Carnaval.



Não precisamos saber onde começou e nem quando começou, só precisamos saber onde e quando será de novo o próximo Baile de Carnaval, afinal de contas necessitamos extravasar nossa alegria cantando e pulando até o sol raiar.

Fiz uma pesquisa a respeito do Carnaval, quando e onde teria começado e quais eram suas características iniciais, na verdade existem muitas histórias que se misturam não deixando claro a essência da festividade.  Uma coisa ficou muito evidente, esta festa mudou muito por onde passou e em cada país ou cidade ela se expressa de uma forma totalmente diferente.

Apesar da festa não ser de origem Cristã, ficou em uso uma data e um motivo como  se fosse uma adaptação do Cristianismo, determinando aquilo que significa o seu próprio nome, uma despedida dos prazeres carnais para um período de abstinência e sacrifício, conhecido como quaresma em preparação para a Páscoa.

Com os anos, a festa se distanciou das motivações Cristãs e permaneceu apenas a data conforme o calendário da Igreja determina para se comemorar a Páscoa.

Quanto aos detalhes que hoje existem o mundo cuidou de criar e difundir outras tradições que nada tem a ver com a Igreja.

Como no princípio, a Igreja sempre discordou de práticas pecaminosas nas festas pagãs e sempre combateu tais práticas, mas como a Igreja se expandiu ocupando territórios e culturas diferentes, jamais conseguiu apagar por completo alguns princípios que acabam ressurgindo e se concretizando nas festas de hoje.

O Carnaval em si mesmo deveria ser apenas uma manifestação de alegria e comemoração, uma brincadeira saudável que não prejudicasse ninguém e não levasse o homem a cometer pecados contra seu próprio bem.

A introdução do álcool e mais recentemente as drogas de todos os tipos tiram as pessoas de seu estado consciente, provocando atitudes irresponsáveis sem pensar nas consequências futuras como se o prazer deste exato momento estivesse acima de qualquer coisa na vida futura.

As mulheres são as mais prejudicadas como sempre, são como lebres caçadas e arrebatadas por lobos vorazes que se aproveitam de um momento de alegria e descontração para executarem seu ataque.

Passando o efeito da festa, da alegria, da bebida e das drogas, ficam os prejuízos para o futuro, muitos totalmente irreparáveis e outros traumas que levarão muitos anos para se dissiparem por completo.

Não somos contra a alegria, nem contra uma festa sadia e pura, somos contra o oportunismo de pessoas mal intencionadas que conduzem multidões ao erro para se aproveitarem do suor do seu trabalho, lucrando em cima de uma alegria momentânea que gera a infelicidade permanente de muitas pessoas inocentes.

Hoje nossos jovens teem diversas oportunidades de experimentarem esta alegria de uma forma sadia e segura, a Igreja e a RCC promove em quase todo o Brasil retiros, Shows, Rebanhões, festivais e encontros abertos onde o jovem tem a chance de experimentar entre momentos de oração e louvor a verdadeira alegria que o mundo jamais poderia lhe dar.

Em Nossa cidade realizaremos o XXII Festival de Jesus, encontro que estará sendo conduzido por Padres jovens, mais jovens que o próprio festival, isto mostra que neste mesmo festival em anos anteriores encontraram algo que lhes motivou não somente viver uma vida mais sadia em Cristo como também o amaram a ponto de dedicar uma vida inteira ao ministério Sacerdotal.

Jesus

Como estas palavras são lidas em vários lugares distantes de nossa cidade, convidaria cada um a fazer um desafio ao que o mundo lhes oferece, buscando um encontro pessoal com Jesus neste Carnaval, porque este momento já está agendado para você.

Procure um encontro Católico em sua cidade, como o testemunho destes Jovens Padres eu tenho certeza que nenhuma alegria passageira deste mundo poderia completar os seus corações a tal ponto que Jesus já não tenha completado, porque Jesus nos dá uma alegria Plena e verdadeira sem a ressaca do dia seguinte.

Vale a pena, faça o desafio consigo mesmo este ano, nos próximos anos sempre haverá outros carnavais.


Jesus Jesus

Deixar um Comentério aqui.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: