Precisamos renovar nossas famílias!

A Família é ação prioritária da pastoral da Igreja Católica.

Dom Geraldo Majella Agnelo comenta evangelho do Bom Pastor

Por Alexandre Ribeiro

SALVADOR, segunda-feira, 14 de abril de 2008 (ZENIT.org).- No contexto da passagem evangélica do Bom Pastor, lida na liturgia desse domingo, um cardeal brasileiro explica que um dos pontos «prioritários» da ação pastoral da Igreja é a família.

O cardeal Geraldo Majella Agnelo explica primeiramente, em artigo enviado a Zenit esta segunda-feira, que o termo «pastoral» vem justamente do «exercício do ministério realizado pela Igreja para cumprir o mandato de Cristo: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho, fazei meus discípulos em todos os povos”».

«Jesus é a realização do ideal do pastor perfeito a que são chamados os ministros ordenados para servir o povo de Deus», afirma o arcebispo de Salvador.

Nesse contexto, de acordo com o cardeal Majella Agnelo, a família «está entre os campos considerados prioritários, no processo de renovação da Igreja na América Latina».

Tendo como pano de fundo as indicações da Conferência de Aparecida, o arcebispo enfatiza que as famílias precisam ser renovadas.

«Precisamos renovar as nossas famílias para que continuem sendo o que nunca poderiam deixar de ser: escola de comunhão, Igreja doméstica», afirma.

«Temos grande responsabilidade de presença cristã no seio da família, anunciando a todos os seus membros o amor de Deus.»

Dom Geraldo Agnelo chama os pais a assumirem «a educação dos seus filhos na fé», primando por uma educação «com pedagogia inspiradora no Senhor».

«Que os filhos escutem e obedeçam» e «sejam evangelizadores dos amigos e amigas», enfatiza.

Nessa tarefa pastoral junto das famílias, o arcebispo reafirma a importância de permanecer «com o Mestre».

«Permaneçamos com ele e, a partir deste estar com ele, sejamos e façamos acontecer em nossa arquidiocese um tempo novo no amor e na comunhão, como convém a discípulos missionários de Jesus», destaca o cardeal Agnelo.

ZP08041403 – 14-04-2008
Permalink: http://www.zenit.org/article-18124?l=portuguese

© Innovative Media, Inc.




Uma resposta

  1. gostaria de ter sugestões sobre a semana da familia pois sou coordenadora da PF EM MINHA PARÓQUIA E IREMOS REALIZAR A SEMANA DA FAMILIA E CASAMENTO COMUNITÁRIO.

    Resposta:

    Em nossa diocese, fazemos varias equipes Paroquiais que meditam o livrinho da campanha nas casas rezando o terço, também algumas Paróquias realizam seminário semanal com temas da Campanha. Como cada Paróquia é independente a Diocese finalizará este ano com uma missa na Catedral, em anos anteriores faziamos um encontro final no Ginásio, mas como a participação não era tão grande como poderíamos esperar a finalização ficou apenas com uma missa para toda a diocese na Catedral.

    Outras coisas poderiam ser feitas na Paróquia, se por exemplo a diocese não for realizar uma Missa geral, pode ser feita uma missa especial para casais desde que já não seja normal esta missa todo més, como é o nosso caso, mas mesmo asim ainda poderia ser realizada convidadndo todas as Famílias que foram visitadas durante a campanha.

    Isto é o que já fazemos normalmente já a muito tempo, nestes casos geralmente quem escolhe o que vai ser feito é o Pároco, a PF só organiza e age com o material humano para visitar os lares.

    Espero ter ajudado, não sei onde é sua diocese, já que para nós aqui tudo que eu disse já é feito automaticamente todo ano, não existe novidade. E os temas das reflexões geralmente fluem em cada reunião em particular, é difícel dar opiniões sem conhecer cada realidade em particular.

    Jesus te ama.

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: