SEJA VOCÊ MESMO !

COMO FAZER ALGO

DESINTERESANTE SE TORNAR

A COISA MAIS PROCURADA

DO MUNDO.

Encontro de Jovens / 29.03 por Fazendo Jovens Discipulos...

O Marketing e a propaganda fazem exatamente isto, fazem algo sem o menor valor parecer a coisa mais valiosa do mundo, e é por isso que acabamos comprando gato por lebre.

Mas quando falamos de algo naturalmente bom, incrivelmente percebemos um desinteresse generalizado, ultimamente temos percebido isto acontecendo, o interesse por coisas boas é substituído pela busca de coisas fúteis e desprezíveis.

O que é bom, é eterno e não nos decepciona jamais.

Como então ser tão desinteressante ?

O mundo inverteu o valor das coisas, o que é bom e durável perdeu o valor e o que é ruim e descartável se tornou o bem mais desejado e mais valioso!

Talvez seja por este motivo que o nosso lindo e adorável Planeta esteja se resumindo a uma montanha de lixo tóxico que acabará engolindo a todos nós.

Mas, não quero falar de coisas ruins, não vou falar de pessoas descartáveis, nem de previsões pessimistas, afinal eu vim falar de coisas boas e interessantes, sem mentiras, falsidades ou marketing de propaganda.

O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo. O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.

(São Mateus 13, 44 a 46)

Buscar coisas boas e úteis deveria ser  algo natural ao ser humano, é natural e imprescindível, no entanto trocamos esta busca por produtos que vem com embalagens brilhantes e que já estão posicionados na altura dos olhos nas prateleiras dos grandes Hiper-Mercados.

A embalagem que nos atrai é o componente mais caro do produto, sem ela o produto não seria vendido por não ser desejado, na verdade pagamos por algo sem valor que não serve para nada e vai direto para o lixo poluir o planeta.

Por isso, muito se fala sobre o mais importante que é o conteúdo e não o invólucro ou a embalagem, o que tem valor é o presente dentro do pacote e não o papel que embrulha o exterior do pacote, como disse uma certa vez Saint Exupery no livro O Pequeno Príncipe, “O essencial é invisível aos olhos…”, de certa forma todos nós reconhecemos esta verdade mas deixamos nos levar pela beleza de um pacote bem embrulhado.

Em um mundo de aprências enganadoras, queremos sempre o que é concreto, cobramos dos outros atitudes cinceras, preferimos um amor verdadeiro mas brincamos com os sentimentos daqueles que nos amam.

Mascaras

Façamos o seguinte então, precisamos aprender a ser o que gostaríamos que os outros fossem, já que sempre observamos os defeitos deles e nunca os nossos próprios, seja para o outro aquilo que você gostaria que  o outro fosse para você.  A formula é simples, mas a prática é complicada, fato é que todos nós precisamos aprender a ser gente, ou melhor dizendo precisamos ser aquilo que nascemos para ser, sem seguir as deformações que o sistema moderno nos impõe.

Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.

(Romanos 12,2)

g_castelinhoformas[1]Veja esta proposta de Paulo não é nada difícil, porque ele diz para sermos exatamente aquilo que sempre fomos e não ser como uma falsa proposta do mundo, entrar em uma fôrma que não se assemelha ao ser humano, até os macacos conseguem acertar a forma certa para o formato das peças encaixáveis do brinquedo ao lado, como nós Homens inteligentes conseguimos errar esta proposta tão simples ?

O ser Humano que nasceu para ser Humano está seguindo um caminho  diferente de suas características e é por este motivo que sofre as consequencias desta deformação.

Quando falamos de Santidade, falamos de perfeição, ser perfeito é ser puro sem deformações, ser perfeito é ser aquilo que se é e não outra coisa diferente, ser Santo é ser um Humano perfeito, nada mais que Humano, Jesus despojou-se de si, mesmo sendo Deus e nasceu Homem como nós e mesmo assim sempre foi Santo.

Porque encaramos com tanta dificuldade uma proposta tão simples, porque nos esquivamos quando ouvimos alguém falando de Santidade?

Nicodemos se esquivou pela noite adentro fugindo da proposta de Jesus, quando este lhe propôs retornar a ser um homem puro como criança, ou seja, simplesmente um Homem sem o aprendizado de varios anos que o formaram um Doutor Fariseu. As vezes o que achamos ser bom, é apenas uma limitação de nossa propria felicidade, que não alcançamos porque a estamos buscando na direção oposta que sempre esteve.

As palavras sabias de Jesus para Nicodemos indicavam-lhe um bom caminho, voltar a ser ele mesmo e não uma pessoa mascarada, limitada, infeliz, rude, dissimulada, covarde e etc.   Para que alcançace o seu próprio eu, deveria simplesmente rasgar o seu diploma de Mestre e abandonar seu posto de membro do alto conselho para seguir Jesus rumo ao Reino de Deus, que nada mais é que o resumo de tudo aquilo que sonhamos de bom para nós, ou seja, o tesouro mais precioso de todos. Este Reino não é uma utopia, mas só poderão participar dele aqueles que forem perfeitos ou simplesmente puros como uma criança.

Um pedido que Jesus fez ao Pai em oração, quando intercedia por nós, nos mostra claramente que seu desejo a nosso respeito, nada mais é que sejamos nós mesmos, um Homem que foi Criado a Imagem e semelhança Divina e que com o Auxílio do Paráclito  “O Espírito Santo” alcançaríamos enfim o objetivo proposto desde o início pelo Pai criador.

“Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserves do mal, Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade.

(São João 17,15)

Santificarnos na verdade é retornarmos a ser nós mesmos, renovarmos o nosso homem interior segundo a ação do Espírito de Deus em nós, buscando cada vez mais nos asselharmos ao nosso Pai Celeste. Para seguir esta proposta, você não precisa deixar de ser você mesmo, muito pelo contrário, Jesus pede que você deixe de ser o homem distorcido e deturpado que muitas vezes segue o vento e o modismo que o mundo lhe impõe.

Venha ser um Jovem de Jesus, você verá que além de não ser tão difícil assim como parecia, você ainda poderá viver momentos inesquecíveis que você jamais imaginou que poderia acontecer em sua vida.

Ps. Adultos e Velhos também são bem vindos..

Jovens e Adultos no JMJ - Sidiney Austália - 2009.

Jovens e Adultos no JMJ - Sidiney Austália - 2009.

Veja a proposta feita pelo Papa João Paulo II

Precisamos de Santos…

“PRECISAMOS DE SANTOS sem véu ou batina, de Santos de calça jeans e tênis, de santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos, de santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se “lascam” na faculdade, de santos que tenham tempo todo dia para rezar e saibam namorar na pureza e castidade, de santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. De santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais, de santos que se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que tomem um refrigerante ou comam pizza no fim-de-semana com os amigos, de santos que gostem de teatro, de música, de dança, de desporto. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos”.

45. O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.
46. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.

Uma resposta

  1. […] SEJA VOCÊ MESMO ! A verdadeira liberdade é ser você mesmo, não um protótipo de cópia de modismos, invencionices passageiras do mundo, para escravizar o ser humano e roubar seu dinheiro e sua diognidade[…]

    Curtir

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: