O Magistério da Igreja recomenda Ler a Bíblia.



A Igreja reconhece que muitos anos se passaram

e o povo perdeu o costume, a vontade e o amor pela

Palavra de Deus.


Papa_Francisco_leia_a_Bíblia

Papa Francisco – Com a Bíblia.



O Bom Católico não é aquele que compra uma Bíblia e leva para casa, escolhendo um lugar bem vistoso na sala de estar e expondo as escrituras Sagradas ao vento e à poeira, mas é aquele que a lê e passa a conhecê-la, por isso a Igreja recomenda hoje não somente a leitura da Bíblia, mas como também a sua divulgação em alta escala e principalmente através da Internet, este novo veículo de comunicação que tanto é usado pelo mal em destruição das almas.


Leia a Bíblia


BIBLIA SAGRADA


O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, pediu que os católicos não apenas tenham a Bíblia em casa, mas que alimentem o costume de ler o texto sagrado.Dom Odilo, que foi um dos presidentes delegados da XII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, explicou essa quinta-feira, em coletiva de imprensa em São Paulo, que os padres sinodais reconheceram que há um grande analfabetismo bíblico entre os fiéis Católicos. «É importante ter a Bíblia, mas isso não basta, é preciso lê-la», afirmou o arcebispo. Nas proposições do Sínodo encaminhadas ao Papa, alenta-se que todo católico tenha fácil acesso à Bíblia. O evento eclesial também chama a um novo empenho de formação dos fiéis no campo bíblico. Segundo o cardeal Scherer, é preciso ler a Bíblia de forma adequada. Para isso, o primeiro passo é tomar o texto a partir «da Igreja, da comunidade de fé», pois a Igreja «é a casa da Palavra de Deus, seu endereço certo», afirmou. Isso evita as leituras «fundamentalistas», que instrumentalizam o texto sagrado para fins alheios a ele. Dom Odilo recordou que o próprio Papa falou da importância de se tomar a Bíblia no contexto da fé da Igreja, respeitando-se o rigor do método histórico-crítico, por um lado, e, por outro, não descuidando da Tradição viva de toda a Igreja. 

O arcebispo indicou que os católicos devem ter sempre em mente que a Bíblia tem uma «referência fundamental», Jesus Cristo. Na comunidade de fé, nas paróquias e dioceses, os fiéis devem procurar participar de círculos bíblicos e de outros eventos formativos, para aprofundar no conhecimento do texto sagrado.

Dom Odilo recordou que muitos padres sinodais falaram a respeito dos métodos de leitura da Bíblia. «Falou-se sobre a leitura orante, o método da ação católica –ver, julgar e agir–, o método franciscano, o dos exercícios espirituais de Santa Inácio». Segundo o arcebispo, aprender os métodos de leitura ajuda na hora de ir ao texto.

Agora que as proposições do Sínodo foram entregues ao Papa, espera-se a orientação que virá do pontífice, por meio da exortação apostólica pós-sinodal.

Sobre a responsabilidade de trabalhar na presidência da assembléia sinodal, Dom Odilo destacou que «foi uma grande alegria». O arcebispo confessou que «não foi tão difícil» desempenhar a função, pois «tudo estava muito bem organizado» pela Secretaria do Sínodo».

Dos 253 membros nomeados para a assembléia, 248 participaram. Esses poucos que faltaram não puderam ir por motivo de doença ou complicação com a viagem.

Segundo o arcebispo, houve muitos momentos especiais durante o evento. «Já a missa de abertura, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, o concerto da Filarmônica de Viena, a visita do patriarca ortodoxo Bartolomeu I, a missa de encerramento».

«Fico com uma impressão muito rica, muita bonita deste Sínodo», afirmou o cardeal Scherer.

Fonte: Zenit


Leia você também

A Bíblia é uma Mensagem

de Deus pra você.


Semeando a cultura de Pentecostes



IMAGENS DA PALAVRA DE DEUS NO FACEBOOK.

FACEBOOK


23 Respostas

  1. Eu tenho uma dúvida….

    Em Levítico 20:13
    João Ferreira de Almeida Atualizada (AA)
    lê-se:
    13 Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.

    Eu pergunto: Conheço uma pessoa homossexual.
    Como devo matá-la?

    Curtir

    • Caro amigo Giuliano

      Agora você apelou geral.

      Jesus disse que nos amassemos e não que pagássemos mal com o mal, conforme as escrituras afirmam, existia um defeito na antiga aliança que era firmada sobre a lei, mas que viriam dias que Deus firmaria uma nova aliança baseada em novas promessas. A Antiga aliança foi feita com o povo Judeu e pelo que eu saiba eu não sou Judeu e jamais estive debaixo da lei judaica que se lê no antigo testamento, logo não sou obrigado a cumprir esta lei que nem mesmo Jesus cumpriu, pois Ele veio nos trazer uma nova lei, que se resume em amar o irmão e não em matar o irmão.

      Se existe pecado, que possamos lutar contra ele, mas se as pessoas não quiserem se afastar do pecado o problema é unicamente delas e certamente elas perderão a Salvação eterna, mas eu não precisaria matar ninguém, pois a minha missão é SALVAR e não matar. Certamente quem bebe um copo de veneno acabará por morrer sozinha.

      Você usa do mesmo artifício dos fariseus e Saduceus, apesar de não ter nenhuma Fé, pois sua pergunta é só uma provocação, mas em todos casos eu lhe aconselharia a buscar uma solução com o Presidente Lula, ele certamente lhe daria uma opção bem melhor do que matar o sujeito infrator, na verdade ele é a favor de extirpar o mal antes mesmo de nascer com um aborto pago pelo “SUS”.

      Caro amigo, fiquei muito triste, não sabia que possuía tanto ódio e maldade em seu coração, mas aquele que acredita em Deus e medita na morte e ressurreição de Cristo aprende que devemos morrer por amor dos pecadores e não matá-los.

      Que Deus converta seus pensamentos e perdoe a sua maldade e homofobia.

      Cuidado, você pode até ser processado por este tipo de brincadeira.

      Sizenando

      Curtir

      • É, Sizenando.

        Acho que eu não me fiz entender em meu sarcasmo. Tenho alguns amigos gays e evidentemente não vou matá-los. Então acho bem estranho, vista minha evidente ironia, uma acusação de “homofobia”, quando na verdade é o extremo oposto. Aqui estás novamente usando técnicas erísticas a um suposto terceiro leitor? Homofóbico é seu deus! Homofóbicos sempre foram os católicos e os evangélicos em geral. Eu não. E não se “preocupe”, sou BEM hétero, antes que pense que estou apenas defendendo minha causa pessoal.

        A bíblia MANDA matar homossexuais e como tal, todo bom cristão deveria fazê-lo sem pensar. Afinal, Até mesmo Abraão iria matar seu filho sem pestanejar, sem amor, sem juízo. Se fosse a mãe do guri, mandava deus à M****… Quem sois vós para pensar, discernir, reconsiderar… Precisa escrever na bíblia pra não matar? Evidente que não! Somos tão tontos assim? Mas Sizenando, eu não perco a esperança na humanidade, porque mesmo com o guia moral absurdo que é o AT, as pessoas CONSEGUEM discernir isso e NÃO costumam matar homossexuais por conta disso. Claro, há os desequilibrados que matam…

        É claro que uma aliança vai começar mal! o Cara manda tirar um pedaço do pênis! Não é outro lugar, é bem ali… Eca! Sempre me perguntei porque essa fixação das religiões com as coisas do sexo… E tem que tirar pedaço. Não basta usar um colarzinho ou outra coisa…. E pra consertar isso, manda o filho ser torturado…. Ô beleza!

        Enfim, ali no ladinho esquerdo do seu blog diz: leia a bíblia…. Pois é, está faltando isso para a maioria absoluta dos cristãos.

        Evidentemente a pergunta foi uma provocação. Ela mostra o quanto IMORAL é o antigo testamento. E o novo também, mas isso é pros iniciados. Do Antigo Testamento escorre sangue, escorre tristeza, rancor, ódio, raiva, vingança. Escorre na verdade o modo de vida daquele povo, que sobreviveu atropelando na espada os que se atravessavam na frente.

        Por pura consistência, deverias tomar a bíblia como uma só. Se ela foi corrigida, ou se uma aliança foi falha é porque seu deus ERROU. Não era pra ser infalível? Ou mesmo onisciente e oni-ver Sua cagada? Tá bem estranho isso tudo.

        Curtir

      • Caro Giuliano

        Não sei do que esteja falando, talvez exista outro comentário para ler antes deste, mas como não sei do que se trata, vou responder este pela metade.

        Não vou pregar a palavra para você pois percebo que você sabe da Bíblia mais do que eu, mas cá para nós, falando baixinho….

        A Bíblia é um livro de história e não um livro de leis, a lei do antigo testamento que foi escrita em pedras para os Judeus já foi consumada no dia que Jesus morreu na cruz, tanto é verdade que diz a história que o véu do santuário se rasgou de alto a baixo, para quem não sabe, o véu do santuário era uma divisória entre o local onde estava Deus e onde os homens se reuniam, neste local estava a arca da aliança e as tabuas dos dez mandamentos, mas o véu se rasgou para mostrar a verdade ao povo, pois eles não sabiam até aquele momento.

        Não existia mais naquele local as tabuas dos dez mandamentos e nem a arca da aliança, poderia se dizer que Deus também não estava mais lá e daí, o que quer dizer isso?

        Quer dizer que o antigo testamento ficou no passado, morreu como está escrito em ezequiel 37 e por falar nisso é este o tema que irei pregar este final de semana.

        O PASSADO ESTÁ MORTO COMO AQUELES ESQUELETOS QUE JAZIAM NA PLANÍCIE, E DEUS MANDOU QUE O PROFETA ANDASSE E CIRCULASSE ENTRE ELES PARA TER A CERTEZA DE QUE ESTAVAM MORTOS.

        Morreu, acabou, virou apenas história para nós, hoje o que vale é a Nova e eterna Aliança.

        Não é uma questão de erro de Deus e sim uma questão de infidelidade humana, é o que diz o profeta Jeremias 31, 31,

        Deus é fiel e foi fiel, mas o homem pecou, errou, foi infiel e não cumpriu a sua parte no trato da aliança, quebrou a aliança e rompeu o contrato, divorciou, separou e se afastou e todo ramo que se desliga da videira seca, ou toda lâmpada que se retira do soquete se apaga, tudo normalzinho assim.

        Não se pode dar bons frutos se estivermos separados de Deus, logo, o erro humano, seu pecado, sua violência, sua fogueiras, sua libertinagem não podem ser atribuídos a Deus e sim apenas a si mesmos.

        Deus não manda matar nenhum pecador, nem mesmo nenhum homossexual, simplesmente diz que no seu Reino não entrará nenhum depravado, nem afeminado, nem ladrão, nem assassino assim como também não entrarão Bispos, Padres, Papas, Pastores, Freiras, porque não são nossos títulos ou adjetivos que nos darão um lugar junto de Deus, só entrarão no céu aqueles que ouvem a voz do Pastor e o seguem, estes são chamados apenas de filhos amados de Deus.

        Se você ouvir a voz de Deus no dia de hoje, não espere para segui=lo amanhã, pois poderá ser tarde demais e você ficar de fora como aquelas 5 virgens que representam os religiosos que se preocupam apenas consigo mesmos e não com a presença de Deus.

        A proposta de Deus é amor, sempre foi e hoje Ele simplesmente abriu a oportunidade para que outras pessoas além dos Judeus recebessem os seus presentes, no caso, nós somos chamados a fazer parte de seus filhos amados, mas sei que não adianta lhe convidar para aceitar esta proposto, pois já escolhestes o seu caminho.

        Que tenhas paz em sua escolha e sejas bem sucedido, quando chegares ao fim da estrada que vai para Salvador, me descreva como é Porto Alegre

        Sizenando

        Curtir

  2. não é a igreja, seja ela católica ou evangélica, que vai salvar o pecador, vejamos o que nos diz o evangelho. São joão capítulo 14:6: Disse-lhe Jesus eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    Em jo.3:16: leiamos: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito,para que todo aquele que nele crê,não
    pereça,mas tenha a vida eterna.
    Atos capítulo 4:12 E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
    Estes três capítulos e versículos da palavra de Deus nos dão a certeza de que o homem perdido, obtem a salvação somente através de jesus cristo que é o único caminho e o mediador de todo aquele que nele crê.

    Resposta:

    Ok! Verdade, Por isso precisamos conhecer a Palavra de Deus, pois ela nos ensina a conhecer Jesus o nosso Salvador e a Igreja nos instrui naquilo que é certo e correto, para que não possamos seguir qualquer falso profeta que se apresente pelo nome de Jesus, aliás cada dia que passa aparece um novo Jesus, se não fosse a Igreja para mostrar a VERDADE estes anos todos, será que ainda alguém estaria seguindo Jesus?
    É claro que não, se hoje já dizem que Ele é uma invenção da cabeça do homem, imagina se não existisse a Igreja para contestar ?

    A Igreja Não Salva, mas mostra o Caminho que cada um deve seguir para ser Salvo, porque a Salvação é uma opção pessoal de cada um, ou então cada um cairia em seu próprio buraco e não seria salvo coisa nenhuma.

    Paz de Cristo

    .

    Curtir

    • A palavra de DEUS não foi escrita somente para ser lida, mas além de tudo, ser vivida, testemunhada com obras e ações no dia a dia.
      Se tivermos a sensibilidade de nos ater aos fatos que lemos na Bíblia, temos a resposta a nossos anseios mais profundos. Deus nos ama tanto que nos deu o seu filho para nos salvar, mas deixou-nos com livre arbítrio para tudo nesta vida, mas deixa-nos a seguinte frase que encerra todas as respostas: “Sem mim, nada podeis…”
      SETEMBRO2012 – Mês da Bíblia.
      Lê-a e vivê-la eis nossa missão e nosso dever!

      Curtir

  3. A BÍBLIA DEVE FAZER PARTE DA VIDA DE TODOS OS CRISTÃOS CATÓLICOS, DIARIAMENTE DEVE SE FAZER UMA LEITURA LEMBRANDO-SE SEMPRE DOS EVANGELHOS, UMA INTERPRETAÇÃO CORRETA E DIGNA DEVE SER FEITA VALORIZANDO OQUE NOSSA IGREJA SANTA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, INSTITUÍDA POR JESUS E LEGADA A PEDRO, NOS ENSINA EVITANDO MAU INTERPRETAÇÃO DESSA RIQUEZA QUE É A PALAVRA DE DEUS, UM DEUS RICO EM MISERICÓRDIA UNO E TRINO, SANTO, SANTO, SANTO.

    Curtir

  4. […] O Magistério da Igreja recomenda Ler a Bíblia. « O Espírito Repousará Sobre Ti…, on 26/11/2009 at 19:26 said: […]

    Curtir

  5. […] Padre Léo estava tot… em O Magistério da Igreja recomen…Leia a Bíblia. … em A Família Segundo a Bíbli…Leia a Bíblia. … em O […]

    Curtir

  6. […] Leia a Bíblia. … em A Família Segundo a Bíbli…Leia a Bíblia. … em O Magistério da Igreja recomen…TEOTONIA MARIA PEREI… em Um Lindo Presente de Nata…cleonilda em A Família […]

    Curtir

  7. […] leia este outro Post. https://presentepravoce.wordpress.com/2009/06/28/o-magisterio-da-igreja-recomenda-ler-a-biblia/ O Magistério da Igreja recomenda Ler a Bíblia. Publicado em Junho 28, 2009 por presentepravoce | […]

    Curtir

  8. a montanha pariu um rato leiam a biblia mas so o ke a igreja ker ke leiam.Os textos e cartas de paulo nao leiam onde ele dis ke os bispos devem ser maridos de uma so mulher isso nao interessa ,mas paulo é claro porke ele ja nakele tempo alertava para o perigo de padres solteiros e o ke veio a acontecer com a pedofilia paulo sabia do ke falava…mas os padres para se firmarem no celibato tiram o texto do contexto onde se fala de eunucos..aí ja serve e ja val..e a serpente de bronze no deserto foi apenas para poderem atravessar o deserto, kuando a passaram a venerar o rei EZEQUIAS mandou-a destruir.nao venerais imagens de escultura DEUS proibiu ke se fizesse kualker imagem do ke está no ceu e embaixo da terra mas vos catolicos e o papa nao obedecem á palavra de DEUS. Ja ke kerem ler a biblia leiam os livros de SABEDORIA ,ECLESIASTICO,IZAIAS JEREMIAS e EZIQUIEL la fala ke se nao devem fazer bonecos e depois se ajoelharem á sua frente. erudito da BIBLIA SAGRADA

    Curtir

  9. […] em O Amor de Deus .Repouso no Espírito,… em O Repouso no Espírito!O Magistério da Igre… em Bíblia Católica.ESTATUTO DE NATAL ! … em Mensagens […]

    Curtir

  10. […] e Fofocas ?… em Um Presente do Pai.Intrigas e Fofocas ?… em O Magistério da Igreja recomen…Intrigas e Fofocas ?… em Batismo no Espírito […]

    Curtir

  11. […] presente muito valioso que muitas vezes fica no fundo do armário, as vezes até mesmo esquecido, não estou falando da Bíblia não, estou falando do Espírito Santo que recebemos dentro de nosso coração no dia de nosso Batismo e […]

    Curtir

  12. […] Encontro da Bíblia. … em O Magistério da Igreja recomen…O Sorriso de Deus. … em Aqueles que Confiam no Se…O Sorriso de Deus. … em […]

    Curtir

  13. […] poeira, mas é aquele que a lê e passa a conhecê-la, por isso a Igreja … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.