.

    SÓ QUEM TEM SENSIBILIDADE PODERÁ ENTENDER QUEM FOI CAZUZA, E O QUE ELE DEIXOU ESCRITO. PARA AQUELES QUE SE ACHAM SUPERIORES PARA JULGAR , ESPERO QUE PAGUEM POR ESSE PECADO.

    ENTREM NO SITE OFICIAL DO CAZUZA E FAÇA SUA DOAÇÃO PARA AJUDAR ESSA INSTITUIÇÃO, QUE COM O POUCO QUE TEM MUITO FAZ PARA AQUELES QUE PRECISAM. COM CERTEZA SE ELE ESTIVESSE VIVO ELE ESTARIA A FRENTE DESSA INSTITUIÇÃO, E ISSO SERIA O MAIOR EXEMPLO QUE ELE PODERIA DAR E CALAR A BOCA INVEJOSA DE MUITOS. PORÉM, HOJE O SEU EXEMPLO ESTÁ SENDO REPRESENTADO POR SUA MÃE.
    DESCULPA SR.A PSICOLOGA, ESPERO QUE SEUS FILHOS FIQUEM LONGE DESSA REAALIDADE (RETRATADA NO FILME) JÁ QUE ME PARECEM SER TÃO VULNERÁVEIS A ISSO…ALIÁS, PODE SER RESULTADO DE UM A EDUCAÇÃO ERRONEA QUE VOCE TEM DADO A ELES. REPENSE NISSO.

    PARA SEMPRE CAZUZA!

    SAUDADES DESSE CARA. . .

    ” olha pra mim me de a mão depois um beijo, em homenagem a toda distancia e desejo, mora em mim que eu deixo as portas sempre abertas, onde ninguém vai te atirar as mãos vazias nem pedras…”

    Curtir

    • Temos que reconhecer que este acontecimento na vida de Cazuza que ainda não era assim tão famoso na época o pegou de surpresa, se fosse apenas uma pessoa qualquer, ninguém estaria falando sobre seu exemplo, mas como era uma pessoa de fama e a Aid’s o pegou desprevenido, nunca estamos seguros, mesmo hoje que a Aid’s já não é assim uma ameaça tão grande, já se fala até em uma vacina para este mal, mas precisamos reconhecer que o mal sempre arruma um novo método de premiar aqueles que o seguem e sendo assim estaremos sempre desprevenidos contra as novidades.

      Muitos aprenderam com as dificuldads de Cazuza, assim como muita coisa se descobriu graças ao que Super-homem fez em prol do estudo das células tronco, está até no ar uma novela que irá plantar um pouco mais de esperança sobre este assunto que ainda está apenas engatinhando, mas já vislumbra um futuro que pessoas não fiquem mais tetraplégicas em cima de uma cama por ter sofrido um acidente de carro, mas não será por este motivo que agora iremos liberar o exesso de velocidade para quem quiser voar sem limites com seu carro!

      Devemos sempre aprender com nossos erros, para que outros não sofram o mesmo que estamos sofrendo, se Não aprendermos com o resultado negativo de Cazuza, então ele terá morrido em vão, se usarmos sua vida como exemplo para trilharmos os mesmos passos, mesmo sabendo que irão nos levar à uma morte antes da hora, de que nos adiantaria saber esta verdade, o aprendizado é exatamente isto, se sabemos onde ele errou, porque iremos repetir o seu erro ?

      Não estou aqui para julgar e nem condenar ninguém, creio que as consequencias de seus erros já o puniram mais do que o suficiente, eu só espero é que outros não tenham que continuar caindo no mesmo buraco que ele caiu, uma vez que todos já sabem deste buraco, todos já sabem o que não deveriam fazer para cair no mesmo erro.

      Esta desculpa de que foi amor, amor e que ele amava demais, não resolve o problema, na verdade, precisamos mesmo é amr de olhos bem abertos e se precaver do erro, além de muitas vezes termos até que renunciar a muitos prazeres se realmente temos amor a nós mesmos, porque quem não ama a si mesmo quer mesmo é afundar aqueles que estão ao seu lado.

      Não precisa dar desculpas para um erro cometido, já é publico e notório tudo que aconteceu, o que tem a ver amor ou poesia com descuido e risco ? Nada ! Cazuza deixou de ser Cazuza, deixou de lado seu amor e sua poesia quando saiu a caminhar por um campo minado, nesta mesma situação se encontra todos aqueles que também abandonaram a si mesmos em troca do anonimato, já que neste campo minado todos são iguais entre si.

      Curtir

  44. QUERIA DEIXAR MINHA OPINIÃO POIS ACHO Q A POLEMICA ACONTECE POR SERMOS DIFERENTES , POR ISSO A DIFERENÇA , ONDE DEVEMOS RESPEITAR TODOS
    NESTE CASO , SOU FÃ DAS MUSICAS E LETRAS DE CAZUZA, POIS ELE ERA UM POETA Q SOUBE EXPRESAR O MOMEMNTO EM Q O BRASIL VIVIA , SAINDO DA REPRESSÃO E NÃO CONSIQUINDO LIDAR COM TODA ESTA LIBERDADE TODA,MAS POR EU SER FÃ NÃO QUE DIZER Q VOU LEVAR MINHA VIDA POR UM CAMINHO ONDE TODOS NOS SABEMOS ONDE VAI DAR , NÃO TEM VOLTA , IMAGINA QUANTAS MAES COMO A MAE DE CAZUZA SOFRE TODOS OS DIAS , POR SEUS FILHOS INDO POR CAMINHOS NÃO CORRETOS , E SE CULPADO E PERGUNDANDO A SI MSM , “ONDE EU ERREI?” NÃO PODEMOS PASSAR A MÃO E TER COMO EXEMPLO UMA VIDA COMO A DELE , CONCORDO Q O FILME RETRATA UMA VERDADE Q NÃO ERA NESCESSARIO PASSAR , CAZUZA TEM MUITO EXEMPLO PRA DAR A ESTES JOVENS Q BUSCAM LIBERDADE E SONHAM COM UM BRASIL MELHOR E DIGNO DE SE VIVER , SEM PRESISAR EXPOR A VIDA DELE DESSA MANEIRA ,POIS O PONTO ALTO ALI SÃO AS DROGAS , ORGIAS , BEBIDAS , COISAS Q JÁ TEMOS DIA A DIA,E NÃO O Q REALMENTE PODERIA MOSTAR , A BUSCA POR IGUALDADE , OS VALORES REALMENTE ESTÃO INVERTIDOS , POIS A TELEVISÃO SO VE LUGRO NESTE TIPO DE VIOLENCIA .LEMBREM JESUS DEU SEU SANGUE POR NOS , OU SEJA MEU VALOR É O SANGUE DE JESUS!!!
    OBS : O FILME OS 2 FILHOS DE FRANCISCO TB RETRADA A VIDA DE 2 CANTORES E SIM PODE SER UM EXEMPLO BOM PARA NOSSA VIDA , ALGUMA COISA DE QUALIDADE Q NÃO PRESISA EXPOR A VIDA DE NINGUEM!!!

    Curtir

    • Olá Total

      Apesar de você não ter deichado o seu nome, percebe-se que sua opinião sobre o tal filme é a mesma da Psicologa que o assistiu e achou que o lado negativo da vida de Cazuza ficou exageradamente valorizado não como uma coisa ruim para os jovens, mas como uma maneira de viver digna, só que diferente.

      A verdade não deve ter sido dita neste filme, que a morte de cazuza se deve ao fato dele ter andado por caminhos que não deveria, só por se achar no direito de por a sua vida em risco, para talvez, dizer para alguém ou para a sociedade hipocrita que ele podia fazr o que bem quizesse.

      Na verdade, fazer tudo o que queremos seria até permitido, se isto não interferisse na vida de outras pessoas ou que acabasse por prejudicar a mim mesmo, neste caso, não sei se Cazuza entendeu realmente o que estava fazendo, mas o fato é que isto o levou a óbito e não podemos permitir que algo ruim seja mostrado como se fosse apenas uma opção de vida, sem perigo nenhum apara a sociedade ou para a própria pessoa, ficou claro neste comentário, que um fã também viu este perigo no filme em si mesmo, porque colocou vícios e coisas ruins apenas como coisas rotineiras da vida de qualquer pessoa comum. e o que não é verdade, sendo até crime passível de prisão atos que eram cometidos pelo rapaz.

      Alguém aqui, anteriormente criticou o fato de que os princópio defendidos aqui, tanto por mim quanto pela Psiquiatra eram princípios Cristãos e você que concordou conosco em parte, no final também cita Cristo como exemplo, o fato é que na verdade Jesus Cristo defendeu a vida e independentemente das religiões cometerem os seus erros e pecados, Jesus não se torna culpado por estes erros, se nós homens vivemos na hipocrisia e não praticamos nossos ensinamentos, Jesus e sua doutrina também não são responsáveis por isso, Ele é inocente de todos os nossos erros e pecados apesar de ter assumido a nossa culpa e morrido na Cruz. Já Cazuza diria o seguinte, como Dimas o ladrão que morreu ao lado de Jesus na Cruz, “nós estamos aqui condenados a morte, porque realmente cometemos nossos erros e somos merecedores desta pena”.

      Assumir nossos erros, pecados e visão errônea da sociedade como um todo já seria um grande benefício.

      Paz

      Curtir

  45. …..

    Curtir

  46. como outros ja disseram …olhe a realidade,não fuja dela,ele teve um fim triste,sofreu,mas viveu do jeito que quiz,tire dai uma boa lição,o que foi mostrado no filme é pra servir de exemplo para que erros deste tipo não aconteça mais,e não para copia-los.
    quem vc é pra julgar alguém?

    Curtir

  47. não sou 8 nem 80. respeito todos os pontos de vista. só gostaria de lembrar que TODOS ou, no mínimo, a maioria dos grandes artistas foram meio pirados (parece que isso é um pré-requisito para tanta criatividade), tinham dores emocionais profundas, eram boêmios e tinham envolvimento com drogas ou álcool (que é droga): noel rosa; elis regina; raul seixas; renato russo; cassia eller; chico buarque; caetano veloso; tim maia; beatles; elvis; jimi hendrix; janis joplin; billy holliday; ray charles; jim morrison e por aí vai… penso que nenhum deles foi e nem pretendia ser modelo pra ninguém. era uma dor que eles viviam sozinhos, nos seus quartos de hotel. o próprio cazuza dizia que não estava causando mal a ninguém a não ser a si mesmo. então, por que crucificá-lo? por que não tentar compreender a fraqueza daquele ser humano? Talvez o entorpecente fosse a saída mais pacífica pra amenizar uma existência conflituosa? e quantos não vivem isso no anonimato? queiram os hipócritas e moralistas ou não, cazuza louco ou não, irreverente ou não, anarquista ou não, drogado ou não, assim como tantos outros artistas alucinados, deixou uma obra lindíssima, uma poesia que só as pessoas muito sensíveis e iluminadas são capazes de produzir.

    saudações, paz,
    paula.

    Cara Paula.

    Sem retornar a comentários anteriores…
    Veja bem

    A questão aqui não é crucificar Cazuza ou sua Mãe, muito menos desmerecê-lo como poeta ou artista.

    Estamos falando aqui de prevenção contra maus exemplos e que devemos proteger nossos filhos de maus exemplos, sendo que a crítica maior é à execusão de um filme dando maus exemplos a nossos filhos que gostariam de ser igualzinho a seu ídolo “CAZUZA”, sem levar em consideração que ele com sua vida incontrolável SEM LIMITES acabou tendo um dos piores “FINS” na sua vida ainda tão jovem.

    veja uma dica errada, exatamente o que a Psicologa condena.
    […]Talvez o entorpecente fosse a saída mais pacífica pra amenizar uma existência conflituosa?[…]

    Jamais deveríamos concordar com algo ruim. Drogas e entorpecentes são ilegais e geram o crime porque prejudicam e matam o ser humano aos poucos e por isso nem deveriam existir. Existem milhões de respostas e soluções para a nossa vida sem passar pelas drogas.

    A droga é o caminho de fuga MAIS CURTO PARA os derrotados, que se entregaram ao que é mais fácil e geralmente se escravizam perdendo totalmente a liberdade tão sonhada além de perder a própria vida.

    Este não é um bom exemplo que eu gostaria que meu filho seguisse, depois olham para a juventude drogada e desencontrada e querem achar um culpado, mas veja como todos defendem erros graves.

    Segundo erro grave.
    (parece que isso é um pré-requisito para tanta criatividade),

    Ninguém nasceu para se drogar, se não existisse droga ninguém se drogaria, o talento do homem não tem nada a ver com a droga, a droga simplesmente tira todo o talento do homem e o destroi por completo, ainda hoje temos exemplos vivos de grandes talentos entregues ao bel prazer das drogas e totalmente destruídos em sua vida e sua carreira. A inglesa Amy Winehouse (Antes e Depois das drogas) poderíamos o melhor exemplo de um mal exemplo nos dias de hoje
    Amy Winehouse

    Na verdade é que o homem não consegue conviver com o poder de seu próprio dinheiro, ninguém recebeu treinamento ou ensinamento para isso e quando tem o poder para comprar o que bem quiser, querem comprar o que não se pode comprar, que são os bens superiores da alma, como por exemplo a paz, a alegria, o amor, a felicidade e etc. porque tudo isso é nos dado de graça por Deus, mas quando se afasta Dele é impossível encontrá-los e principalmente comprá-los. A droga seria um sentimento de felicidade em um curto espaço de tempo, mas é uma sensação falcificada que ao passar o efeito da droga a dor e a tristeza volta cada vez mais com uma porção dobrada, e assim aquele que tem dinheiro para comprar se entregará à escravidão até a morte e aquele que não tem dinheiro para comprar irá matar e roubar para se satisfazer.

    Logo, qualquer mal exemplo que induz aos jovens pensar que ser drogado é normal ou aceitável ou ainda que faz parte do dom do artista, é totalmente inaceitável e condenável.

    Aceito o Cazuza como pessoa e como artista, mas jamais irei aceitar seus maus exemplos e distribuí-los aos nossos jovens dizendo que

    “TUDO BEM, TODO ARTISTA É UM DROGADO MESMO…”

    Todos podem ter seus conflitos interiores e quanto mais sucesso, mais conflitos você terá, mas nós temos muitos bons exemplos de artistas vitoriosos neste mundo que são exemplos a serem seguidos é exatamente este o ponto central da crítica da Psicóloga, deveriam fazer filmes dos chamados Bons exemplos, mas não, fazem filmes dos maus exemplos para induzir nossos filhos a se entregarem ao fracaço e não à vitória.

    (A QUEM INTERESSARIA ESTE OBJETIVO ?)

    PAZ

    Curtir

    • Já tinha visto esse texto a uns anos atrás, quando o Facebook ainda tinha alguma relevância, e achei e continuo achando de uma escrotisse sem par. Bom psicólogo não precisa de diploma universitário, diferente de psicologia, que parece ser o caso dessa “psicóloga “, se tem diploma foi adquirido no antigo Instituto Brasil por correspondência. Não sei expressar de quantas formas esse texto escroto fere a dignidade humana. Tenho pra mim que o filme mostrou o quanto a vida dela é insignificante, vazia, patética e um verdadeiro desperdício de recursos para manter vivo criatura tão desprezível. Quanto aos pais e mãe eles tem que se preocupar é com a quantidade de merda que estão deixando para o mundo. Ídolos verdadeiros se constroem com muito talento como é o caso de Cazuza que mesmo depois de morto fez muito mais do que essa formiguinha tetraplégica. O nde Cazuza passou essa alma trevosa não vai nem em milhão de anos passar nem na calçada. Czuza é eterno e você quando morrer, Que vagam pelo mundo derrotados

      Curtir

      • Caro Amigo Marcos

        Ninguém aqui está ferindo a memória de quem quer que seja, muito menos de Cazuza que teria sido uma vítima da situação e pelo que vejo, ainda muitos preferem trilhar o caminho da irresponsabilidade que ele trilhou independentemente de seu valor cultural e artístico.

        A crítica efetuada pela Psicologa é em respeito a outra apresentação artística em que coloca os erros praticados pelo Cazuza como se fossem exemplos de vida, como se a capacidade do artista dependese de se prostituir, drogar ou viver correndo risco de vida para produzir o seu belo fruto.

        Creio eu, que se o Artista tivesse tomado os devidos cuidados com sua propria vida, ainda estaria vivo hoje e com uma carreira brilhante, mas no tocante á sua atitudes pessoais deixou de ser exemplo para ser seguido e tornou-se uma advertência para não ser seguido, porque o fim dessa historia e carreira será interrompida abruptamente muito antes da hora.

        Quem planta uvas colhe uvas, quem planta espinhos certamente ao colher seus frutos será espetado muitas vezes.

        Sejas feliz.

        Paz de Cristo

        Sizenando

        Curtir

  48. Olá Sizenando!

    A despeito ainda da percepção da psicologa sobre o Cazuza, gostaria que vc me respondesse uma questão.

    Vc conhece a história de sua igreja ano-a-ano da sua existência. Cada ato, atuações e os posicionamento desta instituição que vc defende as idéias? Conhece? Pq deterir o Cazuza e cultivar esta instituição?

    O que não se esclarece pela autora são os parâmetros, os valores tão claros que são cristãos – que desrespeita por completo a individualidade humana, como coloca muito bem o Marlon.

    RESPOSTA:

    Conheço o suficiente de minha Igreja para ter a certeza de que seguindo Jesus eu estarei mais livre e mais seguro do que eu estaria em uma boate noturna fumando, bebendo e me drogando, tendo ao meu lado um bando de sanguesuagas prontos para me suagar a vida, a dignidade e principalmente todo o meu dinheiro. Os homens, principalmente os falsos amigos são um bando de lobos ferozes tentando me devorar, porque eu trocaria um aprisco seguro por um bosque cheio de lobos escondidos por tras das árvores ?

    EXISTEM MUITOS MOTIVOS E MUITAS PROVAS PARA QUE EU PENSE ASSIM, ISTO NÃO TEM NADA A VER COM CAZUZA E SIM COM AQUELES QUE EXPLORAM OS “CAZUZAS” INDEFESOS QUE ACHAM QUE ESTÃO SEGUROS NOS BRAÇOS DA LIBERDADE SEM DEUS.

    ABRAÇOS.

    Curtir

  49. Como diria o Cazuza :
    Vamos pedir piedade, senhor piedade,
    pra essa gente careta e covarde.

    A vida é para ser vivida. O Cazuza não foi um depravado, ele vomitou na cara da sociedade tudo o que eles não queriam ver e nem ouvir. Ele gritou por uma juventude reprimida.

    O Cazuza foi e sempre será um dos maiores poetas brasileiros.
    Ele era um exagera, sem medo de mostrar a cara. Não há limites para viver e ele sabia muito bem disso!

    Correto…. Más….

    Seu erro foi não controlar seus limites e ter sido subjulgado pelo azar do acaso, ou foi mesmo uma consequência da desobediência e da neglicência aos avisos de sua mãe e seus amigos.

    LIBERDADE É MUITO BOM, MAS NÃO PODEMOS ABUSAR DESTA LIBERDADE, JÁ QUE O MAIOR PREJUDICADO SEREI EU MESMO E AQUELES QUE ME SEGUEM.

    TER CORAGEM É MUITO BOM, E EU DIGO SEJAM CORAJOSOS, MAS SOBREVIVAM PARA COLHER OS FRUTOS DE SUA CORAGEM, SEJAM FORTES E VENCEDORES PARA LIDERAR OS JOVENS À VERDADEIRA LIBERDADE E NÃO À ESCRAVIDÃO DE DROGAS OU DE QUALQUER OUTRA COISA.

    OS LIMITES EXISTEM SIM, ESTA PALAVRA SEM LIMITES NÃO EXISTE PARA UM CORPO FÍSCO E SUJEITO ÀS LEIS DA FÍSICA E DA MATÉRIA, PORTANTO SONHAR COM ALGO IMPOSSÍVEL E ILIMITADO PODE ATÉ SER BOM, MAS NA VIDA REAL, TEMOS QUE TER OS DOIS PÉS NO CHÃO E ENCARAR OS LIMITES QUE NÃO PODERÃO SER ULTRAPASSADOS PARA ASSIM OCUPARMOS O ESPAÇO QUE PODEMOS E DEVEMOS OCUPAR.

    ESTE FOI O ERRO DE CAZUZA E É O ERRO QUE QUEREMOS EVITAR PARA O FUTURO ”
    […] Não há limites para viver e ele sabia muito bem disso! […]

    Os limites existem sim e devem ser respeitados ou …..?
    Se terá um triste fim antes do tempo …..

    Devemos ser realistas hoje para podermos viver o futuro amanhã.

    T Login

    Curtir

  50. Boa tarde a todos.
    Toda espada tem dois gumes, toda moeda tem seus dois lados…
    Cazuza fez quase tudo o que ele podia, errado, certo…
    + de uma coisa eu sei… Doa a quem doer…

    CAZUZA É FODA!!!!! ²

    Pode seguir a tua estrela
    O teu brinquedo de ‘star’
    Fantasiando segredo
    Ao ponto onde quer chegar
    O teu futuro, duvidoso
    Eu vejo grana, eu vejo dor
    No paraíso perigoso
    Que a palma da tua mão mostrou
    Quem vem com tudo não cansa
    Bete balanço meu amor
    Me avise quando for a hora
    Não ligue pra essas caras tristes
    Fingindo que a gente não existe
    Sentadas são tão engraçadas
    Donas das sua salas
    Pode seguir a tua estrela
    O teu brinquedo de ‘star’
    Fantasiando segredo
    Ao ponto onde quer chegar
    O teu futuro é duvidoso
    Eu vejo grana, eu vejo dor
    No paraíso perigoso
    Que a palma da tua mão mostrou
    Quem vem com tudo não cansa
    Bete balanço meu amor
    Me avise quando for a hora
    Quem tem um sonho não dança
    Bete balanço, por favor
    Me avise quando for a embora.

    Valeu…

    Curtir

  51. Uma Psicóloga se posicionando como um padre nazista.

    Bem fechadinha e tendenciosa a profissional, muito distante da realidade. Cazuza pra mim não eh referencia não, mas a opniao da psicologa é de alguem totalmente desconectada ou que levanta bandeira do moralismo conservador e desconexo.

    Resposta:

    Ela está defendendo a opinião dela e o que ela acha que seria melhor para sua família.

    Cazuza foi tão liberal consigo mesmo, não ouviu conselhos e correu perigo, correu no perigo, mas quando viu que o perigo era perigoso, já era tarde demais para voltar atrás. É por isso que, quem quiser preservar a vida de seus filhos do perigo, deve mesmo aconselhar e até marrar ao pé da cama como féz uma mãe em goiânia, ou ainda dar parte na policia para que prenda seu próprio filho já que ela achou que na cadeia seu filho estaria mais seguro do que na rua e nas drogas.

    Quem ama, abraça e segura firme, quem não ama, não abraça e despreza.

    Sabe me dizer qual é a diferença entre liberdade total e desprezo ?

    Para quem vê de longe e não sabe de nada, não existe nenhuma diferença, para a mãe é liberdade total e para o filho é desprezo e falta de amor.

    Vamos liberar geral, é o grito da juventude, mas não foi este grito que Geisy “a garota do vestido ROSA da UNIBAN” gritou quando viu uma multidão de garotos canibais querendo comê-la.

    Este sim foi um espetáculo que culminará em conservadorismo, moralismo, proibições, regras, limitações, leis, autoritarismo e etc… Sabe Por que ?

    Porque o homem não sabe viver em liberdade completa, ou ele é preso pelo AMOR de Deus ou se torna um escravo do maligno.

    Deus ama e preserva a vida mesmo quando nos limita !

    O mal odeia por isso não dá limites porque engana para matar, ele não quer preservar a sua vida, por isso não existe perigo, não existe aid’s, nem droga, nem bombas, nem buracos ou fogo, gêlo, tristeza, dor e etc… ele mesmo dá a ordem para que você se atire montanha abaixo e até mesmo jogar seu filho de dois anos de idade como aconteceu nesta semana.

    A psicóloga não está desconectada da realidade, muito pelo contrário, ela tem uma visão ampla de passado, presente e futuro, Cazuza vivia seu momento “presente”, ele sim estava desconectado, porque assim queria estar, livre e sem fios que o amarrassem à realidade, aproveitou seu poucos dias de vida, poderia ter aterrisado, ouvido alguns bons conselhos e preservado sua vida, seu futuro e uma linda carreira já que era um poeta exepcional.

    Preste atenção Alvin, a Morte de Cazuza aos 32 anos de idade, no auge de sua carreira artística é um tapa na cra dele mesmo e de pessoas que consideram o verdadeiro amor como NAZISMO.

    Quando uma mãe aprisiona seu filho em seu amor, ou em sua “teia de aranha” como dizia Cazuza, ela não pretende matar seu filho como os Nazistas mataram os judeus na camara de gás, mas ela pretende preservar-lhe a vida.

    PORQUE O AMA…

    SOMENTE POR ISSO !!!!

    JESUS TE AMA .

    Sizenando

    Curtir

  52. E o kiko? Quem for perfeito que atire a 1a. pedra.

    Curtir

  53. Eu acabei de ler
    sobre a psicologa x cazuza ,eu acho que essa
    psicologa é mal informada porque nao sei se
    ela já ouviu a musica de cazuza MAL NENHUM
    essa musica explica o questionamento dessa
    psciloga no refrao da musica diz : ”NAO
    ESCONDAM SUAS CRIANÇAS,NEM CHAMEM O
    SINDICO,NEM CHAMEM A POLICIA ,NEM O HOSPICIO
    EU NAO POSSO CAUSAR MAL NENHUM A NAO SER A
    MIM MESMO ” então aí já diz tudo,cazuza foi
    uma pessoa que sabia o que fazia e não era
    hipocrita que nem certas pessoas ,muitas das
    vezes nao adianta prender filho e educar
    porque a pessoa vai pro mal caminho ”SE
    QUISER ” entao cada caso é um caso ,a
    psicologa sabe porque ele era assim ? qual o
    motivo ? entao nao julgue hoje, para nao
    julgarem vc ou seus filhos AMANHÃ!

    Curtir

    • Cara Amiga Andreza

      Tenho recebido aqui muitos comentários em defesa da arte de Cazuza, ainda bem que ninguém defende seus erros, a questão principal do texto acima não é condenar a arte de Cazuza ou sua capacidade de escrever letras que esbofeteiam a sociedade hipocrita, realmente suas letras fariam muito melhor efeito se ele tivesse vencido seus próprios demônios interiores e ter se subjulgado a eles e aos seus domínios.

      O que tentamos discutir aqui é exatamente isso, Cazuza não estava pronto para viver o sussesso, pelo que vejo ele não é o único, nem o primeiro e nem o último. Existem pessoas hoje, grandes artistas e grandes vozes, bem conhecidas e bem polêmicas que estão dando um testemunho pior do que o de Cazuza e pelo que vemos estão destruindo a si mesmos como Michael jacksom também faz parte desta lista e etc.

      Você disse uma coisa e defendeu esta palavra como se ele estivesse correto ao proclamá-la, é aí que mora o nosso engano e principalmente o seu engano, não digo que é um erro seu e sim apenas um engano, por falta de uma observação por um outro ângulo de vista, o fato de que não precisamos deixar com que as pessoas se acabem ou se destruam somente porque a vida lhes pertence, isto porque a vida de alguém não lhes pertence e nunca pertenceu, a vida que temos foi nos presenteada por Deus e por isso deve ser valorizada ao máximo.

      Quem valoriza a si mesmo, valoriza a vida do irmão também e quem valoriza a vida do irmão sempre preservará melhor a sua própria vida.

      Assim como a vida de um feto não pertence à sua mãe que pode matá-lo e abortá-lo quando bem entender, assim também a nossa vida não deve ser desprezada ao ponto de a jogarmos na lata de lixo, só porque é minha vida e ninguém tem nada a ver com isso.

      Portanto eu devo discordar da letra da música do exelente poeta Cazuza e por melhor que ele seja foi aí que ele errou e destruiu a si mesmo porque ele achou que podia fazer mal a si mesmo quando na verdade não podia e não devia.

      Por isso eu devo considerar que a psicóloga agiu corretamente em escrever esta carta e não ter medo em relação às opiniões que viriam contra ela, já que para preservar a vida de sua filha no presente e no futuro ela deveria preservá-la de aprender uma maneira de fazer mal a si mesma como Cazuza fez e ainda é defendido por pessoas que pensam como ele. Você não tem o direito de se destruir minha amiga, a vida pode ser sua, mas ela não foi lhe dada para que você a destruisse na droga ou no alcool, se você não quer entregar sua vida a Jesus, tudo bem eu até aceito a sua opinião de não querer ser religiosa, mas então porque você entrega sua vida às drogas, aos vícios, à luxúria e se destroi na corrupção do mundo que lhe dá en troca de tudo isso uma doença que lhe mata aos poucos ?

      A VIDA É MUITO PARA SER TÃO INSIGNIFICANTE, SÃO PALAVRAS DE UM GRANDE ARTISTA DO CINEMA MUDO “CHARLES CHAPLIN” QUE APESAR DE MUDO ESCREVEU COISAS MUITO BONITAS, AFINAL NAQUELA ÉPOCA UM GRANDE ARTISTA ERA TAMBÉM UMA GRANDE PESSOA E HOJE OS ARTISTAS FAZEM QUESTÃO DE SER PÉSSIMAS PESSOAS E SE VENDEM POR TÃO POUCO, SE TODOS OS ARTISTAS SE ESPELHASSEM EM CHARLES CHAPLIM, TALVÉS PODERÍAMOS VIVER UM POUCO MAIS TRANQUILOS.

      PAZ

      Curtir

  54. Preta ! concordei contigo!
    Ao ler esse artigo e os comentários seguintes do administrador, subentende-se que sua obra foi exposta por culpa de um pai que era diretor de uma grande gravadora, que talentos iguais a ele tem aos montes por aí, aos milhões, ele era revoltado, e que o jeito que levava sua vida não foi exemplo a ninguém.
    Primeiro, o que nos mostra o filme de cazuza, seu pai era o primeiro a ser contra a gravação de um disco, depois de muita insistência de um produtor (reconheceu o talento de Cazuza), que veio aceitar a fazer um disco, ainda assim, sem o menor apoio e prestígio do pai.

    Sua vida, assim como
    Tim Maia, Raul Seixas, Cassia Eller, Renato Russo, entre tantos outros poderiam ter prolongado suas vidas se tivessem sido “exemplares” em seu modo de levá-la. Mas em que pesa isso diante das obras primas deixadas por eles?? Nunca ouvi falar em alguém que tenha tomado alcool, experimentado maconha, cocaina, ou algo parecido, inspirando-se na morte terrível desses grandes artistas, pelo contrário, o sentimento que se forma é simplesmente o de lástima, por termos perdido tão cedo esses monstros da música brasileira. Esse é o exemplo de vida que eles nos deixaram: pessoas que tinham tudo, que foram consagradas em vida, mas não tiveram cabeça para cuidar de sí, de sua saúde, etc. Sinceramente, como esconder o filme de Cazuza com medo que os filhos o tomem como exemplo de vida? Redículo. Acho bom mesmo é utilizá-lo como exemplo sim, de que só a vida boa curtição e drogas tem um caminho certo, sem volta.

    Ele era revoltado: Ora, vamos nos reportar aos tempos em que vivia, final dos anos 70, inicio anos 80, fim da ditadura, o que mais podemos esperar dos jovens da época? Aliás, essa foi a época reconhecidamente da libertação da sociedade em todos os sentidos. Porque ele seria diferente? Ai vão dizer: ah mas ele tinha dinheiro, era rebelde sem causa. Pois bem, ele poderia mesmo ter morado fora do país, poderia ter assistido a tudo de dentro do seu amplo apartamento, porém, ele foi um patriota e vestiu a camisa do povo na lluta por seus direitos a liberdade de expressão. Foi brasileiro, patriota e cidadão que fez bem ao povo, SIM!
    Essa frase me doeu ler:
    “podemos dizer que: existem milhões de talentos tão bons ou melhores do que Cazuza, mas permanecerão no anonimato pelo resto de suas vidas por falta de oportunidade e apadrinhamento na Mídia”

    Será mesmo que existem milhões de talentos tão bons ou melhores??? DUVIDO ! Com todo respeito à sua opinião, mas se houvessem pelo menos 10 novos talentos no Brasil, com certeza não estariam no anonimato. Aliás, hoje em dia tornou-se tão mais fácil de aparecer na mídia, através da internet basta colocar o seu trabalho lá que milhares de pessoas irão vê-lo, inclusive produtores e caça talentos. Não é a toa que temos aí à nossa disposição esse monte de LIXO MUSICAL,
    não consigo imaginar um grande talento simplesmente guardado no armário, imagine milhões de grandes talentos. É muita pretensão do homem achar isso e não acreditar que algumas pessoas nascem com um dom para fazer alguma coisa melhor do que as outras.

    Aliás, ler coisas do tipo, só nos mostram o quanto precisamos evoluir, pois ler e escutar uma obra e não distinguir o que é bom unanime é pura e simplesmente falta de evolução humana, digamos assim: um diamante bruto… Poucos entenderão o que quis dizer.

    E mais, Cazuza, ainda hoje, é um dos artistas mais regravados no país. Muitas músicas que as pessoas adoram por aí, sequer fazem idéia que Cazuza foi quem escreveu.

    por fim,a psicóloga foi infeliz em seu artigo, jamais trataria alguém da minha familia com uma pessoa que pensa como ela. E o administrador tentando defender essa tese, mas não querendo tomar partido, acabou fazendo comentários mais infelizes ainda que não vou ficar citando porque são muitos.
    Como ja foi dito, vamos respeitar e cuidar o que falar sobre nossos grandes artistas brasileiros. Ele foi e sempre será, com sua obra deixada, um grande poeta da música. RESPEITEM, mesmo quem não gosta deve respeitar.

    Aproveito para dizer a todos leitores que escutem de verdade as músicas dos nossos artistas e com isso vejam bem o que eles querem dizer nas suas letras, só assim vocês entenderam a grandeza de cada um.

    Abç a todos.

    Rgsfar.

    Valeu!

    Curtir

  55. Bom è indiscutìvel que cazuza foi e sempre serà uma estrela e grande compositor. Tudo bem que seu pai trabalhava em uma grande produtora musical, Mas quem vendeu seus discos, cds, etc? Pois quem vendeu seus discos, não tinha sua foto nem seu nome estampada de seu pai. E sim a de Cazuza. Pra falar a verdade nao curto muito as musicas dele, apenas algumas, mas minha educaçao intelectual nao pode deixar passar em branco um artista como ele que foi. Hj em dia, temos que aguentar musicas que apenas falam de SEXO E ORGIASSSS TIPO VAI RALANDO A BUNDA NA GARRAFA. Sem falar nos fanks. Então nao critiquem que nao pode mais responder por não estar mais em vida, isso è MUITA COVARDIA. Qto seus atos libidinosos, isso è de cada um. Se ele tinha um opçao sexual diferente de que a nossa sociedade aceita e se fazia orgias bacanais isso è exclusivamente dele. Minha opçao sexual, sou hetero, mas a opçao pela vida feliz, è o livre arbitrio de cada um, é claro, sem prejudicar os outros. Em algum lugar ouvi essa frase que espero que todos pensem: “Quem sabe, faz, quem nào sabe ou tenta, ensina, mas quem nem isso consegue, torna-se CRÍTICO. E pessoalmente, critico pra mim, prefiro trocar por 1kg de estrume que pelo menos serve para adubar a terra.
    Abraço a todos! Pra este paìs “pseudo- democrático””

    Curtir

    • Resposta:

      Caro Marlon.

      Não tiro o Mérito de seu comentário, expuseste muito bem sua opinião cinsera.

      Somente uma objeção….

      Em relação ao texto, se me lembro bem, a autora fala a respeito de um filme sobre a vida de um artista que não deveria ser exemplo aos adolescentes, que tem um discernimento um pouco deficiente, achando que as atitudes de uma pessoa, só por ser conhecida e famosa é um exemplo a ser seguido e que portanto ela achou o filme “um provocador de problemas domésticos no futuro”, porque influênciaria as atitudes de seus filhos adolescentes negativamente.
      e que portanto deveriam fazer mais filmes sobre a vida de pessoas que dessem um bom exemplo, mas ela não deixou de reconhecer, que as pessoas não se interessam por esses filmes.

      A Crítica acaba sendo para a própria comunidade que não sabe escolher o que é bom e não ao artista em particular.

      Ela citou sim, não a capacidade de Cazuza em cantar e compor canções e nem sequer criticou a sua performance em palco, mas falou claro que ele teve sua primeira oportunidade facilitada por seu Pai que era um diretor da agência, podemos dizer que: existem milhões de talentos tão bons ou melhores do que Cazuza, mas permanecerão no anonimato pelo resto de suas vidas por falta de oportunidade e apadrinhamento na Mídia, esta é uma verdade incontestável, basta assistir o filme “Os dois filhos de Francisco” que poderemos ver que isso é verdade.

      Suponhamos, que nosso colega “Exemplo citado acima”, tivesse que ter ralado para demonstrar seu talento, talvez ele teria valorizado mais a sua propria VIDA e não teria caido nas armadilhas que caiu, não o condeno, mas quando lutamos e damos o sangue para atingir o nosso objetivo, não o deixamos escapar assim pelos dedos em troca de maconha ou cocaína, porque a vida vale muito mais do que um instante de prazer ou orgasmo ou êxtase.

      Estamos falando aqui é de não valorizar a VIDA e não de reconhecimento artístico.

      Quanto aos Críticos:

      SEI QUE EXISTEM UNS BEM ENJUADOS, OUTROS QUE SÓ SABEM FALAR MAL DE TUDO, “PADRE FÁBIO DE MELO QUE O DIGA”, MAS NA VERDADE, ACHO QUE ELES SÃO MUITO NECESSÁRIOS PARA QUE O MUNDO NÃO PIORE CADA VEZ MAIS.

      PORQUE É ATRAVÉS DA CRÍTICA, QUE VOCÊ TEM UM RETORNO DO SEU TRABALHO, SE BOM ? – ÓTIMO – SE MAL ? DEVE SER CORRIGIDO, SE SOU CEGO ? NÃO VEJO NADA, GERALMENTE AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE CRÍTICOS SÃO AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE VER A VERDADE, NÃO PORQUE A CRÍTICA SEJA A VERDADE, MAS ELA NOS AJUDA A VER UMA VERDADE QUE EU NÃO VEJO ATRAVÉS DO MEU ESPELHO, PORQUE O ESPELHO SÓ LHE MOSTRARÁ A PARTE DA FRENTE E NUNCA A PARTE DE TRÁS DE VOCÊ, ALÉM DE LHE MOSTRAR UM REFLEXO BIDIMENCIONAL DE UMA REALIDADE TRIDIMENCIONAL.

      PORTANTO, EU PRECISO DOS CRÍTICOS ASSIM COMO VOCÊ TAMBÉM, SE NÃO FOSSEM OS CRÍTICOS DA IMPRENSA, OS POLÍTICOS JÁ HAVIAM ACABADO COM O BRASIL A MUITO TEMPO.

      PORTANTO, PODE FICAR A VONTADE, VOCÊ É BEM VINDO, ASSIM COMO SUA OPINIÃO A FAVOR OU CONTRA A OPINIÃO ACIMA, SÓ NÃO PODE É APELAR.

      PAZ

      Curtir

  56. Boa tarde,

    Sinceramente, essa psicóloga é uma egocêntrica como mãe. Sejamos honestos: nos lares mais pulcros e castradores também brotam figuras controvertidas, não está tudo nas mãos dos pais. É muito ingênuo achar que estamos “no fim dos tempos” e que o jovem para se encaminhar basta ser muito bem castrado e ter bons exemplos. Hahaha! Resta saber onde essa senhora se formou.

    Com respeito a Cazuza, ele não foi o primeiro nem será o último desajustado produtivo (e bote produtividade nisso) da nossa história.

    Graças à Deus, existe diversidade no comportamento humano e uma pessoa como ele, mesmo sendo border, poderia, sim, ter sobrevivido. Se tivesse a sorte que teve o Ney que, mesmo tendo relações com outros soropositivos, não foi atingido pelo vírus, poderia estar entre nós até hoje. Quem sabe.

    Basta de punir as pessoas por desacatarem o sistema e serem desrreprimidas! No fundo o filme tem até uma pitadinha de moralismo nesse sentido. Cada um busca o próprio limite, seja para transgredi-lo, seja para se conhecer, faz parte da vida mesma. A adolescência existe para isso, e é uma fase: passa, gente.

    Quanto mais se proíbe um assunto, mas se gera curiosidade sobre ele. Isso também faz parte do bê-a-bá da psicologia. Encarar um problema de frente, sem gerar um tabu, é uma maneira de evitá-lo. Concordo que os pais devem colocar limite na educação dos filhos, mas não se pode controlar tudo!

    Que querem, jovens acomodados, que não conheçam a própria sombra, para viverem atormentados por ela na maturidade, como essa senhora parece viver? Francamente…

    Curtir

    • Olá Amiga Preta.

      Uma Boa Frase que você disse, Porém….

      […] Cada um busca o seu próprio limite, seja para conhecê-lo ou transgredi-lo, faz parte da vida mesmo. A adolescência existe para isso, e é uma fase: isso passa, gente. […]

      As palavras são belas, mas o problema é o risco

      Vivemos em um mundo de riscos, e quem é o Pai ou Mãe que deixa seu filho caminhar na beirada de um predio de 20 andares, ou lhe daria um copo de veneno para experimentar, talvez lhe permitisse cheirar uma overdose de cocaína para que ele aprendesse a sobreviver.

      Na verdade, é da natureza humana ou de qualquer animal deste mundo um instinto de sobrevivência, por isso é natural para um Pai e Mãe defender seus filhos do perigo.

      Mas a psicologia de “Froid” nos ensina que cada um deve aprender com seus próprios erros e que nem o Pai e nem a Mãe deveria interferir neste aprendizado, isto seria anular o instinto de sobrevivência que existe em nosso interior.

      Porém o mundo aprendeu esta lição e por mais que tente defender seus filhos acabam por deixá-los aprender por si mesmos, mas vemos, no entanto, é que os filhos querem mesmo é serem protegidos, reprimidos e tolhidos as vezes, ou até mesmo CASTRADOS como você disse, pelo menos assim sobreviverão com certeza.

      Talves alguém dirá, mas ele não será feliz ….

      Talves, não seja 100% feliz, mas Cazuza foi 100% feliz ?

      quem é 100% feliz ?

      Porque ele se revoltou tanto ?
      Não seria por falta de protecionismo ?
      Que muitas vezes para o outra pessoa este protecionismo se traduz apenas em atenção e amor…

      Mas não é isso tudo o que todos nós queremos desta vida ?

      O que os Pais devem aprender mesmo é o limite do exesso, tanto de protecionismo como de liberdade, para que não se libere o filho por completo que nem se olhe em sua direção e ao mesmo tempo não o reprima a ponto de amarrá-lo completamente para que nem se mova.

      Voltando à frase colocada em evidência …

      Uma fase sempre passa, desde que sobrevivamos à ela, Cazuza não teve esta sorte, porque superou o seu próprio limite, o homem pode fazer qualquer coisa que queira, mas se pularmos do vigéssimo andar de um prédio é evidente que precisaremos muito mais do que sorte para sairmos ilesos desta aventura que não é apenas um jogo de video game virtual “Matrix”, a vida real é REAL e não dá para fazer experiências de homem bomba, porque ele só explode uma vez e não terá uma segunda chance para decidir se dessa vez apertará o botão ou não.

      É por isso que o Pai e Mãe devem ensinar a seus filhos aquilo que aprenderam na vida e até ensinar aquilo que seus Pais lhe ensinaram, mesmo que jamais tenham experimentado e nem visto aquilo que aprenderam, para contestar esta minha frase existe uma experiência com “MACACOS” Que usam o resultado da experiência induzida exatamente para contestar a tranferência da “tradição”, “Aprendizado dos Pais para os filhos”, porque nós transmitimos coisas que não experimentamos e por isso nem saberíamos se ainda são necessárias ou não, mas a experiência induzida é produzida com interferência externa alterando o meio em que eles vivem, assim sendo, o aprendizado transmitido foi alterado propositalmente para induzir um novo comportamento e imediatamente após ter alterado o ambiente se tira conclusões baseando-se no comportamento anterior e não esperam o futuro reajustar às novas condições que se sucederam após o término da experiência. As conclusões apresentadas como contrárias ao ensinamento transmitido “como necessário” é falsa porque conclui a experiência antes que ela termine na verdade.

      Ensinar e compartilhar experiências pessoais evita que outras pessoas se deem mal onde você se deu mal e ajudam os outros a experimentarem o que é bom porque você testemunhou que algo que foi bom para você.

      É a falsidade da propaganda enganosa que vende gato por lebre e ensinam uma mentira psicológica ao homem de que ser totalmente livre é que é bom.

      Bom para quem ?
      Para aqueles que fazem das pessoas livres suas escravas e aproveitam delas!
      Roubam seu dinheiro, sua paz, sua saúde e sua vida, e de sua família também.
      Aqueles que vendem sexo, alcool, drogas e vida fácil, todos pensam assim.

      Aqueles que te amam, te prendem, porque te querem.
      Aqueles que não te amam, te deixam livre, porque não te querem e se lixam por sua vida.

      Mesmo que você diga que isto não é verdade.
      É assim que uma criança se sente quando não a prendemos em nosso abraço (SEGURANÇA E PROTEÇÃO), se a deixamos sozinha por algum instante, logo lhe bate no peito a sensação de abandono e a tristeza invade seu coração e certamente irá chorar se for pequena.

      Amar é prender, mas todos preferem ficar presos pelo amor do que livres pelo desprezo.

      Paz.

      Curtir

  57. ahh peço disculpas pelos erros d eportuguês mais a digitação foi rapidinha ta rsrsrs

    Resposta:

    Corrigi alguns, para não mudar o sentido e não ficar sem sentido.

    Obrigado

    Curtir

  58. Boa tarde a todos aqui!
    Eu estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre o artista Cazuza… e discordo da opinião da psicologa acima, quantos pais educam tão bem seus filhos e no futuro eles veem seus filhos um curriculum que até Deus duvida”… Não concordo que a culpa seja somente dos pais… Por outro lado, concordo que sim, o bom amigo diz não… sou prova disso… mas sinceramente, os maus exemplos também devem ser vistos para não haver repetições… a questão não é ser careta ou não como disseram os colegas acima… e sim, saber discernir as coisas, não só porque vc viu um filme, isto não significa que vc se tornará uma pessoa usuaria de drogas ou bisseuxual… sejamos realistas, pra quem quiser fazer essas e outras coisas não precisa assistir nenhum filme seguer ou imitar um artista, basta querer… também está tudo na vista de todos hoje em dia e se tornou algo quase que comum apesar de que não deveriam ser… ele foi sim um artista, o relevante deve ser seus ideáis, suas propostas e obras; não se ele deu ou nao pra alguém… se cherou ou não cocaina…

    abç a tds..e ate mais

    Curtir

  59. Sr. Presentepravc:
    Concordo com algumas coisas que o sr. diz a respeito dos problemas educacionais e sociais em seu ambito geral, mas não foi isso que me chamou a atenção e sim com o que foi dito em relação ao Cazuza pela sra. psicóloga.

    Tentei de forma suasória expor minha indignação com relação ao que foi escrito. Todos temos direito a expressar o que sentimos e pensamos, só assim temos como embasar nossas teorias sobre aquilo que pensamos ou até mesmo mudar de idéia, através do debate! Porém, denegrir um artista de tamanha importância para a nossa cultura, é, para mim, como ofender a pátria. Ler coisas do tipo:

    “Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora.”
    ” Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido,”

    Como é que é? Não sei para que escrever um texto desairoso sobre alguém que você não conhece e não tem embasamento algum sobre sua vida e trabalho. O que me parece é que sequer viu no filme? Nunca escutou suas músicas ou leu suas letras? Pois para escrever isso , só pode vir de pessoa que não tem o mínimo, ou nenhum conhecimento da obra e vida pessoal desse POETA, como se todo o seu dom tivesse brotado porque seu pai era diretor de uma gravadora ou pior, se como se a doença que ele contraiu fosse germinada por uma má formação educacional, é risível isso tudo. Escrever esse tipo de coisa é muita maldade ou pura falta de cultura, o que, no entanto, é normal no Brasil.

    Vamos pensar um pouco mais antes de escrever sobre nossos artistas. O que diriam de Raul Seixas, Cássia Eller, Ney Matogrosso, Tim Maia, Paulo Coelho, grande escritor brasileiro, entre tantos outros que não tiveram uma vida exemplar mas fizeram obras maravilhosas?

    Respeito o trabalho de um psicólogo, como também respeito o de um lixeiro. Agora a ética profissional deveria acudir a mãe de um astro que pode vir a ler um artigo impensado desses. Ela está viva e ajudando pessoas, acho que as lições que a vida lhe passou já foram suficientes, não vejo necessidade de um julgamento antecipado responsabilizando ela por tudo que aconteceu ao seu filho. Acho que um diploma colado na parede não dá esse direito a ninguém, até porque ninguém é melhor.
    Quando citei a letra da música que diz ” gente careta e covarde” não quis dizer careta em forma de viver, mas sim de pensar.
    Só escrevi isso porque um dia tive uma visão equivocada sobre as pessoas como Cazuza. Que fique claro que não vejo mérito na vida que ele levou e que realmente muitas coisas foram erroneas em sua vida, porém hoje sou um careta apaixonado pela obra deixada por ele e só queria que ele fosse mais respeitado pelo que ele fez .

    Grato pelo seu espaço.

    Cazuza , ressuscita porra !

    Curtir

    • Caro Patrick

      Sua opinião é válida, já que no texto acima não se denigre a obra de Cazuza e nem o fato dele ser um grande poeta, se bem que na minha opinião ele é mais um revoltado do que um poeta, uma pessoa reprimida que explodiu, só que não suportou sua própria explosão e não foi sóbrio o suficiente para fazer sua mensagem bem mais forte do que ela foi.

      Temos que ter um padrão de “CERTO E ERRADO” Não é porque cazuza fez um grande sucesso e porque era um grande poeta que iremos fechar os olhos para a parte que não era boa nesta história.

      que todos possam seguí-lo naquilo que ele fez de bom, mas que jamais façam aquilo que ele fez de mau.

      Só podemos ver estas verdades se tivermos coragem de falar sobre o assunto, para que nossos filhos não se percam e nem corram riscos de se perder por não saber que um grande cantor fazia uma porção de coisas erradas, mas só porque ele era famoso e morreu de uma forma trágica que iremos colocar uma pedra sobre o assunto e deixar tudo como está e os jovens se perdendo cada vez mais por caminhos tenebrosos.

      Você citou vários nomes, exemplos de sucesso, mas também péssimos exemplos de vida, tanto é que perderam sua própria vida em consequencia de seus erros.

      Onde está o erro de ser famoso e de se ter sucesso na vida, o único que acabou escapando foi o Paulo Coelho, com uma literatura “obscura”, mas que acabou sabendo viver o seu sucesso e não sucumbiu como seu melhor amigo, nós que somos candidatos a subir na vida e alcançarmos o sucesso, precisamos saber como enfrentar este monstro indomável que traga a vida de todos os seus senhores.

      Sou eu que devo conduzir a minha vida e ser o Senhor de meu sucesso e não deixar a vida me levar deixando o sucesso ser o Senhor de meus passos, porque ao ver o imenso abismo, já não será mais possivel escapar dele.

      Sizenando.

      Curtir

  60. Não acredito que uma pessoa instruida possa olhar o filme do Cazuza e ter esse tipo de interpretação, falta essa cabecinha evoluir um pouco em. O filme retrata alguns momentos da vida de Cazuza , mostra o resultado de todo aquele mundo de loucuras, e o caminho que o levou ao seu triste fim, isso deve ser visto como uma lição de vida para qualquer um, para não seguir a mesma direção, e não como exemplo, aliás não recebi a mensagem do filme como exemplo nenhum. . Além disso, o filme não retrata o bom carater e coração terno que tinha esse cara, os seus valores honestos de não fazer mal a ninguém. Não foi apenas um bebado e drogado, traficante muito menos, foi muito mais que isso. Com relação à educação dada a ele, acho que qualquer pessoa gostaria de ter pais maravilhosos que ele teve, ele mesmo escolheu seu caminho, pois ele é simplesmente um poeta. Não culpo jamais seus pais por tudo que aconteceu, aliás, se fosse culpa deles o que diriamos daqueles que saem das favelas, geralmente sem pai , e se tornam vencedores na vida? A culpa foi de quem? Cazuza, o eterno poeta. O que ele escreveu jamais vai ser apagado por coisas que ele fez, porque se fosse assim, ninguém seria memoriavel nesse mundo, todos erramos e cometemos equivocos durante a vida, todos nós escolhemos caminhos. A obra de Cazuza tem que ser apreciada sempre, ele é o melhor! Se você não gostou da vida que ele levou, não importa. O que importa é que ele sempre será meu idolo maior e de muitos brasileiros. CAZUZA MERECE MUITO MAIS RECONHECIMENTO QUE LHE É DADO ATÉ HOJE.
    Para quem não compreende o trabalho de um artista, fica uma de suas letras, que sempre dizem muito pra quem sabe ouvir:: ” vamos pedir piedade, senhor piedade, pra essa gente careta e covarde”.

    Curtir

    • Olá Patrick

      Você foi um pouco duro com a opinião de uma Psicologa, não é porque ela pensa o que disse, que ela poderia ser considerada como uma pessoa “careta”, eu por exemplo tenho quatro filhos, não indicaria o tal filme para eles quando eram mais jovens, hoje na idade que eles estão eu até indicaria.

      A Doutora falou a respeito do comportamento de sua filha adolescente, lamento concordar com ela, porque muitos garotos e garotas nesta idade, sem uma idealização bem formada, tende a caminhar como “Maria vai com as outras”, sem saber como e nem por que, não buscam respostas e nem analisam as opções e quando se encontram já é tarde demais.

      Deus sabe como é difícil para um Pai e uma Mãe resgatar um filho ou uma filha das drogas, uma pisicologa que atende pesoas com este tipo de problema também conhece muito bem esta dificuldade, agora quem vende, usa ou frequenta ambientes onde o fumo, o alcool e as drogas são comuns, logicamente vai dizer que usa quem quer, só bebe quem quer e morrer de Aid’s é uma opção que a propria pessoa escolheu para si.

      Ninguém quer morrer à mingua, ninguém quer morrer de overdose, ninguém quer morrer numa batida de carro com um bêbado no volante, mas estas coisas acontecem todos os dias, e elas só acontecem porque as leis e a sociedade fecham os olhos para este problema e ao invés de coibí-los preferem mesmo é propagá-los.

      É verdade todo mundo tem direito à liberdade e agir conforme a sua vontade, mas se não existissem drogas, alcool, fumo e Aid’s, o risco de um inocente morrer em conseguência de um simples deslise seria bem melhor, mas se não conseguimos acabar com estes problemas, só nos resta evitá-los o máximo possível e principalmente educando nossos filhos para que os evitem e se possível passem bem longe de locais onde eles estejam.

      Cazuza é muito elogiado porque teve coragem de gritar contra a hipocrisia da sociedade, cantou e demonstrou sua revolta contra esta hipocrisia.

      Esta cartinha da psicóloga é o mesmo grito, ela também tem o seu direito de manifestar a sua opinião contra o que ela acha hipocrisia e maus ensinamentos, assim como você também manifestou o seu pensamento aqui neste Pos’t, e eu o deixarei como você proprio escreveu.

      Caretice não é tentar corrigir seus filhos, não é deixar de permitir-lhes que façam tudo o que querem, não é impedir-lhes de cometer erros, não é permitir-lhes que corram risco de vida desnecessário, não é impedir-lhes que andem com pessoas drogadas ou Bêbadas.

      Caretice para mim é não ter a coragem de puxar as redias de seu filho e indicar-lhe o melhor caminho, caretice é deixar a coisa rolar solta sem correções ou sem um “papo cabeça” sobre os assuntos que seu filho não compreende bem, caretice é não impor limites à uma criança que vai crescendo achando que terá o mundo a seus pés.

      Você já assistiu o programa super Nani na SBT, eu acho que ela impõe muitas regras para conseguir tirar as birras das crianças, existem metodos mais práticos e bem mais simples, o método que a sabedoria Bíblica ensina e que foi contestado por “Sigmund Froid”, o método que dá cadeia para os pais que o utilizam, mas ao mesmo tempo o governo não tem cadeia suficiente para colocar os marginais que estão se formando nas ruas sendo educados por outros marginais à base da PANCADA, opressão, submissão, autoritarismo, subversão e outras coisas semelhantes.

      É uma triste escolha a que nossos homens livres estão escolhendo para si, preferível mesmo é à submissão ao conhecimento dos Pais, quando estes Pais não sejam também marginais na sociedade.

      Sei que este assunto é crítico e digno de um bom debate, acho que o debate neste caso só teríamos a ganhar com ele porque são muitos os pontos obscuros que a maioria dos Pais desconhece completamente.

      Paz e bem para todos

      Curtir

Deixar um Comentério aqui.