Primeiro de Abril é o Dia da Mentira ?

São Tomás de Aquino

( X )

a surpresa de uma Mentira

dita por brincadeira.

O boi mudo

Tomás fora dos momentos de debates acadêmicos e das conversações pertinentes a assuntos sérios, era calado, reservado. Além disto não apreciava perder tempo com conversas inúteis. Por isto um de seus colegas o chamou de “o boi mudo”.

Este companheiro, certo dia, levou a Alberto Magno uns apontamentos de Tomás. Foi nesta ocasião que Alberto proferiu a frase que se tornou célebre, pois era uma profecia que se realizou: “Chamais Tomás de “o boi mudo”, mas vos asseguro que seus mugidos ouvir-se-ão por toda a terra”. De fato, até hoje são inúmeros os seguidores de Tomás de Aquino, chamados tomistas.

Muito provavelmente foi porque deram a ele o apelido de “o boi mudo” que um dia os frades resolveram brincar com Tomás. Este estava, como sempre, andando no claustro, ou seja, no pátio interior do convento, meditando sobre profundos assuntos referentes a Deus.

Alguém o chamou, dizendo: “Vem ver um boi voando”! Tomás, imediatamente, o acompanhou e se pôs a olhar para o alto ao som das gostosas gargalhadas de seus confrades. Estes então lhe perguntaram como, sendo tão inteligente, ele podia pensar que um boi estivesse voando. A resposta de Tomás foi uma lição maravilhosa: “Olhei porque deve ser mais fácil um boi voar do que um frade mentir”. Nunca mais brincaram com ele, respeitando seus instantes de profunda reflexão.

São Tomás ( 10 ) ( 0 ) Mentira

Sua frase entrou para a história…

Na verdade a frase saiu quase que naturalmente, nem podemos dizer que foi um sermão bem calculado, uma vez que acreditar naquele que se diz seguidor de Jesus que é “O caminho A Verdade e a Vida” deveria ser natural, portanto a frase é uma lógica completa, pois não é concebível mentir nem por brincadeira, muito menos em um local onde se estuda para ser um exemplo de Santidade para o mundo.

Hoje já institucionaram na tradição da brincadeira até o dia da mentira, uma forma mentir enganando outras pessoas em nome do bom humor, tem gente que leva isso tão a sério, que nem pode ser conciderado como uma brincadeira de mau gosto e sim uma orquestração e conspiração contra a credibilidade da pessoa humana, uma vez que toda verdade será vista como uma possível mentira.   Assim a dúvida prevalecerá e não conseguiremos distinguir uma verdade de uma mentira.

Na época de São Tomás não existia Televisão e nem Cinema, hoje em nome da diversão é normal dar asas à imaginação e criar fantasias como supostas verdades que são mentiras na vida real mas na imaginção tudo poderia ter um fundo de verdade.    Com o aperfeiçoamento das tecnicas digitais e Photoshop, tornou-se muito mais fácil o homem representar suas criações fantasiosas como algo real, muitas vezes uma pessoa distraída não perceberá a diferença em umamontagem fotográfica, hoje podemos afirmar com certeza que, nem tudo o que vemos em imagens e fotografias será uma real representação da verdade, se voce não acreditava em discos voadores, agora é que voce não irá acreditar mesmo, com a modernização e multiplicação das máquinas digitais que agora estão por todo lado, ficou muito mais fácil flagrar os nossos visitantes extraterrestres quando discretamente passeiam por aqui, sendo assim, filmes, e fotos  vão aparecer cada dia mais e mais, mas não conseguiram provar nada a ninguém, porque as pessoas já veem a cena como se fosse um bom truque fotográfico.

Vaca-voando-twister

Que diria São Tomás de Aquino se lhe fosse mostrada pelos monges esta cena do filme Twister naquela época ?

Ele Tinha razão em dizer que seria mais fácil um Boi sair voando por aí do que um Cristão Mentir, afinal de contas para fazer esta vaquinha voar no filme, bastou pendurá-la num helicóptero e levantá-la para ser filmada pelas cameras, no filme depois das montagens mal feitas até pareceu um pouco real, as fotos acima sairam do clip abaixo, confira se quiser.

No filme “Twister”, esta cena pode ser uma fantasia, mas um Furacão na verdade é capaz de sugar uma pobre vaquinha que caminha pelo campo, levantando-a do solo e por alguns momentos pode até parecer que estava voando de verdade, porém são muitas as vaquinhas como esta que são encontradas mortas após a passagem dos furacões nos EUA, aparentemente arremessadas ao chão pela força dos ventos porque na verdade não estavam voando e sim sendo sugadas pelo redemoinho, que logo após perder sua força as pobres vaquinhas seriam atraídas pela força da gravidade para comprovar que as leis da física são imutáveis, comprovando assim uma verdade absolutamente certa e digna de fé “Tudo que sobe tem que descer.”

Um desafio maior eu apresentaria a são Tomé, se eu lhe mostrasse esta foto que está abaixo:

Certamente ele diria, “Tenho que ver para crer…”, porém, conhecendo o que conhecemos hoje, ele diria; “Nem vendo eu Creio…”.

Como ficaria agora o nosso placar contra a mentira ?

( 0 )  X  ( 0 )

A mentira passou a ser considerada normal apesar de não ser “Legal”, enquando que a verdade ficou apenas  no trivial, apesar de ser totalmente “Correta”.     Nem mesmo as crianças confesam suas mentirinhas ao Padre ao fazer sua primeira comunhão, porque não se lembram daquilo que consideram normal.

Fico me lembrando do meu tempo de primário na escola, quando as professoras passavam castigo aos meus colegas que não faziam a tarefa de casa, deveriam escrever mil vezes; “EU DEVO FAZER A MINHA TAREFA DE CASA” e outras frases semelhantes, se não escrevesse, deveria escrever o dobro para o  dia seguinte.    Uma vez um colega acumulou escrever 5000 vezes tal frase, sendo que ele não conseguia escrever nem 300 num dia inteiro, então contratou alguns colegas e vizinhos para fazer um mutirão, conseguindo escrever as 5000 vezes e entregaram para a professora, que considerou o castigo cumprido, fiquei pensando, “Será que ela não conferiu as folhas escritas ?”, “Será que ela não viu as letras diferentes ?”, “ou será que ela considerou que ele havia aprendido a lição mesmo tendo executado o castigo com a ajuda de terceiros ?”   Quando se perguntava o porque deste  tipo de castigo, a resposta era a sequinte; “Que escreve mil vezes a mesma coisa, aprende aquilo que estava escrevendo,” neste caso eu diria, Teóricamente pode até decorar a frase, mais jamais aprenderia, porque aqueles colegas continuavam sem fazer suas tarefas e quem aprendeu mesmo a lição foi a professora, Alguém que seria capaz de mentir discaradamente como eles, jamais aprenderia uma verdade tão simples como esta que; “quem lucra em fazer a tarefa de casa é o aluno e não a Professora.”

Mais esta tecnica comprovadamente falida pela prova irrefutável apresentada acima, era justamente o metodo Nazista empregado pelo Dr. Joseph Goebbels, ministro da propaganda do regime de Adolf Hitler.

Ele criou a tão famosa frase:

Uma mentira repetida mil vezes até à exaustão, acaba se tornando uma verdade.

Sua frase também entrou para a história…

Uma história que esperamos não se repetir jamais…

Voce pode até nem acreditar, mas quem mais se refere a esta frase, reclamando de seu uso metodicamente no mundo de hoje, é justamente aqueles que mais a usam em seu conceito menos radical, que seria a imprensa e a propaganda tão comuns no mundo de hoje, que é vista e ouvida atraves do radio, tv, jornais, cinema, revistas e musicas que quase sempre não usam a verdade como fundo de sustentação e sim mesclam meias-verdades com “pode ser”, “Talvés” e muitas vezes mentem mesmo sem ferir suas conciências que já estão mortas, o que diria então respeitar um princípio de ordem religiosa, que seria dizer sempre a Verdade.

E bem ao estilo de Joseph Goebbels, repetem a mesma mentira uma, duas, mil vezes, na tentativa vã de vê-la se transformar em verdade.

Mas, ao contrário do pensamento nazista, uma mentira dita mil vezes jamais será uma verdade. Sempre será mentira. Foi isso que levou Hitler à sua desgraça!

Desprezaram o nosso aprendizado de sempre; ” A MENTIRA TEM PERNA CURTA…”, Isto significa que a Verdade sempre prevalecerá, mesmo que as mentiras nublem e mascarem a nitidéz desta verdade,

(São Lucas 8,17)
Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta.

Portanto retornamos agora ao ponto de partida parabenizando S. Tomás de Aquino nosso grande Santo e doutor da Igreja que nos deixou tantos conselhos sábios nos capacitando a dar uma boa resposta aos nazista que tanto mal causaram ao mundo, dizemos ao Dr. Joseph Goebbels e seus seguidores de hoje, que a mentira por mais disfarçada  de verdade ela possa estar, sempre causará um grande mal para a humanidade, enguanto que a Verdade por mais dura e difícel de engolir que seja, somente trará o bem e a liberdade para o homem.

Quero finalizar este texto com as palávras de meu irmão Helio, que fez uma pequena pesquisa sobre o assunto:

Primeiro de abril não é um bom divertimento para cristãos. Veja algumas afirmações bíblicas sobre isso:

Quem estaria por trás daquele que vive na Mentira ?

“Pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.” I Timóteo 4:2

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4.25,29).

“Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.” (Provérbios 26.18,19).

“SENHOR, livra-me dos lábios mentirosos, da língua enganadora. Que te será dado ou que te será acrescentado, ó língua enganadora? Setas agudas do valente e brasas vivas de zimbro.” (Salmo 120.2-4).

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer.” (Provérbios 12.22).

“Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR.” (Jeremias 23.32).

“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (Apocalipse 21.8).

“Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.” (Salmo 40.4).

“Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei.” (Salmo 119.163).

“O ancião, o homem de respeito, é a cabeça; o profeta que ensina a mentira é a cauda.” (Isaías 9.15).

“Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8.44).

“Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade.” (I João 2.21).

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25

Com amor. Hélio.

Sizenando – 20/07/2008


O Papagaio Marrom.
http://mongefiel.files.wordpress.com/2008/05/aguia.jpg?w=130&h=120

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: