A Avó de Jesus é a nossa Padroeira!


ORAÇÃO À SANT´ANA


Senhora Santa Ana, que fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo e seguindo os caminhos da Providência Divina e que recebestes São Joaquim por esposo e deste matrimonio vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, Mãe de Jesus Cristo, confiantes pedimos por nossa família.

Aos pais desta família que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o evangelho.

Aos filhos, que cresçam em sabedoria, graça e salvação.

A todos que sejam guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e tristezas desta vida, possam chegar à casa do Pai e juntos sermos eternamente felizes.

Amém.


SÃO JOAQUIM E SANT´ANA


Dia 26 de julho comemoramos o Dia de São Joaquim e Sant’Ana. Neste dia também comemoramos o dia dos Avós. Nada mais justo este dia destacar os avós de Jesus, pais de Nossa Senhora.Em Anápolis – GoiásSant´ANA é festejada nesta data.

Nossa historia começa com um Milagre de Sant’Ana, que ao passar por nossas terras em caravana quis por vontade de Deus aqui permanecer formando a cidade de Ana ou Anápolis como ficou conhecida mais tarde.

Sobre a vida de Sant´Ana

Da vida da mãe de Maria Santíssima nada sabemos ao certo. Apenas a tradição cristã nos fornece alguns esclarecimentos a respeito de sua mãe, Sant’Ana, dados, cujo valor histórico não é possível apurar. Nem mesmo as Sagradas Escrituras nos diz algo, contudo, existe um livro venerável do século II do Cristianismo: Proto-Evangelho de São Tiago, que alcançou grande autoridade nas comunidades cristãs primitivas. É exatamente este livro que nos traz a mais antiga tradição sobre os pais de Nossa Senhora.
Diz a tradição antiqüíssima que Sant’Ana nasceu em Belém de Judá, tendo por pai, Mathan, sacerdote da tribo de Levi e da família de Araão; e por mãe, Maria, da tribo de Judá. Teve esse piedoso casal três filhas.


  1. A mais velha chamava-se Maria, como sua mãe, e veio a ser mais tarde esposa de Cleophas, de Sadoc e de Eli e foi mãe de Tiago Menor, Judas Tadeu, Simão e José, apóstolos ou discípulos de Cristo, que segundo o costume hebraico, se chama no Evangelho «irmãos do Senhor», quando de fato eram primos irmãos.

  2. A Segunda filha foi Sobé.

  3. A terceira e mais nova, enfim, foi Ana, destinada a dar ao mundo a Bem-aventurada entre as mulheres.
    Por inspiração de Deus casou-se com Joaquim, habitante de Nazaré, da família real de Davi. O nome Joaquim é bíblico e, significa: “homem que Javé confirma”.
    Joaquim e Ana eram um casal distinto, mas viviam tristes e humilhados porque já estavam chegando à idade avançada e eram estéreis. Sendo também um casal justo e observante das leis judaicas. Possuíam certa fortuna que lhes proporcionava uma vida folgada. Dividiam suas rendas anuais em três partes:

  • uma era conservada para as próprias necessidades;

  • a segunda era reservada para o culto judaico e, finalmente,

  • a terceira parte era distribuída entre os pobres.


Eles continuavam rezando confiantes que Deus teria suscitado para eles uma descendência. Joaquim retirou-se ao deserto para rezar, onde permaneceu quarenta dias em jejum e oração.
Finalmente, um anjo apareceu a Joaquim comunicando-lhe uma boa notícia:

“ – Joaquim, disse o anjo, tua oração foi ouvida. Uma filha te será dada, a quem darás o nome de Maria”.

Também Ana recebeu um aviso do anjo:

”  – Ana, Ana, o Senhor darás à luz e, por toda a terra, falar-se-á de tua descendência”.

Ao voltar Joaquim para casa, eis que sua esposa atirou-se em seus braços exclamando cheia de alegria:

‘Agora sei que o Senhor derramou sua bênção sobre o nosso lar; pois eu era como uma viúva, era estéril, mas agora meu seio já concebeu, seja bendito o Altíssimo!’

Então, fez o voto de consagrar a menina prometida por Deus ao serviço do Templo.
De fato, a menina (Maria) foi levada mais tarde pelos pais, Joaquim e Ana, para o Templo, onde foi educada, ficando aí até o tempo do noivado com José.
No ano da anunciação, já era falecida Sant’Ana, tendo alcançado uma idade de 79 anos, como refere a tradição. Foi sepultada junto de seu esposo. Muitos anos depois, transferiram as suas relíquias para a Igreja do sepulcro de Nossa Senhora, no vale de Josaphat.
O Calendário Litúrgico da Igreja Romana comemora no dia 26 de julho a memória de São Joaquim e Sant’Ana. No entanto, o culto deles foi difundido na Igreja desde o século VI. Começou no Oriente e depois passou para a Igreja Romana. Neste caso, a devoção foi muito mais popular. Ela difundiu-se, sobretudo, nos povos nórdicos, onde o nome Ana é mais usado. Também no Brasil, o culto a Sant’Ana é muito conhecido. Antes, ela mereceu o título que só é reservado à sua Filha, isto é, Senhora Sant’Ana.


Fonte:http://www.macarau.com.br/santana.html


Sant'Ana, mãe da Santíssima Virgem Maria e esposa de São Joaquim, vem sempre acompanhada de sua filha. Nesta representação, as duas caminham de mãos dadas e Nossa Senhora segura seu livro. Acervo: Imaginária. http://www.mas.ufba.br/obra.asp?peccodigo=63

Sant’Ana, mãe da Santíssima Virgem Maria e esposa de São Joaquim, vem sempre acompanhada de sua filha. Nesta representação, as duas caminham de mãos dadas e Nossa Senhora segura seu livro. Acervo: Imaginária. http://www.mas.ufba.br/obra.asp?peccodigo=63



FRANCISCO E CLARA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/dons-do-espirito.jpg?w=130&h=120

.

Santa´Ana, Padroeira de Macaraú

ana


___________________________


HINO A SANT´ANA (1)

Santa Mãe da que por filha
Te elevou ao pé da cruz
Ouve os rogos de quem trilha
Os caminhos de Jesus

Mãe da virgem oh! Sant´Ana
Lá, da glória verdadeira
Mostra ao povo que te aclama
Como és nossa padroeira (Bis)

Santa Mãe da Mãe de Deus
Ouve o povo a te implorar
Se estas preces sobem aos céu
Baixa a terra o teu olhar


___________________________


HINO A SANT´ANA (2)


Da Mãe de Deus progenitora,
Dignai-vos ouvir a nossa voz,
Mostrando-nos a protetora
De um povo que se consagra a vós

Sant´Ana em que suave alegria
Desperta a festa o nosso folgar
Por vós iremos à Maria /
Para por ela a Jesus chegar / bis
Junto a Maria Imaculada,
A Padroeira potente sois,
Mas pode a alma degredada
A confiança voltar-se, pois


___________________________


HINO A SANT´ANA (3)


Centro de amor e de ternura, /
Mãe adorável da Virgem pura / bis

Anjos cantai, com alegria, /
Salve Sant´Ana, Mãe de Maria / bis
Luz divinal do sol poente, /
Iluminai a nossa mente. / bis

Vossa virtude tudo suplanta,
Quis Deus confiar-vos a Virgem santa. / bis

Nos desenganos, na lida insana, /
O nosso amparo, sede Sant´Ana. / bis

___________________________



20 Respostas

  1. Ciao a tutti vengo dall’italia

    Curtir

  2. Prezados, encaminho-lhes o endereço do nosso site dedicado à Sant’Ana. A iniciativa é das Religiosas Filhas de Sant’Ana da Santa Casa de Misericórdia do Recife: http://www.devotosdesantana.com.br . Esperamos que o visitem e interajam.

    Curtir

  3. Alguém teria um texto sobre a vida de Santana para teatro?
    Se tiver entre em contato comigo.
    Aqui na comunidade queremos apresentar a vida de Santana.
    abçs

    Curtir

  4. Salve Sant’Ana Gloriosa, terno afeto de Jesus!

    Curtir

  5. Onde posso encontrar o nome de Santa Ana nos evangelhos? Por favor queridos!

    Curtir

    • Olá João Maria

      Paz de Cristo

      Sei que você sabe, tão bem como eu, e que foi escrito por São João, que nem tudo que Jesus fez ou falou está escrito nos evangelhos, disse também que se fossem escrito tudo que Ele fez, nem em todo mundo caberia os livros que seriam escritos.

      Porém, o que está presente nos evangelhos é fruto de um grande estudo dos Doutores da Igreja, que selecionaram apenas os testemunhos inspirados pelo Espírito Santo de todos aqueles que escreveram sobre o mesmo assunto, evidentemente o que está presente nas Sagradas escrituras é o essencial para a nossa Salvação, o restante, mesmo que seja verdade, seriam histórias que não seriam essenciais à Salvação e que tanto faz se for verdade ou não, jamais interferem naquilo que todos precisam saber e viver para serem Salvos.

      Sendo assim, pouco lhe importa onde esteja escrito que Ana era a Avó de Jesus, este não é um detalhe essencial para a sua e nem para a minha Salvação, porém existem diversos escritos que citam estes detalhes dos familiares de Jesus, livros e cartas que não foram aceitos como inspirados por não terem procedência e nem um autor conhecido e comprovado e na duvida, tudo iso ficou fora da Bíblia, sendo assim, mesmo que não esteja escrito na Bíblia, não deixa de ser verdade, só que são textos e histórias que ficaram apenas na tradição.

      Ainda hoje ouvi a história do Papel e o que foi dito foi que a primeira fabrica de papel em larga escala só foi inaugurada no século XVI, sendo que antes o papel era manufaturado e fabricado em pouca quantidade, no princípio da Igreja, papel para escrita era coisa muito rara e era por esse motivo que as pessoas não tinham acesso às escrituras sagradas, sabia que nem sempre existiram livros como hoje, e nem mesmo internet como agora, mas se você quizer conhecer mais sobre Sant’Aa, faça como eu…. Pesquise na “NET”, na verdade li mais de dez textos diferentes, mas o que todos trazem em comum é o fato da mãe de Maria se chamar Ana e seu Pai Joaquim, isto me basta.

      Assim como você tem duas avós, Jesus também tinha Duas avós, sendo uma a Mãe de José e a outra a Mãe de Maria, afinal todos nós temos mães e avós, porque Jesus não teria?

      O Nome de uma delas era Ana e o da mãe de José perdeu-se com o passar dos anos.

      Paz de Cristo

      Sizenando / presentepravoce

      Curtir

  6. Sem querer magoar ninguém pois essa não é nem será m inha intenção. Também eu amo a pessoa sde Maria mãe de Jesus e sinto por ele um carinho grande e admiração pois nãop foi escolhida pelo Espírito Santo para mãe do filho de Deus por acaso.

    Porém não deixo de analisar as escrituras que me dizem o seguinte:
    em Lucas 11:27/28 27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.
    28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.
    Jesus sempre procurou de forma doce e equilibrada desviar a atenção para a tendência naturar que temos de procurar a MÂE , mas vede que Jesus foi tão claro:

    João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

    João 14:9/10/11 9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
    10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras.
    11 Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

    Amados não vos deixeis enganar Jesus é a chave mesmo Maria sempre o disse: fazei TUDO o que Ele vos disser

    Curtir

    • Olá Pedro

      Paz de Cristo

      Asim como você, abro este texto lhe dizendo também que não pretendo magoar ninguém, mas em tudo ficam varias interrogações:

      Magoar por que ?

      Você relembra as escriruras para salientar o que em particular ?

      Vejo que existem muitas palavras sub-entendidas e que não foram ditas, mas pode ficar tranquilo, que eu a conheço todas e jamais fiquei ofendido por quem quer que as tivesse proferido, saiba que nem todos os evangélicos são carinhosos com a Mãe de Jesus e pelo fato de combaterem uma “provável idolatria inexistente” acabam desrespeitando aquela que deu a luz o filho de Deus, que por sinal, seria a revelação da imagem de Deus aos homens e pelo qual todos se achegam ao Pai, mediante os méritos de sua morte como sacrifício voluntário naquela cruz.

      Retornando ao texto citado e retomando ao valor das palavras da Sagrada Escritura, gostaria de relembrar um outro texto, também de (São Lucas 1:40 a 48) que relembra as palavras que Isabel Proferiu ao ver Maria aquela que fora escolhida por Deus entre todas as mulheres, fato este que é imutável, queira o homem se agrade ou não dele.

      A Sagrada escritura diz que:

      41b – Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. […] […] 45 – Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! […] 48 – Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,

      Mediante tais palavras escritas e bem conhecidas, gostaria apenas de lembrar que, são palavras proféticas e que portanto não devem ser combatidas ou menosprezadas, isto nos mostra que: Bemdizer ou proclamar Maria como bem aventurada, não estaremos fazendo nada de errado porque tais fatos estão escritos também nas mesmas sagradas escrituras que você citou, isto não significa de maneira nenhuma que quem proclamar Maria como bem aventurada esteja cometendo um ato de “Idolatria” ou desprezo da verdade em relação à salvação somente na pessoa de Jesus.

      Gostaria de dizer também que aquela mulher que proclamou a Bem-aventurança de Maria perante Jesus, não foi censurada nas suas palavras, Jesus apenas completou o texto, relembrando o fato de que, não somente Maria foi agraciada com o seu nascimento e sim “JESUS” foi um presente de Deus para toda a humanidade e assim como Maria foi agraciada e tornou-se Bem-aventurada, esta graça já está disponível a todo homem, porque agora na nova aliança todos podem e devem receber O Espírito Santo dentro de si, o mesmo Espírito Santo que gerou “JESUS” no seio de Maria pode gerar Jesus “UM HOMEM NOVO” dentro de você, assim como São Paulo afirmava, ” Já não sou eu quem vivo, é CRISTO que vive em mim”, por isso Maria é BEM-AVENTURADA SIM, porque ouviu a palavra de Deus e tornou-se sua serva, mas você também pode ser bem-aventurado se também ouvir a sua palavra, que por sinal é a mesma que Maria ouviu.

      Gloria a Deus nas auturas e ao seu Filho muito amado nosso Salvador, Bendito seja o Senhor que criou o céu e a terra e que Ele manifeste o seu poder entre os homens, transformando e crando todo os corações, efetivando assim os efeitos da Nova e eterna aliança que consiste em acolhermos dentro de nosso ser a pessoa do Espírito Santo, assim como Maria acolheu um dia e bem sabemos que antes que Jesus retorne em sua Glória na sua segunda vinda é necessario que todo homm tenha ouvido falar de Jesus e que o Espírito Santo seja derrama sobre todo ser vivo, fazendo com que suas águas vivas cubram a terra assim como as águas cobrem o fundo do oceano (Atos 2).

      Que Deus te abençoe.
      Jesus te Ama
      Fique na paz.

      presentepravoce / Sizenando

      Curtir

      • O problema maior é a idolatria, colocam a tradição propagada por homens acima da lei de Deus. Em 1 TM 2;5 diz: Somente há um intercessor entre Deus e os homens, Cristo. Precisa interpretar? Não, é uma afirmação. Se temos livre acesso ao Pai através de Jesus, óbvio que não buscaremos intermediários santificados por mãos de homens pecadores como todos nós.

        Curtir

      • Melhor resposta não existe. A exemplo do doutor Angélico, você tem uma fé inteligente. Nossa doutrina é para os católicos.

        Curtir

  7. Fiquei muito feliz de saber que exitem hinos dedicados a Sant’Ana.
    Eu faço um programa MARIA CONOSCO, na rádio da minha cidade, todas as segunda as 18horas – e como dia 26 é dia de São Joaquim e Sant’Ana, preciso do hino para que o povo de Deus possam ouvir e rezar juntos. Poderão me mandar, mesmo que por email? Fico muitissima agradecida. ROSA BRANCA

    Curtir

    • Olá Rosa Branca

      A Minha resposta será como as anteriores:

      Eu não possuo musicas de Santana, localizei estas no Youtube e indiquei a quem perguntou, mas não baixei nenhuma delas, seria necessário baixá-la e até dá para reproduzir em rádio, mas eu ainda não sei como fazer isto.

      Paz de Cristo.

      Sizenando

      Curtir

  8. olá, eu iqueria saber se vcs tem as musicas ou sabem alguem que tenha dos hinos de santana pois sou de uma paróquia de santana mas temos somene um hino dela, mas eu gostaria de encontrar mais para não ficar repetitivo todo o ano sabe. agradeceria muito se vcs pudessem me ajudar

    Curtir

    • Olá Adilson Fábio

      Eu tenho estes que encontrei a poucos dias e enviai ao Flávio que procurava por uma música para Sant’Ana.

      Encontrei estes no Youtube e lhe enviei, é só aprender.

      Socorro Lira
      Senhora Santana

      Senhora Santana ao redor do mundo
      Aonde ela passava, deixava uma fonte

      Quando os anjos passam, bebem água dela
      Oh que água tão doce, oh senhora tão bela

      Encontrei Maria na beira do ri
      Lavando os paninhos do seu bento fi

      Maria lavava, José estendia
      O menino chorava do fri que sentia

      Os filhos dos homens em berço dourado
      E tu, meu menino, em palhas deitado.

      Calai meu menino, calai meu amor
      Que a faca que corta não dá tai sem dor

      Curtir

  9. Boa noite!!!

    Procuro pela gravação da música de Sant’Ana, “HINO A SANT´ANA (3)”. Vcs tem ou sabe onde posso encontrar?
    Muito obrigado pela atenção.

    Flávio

    RESPOSTA:

    Olá Flávio

    Lhe enviei vários cânticos via e_mail …
    Algum deles é o que você queria ?

    Paz de Cristo

    Sizenando

    Curtir

  10. Tenho um sitio em sâo vicente proximo as ruinas da capela de Santa Ana onde nasceu Frei Gaspar e um lugar miuto lindo.

    Curtir

  11. IMTERESANTE ISTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!*************……………..”””””””

    Curtir

  12. Senhora Santana pode ser considerada como cuidadora das florestas ?Já sonhei com ela com um manto verde protegendo a todos e com um vestido verde claro,olhos da mesma cor e cabelos alourados.
    Ela sorria e mostrava-me as pedras verdes claras na gola do seu vestido.Tinha aparencia de uma senhora simples da zona rural e estava muito feliz.

    Resposta

    Legal…

    Curtir

  13. Gostaria muito de saber mais sobre Senhora Santana.Amo o mundo dos santos e anjos.
    Obrigada

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.